Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem sem silica gel ou anti-mofo.

MangueBeat

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/11/2005
275
76
Galera to com um problemão.

Não tenho anti-mofo, não tenho silica gel... e nem tenho grana pra comprar! (não tenho 7 reais MESMO, meu salário está atrasado a 1 semana).

Pra complicar ainda mais, minha geladeira é meio embutida, não rola de secar atrás dela.

Alguém tem algum método de secagem sem silica/anti-mofo/geladeira que não diminua consideravelmente a potência dos cogus?, só o ventilador, não rola?

Tenho uma lâmpada "Heat Glo Infrared" da Exo Terra... uso no terrário do teiú, não lembro se é 100 ou 150w, mas sei que é das mais potentes.

Esta lâmpada emite uma luz vermelha muito intensa, esquenta e ao mesmo tempo seca o ambiente por demais... tira totalmente a umidade mesmo.

Lâmpada em questão:
indisp.png

Espectro vermelho da lâmpada ligada:
aimg835.imageshack.us_img835_4821_dsc04129g.jpg

Minha dúvida é se a luz infravermelha tiraria a potência dos cogus... alguém sabe?
 
Sim cara, praticamente transformaria os cogus em materia organica seca.
A psilocibina eh mega sensivel a radiacao ultravioleta.
Acredito que ate pro seu calango teiu faz mal ficar se bronzeando nisso direto.
 
Sim cara, praticamente transformaria os cogus em materia organica seca.
A psilocibina eh mega sensivel a radiacao ultravioleta.
Acredito que ate pro seu calango teiu faz mal ficar se bronzeando nisso direto.

Então... mas essa lâmpada não emite raios UV, apenas infravermelho.

"Lâmpada infravermelha é uma típica lâmpada de aquecimento para répteis de terrários tropicais e desérticos. Heat Glo emite ondas de calor infravermelho. Excelente fonte de radiação para uso contínuo(24 horas). Aumenta a temperatua do ar no terrário.Provê calor essencial para a atividade e digestão. Não perturba o ciclo normal de atividade. Ideal para a observação do comportamento noturno. Pode ser combinada com as lâmpadas Repti-Glo ou Day-Glo para um ciclo dia/noite de 24 horas. O vidro vermelho transmite ondas infravermelhas produzidas pelos especiais filamento da lâmpada. A luz avermelhada não vai perturbar atividade normal durante a noite ou de dia, o que o torna uma excelente fonte de calor 24 horas. Pode ser combinado com Repti Glo ou Sun Glo para um ciclo de 24 horas."

Vou fazer um teste aqui e ver se rola, qualquer coisa eu atualizo vocês.

E Tupy... meu teiú é totalmente legalizado, tem chip, nota fiscal e etc...
 
O do kalango, dá para secar os cogumelos com túnel de vento ou o ventilador mesmo. Para deixá-los crack dry é que você precisa da sílica gel.
 
Alguém tem algum método de secagem sem silica/anti-mofo/geladeira que não diminua consideravelmente a potência dos cogus?, só o ventilador, não rola?

Secar só no ventilador vai tirar um pouco da água dos cogumelos, mas não toda ela, se for pra guardar por muito tempo, mais de 30 dias, é certo que os cogumelos irão apodrecer/pegar algum contaminante.
 
Reveste a lâmpada infravermelha de papel alumínio e adapta em uma caixa de sapato (vc vai precisar de um bucal com fio). Mas tem que deixar a lâmpada embaixo, no sentido longitudinal da caixa pro calor subir (os lados mais distantes da caixa seriam a base e o topo da estufinha). O papel alumínio é manter escuro e não afetar os cogus (na dúvida não arriscaria).

Bola uns andares com taxinha e algum tipo de redinha pra assentar os gogus. (recomendo saco pra lavar roupa que vende em hipermercados). Por último feche bem a caixa com sua tampa (passa uma fita) e abra um respiro pequeno no topo pra umidade sair.

Já sequei assim com lâmpada incandescente uma vez mas sem pré secagem com ventilador, não ficou croc-croc mas ficou bem seco mas era muuuito cogumels e eram muito grandes. Se passar 24 hs no ventilador antes de ir pra caixa acho que deve ficar bem croc, dependendo do volume de cogus. Outra coisa é que pode precisar de duas lâmpadas dependendo do calor gerado.

Ficaria mais eficiente com um cooler no topo mas aí já é demais pra uma caixa de sapatos.

O princípio é o mais ou menos o mesmo utilizado naqueles desidratadores industrializados. Não garanto mas comigo já funcionou relativamente bem e na época fiz bem mais meia boca do que descrito acima.

Já ví neguin que secou dentro do PC e atrás do monitor tubão mas em pouca quantidade.
 
Ah, arrumei uma grana de empréstimo e peguei anti-mofo mesmo =]

Como só consegui tirar uns 15 B+ do cultivo todo pois contaminou tudo, vou secá-los da maneira correta pra garantir.
 
Putz, achei horrível anti-mofo. Gastei mó grana e quase mofei meus cogus usando isso. Mas deve ter sido pelo tamanho das chapeletas e quantidade também. Usei só depois que já estavam bem croc pra guardar. Pra mim ventilador + grade de geladeira é o que há. =)
 
Rapaz... Sílica e não se fala mais nisso. De resto não vão ficar croc croc.

Já sequei ao vento mesmo, mas acho a perda de potência relativo ao tempo muito grande. Tem que secar completamente em 48 ~ 72 horas e colocar num saco ou tupware em menor contato com ar corrente possível.

De resto é perda de tempo.

Sem desmerecer o que ninguém falou aqui, apenas compartilhando minhas experiências.
 
Então, concordo que silica é o canal mas acho muito caro pra cultivos bulk, por exemplo. Tem que comprar quiilos de silica pra dar conta. E na boa, secando no método "cadeiera" ventilador 24 h + grade de geladeira 24 h, com os cogus partidos ao meio ficou extremamente seco, parecendo salgadinho. Silica só pra guardar nos potinhos...

E mano, teve um amigo cabeçudo aí que passou MAL com menos de 5 g desses cogus.

Já a longo prazo tá sendo testado, já são 3-4 meses com a potencia conservada. Se rolar de boa mais de 1 ano eu nunca mais compro silica.
 
Meu método sempre foi a grade da geladeira, com 2 dias meus cogus ficam croc,croc...extremamente secos

depois guardo eles dentro de um pote com tampa,eles duram meses.Não noto nenhuma perda de potência neles

eu no momento nem penso em comprar silica, a não ser se eu for conssumir cogumelos so daqui a anos...
 
Back
Top