Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem mais simples que existe

Jhon Lock

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/07/2007
339
73
45
Olá a todos da CM.:pos:

Estou com alguns frutos belissimos para serem colhidos e não sei o que posso fazer para que sequem da maneira mais simples e fácil possível:(
mas porém que seja eficiente e que não percam potencia:eek:

Já pesquisei sobre muitos métodos e acredito que a maneira mais fácil seja com sal em prato e eles dentro de um saco de coar café.:eek:

não tem dissecantes perto de onde moro por isso não comprei ainda.:neg:

abraços e aguardo ajuda dos irmãos :)
p.s. aguardem noticias em Experiencias da próxima trip hein :D

Jhon Lock:cool:
 
vento jhon.
é o jeito mais facil e eficient.
seca no ento.
falo isso pra todo mundo.
ventilador+ bandeja .
24-48 h depois fica cracker dry:eek:.
 
John louco sumido...
Sabe como faço?!!
Coloco tudo em cima de um jornal em cima do guarda roupa, depois de uns dias vou lá ver como estão.
Os que estão secos tipo ""crack crack"" eu coloco dentro do saco ziplock, esses sacos eu coloco dentro de outra bolsa e guardo dentro do guarda-roupa.
Eles estão lá, não mudaram nada.
Mas o clima daqui é outro!
Abraço
 
Eu coloco dentro de uma meia (limpa!!haha) e coloco atras da geladeira, depois de seco eu coloco num tapperware e guardo dentro da geladeira hahahaha, faz um bom tempo que está lá, cerca de uns 3 a 4 meses e foi provado recentemente e aprovado!!
Mas sobre perder potencia isso não sei dizer ao certo!!
Abraço a todos
 
Grato galera:pos:

Swelen, Alienardo e Victor

Deixei dois fora da minha janela semana passada qunado aki em sampa tava super quente ante sdo feriado.

Deixei dois dias e quand fuiver eles tavam bem sequinhos e sem nenhum traço de qualquer outra cor que demonstrasse bolor ou apodrecimento, depois disso coloquei em um baúzinho que tenho que fica no meu qurto que tava limpo e deixei os cogumelinhos lá até hj quando fui ver estavam com uma cara boa vou juntar mais alguns hoje e vou secar o resto no esquema varal de linha e depois colocar tudo em um saco de coar café e depois dentro de um saco na geladeira em gaveta fria vamos ver depois da trip falo a vcs
:pos:

Jhon Lock:cool:
 
A forma mais fácil e barata de secar é no ventilador. Tente pedurar os cogumelos pelo "pé" com linhas e colocar na frente do ventiladoir, em 24h estão sequinhos.

Outra boa idéia é congelar. Bata tudo no liquidificador e congele em blocos.
 
valeu
aguardando mais voluntários para testes de secagem kkkkkkk
Jhon lock:cool:
 
Cruel mesmo... os meus eu deixo mais de 24h na frente do ventilador e não fica craker dry... alguns ficam no pézinho e no chapéu... mas no meio eu torço e não "quebra".

Já deixei acho que 3 dias no ventilador e mais uns 2 ou 3 num ziploc com AntiMofo neutro.... depois senti um cheiro meio diferente (não sei se foi do antimofo ou se ja estavam ficando ruim).... enrolei num papel toalha e depois num papel aluminio e dentro dum ziploc e no congelador(ainda não provei pra saber se ainda estão bons ou se perderam potencia).

valeuu
 
Ventilador e silica gel.
Tem que mora em lugar seco e só ventilador resolve, mas ventilador e silica gel é 100% garantido que fique cracker dry. Deixa no ventilador até ficar o mais seco possível, depois põe num pote hermeticamente fechado com silica gel (pra não ficar entrando umidade denovo) e esquece lá, quando for usar vai estar que nem batata palha.

Interessados em quantidades acima de 500g de silica gel, MP.
 
Tava bem necessitado dessa informação....

Obrigado á todos que ajudaram no post do irmão e de quebra auxilia todos nós....

Paz e Luz !!!
 
Fui perguntar numa loja de 1,99 se eles vendiam antimofo, e o cara falou que não, mas que pra manter o armário sem umidade dá pra usar giz de lousa, é só moer ele e largar num copinho no canto do armário.
Daí eu pensei em talvez armazenar os cogumelos depois de secos (com ventilador e antimofo) num saquinho e depois dentro dum pode de azeitonas bem vedado, cheio de giz no fundo, já que eu não tenho acesso à silica gel. Será que dá certo?

Abraços!
 
Ow, shroower, mei quilo de silica gel é pra secar quanto de cubensis??!
eu usei uns saquinhos que comprei na farmácia para mantê-los secos, no olhômetro. Na verdade coloquei uns saquinhos a mais pois tomei como referência a quantidade de silica gel que se usa nas embalagens de fungos culinários secos.
 
to com 4 cogus em uma caixinha de madeira com tampa en cima de um papel toalha dobrado em dois
hj coloquei mais 4 pr asecar na janela ao vento só que tá meio frio aqui
vamos ver o que dá

Abraços a todos



Jhon lock:cool:
 
to com 4 cogus em uma caixinha de madeira com tampa en cima de um papel toalha dobrado em dois
hj coloquei mais 4 pr asecar na janela ao vento só que tá meio frio aqui
vamos ver o que dá

Abraços a todos



Jhon lock:cool:


No vento da janela pode funcionar e bem, já fiz isso mas com a ajuda do Sol também!

Eu apenas protejia-os com um paninho fino, pois tinha medo que podia vir algum ser(moscas, insetos, malucos! srsrsr) e comelo, ou mesmo infecta-lo, hoje sei que é bom fazer uma estufinha para secar em ambiente(Sol)...

Mas enfim desencanei de secar Out e comecei a usar uma lampadazinha, colocava os cogus em cima de um papel alumínio e deixava a lampada a uns 7cm ou mais dependendo da temperatura, que media com o termometro e não deixava passar de 40C, levava uns dois dias com cogus grandes, ficavam bem crack dry....

Hoje, uso ventilador e um tubo, onde coloco os cogus e deixo, por dois dias, os grandes não ficam crack dry, mas ai fasso uma seção de 5 horas na lâmpada, quardo em um pote de vidro e um saquinho pequeno de Dessecante(SilicaGel), lacro o pote de vidro com PVC, e a tampa que veio com o pote...

Uma vez um amigo... disse-me que o calor acelera o metabolismo dos cogus, oque poderia causar uma certa perda de potência, ai ele me endicou o ventilador...

Tive uma trip com cogus secos em lâmpada e comi uns seis eu acho, tive uma ótima trip...
 
é verdade figurinha.
varia, mas nao é TANTO.
fala-se do uso do calor, do frio ou do ar condicionado.
eu uso sempre vento, um ventilador de teto mesmo.
coloco os cogu em uma bandeja plastica sem nada embaixo, evito empilhar os cogus, coloco os chapeus dentro da bandeja e as bundinhas todas apoiadas na borda.
2 ou 3 dias depois ja era direto pro papel toalha, depois no ziplok e os ziplok dentro do outor muiloke o zipp zaap zum.
 
é verdade figurinha.
varia, mas nao é TANTO.
fala-se do uso do calor, do frio ou do ar condicionado.
eu uso sempre vento, um ventilador de teto mesmo.
coloco os cogu em uma bandeja plastica sem nada embaixo, evito empilhar os cogus, coloco os chapeus dentro da bandeja e as bundinhas todas apoiadas na borda.
2 ou 3 dias depois ja era direto pro papel toalha, depois no ziplok e os ziplok dentro do outor muiloke o zipp zaap zum.


;):pos:
Alienardo.. você costuma virar os chapéus de vez em quando? ou deixa em uma única posição?

O papel toalha, eu usava na época que secava os cogus na janela, e guardava eles em um zip lock embrulhados em papel toalha separados(que serve para não perder nem ganhar muita úmidade certo??), mas não usava dessecante nenhum, eu desencanei depois que perdi toda a colheita, quando fui abrir o papel toalha dos cogus, tava um treco, muito estranho, meio verde claro, fora o cheiro nojento, era um tipo de bolor em todos os cogus embrulhados no papel, isso provavélmente aconteceu, por causa da falta do uso de um desumidificador! Descartei todos muito triste..
Ficaram saudáveis durante uns 4 mêses depois estragaram...
Com dessecante hoje tenho cogus de 9 mêses e ainda estão ótimos!:):pos:
 
pra resolver isso, só fazendo mais PREZAS pros amigos :)
aqui nao dura tanto um cogu.
ehhehe
só guardo uns pesa pra quando eu preciso de uma liçao.
(e tambem poha foram 96 dias de roduçao)
dei varias "prezas" pra MUITOS amigos.
 
Falando em prezas com amigos.. eu até que tentei guardar tb.... mas não duram muito tempo hehehe.

Ah... e detalhe, corrigindo que eu falei sobre o anti-mofo. Eu tava usando de maneira errada, acreditem, eu não tinha tirado o lacre do produto lol :D

O anti mofo funciona sim.... fica bem crocante.

Agora depois de crocante e enrolar num papel toalha e papel aluminio dentro do ziploc... tem que deixar em ambiente normal ou no congelador?

valeu
 
Falando em prezas com amigos.. eu até que tentei guardar tb.... mas não duram muito tempo hehehe.

Ah... e detalhe, corrigindo que eu falei sobre o anti-mofo. Eu tava usando de maneira errada, acreditem, eu não tinha tirado o lacre do produto lol :D

O anti mofo funciona sim.... fica bem crocante.

Agora depois de crocante e enrolar num papel toalha e papel aluminio dentro do ziploc... tem que deixar em ambiente normal ou no congelador?

valeu

Pô, eu tenho anti mofo aqui, mas ele tem um puta de um perfume, será que posso usa-lo, ou meus cogus vão ficar super perfumados??? (não quero cagar perfume né! hauauhau), qual recomendação para anti mofo?

Anti mofo costuma ser bem barato... se funcionar bem substituo a silica por anti mofo...

Alienardo disse:
pra resolver isso, só fazendo mais PREZAS pros amigos :)
aqui nao dura tanto um cogu.
ehhehe
só guardo uns pesa pra quando eu preciso de uma liçao.
(e tambem poha foram 96 dias de roduçao)
dei varias "prezas" pra MUITOS amigos.

Ótima idéia... "Prezas"... huahauauh mais garantia de aproveitamento! rsrsrsrs:D
 
Pô, eu tenho anti mofo aqui, mas ele tem um puta de um perfume, será que posso usa-lo, ou meus cogus vão ficar super perfumados??? (não quero cagar perfume né! hauauhau), qual recomendação para anti mofo?

tenho quase certeza que seus cogus ficarão perfumados...
mãe qdo faz compra nunca mistura os produtos de limpeza cheirosos com os alimentos.
não é tão difícil achar um anti-mofo neutro, mas é verdade que os com cheiro são mais comuns.
 
Back
Top