Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem com lâmpada baixo consumo

cliriflinki

Cogumelo maduro
Cadastrado
16/01/2013
31
71
Bom dia pessoal

Gostaria de compartir com vocês uma forma de secagem alternativa a Sílica gel e túnel de vento baseada no secagem por temperatura.

A técnica é bastante simples e consiste em secar os mágicos mediante o calor gerado pela lampada.
Os materiais que precisam-se são os seguintes:

1 caixa de tênis ( com alguns furos na tampa e na parte baixa para permitir o fluxo de ar de ar )
1 lampada baixo consumo
papel alumínio ( para envolver a lampada )

A ideia é colocar a lampada dentro da caixa de papelão para conseguir um aumento da temperatura dentro desta e colocar os cogumelos neste ambiente para seres secos. Para evitar o contato direto dos mágicos com a fonte de calor eu coloquei a lampada dentro de um copo de vidrio e coloquei sobre o copo os cogumelos. Uma melhor alternativa tal ver seria colocar os cogus sobre uma grade metálica e esta acima da lampada ( ainda falta por testar ).

Os resultados obtidos com este método me parecem satisfatórios, entre 16 e 24 horas os cogumelos ficam completamente secos e crocantes. prontos para serem guardados.

Anexo umas fotos do esquema

DSCN2409.JPG DSCN2410.JPG

Abraços !!

Não recomendo esse método. Pode parecer chato, mas os dois principais fatores que degradam os princípios ativos são luz e calor, e ao utilizar esse método, você une os dois!

A lâmpada pode estar coberta e os cogumelos afastados, mas mesmo assim não é a melhor opção se houverem outros métodos. (Fora o risco de incêndio!)

Não recomendo esse método. Pode parecer chato, mas os dois principais fatores que degradam os princípios ativos são luz e calor, e ao utilizar esse método, você une os dois!
(Fora o risco de incêndio!)

Considerando que a lâmpada esta coberta com papel de aluminio o problema da luz estaria resolvido. Entao vamos ao segundo factor que seria a degradaçao da psilocibina e psilocina debido a temperatura a qual os magicos estariam expostos.

No seguinte link http://www.erowid.org/plants/mushrooms/mushrooms_chemistry.shtml podem se encontrar as temperaturas de fusion para ambas substancias.

Psilocybin:
MELTING POINT 220-228° C (Crystals from boiling water)
MELTING POINT 185-195° C (Crystals from methanol)
Psilocin:
MELTING POINT 173-176° C (plates from methanol)

Sao temperaturas bem altas dificeis de alcanzar com uma lampada de baixo consumo dentro de uma caixa fechada.
Temperatura mas alta é utilizada no preparo de cha de cogumelos e eles mantem seus principios activos.

Eu já deixe cogumelos secarem no ar livre num lugar ventilado, sem luz directa e como resultado a potencia deles diminuiu muito.
Com este metodo e os resultados para mim foram satisfactorios.

A lâmpada pode estar coberta e os cogumelos afastados, mas mesmo assim não é a melhor opção se houverem outros métodos. (Fora o risco de incêndio!)

Sobre ser o nao melhor opçao, isso é muito relativo... Ainda nao testei tudas as formas de secagem, mas ela é efectiva e rapida.

Saludos

podem se encontrar as temperaturas de fusion para ambas substancias.

Essas temperaturas se referem ao ponto de fusão dos cristais. A psilocibina em um ambiente natural vai degradando com o tempo, e temperaturas elevadas colaboram.

Paul Stamets também cita que cogumelos que ficaram expostos ao sol em ambientes naturais possuem uma menor concentração de princípios ativos, justo por que a luz UVA degradou a psilocibina:

Embora nenhum estudo tenha sido publicado, eu suspeito que a radiação ultravioleta do sol diminui marcadamente a potência dos cogumelos que contém psilocibina. Em uma conferência etnobotânica em Palenque, México, eu observei que cogumelos atingidos pelo sol parecem ser mais fracos em relação àqueles encontrados na sombra. Claramente, a radiação UV destrói as conexões moleculares, o que explicaria por que espécimes atingidos pelo sol são menos potentes.

mas se a questão é o UV não tem menor problema pois a lampada incandescente n o emite, alem disso, cobrindo a lampada vc teria apenas infra vermelho.
Outro ponto é q esse tipo de processo raramente chega aos 100°c, ficando na faixa 40-60. Ou seja, se isso fosse um problema então fazer chá já seria um fator de diminuição de potencia.

Depois de ter um par de experiências com os cogumelos secados com a lâmpada de baixo consumo posso concluir
que a potencia deles diminuiu consideravelmente em comparação aos secados com túnel de vento e dissecante.

Eu não recomendaria o uso desta técnica para a secagem de cogumelos.

Back