Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

salve galera, iniciando meu primeiro cultivo em alguns dias

amoreira

Esporo
Cadastrado
01/05/2025
5
2
39
São Paulo
Esse fórum tem bastante informação, agradeço demais desde já pelo rico conteúdo.
Vou listar minhas próximas ações pra cultivo de Cubensis Penis Envy 7 Plus.
Tenho visto muitos vídeos de cultivadores e decidi fazer alguns improvisos pra unir economia e bom desempenho.
Acho que já tenho o básico disponível. Só falta a bombinha pro borbulhador.
Vou usar saco para assar em forno e para o filtro de respiração vou improvisar com tampa rosca de mamadeira (que é autoclavável) e no lugar do bico colocarei dupla camada de coador de café reutilizável feito de micro tela poliéster.
Vou esterilizar em panela de pressão com grade em baixo e um pires em cima pro saco não vedar a válvula.
Vou inocular toda cultura liquida com apenas uma aplicação.
Vou incubar em caixa de isopor com aquecedor de aquário e argila expandida. Depois do inicio do micélio vou fazer a quebra e agitação pra espalhar pequenos pedaços de micélio pelo saco inteiro.
Vou frutificar em caixa organizadora transparente, vou usar a micro tela de poliéster nos respiradores, ainda estou pensando a forma de fixar, se durex, cola instantânea, tenho dúvida se a cola pode ser toxica, tenho silicone e cola quente também, o que seria melhor?
Voltarei com os registros em breve.
Estou pesquisando aqui sobre como farei placa com ágar mas tenho muitas dúvidas ainda, já que essa espécie não dá pra carimbar. Caso alguém tenha um bom link sobre isso pra iniciantes com o passo a passo explicativo agradeço muito. Tem uns artigos que só explicam pela metade, não falam sobre temperatura e armazenamento em ágar só falam como tirar os esporos com seringa. E depois como usar o ágar pra iniciar o processo? Como reverter em cultura liquida? Ou ainda como inocular com ágar? Muita informação me falta, agradeço qualquer ajuda.

Cara, acho que você poderia resumir seus processos por facilidade, acho que você ta colocando muitos processos sem a devida necessidade. Por exemplo, seu saco de forno para pressão, você pode simplesmente colocar o substrato dentro, fazer uns dois ou três furos com faca e tampar com micropore. Os grãos geralmente são melhores para esterilizar em recipientes de vidro ou pp5, ao menos que você tenha algo pra selar os sacos.

Sobre seu monotub, você pode usar micropore também para tampar os furos, mas se você desejar usar outro meio, você pode usar cola sim (eu usei aquelas colas de artesanato para colar filtros de TNT e nunca tive problemas).

Sua incubadora não precisa de aquecedor, ao menos que você esteja numa região que é muito fria, aqui aparece que você é de São Paulo, então acredito que a temperatura ambiente funcione normalmente. Sou do interior de São Paulo e nunca usei aquecedor para fase de colonização dos grãos ou do bulk, até mesmo no inverno tive sucesso. Então você acabaria economizando na energia eletrica, mas de qualquer modo, a escolha é sua.

Por fim, não me deu a entender se você já cultivou antes ou não, mas se é sua primeira vez, tenta optar por uma strain mais simples, como o Cambodian (resistente, rápido e deposita esporos). O Penis Envy é mais demorado e não é depositor de esporos, como você mencionou. Entretanto, você pode coletar esporos das lamelas usando uma swab de laboratorio, e o processo tem que ser feito em SAB ou Fluxo Laminar, caso contrario, acho que não vale o risco... Você pode optar por clonagem em agar também do Penis Envy, mas ao longo do tempo você vai precisar tirar uma Swab para resetar a cultura e não rolar senescência.

Enfim, se você ta iniciando agora, recomendo que tente fazer o simples. Caso já cultive há um tempo, acho que você ta no caminho certo, ainda mais se você está buscando maior parametrização do seu cultivo

Cara, acho que você poderia resumir seus processos por facilidade, acho que você ta colocando muitos processos sem a devida necessidade. Por exemplo, seu saco de forno para pressão, você pode simplesmente colocar o substrato dentro, fazer uns dois ou três furos com faca e tampar com micropore. Os grãos geralmente são melhores para esterilizar em recipientes de vidro ou pp5, ao menos que você tenha algo pra selar os sacos.

Sobre seu monotub, você pode usar micropore também para tampar os furos, mas se você desejar usar outro meio, você pode usar cola sim (eu usei aquelas colas de artesanato para colar filtros de TNT e nunca tive problemas).

Sua incubadora não precisa de aquecedor, ao menos que você esteja numa região que é muito fria, aqui aparece que você é de São Paulo, então acredito que a temperatura ambiente funcione normalmente. Sou do interior de São Paulo e nunca usei aquecedor para fase de colonização dos grãos ou do bulk, até mesmo no inverno tive sucesso. Então você acabaria economizando na energia eletrica, mas de qualquer modo, a escolha é sua.

Por fim, não me deu a entender se você já cultivou antes ou não, mas se é sua primeira vez, tenta optar por uma strain mais simples, como o Cambodian (resistente, rápido e deposita esporos). O Penis Envy é mais demorado e não é depositor de esporos, como você mencionou. Entretanto, você pode coletar esporos das lamelas usando uma swab de laboratorio, e o processo tem que ser feito em SAB ou Fluxo Laminar, caso contrario, acho que não vale o risco... Você pode optar por clonagem em agar também do Penis Envy, mas ao longo do tempo você vai precisar tirar uma Swab para resetar a cultura e não rolar senescência.

Enfim, se você ta iniciando agora, recomendo que tente fazer o simples. Caso já cultive há um tempo, acho que você ta no caminho certo, ainda mais se você está buscando maior parametrização do seu cultivo
Valeu, é meu primeiro cultivo, mas já consumo cogumelos a bastante tempo e o Penis Envy é a vibe mais maravilhosa de todos que provei. Vou iniciar hj os trabalhos e depois volto com registros

Boa sorte amigo, tenha cuidado com higiene e assepsia, e também tenha paciencia.
O envy demora, não rende tanto, mas é bruto kkkkkkk
Monta um diário que tem mais divulgação para galera te ajudar.
Acho que já tenho o básico disponível. Só falta a bombinha pro borbulhador.
dispensávelm e dependendo a técnica é impraticavel
Vou usar saco para assar em forno e para o filtro de respiração vou improvisar com tampa rosca de mamadeira (que é autoclavável) e no lugar do bico colocarei dupla camada de coador de café reutilizável feito de micro tela poliéster.
Eu já pensei em usar o sacos, inclusive comprei, mas ainda uso os bons potes de pp5. Tem quem usou e teve resultado semelhante ao das bags, mas cuidado, ele é mais frágil e pode rasgar.
Vou inocular toda cultura liquida com apenas uma aplicação
Não é necessário, mas pode acelerar a colonização. Pense em usar metade em grãos e outra metade em Cultura líquida esteril.

Estou pesquisando aqui sobre como farei placa com ágar mas tenho muitas dúvidas ainda
Esquece agar agora, pense em replicar essa Cultura líquida.
Tem uns artigos que só explicam pela metade, não falam sobre temperatura e armazenamento em ágar só falam como tirar os esporos com seringa. E depois como usar o ágar pra iniciar o processo? Como reverter em cultura liquida? Ou ainda como inocular com ágar?
Então. agar vc trata com muito cuidado asséptico, em temperatura de colonização (26-29°), vc poderia usar agar para inocular grãos via agar to grain (A2G), onde vc pega agar colonizado e joga dentro do pote de grãos abrindo o pote (maior risco de contaminação), e para fazer a CL é a mesma coisa, só que tu joga o agar dentro de uma cultura liquida (o agar dissolve na agua) previamente esterilizada na pressão por 30 min, como o ambiente é liquido e nutritivo a contaminação é quase certa para quem não tem muito equipamento.

Eu no teu lugar replicava a Cl, além de pegar uma cepa como B+ ou Cambo para ter um contato com esporos.

Eu lembrei de te falar da tecnica do flocão.
Tem gente que usa flocão de milho umedecido e esterilizado na PP como substituto para o agar, o risco de contaminação é igual ou maior, mas para vc começar a brincar de isolamento é uma boa.
Pesquisa por isolamento/ germinação de esporos em flocão de milho

Dá uma olhada
Por mais que para um primeiro cultivo é besteira viu

Boa sorte amigo, tenha cuidado com higiene e assepsia, e também tenha paciencia.
O envy demora, não rende tanto, mas é bruto kkkkkkk
Monta um diário que tem mais divulgação para galera te ajudar.

dispensávelm e dependendo a técnica é impraticavel

Eu já pensei em usar o sacos, inclusive comprei, mas ainda uso os bons potes de pp5. Tem quem usou e teve resultado semelhante ao das bags, mas cuidado, ele é mais frágil e pode rasgar.

Não é necessário, mas pode acelerar a colonização. Pense em usar metade em grãos e outra metade em Cultura líquida esteril.

Esquece agar agora, pense em replicar essa Cultura líquida.

Então. agar vc trata com muito cuidado asséptico, em temperatura de colonização (26-29°), vc poderia usar agar para inocular grãos via agar to grain (A2G), onde vc pega agar colonizado e joga dentro do pote de grãos abrindo o pote (maior risco de contaminação), e para fazer a CL é a mesma coisa, só que tu joga o agar dentro de uma cultura liquida (o agar dissolve na agua) previamente esterilizada na pressão por 30 min, como o ambiente é liquido e nutritivo a contaminação é quase certa para quem não tem muito equipamento.

Eu no teu lugar replicava a Cl, além de pegar uma cepa como B+ ou Cambo para ter um contato com esporos.
Valeu amigo, então não fiz muitos registros porque estava sozinho com luvas esterilizadas e fiz o manejo bem cuidadoso fazendo assepcia de tudo que eu usei ou toquei e achei que se pegasse o celular pra ficar registrando poderia dar ruim.
Usei um móvel de madeira pra guardar o isopor onde está na fase de incubação.
O aquecedor está mantendo a temperatura estável de 29°, coloquei um termômetro com sonda pra acompanhar e monitorar sem precisar abrir.
No sexto dia eu abri e fiz a quebra e mistura do substrato. Vi que não tinha contaminação e o micelio estava se desenvolvendo.
Mas não gostei muito da textura do substrato que fica utilizando farinha de arroz, fica uma massa muito homogênea, acredito se tivesse optado por algum grão teria resultados mais rápidos e satisfatórios, porque entre um grão e outro acaba existindo um pequeno espaço pro micelio crescer e se esticar com mais facilidade. Com certeza da próxima vez usarei algum grão por essa razão. Hj a noite completa 13 dias de incubação e vou passar pro monotube pra iniciar a fase de indução. Nessa fase fica melhor pra enviar os registros.
Valeu pela troca, agradeço os tocs
🙏

Esse é o móvel que usei pra guardar o isopor da incubação. O termômetro está na gaveta e a sonda sai por trás da gaveta e vai até dentro do isopor que está na parte de baixo do móvel. Pra conferir a temperatura eu abro bem pouco a gaveta e verifico.

Eu lembrei de te falar da tecnica do flocão.
Tem gente que usa flocão de milho umedecido e esterilizado na PP como substituto para o agar, o risco de contaminação é igual ou maior, mas para vc começar a brincar de isolamento é uma boa.
Pesquisa por isolamento/ germinação de esporos em flocão de milho

Dá uma olhada
Por mais que para um primeiro cultivo é besteira viu

Era isso mesmo que estava procurando, a parte de como tirar o esporo do Envy eu já saquei que precisa ser com seringa, líquido estéril, daí só passar pra essa fase direto. Obrigado

Anexos

• IMG_20250511_184433.jpg
    IMG_20250511_184433.jpg
    909.6 KB · Visualizações: 2
então não fiz muitos registros porque estava sozinho com luvas esterilizadas e fiz o manejo bem cuidadoso fazendo assepcia de tudo que eu usei ou toquei e achei que se pegasse o celular pra ficar registrando poderia dar ruim.
Perfeito, isso mostra uma boa compreensão e domínio das técnicas assépticas mesmo sendo micólogo de primeira viagem.
No sexto dia eu abri e fiz a quebra e mistura do substrato. Vi que não tinha contaminação e o micelio estava se desenvolvendo.
Parabéns companheiro, é muito satisfatório quando a gente tem esses sucessos...
Mas não gostei muito da textura do substrato que fica utilizando farinha de arroz, fica uma massa muito homogênea, acredito se tivesse optado por algum grão teria resultados mais rápidos e satisfatórios, porque entre um grão e outro acaba existindo um pequeno espaço pro micelio crescer e se esticar com mais facilidade. Com certeza da próxima vez usarei algum grão por essa razão.
Eu nunca tive sucesso com pftek, meu primeiro cultivo de sucesso foi com grão. Vc fez substrato de farinha de arroz integral + vermiculita, ou só farinha de arroz integral?
Era isso mesmo que estava procurando, a parte de como tirar o esporo do Envy eu já saquei que precisa ser com seringa, líquido estéril, daí só passar pra essa fase direto. Obrigado
Eu acho que sei a técnica que vc está falando, de pegar uma seringa com agua estéril e esfregar as lamelas do envy enquanto joga e puxa água. é uma possibilidade amadora, porém viável. O mais profissional seria cutucar as lamelas do envy com um SWAB estéril e depois esfrega-lo em placas de ágar.
No teu caso eu acredito que vc já tenha usado toda a seringa não é? Vc poderia optar por fazer a clonagem de algum cogumelo bonito que aparecer no teu cultivo, seja com o flocão de milho, ou seja direto jogando um pedaço do interior do cogumelo em uma cultura liquida estéril, pq o envy não é muito estável geneticamente via esporos.
A única coisa que te aviso é para ter muito cuidado com assepsia para fazer esses trabalhos limpos, inocular com uma seringa de CL pronta é fácil, agora técnicas de ágar ou flocão já são mais fáceis de contaminar, tem a clonagem com papelão que é mais difícil de contaminar só que fica ruim de isolar trechos do micélio (Tudo nessa vida tem vantagens de desvantagens). Vc poderia ou usar algumas gotas da seringa de esporos do envy no flocão, ou um pedaço de cogumelo no flocão/papelão.
Deixa eu te fazer umas perguntas:
-Qual o volume do teu substrato aprox?
-É um pftek (FAI+VERMICULITA, não ficou claro para mim)?
-Vc acredita que consegue frutificar esse substrato sem desmanchar, digo, abrir o saco e talvez cortar o excesso do plástico e por para frutificar, ou aparentemente seria melhor desmanchar e modelar num formato mais propicio (casing/monotube) ?
-De fato vc gastou toda a CL do envy nesse cultivo?
De resto só posso parabenizar o teu cultivo companheiro, atualiza a gente sobre ele quando puder.

Perfeito, isso mostra uma boa compreensão e domínio das técnicas assépticas mesmo sendo micólogo de primeira viagem.

Parabéns companheiro, é muito satisfatório quando a gente tem esses sucessos...

Eu nunca tive sucesso com pftek, meu primeiro cultivo de sucesso foi com grão. Vc fez substrato de farinha de arroz integral + vermiculita, ou só farinha de arroz integral?

Eu acho que sei a técnica que vc está falando, de pegar uma seringa com agua estéril e esfregar as lamelas do envy enquanto joga e puxa água. é uma possibilidade amadora, porém viável. O mais profissional seria cutucar as lamelas do envy com um SWAB estéril e depois esfrega-lo em placas de ágar.
No teu caso eu acredito que vc já tenha usado toda a seringa não é? Vc poderia optar por fazer a clonagem de algum cogumelo bonito que aparecer no teu cultivo, seja com o flocão de milho, ou seja direto jogando um pedaço do interior do cogumelo em uma cultura liquida estéril, pq o envy não é muito estável geneticamente via esporos.
A única coisa que te aviso é para ter muito cuidado com assepsia para fazer esses trabalhos limpos, inocular com uma seringa de CL pronta é fácil, agora técnicas de ágar ou flocão já são mais fáceis de contaminar, tem a clonagem com papelão que é mais difícil de contaminar só que fica ruim de isolar trechos do micélio (Tudo nessa vida tem vantagens de desvantagens). Vc poderia ou usar algumas gotas da seringa de esporos do envy no flocão, ou um pedaço de cogumelo no flocão/papelão.
Deixa eu te fazer umas perguntas:
-Qual o volume do teu substrato aprox?
-É um pftek (FAI+VERMICULITA, não ficou claro para mim)?
-Vc acredita que consegue frutificar esse substrato sem desmanchar, digo, abrir o saco e talvez cortar o excesso do plástico e por para frutificar, ou aparentemente seria melhor desmanchar e modelar num formato mais propicio (casing/monotube) ?
-De fato vc gastou toda a CL do envy nesse cultivo?
De resto só posso parabenizar o teu cultivo companheiro, atualiza a gente sobre ele quando puder.
Usei vermiculita e farinha de arroz integral, virou um bloco de aprox. 800g. Antes de tirar do saco, eu vou induzir apenas. Vou abrir espaço no saco pra fazer entrar ar e colocar no monotube na temperatura estável de 26° próximo da luz. Daí quando notar que a frutificação começar a despontar eu tiro o saco completamente e deixo frutificar.
O bloco de substrato está firme vou manter o formato dele inteiro mesmo e apoiar como de fosse um tijolo na vertical.
Ah entendi, então eu posso só cortar um pedacinho da parte de dentro do cogumelo e colocar direto no flocão? Legal, assim é mais fácil ainda.
Amanhã no fim do dia volto com registros dessa outra fase.
Agradeço muito a ajuda 🍄

Ah entendi, então eu posso só cortar um pedacinho da parte de dentro do cogumelo e colocar direto no flocão? Legal, assim é mais fácil ainda.
Com essas genéticas ruins de deposição de esporos é mais interessante a clonagem com micélio, da para trabalhar com esporos mas é muito mais complicado.
Fico feliz pelo andamento do teu cultivo, estou na torcida por colheitas fartas.

Back