Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sal no terrário

Vincent

Cogumelo maduro
Membro Ativo
05/06/2008
298
62
Tentei pesquisar mas não
obtive resultados, então
apaguem o tópico caso isso
já tenha sido discutido.

Tive a idéia de colocar sal de
cozinha na água do terrário,
pois o sal não evapora logo
não prejudicaria o ambiente,
mas deixaria a água hipertônica,
o que poderia matar parte dos
contaminantes.

Não fiz isso no meu cultivo, mas
gostaria de opiniões

Paz e luz!
 
Pensei nisso também mas depois ponderei; acho que a carne quando salgada ainda apresenta decomposição por bactérias anaeróbicas. Por isso achei melhor filtrar o ar que entra pelo borbulhador, assim a água não fica com contaminantes... Mas acho que até sera viável pra manter os mais comuns (como o cobweb e o trichoderma) longe ! :pos: :luz: (boa idéia)
 
Há técnicas no cultivo de comestíveis de cobrir uma área contaminada por Verticillium, por exemplo, com sal, para ajudar a controlar o contaminante.

Mas não sei se colocar sal na água vai ter algum efeito benéfico.
 
Valeu pelas respostas viniciusc e Ecuador!

To no 1º cultivo, sei que não deveria fazer
experiências nele, para não dar merda...
Mas acho que vou colocar uma quantidade
razoável de sal na água...

Alguém mais já pensou nisso ou testou?!

Abraços!
Paz e luz!
 
Fala Molina! Parece que é melhor jogar água oxigenada do que sal nessa água. Ela é bem poderosa quando se trata de controlar os contaminantes... por enquanto estou colocando e até agora não tive muitos problemas com outros fungos/bactérias no terrário. :pos:
 
Também pensei no uso do sal mas acredito que ele possa interferir na evaporação da água, diminuindo a umidade do meio. A água oxigenada diluída no terrário parece ser bastante utilizada pelos cultivadores antigos, além de ter um custo bem acessível pela quantidade que é utilizada.
 
Parece que é melhor jogar água oxigenada do que sal nessa água.
A água oxigenada diluída no terrário parece ser bastante utilizada pelos cultivadores antigos, além de ter um custo bem acessível pela quantidade que é utilizada.

O Problema da agua oxigenada é que em questão de minutos ela deixa de ser agua oxigenada e vira agua. A estrutura molecular não é muito estável, até mesmo a luz faz com que o oxigenio seja liberado, por isso é comum as embalagem vir em frasco ambar.

"Como peróxidos e superóxidos são substâncias instáveis, tendendo a formar apenas óxidos (pois a água nada mais é, do que óxido de di-hidrogênio) a reação de decomposição é altamente espontânea, pois se um indivíduo deixar um frasco de água oxigenada exposta ao ambiente sob luz solar, haverá liberação do gás oxigênio para a atmosfera e, após muito tempo, haverá apenas “água normal” no frasco abandonado."

FONTE:http://www.infoescola.com/quimica/reacao-de-decomposicao/
 
Última edição por um moderador:
A água oxigenada diluída no terrário parece ser bastante utilizada pelos cultivadores antigos, além de ter um custo bem acessível pela quantidade que é utilizada.

Algumas gotas de água sanitária são suficientes para impedir a proliferação de contaminantes por pelo menos 1 ou 2 semanas. Além de ser muito mais estável, não é à toa que o cloro é usado no tratamento da água potável.
 
Algumas gotas de água sanitária são suficientes para impedir a proliferação de contaminantes por pelo menos 1 ou 2 semanas.

Vou realçar ainda mais o GOTAS já que muita gente acha que mais é sempre melhor, nesse caso pode prejudicar bastante. :D
 
Porque pobres mortais não sabem onde conseguir iodo, muito menos calcular a solução em ppm. Água sanitária em gotas é fácil, é só comprar no supermercado e usar.

Mas fique à vontade para elucidar o assunto, creio que seria proveitoso. Talvez até abrir um tópico sobre os usos do iodo, já que parece que não temos nenhum.
 
Porque pobres mortais não sabem onde conseguir iodo, muito menos calcular a solução em ppm. Água sanitária em gotas é fácil, é só comprar no supermercado e usar.

Mas fique à vontade para elucidar o assunto, creio que seria proveitoso. Talvez até abrir um tópico sobre os usos do iodo, já que parece que não temos nenhum.
Ok, farei um já, já. Abraços
 
Back
Top