Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Rumo aos grãos! - Monotub

Diário de cultivo completo.
Chegando ao 4º diário nesse fórum lindo, hora de sair do confiável PFtek. Vamos de canjica (mugunzá tek) e trigo.
==================
Diário de Cultivo
==================

Strain: Golden Teacher / White Fever (TKSSS) / Mexican Dutch King (MDK)
Procedência: Os GT são de frutos meus, o resto foram graças aos Compartilhamento e Troca do fórum, obrigado amigos 🙏 😁

---------------------------------------------
Substrato para colonização:
---------------------------------------------
Grãos:
Canjica (x)
Trigo (x)

Método de preparação e esterilização do substrato:
A Canjica foi feita seguindo a risca o tutorial da Mugunzá Ték
IMG_20200810_214752562.jpgIMG_20200810_214812471.jpg
O trigo eu lavei, deixei de molho por 12h na água com uma colherzinha de gesso, após o molho lavei e botei pra ferver até ele ficar gordinho, naquele ponto que a unha penetra mas o miolo continua durinho, botei na peneira, deixei secar até o ponto de não marcar o papel e mandei pra PP por 1h.
Parecido com a técnica da canjica, porém com molho e sem café.

-------------------------------------------------
Inoculação:
-------------------------------------------------
11 / 08 / 2020
Preparei 500g de canjica em 6 potes, foi o primeiro contato que tive com ela, como esta sendo muito bem falada no fórum resolvi testar.
Todas as vezes que tentei produzir com milho de pipoca eu tive problemas com trichoderma, resolvi dar uma chance pra canjica e até agora estou gostando muito!
Achei fácil o preparo, vantajoso por ser um spawn e colonização muito rápida.
Inoculei os 6 com Golden Teacher.
IMG_20200810_214738133.jpg
Após ir para a PP, 3 potes não estavam bem vedados e entraram bastante água, não fotografei, após 2 dias estava fedendo muito, joguei fora.
Restando 3 saudáveis.

15 / 08 / 2020
Preparei 3 potes com Trigo.
Inoculei os 3 com MDK.
IMG_20200815_181715391.jpgIMG_20200815_181724410.jpg
Após inocular ficou bem úmido, errei na quantidade de ml, ainda não peguei o ponto da pressão certa a se fazer com a seringa, dei uma bela sacudida pra distribuir a umidade e guardei na incubadora, reparei que nos dias seguintes o grão absorveu esse excesso de água.

18 / 08 / 2020
Em apenas 7 dias de incubação, ver que os primeiros 3 potes estavam ferozes me motivou muito a produzir mais, por hobbie kk
Fiz mais 500g de canjica em 5 potes.
Inoculei 2 com GT e 3 com MDK
IMG_20200825_002928623_HDR.jpg

19 / 08 / 2020
Logo de manhã cedo os correios entregaram minha carta com o white fever, botei pra rolo 😅 fui na rua e comprei mais um pacotinho de 500g de canjica, 3 conto.
Preparei as 500g em 4 potes.
Em 2 potes eu botei um pouco de vermiculita seca no fundo, para testar e ver se faz diferença, absorver a umidade extra que possa fircar.
IMG_20200825_003033507_HDR.jpg

25 / 08 / 2020
Eu admito que já estava satisfeito, tem mais de 1kg de canjica colonizando, nem preciso disso tudo 😅 porém minha clonagem no papelão feita dia 06/08 já estava super avançada.
Fiz a clonagem seguindo essa maneira.
IMG_20200826_012833904.jpg
Então eu queria muito testar, eu tenho bastante curiosidade sobre isolamento e quero ver na prática como é.
Botei tudo na SAB, cortei alguns pedaços do papelão com o bisturi e botei dentro de cada pote, não foi fácil cortar, os pedaços não ficaram precisos somente no micélio, foi papelão virgem junto.. Espero que não de problemas por isso.
Screenshot_20200826-030524.jpg
3 potes ao todo, Golden Teacher, 500g de canjica.
Botei vermiculita seca na base de todos, achei válido por.
IMG_20200826_014918524_HDR.jpgIMG_20200826_014847816_HDR.jpg
Eu fiz as duas clonagens com cogumelos diferentes né, então inoculei 2 potes com o micélio do que pesou 22g e 1 pote com o outro que pesou 19g

---------
Substrato 100% colonizado Data ? / ? / ?
---------
Os do dia 11 estão 95%👉
IMG_20200825_002320377_HDR.jpg

---------
Bulk: (x) Sim
---------
Assim que esses 3 do dia 11 estiverem 100% irei produzir um substrato bulk de 50% esterco bovino + 50% vermiculita e fibra/pó de coco, to pensando se devo adicionar humos de minhoca e um pouco de gesso pro PH, acham válido?

Realizarei a técnica de pasteurização via banho maria, botar o material numa panela grande, dentro de uma panela maior com água e deixar em 75ºC internos por 2h.

IMG-20200615-WA0039.jpeg(Exemplo)

-----------
Monotub:
-----------
Além de utilizar da mesma caixa que fiz um monotub no meu 1 diário, comprei mais uma, achei barato, por 17 reais de 20 litros.
Screenshot_20200826-015705.pngScreenshot_20200826-015718.png
2 furos de aproximadamente 6cm diâmetro, em 2 laterais perto de onde será o substrato, para saída de CO2
4 furos de aproximadamente 2cm de diâmetro, nas outras 2 laterias em cima, para entrada de O.
Capturar.PNG
Irei tampar os furos ainda, o grande com filtro de café e os de cima serão abertos, somente fecharei com micropore durante a colonização.

Por enquanto é isso, atualizarei com os resultados
 

Anexos

  • IMG_20200825_002706076_HDR.jpg
    IMG_20200825_002706076_HDR.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 41
  • IMG_20200825_003054990_HDR.jpg
    IMG_20200825_003054990_HDR.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 32
Última edição:
Diário rico de informação mano @Cebolo !
Parabéns pelos resultados até agora e ansioso pelo que está por vir de toda essa diversidade aí hehe
 
Chegando ao 4º diário nesse fórum lindo, hora de sair do confiável PFtek. Vamos de canjica (mugunzá tek) e trigo.
==================
Diário de Cultivo
==================

Strain: Golden Teacher / White Fever (TKSSS) / Mexican Dutch King (MDK)
Procedência: Os GT são de frutos meus, o resto foram graças aos Compartilhamento e Troca do fórum, obrigado amigos 🙏 😁
Salve bro ... parabens pela iniciativa e pela variedade de strain, dar um passo a frente e experimentar novas técnicas é realmente muito interessante e só agrega mais nos estudos sobre os magicos, vou acompanhar o cultivo. ✌

Eu fiz as duas clonagens com cogumelos diferentes né, então inoculei 2 potes com o micélio do que pesou 22g e 1 pote com o outro que pesou 19g

Vou gostar de acompanha o desenvolvimento desses copos em especifico pela clonagem ser feita com um fruto de boa genética ... ja usei o papelão mas 'inoculei' direto de um micélio vivo.
 
Dia 02/09
Dois de quatro potes inoculados dia 19 apresentaram contaminações.. provavelmente não tomei toda a assepsia necessária nesse dia.
Um deles está com Trich e outro com Cobweb.
IMG_20200904_015059632.jpgTrichoderma
IMG_20200904_015143383.jpgIMG_20200904_015200069.jpg Cobweb
Eu dei uma ajudinha pra esse com cob... peguei uma seringa, enchi com água oxigenada e botei numa panela com água pra ferver, deixei 5m após ferver, esperei esfriar e dentro da sab eu joguei essa agua em todo o micélio, na hora o cob já recuou kkkk

Retirei os dois da incubadora mas estou deixando, vamos ver quem ganha a luta... No final eu jogo fora ou enterro no quintal.. Tem partes que o cubs ta bem bonito.
IMG_20200904_015040234.jpg

Dia 03/09
Eu tinha ido num pasto aqui perto essa semana e achei um panaeolus muito lindo, bem azulado, botei na geladeira e 3 dias depois (demorei mesmo) preparei uma clonagem no papelão com ele
IMG_20200904_022255398.jpgScreenshot_20200904-031419.png

Infelizmente todos os clones dos GT apresentaram trichoderma.... O meu erro foi não cortar bem o papelão, cortar além de onde tinha micélio, e mandar pra dentro da jarra com essas partes de papelão vazios e bem a partir desses pedaços veio o verdinho...
Screenshot_20200904-031508.pngMicélio saindo do papelão pra canjica
Screenshot_20200904-031643.pngTrichoderma saindo da pontinha do papelão que não tinha micélio...

Resolvi fazer uma loucura, botei tudo pra dentro da SAB e com uma pinça flambada eu removi somente os grãos colonizados pelo clone e botei num ziplock kkkk, vou deixar alguns dias, apresentando estar saudável, vou fazer um g2g com ele e seguimos com a clonagem 😅
Fora isso, também sobrou papelão colonizado, posso tentar novamente cortando direitinho dessa vez.


Dia 04/09
Chegou o tão esperado dia! Pasteurizar o substrato e preparar o primeiro monotub.
Os potes do dia 11 fecharam em dias diferentes, 1 deles estava consolidando a 7 dias, outro a 3 dias e o ultimo fechou 100% hoje (faltava somente um grão que demorou 3 dias só pra ele)
Diferente dos bolos pf, que são inoculados perto das paredes para ter visão do micélio, os grãos foram sacudidos, então mesmo que tenha concluído só hoje, tenho certeza que estava tudo colonizado por dentro.
Screenshot_20200905-040129.png

Preparei uma mistura usando um pote de 500g, na seguinte ordem:
IMG_20200904_151104637.jpg
4 copos de vermiculita
2 de esterco
1 de fibra de coco
1 e 1/2 de água
2 dedos do copo de gesso
IMG_20200904_145136852.jpg
Misturei bem e mandei pro banho maria!
IMG_20200904_161837726.jpg
Aquele cuidado, chegou a 75ºC tira da água quente, abaixou um pouco, volta, deixa esfriar, liga o fogo, repõe o nível de água, tira do fogo, liga o fogo, mantem 75ºC, enfim, vocês já sabem. Isso durante 3h, a ideia inicial era deixar somente 2h, mas eu já estava na frente do fogão cozinhando e fui deixando ficar no quentinho :)

Deixei ela esfriar naturalmente.
Os grãos de trigo estão indo bem ♥
Screenshot_20200904-031306.png

Dia 05/09
Preparar o monotub!
Fechei os furos maiores com filtro de café, e os de cima com micropore, que será retirada ao aniversariar.
IMG_20200905_025036997.jpg
Eu decidi que iria dividir em dois bulks, um seria o monotub convencional e o outro no estilo "balde", no caso é um pote quadrado bem grande.
As proporções foram de

monotub substrato 3:2 spawn
balde substrato 2:1 spawn

Screenshot_20200905-034516.png Primeiro botei todo o substrato que usaria nele, abri um buraco no meio e vim com o primeiro pote, de vidro.
Screenshot_20200905-034702.pngScreenshot_20200905-034733.png Depois o segundo, esse estava um bloco, tive que quebrar ele todinho
Screenshot_20200905-034621.png Misturei bem, sem fazer camadas.
Screenshot_20200905-034807.png Depois de misturar, evitei deixar grãos expostos por cima.

Depois preparei o potão, esse eu resolvi fazer no estilo "sanduíche"
1 parte de substrato por baixo
micélio no meio
1 parte de substrato por cima

Screenshot_20200905-035031.pngEsse foi o que estava a 7 dias consolidando, chegou a fazer um pouco de xixi.
Screenshot_20200905-035133.pngScreenshot_20200905-044516.png
Screenshot_20200905-044609.pngComo ficou no final.

É isso, agora só esperar alguns dias que belos cogumelos estão por vir 🙏

No meu primeiro post, eu tinha escrito 500g aqui 👇mas na verdade foi 1kg, passou do tempo de edição. :x
11 / 08 / 2020
Preparei 500g de canjica em 6 potes

Diário rico de informação mano @Cebolo !
Parabéns pelos resultados até agora e ansioso pelo que está por vir de toda essa diversidade aí hehe
Obrigado mano ♥
Salve bro ... parabens pela iniciativa e pela variedade de strain, dar um passo a frente e experimentar novas técnicas é realmente muito interessante e só agrega mais nos estudos sobre os magicos, vou acompanhar o cultivo. ✌

Vou gostar de acompanha o desenvolvimento desses copos em especifico pela clonagem ser feita com um fruto de boa genética ... ja usei o papelão mas 'inoculei' direto de um micélio vivo.
Salve mano, obrigado ♥
To esperançoso, querendo ver esses clones dando certo tb kk
 
Última edição:
Pelas fotos o pote contaminado (micélio mais claro) não é mofo confirmado nem cobweb.
Não entendi muito bem, você quis dizer que na foto não da pra confirmar se é um tipo de mofo ou cobweb? Você acha que é somente micélio mais claro/ralo?
Então, quando tirei essa foto, eu já tinha jogado a agua oxigenada, esqueci de tirar antes.... Ele estava MUITO teia de de aranha, por todo o pote, quando joguei a agua voltou ao aspecto de micelio, porém nessa foto aqui:
Você consegue ver alguns resquícios do cob querendo crescer dnv
 
Você consegue ver alguns resquícios do cob querendo crescer dnv

Não. :)
Não entendi muito bem, você quis dizer que na foto não da pra confirmar se é um tipo de mofo ou cobweb?

É, porque o micélio do duende verde são como diversas bolinhas brancas grudadas antes de esverdear, e o micélio do cobweb, bem, você disse que já tirou. Então não vi nenhum dos dois padrões.

Quando tem micélio contaminante num bolo, só dá pra saber o que é em regra depois que muda de cor, se mudar de cor. Se mudar de cor, é um mofo (fungo inferior). Se não mudar de cor, pode ser que o contaminante seja um fungo superior (que produz cogumelos) e frutifique outra coisa além de cubensis se o substrato não for de Arroz Integral.
 
Não. :)


É, porque o micélio do duende verde são como diversas bolinhas brancas grudadas antes de esverdear, e o micélio do cobweb, bem, você disse que já tirou. Então não vi nenhum dos dois padrões.

Quando tem micélio contaminante num bolo, só dá pra saber o que é em regra depois que muda de cor, se mudar de cor. Se mudar de cor, é um mofo (fungo inferior). Se não mudar de cor, pode ser que o contaminante seja um fungo superior (que produz cogumelos) e frutifique outra coisa além de cubensis se o substrato não for de Arroz Integral.

Pô, tenho certeza que era cob, infelizmente já tive bastante experiencia com trichoderma pra saber identificar o branco dele antes de esverdiar... eu so espero esverdear pra ter certeza e sempre é...

Esse dai ele estava super "teia" e com uma coloração cinza antes da água oxigenada.. já fiz essa injeção de água tem alguns dias, por isso digo que ele ta tentando voltar, da pra ver alguns pequenos pontos formando teia cinza... meu celular não tem a mesma qualidade que meus olhos, se fosse trich já teria mudade de cor a tempos tbm
IMG_20200905_143713337.jpgcabelos de cob
IMG_20200905_143814882.jpg Consigo ver nitidamente o micelio, forte, branquinho em baixo e as teias cinzas de cob em cima....
Outra coisa também que aconteceu foi que o pote produziu gás, a tampa ta super estufada...

Sobre o caso de ser micélio de outro fungo, acho difícil pois foi a mesma seringa que tive sucesso em outros potes no mesmo dia
Esse micélio felpudo é algo diferente, nunca vi em outros potes, por isso acho que são os resquícios do cob
 
Última edição:
@Cebolo Na inoculação do substrato para colonização (milho), qual a quantidade que devemos injetar (solução de esporos), abs!
Opa, fala mano, bom, eu costumo injetar 1ml, as vezes vai mais, 2, 3, ate 4 ja foi, mão pesada na seringa é foda kkkkkk, mas eu costumo fazer 4 furos com 0,25 cada, totalizando 1ml por copo
A vantagem dos grãos é você poder sacudir eles depois de levemente colonizado e espalhar o micélio por todo o pote, sendo assim você pode inocular somente um ponto sem problemas.

Atualizando meus tubs!
Eu preparei na madrudaga entre o dia 04 pro 05, então>
Dia 06/09
IMG_20200906_150201577_HDR.jpg
Dia 09/09 (4 dias)
Screenshot_20200910-004016.pngScreenshot_20200910-003939.png
Screenshot_20200910-004026.pngScreenshot_20200910-003928.png

Ta bonitoooooo!!
🤤🤤😍🥰🙏🙏
 
Show em mano @Cebolo! Acompanhando aqui.

Como você está mantendo a temperatura do monotub? E em quantos graus está pra colonização?
 
Última edição:
@Cebolo Ta ficando muito bacana em!
Estava pesquisando aqui, desculpe as pancadas de perguntas rs, pra quem é novo são tantas informações rs! Para a confecção do spawn, quando se leva à PP, pretendo utilizar frascos de vidro grandes como os de azeitonas, deve-se utilizar a tampa metálica fazendo um furo com um prego por exemplo? Quando esterelizamos na PP estes furos devem devem estar tampados com fita isolante por exemplo ou pode-se deixar abertos e só colocar uma camada de papel aluminio em cima e lacrar com fita isolante? Abs
 
Show em mano @Cebolo! Acompanhando aqui.

Como você está mantendo a temperatura do monotub? E em quantos graus está pra colonização?
Valeu mano!
Então, geralmente um monotub nao precisa de cuidados de temperatura, a nao ser que esteja mt frio ou mt calor, os meus estão dentro do armário, deve estar uns 25 agora...
Uma média seria que não abaixa de 20 e nao passa de 30 aqui.

@Cebolo Ta ficando muito bacana em!
Estava pesquisando aqui, desculpe as pancadas de perguntas rs, pra quem é novo são tantas informações rs! Para a confecção do spawn, quando se leva à PP, pretendo utilizar frascos de vidro grandes como os de azeitonas, deve-se utilizar a tampa metálica fazendo um furo com um prego por exemplo? Quando esterelizamos na PP estes furos devem devem estar tampados com fita isolante por exemplo ou pode-se deixar abertos e só colocar uma camada de papel aluminio em cima e lacrar com fita isolante? Abs
Hahahah tranquilo mano, já testei de diversas formas e ambas funcionaram comigo, o pote fechado, sem furo, com a tampa de metal: na hora de inocular desrosquear e injetar super rápido, fechando dnv (menos recomendada)

Já fiz também um furo no meio com prego, sempre tampado antes de ir pra PP, já usei micropore e fita isolante, preferi o micropore(mas nao pode ficar submerso na agua).
Na hora de inocular, vc pode só furar esse micropore com a agulha e por outro por cima ou levantar ele, enfiar no buraquinho e tampar dnv.
Nesse 1 furo, dá pra meio que "rodar" a agulha la dentro e injetar em pontos diferentes (se os grãos não estiverem até a boca do copo)

E lógico que também serve na forma mais clássica, de usar papel aluminio com fita prendendo, sem furos, na hora de inocular fazer o furo com a seringa e tampar.
 
Última edição:
Boa @Cebolo !
Ansioso para comparar resultados dos monotubs ein!

Estou esperando meu carimbo de Pans chegar para tentar um com esterco também, ouvi dizer que eles gostam mais, já os cubensis se viram bem sem pelo que vi.


Enfim, boa sorte ai
 
Boa @Cebolo !
Ansioso para comparar resultados dos monotubs ein!

Estou esperando meu carimbo de Pans chegar para tentar um com esterco também, ouvi dizer que eles gostam mais, já os cubensis se viram bem sem pelo que vi.


Enfim, boa sorte ai
Valeu mano!
Eu também pedi um carimbo de pans pela FSE, mas não paguei o rastreamento :x entao nao tenho ideia de onde tá, ainda mais com essa greve dos correios kkk

Sim! Acho que os pans necessitam do esterco, mas nao tenho certeza, uma técnica que eu vi e achei muito interessante com os pans é criar um bolo diferente pra ele:
Encher o fundo do copo com esterco, o meio com grãos e o topo com mais esterco, na hora de inocular tentar enfiar bem a seringa pra pegar nos grãos, vou testar além de só os grãos e depois adicionar ao bulk
 
Dia 12/09
Dia 03/09
Eu tinha ido num pasto aqui perto essa semana e achei um panaeolus muito lindo, bem azulado, botei na geladeira e 3 dias depois (demorei mesmo) preparei uma clonagem no papelão com ele
IMG_20200904_022255398.jpgScreenshot_20200904-031419.png
Fui dar uma olhada nessa clonagem e apareceu algo! Porém estou na duvida se é micélio ou algum outro fungo, tipo cobweb
Screenshot_20200913-195324.png
Essa parte foi um pedaço que tirei de dentro do chapéu, o papelão que usei um pedaço do caule não deu sinal nenhum.
Antes de cortar ele ao meio e retirar esse pedaço pra clonar, eu tinha borrifado álcool 70 no cogumelo pra limpar o lado de fora evitando contaminantes, porém o que me deixa na duvida é que não está crescendo somente pro papelão, também está por cima do próprio pedaço, o que eu não vi acontecer nos clones de cubensis...

Dia 13/09
O pote de 500g de trigo está pronto para aniversariar
15 / 08 / 2020
IMG_20200815_181715391.jpg
Mais um monotub pro preparo!
Dessa vez numa caixa menor de 6 litros.

Como eu tinha falado pro @ExPoro que eu iria pesar o substrato em kg para comparar com a escala em volume, seguem minhas anotações:

Receita>
Usei um pote de vidro de 500g igual a esse que está o trigo.
1 pote de fibra de coco
1 pote de esterco
1 pote de vermiculita
3/4 do pote de água (foi o suficiente para chegar na "field capacity")

Para 1 pote de vidro de 500g de trigo colonizado.

Resolvi seguir com a proporção de 3:1 pois no 2:1 seria pouco pra caixa.

Peso>
IMG-20200913-WA0000.jpeg(-170 do pote verde)
638g de substrato.
Infelizmente a foto que eu tirei do spawn o celular não salvou.... mas tinha pesado 493g
sendo que:
IMG-20200913-WA0002.jpeg
O pote vazio pesa 286, então tinha 207g de spawn.
Dividindo 638 por 207 da aproximadamente 3.
Engraçado ter dado 3 no volume e no peso... rs, mas isso não é regra, dependendo da receita a ser seguida vai mudar o peso.

Dessa vez eu quis testar a pasteurização por forno em vez de banho maria
Conversando com um amigo do fórum, perguntei como ele fazia o processo dele:
@diegosf
Percebi que, com a temperatura da casa entre 13 e 18 graus celsius (média da minha cidade), e na minha cozinha que é pequena, o forno ligado a 280 graus (no máximo) levou de 15 a 20 minutos para chegar a temperatura de 65-75, e então desliguei o forno. Fiquei acompanhando 2 horas seguidas para ter certeza, e a temperatura foi baixando lentamente, pelo menos até 1h30 se manteve na casa dos 60, sem precisar religar o forno.
Comecei seguindo a risca:
Liguei o forno a 280º já com o substrato bulk dentro na assadeira, após 15m fui verificar a temperatura (meu temometro é de plastico então não posso deixar o tempo todo dentro do forno, tenho que pôr, ver quanto mediu e remover) e estava em quase 100ºC!
No mesmo instante desliguei o forno e tirei ele de dentro, deixei fora até ficar entre 60-70 e voltei pro forno desligado mas ainda quente, após 50m fui verificar e tinha baixado poucos graus, estava em 58º, liguei o forno no 180º, esperei uns 10m, verifiquei a temperatura e desliguei o forno. novamente fui verificar em 1h30 e estava em 61º. dei mais um gás de 10m no 180º e deixei lá dentro do forno por mais 1h (3h ao todo, controlando a temperatura por 2h), tirei do forno, tampei com mais uma folha de papel aluminio e deixei esfriar naturalmente.

Achei mais econômico em questão de gás do que no banho maria, talvez até mais prático se pegar o jeito de manter a temp certinha... Vou ver se vai seguir saudável, dando certo tentarei novamente.
IMG_20200914_031747146~2.jpg

Dia 14/09
Os outros 2 monotubs estão quase 100%, talvez hoje a noite o maior já complete :D
Screenshot_20200914-043223.pngScreenshot_20200914-043247.png
 
Última edição:
Dia 12/09

Fui dar uma olhada nessa clonagem e apareceu algo! Porém estou na duvida se é micélio ou algum outro fungo, tipo cobweb
View attachment 118418
Essa parte foi um pedaço que tirei de dentro do chapéu, o papelão que usei um pedaço do caule não deu sinal nenhum.
Antes de cortar ele ao meio e retirar esse pedaço pra clonar, eu tinha borrifado álcool 70 no cogumelo pra limpar o lado de fora evitando contaminantes, porém o que me deixa na duvida é que não está crescendo somente pro papelão, também está por cima do próprio pedaço, o que eu não vi acontecer nos clones de cubensis...

Dia 13/09
O pote de 500g de trigo está pronto para aniversariar

Mais um monotub pro preparo!
Dessa vez numa caixa menor de 6 litros.

Como eu tinha falado pro @ExPoro que eu iria pesar o substrato em kg para comparar com a escala em volume, seguem minhas anotações:

Receita>
Usei um pote de vidro de 500g igual a esse que está o trigo.
1 pote de fibra de coco
1 pote de esterco
1 pote de vermiculita
3/4 do pote de água (foi o suficiente para chegar na "field capacity")

Para 1 pote de vidro de 500g de trigo colonizado.

Resolvi seguir com a proporção de 3:1 pois no 2:1 seria pouco pra caixa.

Peso>
View attachment 118416(-170 do pote verde)
638g de substrato.
Infelizmente a foto que eu tirei do spawn o celular não salvou.... mas tinha pesado 493g
sendo que:
View attachment 118417
O pote vazio pesa 286, então tinha 207g de spawn.
Dividindo 638 por 207 da aproximadamente 3.
Engraçado ter dado 3 no volume e no peso... rs, mas isso não é regra, dependendo da receita a ser seguida vai mudar o peso.

Dessa vez eu quis testar a pasteurização por forno em vez de banho maria
Conversando com um amigo do fórum, perguntei como ele fazia o processo dele:
@diegosf

Comecei seguindo a risca:
Liguei o forno a 280º já com o substrato bulk dentro na assadeira, após 15m fui verificar a temperatura (meu temometro é de plastico então não posso deixar o tempo todo dentro do forno, tenho que pôr, ver quanto mediu e remover) e estava em quase 100ºC!
No mesmo instante desliguei o forno e tirei ele de dentro, deixei fora até ficar entre 60-70 e voltei pro forno desligado mas ainda quente, após 50m fui verificar e tinha baixado poucos graus, estava em 58º, liguei o forno no 180º, esperei uns 10m, verifiquei a temperatura e desliguei o forno. novamente fui verificar em 1h30 e estava em 61º. dei mais um gás de 10m no 180º e deixei lá dentro do forno por mais 1h (3h ao todo, controlando a temperatura por 2h), tirei do forno, tampei com mais uma folha de papel aluminio e deixei esfriar naturalmente.

Achei mais econômico em questão de gás do que no banho maria, talvez até mais prático se pegar o jeito de manter a temp certinha... Vou ver se vai seguir saudável, dando certo tentarei novamente.
View attachment 118415

Dia 14/09
Os outros 2 monotubs estão quase 100%, talvez hoje a noite o maior já complete :D
View attachment 118419View attachment 118420
Legal que tentou também Cebolo!
Acho que vai dar certo sim, já dei umas erradas também pra mais na temperatura, no começo, e não tive problemas.

Talvez nas suas condições externas, temperatura ambiente, tamanho da cozinha, potencia de forno, etc, você precise deixar uns 10 minutos só, e depois desligar, ou ligar ele em 230 +-.
Faz mais uns testes aí que é só sucesso!
Acompanhando seus monos!
Em breve faço um diário meu só de Mono tb.
Hehe

Abs
 
Dia 14/09
Recentemente eu ganhei uns potes de vidro da minha avó, um deles tem formato de fusquinha, uma graça kkkkk eu queria muito ver esse pote todo branquinho de micélio, por mais que tenha sido ruim alojar ele na PP com outros potes, foi feito.
IMG_20200914_143615467~2.jpg
Inoculei em 2 furos equidistantes com GT, apx. 0.5ml cada.

De inicio eu pensei em fazer um PFTek nele, pois eu queria frutificar in vitro, mas pensando melhor vi que poderia crescer em partes do pote que seria impossivel de colher sem estragar tudo... Então taquei na canjica e vai ser spawn pra um tub futuro.

Dia 16/09
O monotub da caixa de 20l foi aniversáriado!
IMG_20200916_144544383_HDR~2.jpgIMG_20200916_144551040_HDR.jpgEu retirei esses micropores dos furos de cima depois da foto, tinha esquecido...

Essa caixa não tem tampa, então estou usando um plástico filme, prendi com fita e não estou abrindo para abanar, somente retirei o micropore de cima e faço movimento de "pulmão" com o plastico de cima.
Estou borrifando água por esses buracos de cima.

Uma espiadinha no de 6l feito com trigo.
Screenshot_20200916-191425.pngScreenshot_20200916-191416.png

Dia 18/09
Ontem eu dei uma olhada no menor, e faltava só um pedacinho.
Hoje de manhã quando peguei pra frutificar, uma quina dele parecia estar com sinais de trichoderma, ainda em sua fase branca, como não tinha total certeza que era, esperei mais algumas horas e confirmei, estava prestes a esverdear e eu achei melhor remover essa parte logo, antes que comece a esporular.
Com uma colher limpa em alcool 70%, retirei toda a parte contaminada e um pouquinho a mais pra dentro.
Na primeira colherada que tirei, veio um grão de canjica todo verdinho, provavelmente esse grão infectou quando preparei o tub e agora estava chegando até a superfície...

IMG_20200918_165404399_HDR~2.jpg A parte de baixo do pote ta linda...Screenshot_20200916-191508.png
O micélio chegou a azular onde eu retirei além do trich... Torcendo pra que não volte e esperando pelo menos que venha 1 flush 🤞


O Tub de 20l está com alguns nós hifais, em breve teremos pins :)

Legal que tentou também Cebolo!
Acho que vai dar certo sim, já dei umas erradas também pra mais na temperatura, no começo, e não tive problemas.

Talvez nas suas condições externas, temperatura ambiente, tamanho da cozinha, potencia de forno, etc, você precise deixar uns 10 minutos só, e depois desligar, ou ligar ele em 230 +-.
Faz mais uns testes aí que é só sucesso!
Acompanhando seus monos!
Em breve faço um diário meu só de Mono tb.
Hehe

Abs

Valeu mano! Gostei desse processo no forno, o micélio ta crescendo bem bonito! Vou testar mais vezes com certeza!
Faz sim mano hahaha, to curtindo preparar eles
 
Última edição:
Lindo o fusquinha de canjica kkkkkk
E a canjica idêntica a que preparo por aqui... carregada no cafe kkkkk team canjica
Td muito massa aí mano Cebolo que venham os pins!
 
Back
Top