Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Retornando aos cultivos - Golden Halo

Diário de cultivo completo.
Então pessoal, hoje resolvi aniversariar 3 dos 6 copos :D
O restante vou deixar mais uns dias colonizando e pra tentar ajudar com isso furei pequenos buracos na superfície do alumínio dos copos e creio que isso ta ajudando com essas etapas finais :)

Resolvi tomar todo cuidado possível dessa vez e até usei luvas pra manusear o bolo hehe
Eles saíram do copo com um cheiro muito agradável e um branco bem saudável! To realmente esperançoso dessa vez! :sorrisão:

1661015126294.png 1661015139518.png

Resolvi não colocar argila expandida no meu terrário pois sempre noto que se forma um pouco de lodo por conta dela na superfície da água. É pouco mas é possível notar a cor e o cheiro. Como por aqui é muito quente, a taxa de evaporação ja é naturalmente alta e então deixei meu terrário assim mesmo :)

1661015150752.png

Agora é torcer e aguardar os outros 3 aniversários 🍄🍄🍄

Hoje fui dar uma conferida no terrário e ele está com um cheiro ótimo e uma aparência bem saudável :D
Como podem observar, ele ta esticando vários bracinhos pra fora e ficam com essa aparência algodoada. Isso é algo que sempre ocorreu nos meus cultivos mais bem sucedidos até não importa o quanto eu ventile. Suspeito que talvez seja por conta do calor daqui mas pelo menos isso pra mim é sempre um bom sinal pois da pra observar que ele está firme e forte se desenvolvendo :)

1661201515230.png

Hoje também verifiquei os outros 3 copos e eles estão quase terminando de colonizar finalmente! Talvez amanhã ou depois já coloque eles no terrário :sorrisão:

Hoje fui dar uma conferida no terrário e ele está com um cheiro ótimo e uma aparência bem saudável :D
Como podem observar, ele ta esticando vários bracinhos pra fora e ficam com essa aparência algodoada. Isso é algo que sempre ocorreu nos meus cultivos mais bem sucedidos até não importa o quanto eu ventile. Suspeito que talvez seja por conta do calor daqui mas pelo menos isso pra mim é sempre um bom sinal pois da pra observar que ele está firme e forte se desenvolvendo :)

View attachment 206245

Hoje também verifiquei os outros 3 copos e eles estão quase terminando de colonizar finalmente! Talvez amanhã ou depois já coloque eles no terrário :sorrisão:
Tô na expectativa!!!
Olhando de perto com zoom, parece que dá pra ver alguns pontos brancos com maior densidade! Que venham os bebês

Então pessoal, infelizmente ontem um dos bolos pegou um cobweb gigante do dia pra noite e ficou cabeludinho assim

1661348716941.png

Eu separei logo ele do resto e tentei salvar o bichim tirando toda a teia e aplicando bastante água oxigenada. Como peguei o desenvolvimento disso bem no começo, tenho esperanças que ele possa dar em algo na garrafa pet :s

1661348731283.png

Hoje resolvi aniversariar os 3 copos restantes e todos parecem muito bem, apesar de que um deles eu senti um cheiro levemente estranho mas acredito que foi estresse desse em específico por passar tempo d+ no copos pois a aparência dele ainda estava boa!
Os 5 bolos estão no terrário e agora resta só aguardar :)

1661348742727.png

Obs: foi a primeira vez que peguei cobweb então foi interessante finalmente ver ao vivo o quão diferente é do micélio comum hehe antes eu sempre tinha a paranoia se era micélio ou não o que estava crescendo e agr ficou claro que a diferença é bem gritante.

Então pessoal, eu to feliz e triste ao mesmo tempo... o bolo que contaminou e tentei salvar, aparentemente, venceu a contaminação e já está com vários pins! Mas nenhum dos 5 que estão no terrário começaram a pinar de forma visível e eu não sei por que disso :/

1661800215694.png

Será que é a ventilação? Esse da garrafa está quase que abandonado ali no quintal e conseguiu frutificar e o do terrário nada ainda... tem umas coisinhas em um dos bolos do terrario mas eu só suspeito que seja um pin sem garantir muita certeza :/

1661800429508.png

Tanto o do terrário quanto o da garrafa ficaram bem algodoados então acho que seja algo da genética deles apenas.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar atrasando? Alias aqui continua muito quente... média de 29 todo dia :/

Então pessoal, eu to feliz e triste ao mesmo tempo... o bolo que contaminou e tentei salvar, aparentemente, venceu a contaminação e já está com vários pins! Mas nenhum dos 5 que estão no terrário começaram a pinar de forma visível e eu não sei por que disso :/

View attachment 206306

Será que é a ventilação? Esse da garrafa está quase que abandonado ali no quintal e conseguiu frutificar e o do terrário nada ainda... tem umas coisinhas em um dos bolos do terrario mas eu só suspeito que seja um pin sem garantir muita certeza :/

View attachment 206307

Tanto o do terrário quanto o da garrafa ficaram bem algodoados então acho que seja algo da genética deles apenas.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar atrasando? Alias aqui continua muito quente... média de 29 todo dia :/

Você tá borrifando direto nos bolos?

Você tá borrifando direto nos bolos?
Sim! na verdade está ótima a umidade dentro do terrário. O que está na garrafa está em condições bem mais difíceis, mas talvez o que faça a diferença seja que ele está ao ar livre... fico me perguntando se isso é algo relacionado a troca gasosa mesmo pois é a única coisa que ainda consigo pensar de alguma forma :s

Edit: acabei de olhar os bolos e acho que estão crescendo alguns pins sim kkkkkk
Tirei a foto cedo e acho que eles cresceram durante a tarde.
Queria salientar também que água oxigenada opera milagres viu! To usando um pouco dentro da água normal do borrifador inclusive! :)

Última edição:
Sim! na verdade está ótima a umidade dentro do terrário. O que está na garrafa está em condições bem mais difíceis, mas talvez o que faça a diferença seja que ele está ao ar livre... fico me perguntando se isso é algo relacionado a troca gasosa mesmo pois é a única coisa que ainda consigo pensar de alguma forma :s

O ideal é borrifar só nos primeiros dias.
Se ficar borrifando pra sempre. O micelio vai começar a "colonizar" essa água ou desenvolver bactéria.

Lembrando que a evaporação é um gatilho de pinagem, se continuar sempre encharcado, não tem pin.

Inicialmente eu acharia que esse é o problema, se está borrifando diretamente nos bolos e com frequência.
A água empoçada prejudica a troca de ar.

O ideal é borrifar só nos primeiros dias.
Se ficar borrifando pra sempre. O micelio vai começar a "colonizar" essa água ou desenvolver bactéria.

Lembrando que a evaporação é um gatilho de pinagem, se continuar sempre encharcado, não tem pin.

Inicialmente eu acharia que esse é o problema, se está borrifando diretamente nos bolos e com frequência.
A água empoçada prejudica a troca de ar.
Valeu amigo! Vou tentar ventilar mais um pouco então pra evaporar melhor tudo que estiver empoçado! :)

Se me permitem fazer mais uma observação:

A condensação nas paredes do terrário, indica que a umidade está alta, o que é bom para a formação de primórdias, e também, que a temperatura interna está mais alta do que a externa.

Então, seria uma boa aumentar a frequência de troca de ar mesmo.

Outra coisa, é que vi que sua caixa é escura. A tampa é da mesma cor?
A luz, no espectro da luz do dia também é importante para começar a pinar.

Se a tampa for escura, vale a pena cortar e adaptar uma placa de acrílico transparente e deixar num lugar onde haja luz natural indireta, ou usar um led/lâmpada na especificação correta (6500k).

-----
Edit: Relendo agora, realmente a luz não é "fundamental" para começar a pinar. O que dispara a pinagem é troca de ar adequada, 100% de colonização e a consequente evaporação, como o @Texugo disse acima. Mas de qualquer forma, essa caixa muito escura pode atrapalhar uma boa frutificação, na minha opinião.

Última edição:
Se me permitem fazer mais uma observação:

A condensação nas paredes do terrário, indica que a umidade está alta, o que é bom para a formação de primórdias, e também, que a temperatura interna está mais alta do que a externa.

Então, seria uma boa aumentar a frequência de troca de ar mesmo.

Outra coisa, é que vi que sua caixa é escura. A tampa é da mesma cor?
A luz, no espectro da luz do dia também é importante para começar a pinar.

Se a tampa for escura, vale a pena cortar e adaptar uma placa de acrílico transparente e deixar num lugar onde haja luz natural indireta, ou usar um led/lâmpada na especificação correta (6500k).

-----
Edit: Relendo agora, realmente a luz não é "fundamental" para começar a pinar. O que dispara a pinagem é troca de ar adequada, 100% de colonização e a consequente evaporação, como o @Texugo disse acima. Mas de qualquer forma, essa caixa muito escura pode atrapalhar uma boa frutificação, na minha opinião.
Então amigo, o terrário é meio escuro assim mesmo e com isso que tu disse eu resolvi voltar a deixar acesa uma lâmpada em cima da caixa como eu fazia nos primeiros cultivos. Pode ser que não ajude mas atrapalhar é que não vai :)
Acredito que devo focar mais na troca de ar mesmo que deve ser a grande questão aqui hehe

FRUTIFICOU!!! :D
Então galera, finalmente deu certo hehe
Por incrível que pareça o bolo que se curou da contaminação é agora o mais saudável e vigoroso de todos kkk
Vou deixar aqui um antes, durante e depois dele :)

1662031178176.png 1662031168391.png 1662031107222.png
Depois dessa experiência eu realmente acredito no poder milagroso de se aplicar agua oxigenada hehe
Vou inclusive tentar clonar esse grandão pois se ele venceu uma contaminação forte assim deve existir certa resistência na genética :)

Enquanto isso os bolos que estão no terrário vão indo muito bem também! Todos não pinaram ainda pois foram colocados em períodos diferentes ali dentro mas estão muito saudáveis :)

1662031136904.png

Hoje a noite talvez eu colha e faça a clonagem desse da garrafa e falo aqui quanto deu a pesagem!
Alias, muito grato mesmo pela dica de ventilar mais pra diminuir a umidade gente, acho que era justamente o que faltava!

Então pessoal, terminei de colher a primeira safra e vou deixar aqui quanto deu cada bolo :)

1662512134417.png

Por incrível que pareça o bolo contaminado de longe foi o que rendeu mais dando um total de 40 gramas!!

1662511471490.png

os outros 4 renderam em média 11 gramas cada e eu creio que isso seja pq tiveram MUITOS abortos e muita produção de micélio algodoado, diferentemente do que estava na garrafa.

1662511509739.png 1662511566235.png

Um dos bolos só produziu micélio algodoado e nada de cogus, dai quando fui limpar a caixa agr senti um cheiro meio azedo dele e resolvi descartar no canteiro.

Já fiz o dunk em todos! Os da garrafa foram saíram do dunk ontem e hoje ja dava pra ver uns pins grandões! Sério esse sobrevivente é brabo d+ kkk
Os outros 4 voltam pro terrário amanhã!

É isso gente, daqui em diante vai ser só atualização sobre as próximas colheitas (que inclusive podem vir bem melhores) mas creio que já dê pra dizer que o cultivo foi um sucesso! Obrigado a todos que acompanharam e deram uma força nessa pequena jornada! :sorrisão:

Então pessoal, o sobrevivente da contaminação segue sendo o mais bem formado e com mais rendimento hehe

1663167500069.png

Os outros do terrários estão feinhos mas bem produtivos! Creio que o segundo flush ta vindo bem melhor :)

1663167509992.png

Acho que com esses resultados vou alterar o diário para concluído e apenas segui atualizando sobre os próximos flushs até que a produção termine :sorrisão:

Deixar aqui mais uma produção do sobrevivente da contaminação hehe
Os flushs seguem vindo fortes :)

1663617506517.png

Outro flush e acho que aprendi uma lição com esse hehe
Lembram de como os bolos do terrario estavam feinhos em relação aos da garrafa? Dessa vez decidi então esperar esse flush com o terrario também do lado de fora da casa e sem o perlon nos buraquinhos menores e olha o resultado :D

1664134810991.png 1664134819501.png

Ficaram MUUUITO maiores e mais bem formados :D
Realmente ventilação é um fator extremamente importante no cultivos amigos e as vezes é preciso não ter medo de contaminar pra que o fluxo de ar realize melhor o seu trabalho hehe
E pela força de agora eu sinto que os flushs vão continuar vindo :)

Outro flush e acho que aprendi uma lição com esse hehe
Lembram de como os bolos do terrario estavam feinhos em relação aos da garrafa? Dessa vez decidi então esperar esse flush com o terrario também do lado de fora da casa e sem o perlon nos buraquinhos menores e olha o resultado :D

View attachment 206574 View attachment 206575

Ficaram MUUUITO maiores e mais bem formados :D
Realmente ventilação é um fator extremamente importante no cultivos amigos e as vezes é preciso não ter medo de contaminar pra que o fluxo de ar realize melhor o seu trabalho hehe
E pela força de agora eu sinto que os flushs vão continuar vindo :)
No esquece dos carimbos, Esses aí merecem!!!

Colheita de hoje das crianças que faltavam abrir o chapéu

1664197782721.png1664197790183.png

Back