Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Retornando aos cultivos - Golden Halo

Diário de cultivo completo.

Grako

Hifa
Membro Ativo
08/06/2020
273
11
32
Fortaleza - CE
Tem tudo pra dar certo dessa vez mano, tô na torcida aqui!
Eu to botando todo meu amor neles pra ver se dessa veza vai hehe
Muitos fracassos seguidos acabam desanimando bastante mas pelo menos eu consegui ver que quase todas as falhas foi uma questão só de azar mesmo e agora to tentando não dar mais brecha pro azar :sorrisão:
 
Hoje fui dar uma olhada nos 6 copos e 5 deles estão se desenvolvendo muito bem como nessa foto (alguns um pouquinho mais avançado até). Só um copo que aparenta estar sem nada ainda e que por coincidência foi justamente o primeiro copo que inoculei e acabei esquecendo de colocar os pedacinhos de fita pra facilitar o furo hehe

1658398589786.png

Daqui mais uns dias retorno com outra atualização :)
 
Olá, gostei da dica de botar uma garrafinha junto na panela de pressão para os copos não se mexerem, vou usar :positivo:
Acompanhando seu cultivo, boa sorte!
 
Olá, gostei da dica de botar uma garrafinha junto na panela de pressão para os copos não se mexerem, vou usar :positivo:
Acompanhando seu cultivo, boa sorte!
Geralmente eu sempre boto tudo que posso pras coisas ficarem bem paradinhas dentro. E isso ainda acaba me economizando o gás de ter que esterilizar essas coisas depois :sorrisão:
 
Fiquem atentos com o que vocês colocam dentro da panela de pressão, não sei se as vezes a garrafa pet pode. Já escutei muita gente falar que esterilizar com pano pode acumular fiapos nas proteções das panelas de pressão que eventualmente pode levar ao estouro da mesma. Sucesso aí no cultivo!
 
Fiquem atentos com o que vocês colocam dentro da panela de pressão, não sei se as vezes a garrafa pet pode. Já escutei muita gente falar que esterilizar com pano pode acumular fiapos nas proteções das panelas de pressão que eventualmente pode levar ao estouro da mesma. Sucesso aí no cultivo!
Isso é muito importante de frisar! Inclusive até expliquei um pouco no diário mesmo pros novatos entenderem com o que estão lidando! Eu acredito que garrafa pet não possa ir pois o material derrete fácil :s
Sobre o resto, qualquer recipiente fechado com rosca é bom colocar ou com a rosca levemente folgada ou com um buraco na tampa fechado com micropore!
Sobre o pano, sim o pano realmente pode soltar fiapos e tapar a válvula, eu sigo usando pq minha panela não cabe um suporte e o vidro em contato direto com a panela pode quebrar :s
O que eu faço pra diminuir esse risco é usar um pano que era novo e especificamente só para isso a fim de que ele não se rasgue facilmente dentro, e também fico prestando atenção no som da panela pois enquanto ela estiver fazendo barulho quer dizer que o vapor está conseguindo sair normalmente e ela não entupiu. Além disso é bom sempre lavar a panela e a válvula direitinho pra evitar acumulo de alimentos ( a minha é só pro cultivo então o risco é menor já que só passa água) e sempre usar panelas que tenham válvula de segurança que em caso de entupimento é pra sair antes da panela explodir x.x
Mas no geral, se possível, não usem pano!
 
Fiquem atentos com o que vocês colocam dentro da panela de pressão, não sei se as vezes a garrafa pet pode. Já escutei muita gente falar que esterilizar com pano pode acumular fiapos nas proteções das panelas de pressão que eventualmente pode levar ao estouro da mesma. Sucesso aí no cultivo!

O pano fica submerso em água, acho difícil soltar algum fiapo. E depois que "pega pressão" o vapor já tá tomando todo o espaço livre.
Também já vi pessoas falando isso, mas nunca vi nenhum caso ou algum caso que tenha dado origem a essa preocupação.

Se o fiapo fosse fácil de acontecer, também seria possível acontecer com o alumínio que usa para fechar copos.

Acho que todas panelas são obrigadas a ter válvula de segurança hoje em dia.
Mesmo se entupir a saida principal, vai acionar a valvula.
Vai fazer uma lambança e pode queimar quem estiver perto.
Depois trocar a válvula.

Mas ainda tem panelas antigas, que fecham internamente e não tem válvula.

Acidentes com panela de pressão são várias falhas seguidas. Precisa ter os cuidados básicos e ficar em atenção.
Se parou de sair pressão já tem que desligar.

Agora, se você olhou a panela e ela "engordou" já é hora de sair correndo
 
Acho que todas panelas são obrigadas a ter válvula de segurança hoje em dia.
Mesmo se entupir a saida principal, vai acionar a valvula.
Vai fazer uma lambança e pode queimar quem estiver perto.


São sim.

Algumas já tem uma válvula de segurança e uma janela de segurança, para o caso da válvula falhar.

Alguns desses camelôs de rua, ao consertar uma tampa de panela de pressão cuja válvula estourou, costumam colocar alguma peça fixa no lugar. PERIGO. Se estourar de novo vai a panela inteira. Nunca usem uma panela de pressão com a válvula de segurança adulterada.
 
Última edição:
Excelentes dicas nesse tópico, podiam criar um tópico só para dicas de panela de pressão, né ?
Panela de pressão é uma coisa que tenho medo, pois já vi o estouro de uma e seus problemas, sorte que ninguém se machucou.
 
O copo que não apresentava desenvolvimento começou a crescer também :D
Todos os 6 copos estão se desenvolvendo de forma muito saudável e rapidamente assim como se pode ver no copo a seguir

1658578678657.png

Acho que dessa vez vai heim galera! Essa noite até sonhei com meus cogus bem crescidinhos hihi
 
@Grako quanto tempo demorou para vc começar a ver algum desenvolvimento depois da inoculação?
 
@Grako quanto tempo demorou para vc começar a ver algum desenvolvimento depois da inoculação?
Com cerca de 3 dias já pude ver umas pequenas manchinhas brancas se desenvolvendo... mas em outros cultivo ja chegou a demorar uns 5 dias pra aparecer algo então considerei que dessa vez foi bem rápido :)
 
Então pessoal, todos os copos estão se desenvolvendo muito bem e já estão uns 80% colonizados! Aquele que estava mais lentinho segue crescendo. Acho que o problema com ele foi que todos os esporos ficaram presos na superfície como da pra notar hehe
Aproveitei também pra mostrar o potinho de canjica que acho que já está todo colonizado! Com ele eu vou fazer uma transferência g2g depois a fim de novamente tentar montar um monotube :)

1659270430041.png 1659270420787.png 1659270436409.png

Quero aproveitar pra deixar uma dúvida: eu poso guardar o potinho de canjica colonizada na geladeira pra servir como fonte de micélio em g2g? Caso sim, quanto tempo o micélio consegue ficar vivo assim? Meses?
 
É sempre muito bonito ver o micélio se desenvolvendo bem assim ^^
Pois é!! Deu até um alivio depois de tantos cultivos anteriores dando errado. Estou bem esperançoso agora!
Inclusive hoje iniciei os preparativos para o monotub e vou abrir outro diários nos próximos dias que vou seguir atualizando junto desse :)

Quero aproveitar pra deixar uma dúvida: eu poso guardar o potinho de canjica colonizada na geladeira pra servir como fonte de micélio em g2g? Caso sim, quanto tempo o micélio consegue ficar vivo assim? Meses?
Alguém sabe opinar sobre isso? :x
 
Pois é!! Deu até um alivio depois de tantos cultivos anteriores dando errado. Estou bem esperançoso agora!
Inclusive hoje iniciei os preparativos para o monotub e vou abrir outro diários nos próximos dias que vou seguir atualizando junto desse :)


Alguém sabe opinar sobre isso? :x
Pode deixar na geladeira sim, o problema é que resseca muito, então o ideal é deixar o pote dentro de outro pote, ou colocar na gaveta (não acho legal misturar com outros alimentos).

Quanto à durabilidade, se saudável, pelo menos 5 ou 6 meses, mas não é ciência exata, então é legal experimentar. Na dúvida você pode ir replicando em intervalos menores.
 
Então pessoal, todos os copos estão quase fechando assim. (menos o que estava crescendo de cima pra baixo que ainda tem um certo caminho pra terminar)
Não vou negar que me deixa um pouco preocupado que depois de todo esse tempo eles ainda não tenham fechado mas vou tentar não pensar nas falhas do passado e acreditar que até o fim de semana eles fecham :s

1660311965162.png 1660311979513.png 1660311987879.png 1660311994379.png 1660312000314.png
 
Back
Top