Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Recanto da alma

Falando em ego e reencarnação, transcrevo um trecho de uma entrevista do Alejandro Jodorowsky, do livro Psicomagia. Achei bem interessante a parte sobre "eliminar o ego" e sobre acreditar ou não em reencarnação.

"O que seria o ego, então?

Fala-se muito sobre o ego sem compreender o que ele é. Na verdade, nós temos nosso ser essencial e uma outra parte adquirida que permite uma identificação, ou identidade. Esta última é o ego, uma identidade adquirida que está a serviço da essência. O ego pode degenerar e se transformar em personalidades desviadas, esquizofrênicas ou paranóicas, porque é no ego que acontecem os traumas e os golpes da vida.

Você admite que, anos atrás, seu ego era gigantesco. O que podemos fazer no mundo sem o ego?

O ego é surdo. Surdo e cego. o ego tem que ser domado. Este é o cerne da doutrina hindu. O ego tem que se render perante a essência. Os maiores egos se desenvolvem na interação social, como numa universidade, onde uma pessoa fala e fala até quando ninguém está prestando atenção, sem jamais ouvir. Com gente assim, não existe diálogo, somente um longo monólogo. Na vida, nós temos que entrar em diálogos e ouvir os outros. O ego é necessário enquanto casca de ovo que envolve a essência. Essa coisa de "matar o ego" é uma loucura de gurus que, certamente, são grandes ególatras. Eu agora estou pensando em Osho, que, apesar de ser uma pessoa inteligentíssima, fazia seus seguidores colocarem o rosto dele em suas camisetas. Havia sempre quinze ou vinte fotos suas em cada um dos seus livros. O ego pode se transformar em alguma coisa delirante. Este homem passou a vida lutando contra o ego e, no entanto, não fazia senão fortalecê-lo. Ele enfrentava o ego dos outros, mas jamais o seu. Para mim, os gurus são como palhaços. São necessários, mas também grandes fantoches.

Somos escravos dos nossos desejos?

Estamos todo o tempo desejando coisas: mais dinheiro, mais objetos. O mundo é puro desejo. Colocam na nossa cabeça que não temos que envelhecer, mil anúncios nos instigam a aumentar os lábios, erguer os seios, esticar a pele ou enrijecer nossos glúteos. Desejamos tudo o que vemos nos anúncios na rua. Cada vez que me conecto na internet, eu encontro sempre quatro proposições: aumentar o meu pênis, emagrecer, contratar prostitutas e ganhar uma fortuna sem esforço... ou então aparecem bancos imaginários que podem fazer você ganhar milhões. Este é o grande problema dessa sociedade: ela está cheia de desejos de consumo e de aparência.

Então, como você já disse tantas vezes, nós temos que aprender a vencer o desejo?

As escolas orientais transmitem uma sabedoria muito antiga que deveria ser vista. Os ensinamentos de Buda foram muito idealizados e é preciso ter cuidado com isso. A lenda de Buda, se olharmos bem, pode ser lamentável: um jovem rico que abandona a sua esposa e o seu filho para alcançar a serenidade, alguém que tem medo das coisas mais naturais do mundo, como a morte, a velhice, a doença e a pobreza... Então, é natural que a sua doutrina proponha a libertação do desejo como alternativa para a salvação, que consiste em não ter que nascer de novo, porque acredita na reencarnação ou na peregrinação da alma, o que é uma grande suposição, mas poderia não ser a correta.
Se eu não acredito na reencarnação, então Buda não serve para mim. Segundo ele, nós temos que escapar desta vida para não voltarmos a reencarnar, e isso é um equívoco. Nós não temos de escapar de nada. Nós temos que viver a vida. Eu não sei se existe a reencarnação, não temos como saber isso. Nós não podemos estabelecer doutrinas que comunicam coisas de crenças, assim como dizer que devemos deter toda a roda das reencarnações, o karma, etc. Essas crenças são suspeitas. Eu não as adoto, de maneira alguma. Se bem examinadas, elas são tão tóxicas quanto quaisquer outras."
 
Se tudo o que as religiões ou os homens santos ou sábios dizem e desejam - incluindo aí a BONDADE, O AMOR para com o próximo, o AMOR em si - não se verifica na própria vida e no próprio Homem, todos os livros que falam de DEUS e AMOR estariam anulados, seriam como o um idioma alienígena, uma bela poesia... Senão houvesse no próprio homem o AMOR e DEUS e o LOGOS (o Cristo), a partir dele mesmo, a partir do próprio Homem e não a partir de dogmas religiosos e livros, estaria o próprio DEUS e o AMOR anulados para o Homem (e vice-versa).

---

O Ego (o eu ordinário) e o Espírito (o eu transcendental, o Eu Sou) são como um cão e seu dono. Porém, aqui o ego cheira, fuça pelas ruas e busca algo que comer. Lá e o contrário: o guia é a Essência, o ego observa, acompanha, encolhido em seu canto.
É necessário para que haja observação, que exista a divisão, observador/observado. Ultrapassando o limite, não há mais...

Ainda que o fim(começo?) seja exatamente: deixar a gota dissolver-se no Mar.
 
eu tenho certeza de que se eu matar alguem, somente serei julgado pelas leis humanas.
o meu medo mesmo nem eh delas, mas sim do meu julgo proprio.
me olhar diante de um espelho e ser julgado por eu mesmo DOI, doi demais.
ate quando a pisada na bola eh com meu proprio corpo.
 
Eu só vejo o povo inventando um monte de nome pra irresponsabilidade e fraqueza pessoal.

São todas escolhas na vida. Inclusive matar.

Transformaram isso numa coisa tão banal e ao mesmo tempo tão profunda. Todos falam de certas eteridades com muita profundidade mas eu me pergunto, onde dá essa conversinha do ego senão em um policial que nasce dentro da sua cabeça, assim como o anjinho que te adverte a não escutar o que o diabinho diz no pé do seu ouvido.

Só troque os nomes.
 
tudo sao escolhas, e quem controla o marionete tem a decisao final.
quem eh tireteiro quem eh marionete?
 
tudo sao escolhas, e quem controla o marionete tem a decisao final.
quem eh tireteiro quem eh marionete?

é aí que tá aprender a ser seu próprio ventrilooouco... mas tem gente que insiste em por outro no lugar
 
São escolhas, é claro.
Assim como se você escolher engordar até não poder mais, não vai conseguir nem levantar, que dirá voar, passar para o próximo nível. São os chamados esqueletos no armário.
Cada ação gera vampiros, maléficos ou não.
O que VOCÊ faz contra seu próprio juízo se torna "pecado". Deste modo, sim, você será julgado por leis humanas (como não poderia deixar de ser).
No entanto, nesse mesmo juízo humano, vejo um um padrão lógico e cósmico que não posso deixar de atribuir a uma Mente Comum, Cósmica, o que se chama de Logos, que está em mim, em você, nas condições da preservação e aperfeiçoamento da Vida e na idéia de DEUS.
A tal da imagem e semelhança, creiamos ou não em algo além do humano.
 
faz sentido se for unico.
se for coletivo entre duas pessoas diferentes, como eu e voce pra mim seria impossivel.
alias
impossivel sao tantos DEUS num mesmo lugar, nunca pensou nisso?
 
Porque impossível?
A individualidade, no que tange ao mental/espiritual, pra mim parece uma ilusão. Ainda que mais do que tudo nos apeguemos à ela.
Parece multi-individual(!) mas é único, pleno, full.
 
Imagino isso (a existência específica, o aqui e agora) como uma sala de espelhos, a princípio sem forma, mas que quando usados, cada um toma sua forma.
A Consciência torna-se consciência de si olhando-se nesse espelho. E então ele torna-se EU ( usei um tempo verbal, ainda que isso se dê fora de qualquer tempo) .

E admira, mensura, ou somente observa. Pode perder-se nesse jogo (crescimento do ego).

Fora isso, não observa mais, não é mais EU. Eternamente É.

Lembrei duma música do Roberto Carlos, não sei se cabe aqui:
"EU voltei, AGORA pra ficar, porque AQUI, AQUI que é MEU LUGAR."

Sei lá porque lembrei disso...:D AQUI e AGORA é MEU LUGAR?
 
é essa do coletivo q eu não entendo...
ainda fico perdido em pensar se o coletivo ou a individualidade é a ilusão,
as vezes penso que é o coletivo, mas as vezes...
 
Imagine que se tudo existe, é porque existem várias formas de se chegar ao Eu. A verdade sobre o mistério da vida é o universo dentro de cada 1, o resto é figurante.
 
nao existe resposta pra estas perguntas se o eu nao for abatido definitivamente dentro de cada um de nós
o eu é egoista e covarde se aproveitando da fraqueza do próximo para se auto premiar com o oscar da vaidade
é a arma mais mortal existente,impedindo a humaidade de ser feliz e mesmo que decida viver no meu 'quadrado' ,
sempre me será uma pedra no sapato lutando para julgar e condenar
é assim que defino o "eu", uma PEDRA!
quem não sabe perdoar está definitivamaente perdido na sua idéia de ser alguma coisa
e quem não acredita no amor por decisao própria ou por uma pré disposição influenciada por terceiros
julgue a si mesmo baseado na sua propria vida!!!
 
Pra mim essa conversa já excedeu todos os conceitos de etéreo.

Acho que estamos no campo da pura e reles especulação.

Tudo fractal, tudo depende do jeito que você olha e observa.

Só a experiência é válida.
 
Como se você soubesse aonde cada um ja foi, ou sentiu.
Você oberseva com um modo que somente sua mente observa,
assim como já viveu o que ninguém viveu. Afinal, no que é
etéreo que seja impossivel?!

Lysergic D disse:
Tudo depende do jeito que você olha e observa.

Só a sua experiência (para você) é válida.
 
Back
Top