Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Reativando a silica

Rico

Hifa
Membro Ativo
18/04/2020
484
11
42
Minha silica estava quase branca já , um amarelo bem fraquinho.

17AACD82-77F0-460F-A6E5-38D830E91ABD.jpeg

Coloquei na forma de metal e levei pro forno elétrico na temperatura de 110 graus por 20 mim a cada 5 mim eu abria e mexia na forma para espalhar elas.

image.jpg

Ficou nova de novo. Bora desidratar mais cogus.
 
Show de bola @Rico!
E pra quem tiver em dúvida se dá certo no micro-ondas, talvez seja possível mas não recomendo.

Não sei se foi a potência ou se deixei muito tempo, mas todos os grãos da sílica explodiram (som de pipoca estourando) e viraram farinha.
Mas o pior nem foi isso, o prato do micro-ondas que ficava em baixo girando rachou em 3 pedaços :oops:

Não faço ideia que reação maluca foi essa, mas fica ai o relato kkkkk
 
Show de bola @Rico!
E pra quem tiver em dúvida se dá certo no micro-ondas, talvez seja possível mas não recomendo.

Não sei se foi a potência ou se deixei muito tempo, mas todos os grãos da sílica explodiram (som de pipoca estourando) e viraram farinha.
Mas o pior nem foi isso, o prato do micro-ondas que ficava em baixo girando rachou em 3 pedaços :oops:

Não faço ideia que reação maluca foi essa, mas fica ai o relato kkkkk
Caramba @MarceloHirosse foram pipocas laranjas estourando no micro ondas kkkkkkk

No forno é muito tranquilo, aqui só tenho o elétrico pois o fogão não tem forno.

Outra vez deixei tempo demais ou temperatura alta demais , elas ficaram todas roxas meio bordo , não teve jeito tive que jogar fora.

Dessa vez acertei o tempo e a temperatura.
 
Faço a reativação usando o microondas com sucesso. Da seguinte forma
Material:
Recipiente de vidro, gosto de usar uma forma tipo "pirex" funda.
Pano limpo e seco
Colher
Sílica a ser regenerada.

Despeje toda sílica no recipiente e coloque no microondas, potência alta por 1 minuto a 1min30seg
Retire assim que apitar e deixe esfriando do lado de fora até notar que não está saindo mais vapor, use a colher para misturar a silica;
Enquanto isso passe um pano seco em todo o interior do microondas para retirar o excesso de condensação de água das paredes e teto do mesmo.
Repita o processo qnts vezes for nescessário, até a cor estiver próxima da original.
Na última vez, espere a sílica esfriar bem antes de guardar, só não deixe muito tempo senão vai absorver umidade do ar e terá que repetir o procedimento.
Geralmente em 3 a 4 ciclos a sílica já está regenerada

Pode trocar o recipiente de vidro por um saco de tecido adequado para o microondas, neste caso será necessário uma rack ou algo que mantenha um vão entre o saco de sílica e a superfície onde será feita a secagem.

Ps: já fiz pipoca de sílica tbm @MarceloHirosse 😅😅😅
 
Última edição:
Back
Top