Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reaproveitamento de substrato

vitorvaxco

Cogumelo maduro
Cadastrado
31/07/2006
11
67
Fiz 6 bolos porém nenhum deles colonizou. Provavelmente os esporos estavam mortos ou foram inoculados com os copos ainda numa temperatura não desejável.

Gostaria de saber se os bolos devem ser descartados ou podem ser reaproveitados e esterelizados novamente para o início de um novo cultivo.

Sempre busque a renovação moral.

NeuroFX,

Eu inoculei os bolos há 16 dias, strain GT, porém não houve nenhum sinal colonização, nada mesmo. Os bolos aparentam estar saudáveis sim. Tenho uma idéia muito forte de que nada vai acontecer. Já estou me preparando para inocular outra strain, MEX ou TAZ, talvez essa semana ainda comece o processo.

:)

OH JAH, ÉS TUDO PRA MIM

Vitor,
vc até podera usar esses bolos se nao estiverem muito velhos. Ja preparei bolos PF, esterelizei e deixei na geladeira por 3 semanas e depois inoculei e foram pra frente.
Mas se eu fosse vc, ja que vai ter que esterelizar td do mesmo jeito, começaria tudo de novo e seguiria A RISCA a receita de bolos PF do Boca. Nao sei ao certo aonde voce vai encontrar, mas tem em varios lugares por aqui.
BOA SORTE!

*Qual a temperatura de incubaçao? Deixou os esporos hidratarem? Se fosse voce guardaria esses bolos e esperaria pra ver no que vai dar...

Tente tbm fazer spawns usando graos.

Uma das causas de não ocorrer a colonização é o substrato com muita água.

Sendo assim verifique, antes de reaprofeitar, em que condição está o substrato.

Use sempre o substrato úmido e nunca injete água durante a colonização.

NeuroFX,

Eu inoculei os bolos há 16 dias, strain GT, porém não houve nenhum sinal colonização, nada mesmo.

Olha cara, qual foi o substrato que vc usou?
Fiz uns bolos com 1/4 vermi, 2/4 de sementes(alpiste) e 1/4 de farinha de arroz integral. Demorou 20 dias para aparecer o primeiro sinal de micélio, depois mais 35 dias mais ou menos para se concretizar a colonização, então, não mexa nos copos ainda, se passar de trinta dias jogue fora e faço outros. Eu já estava até com esse mesmo pensamente, iria inocular com outros esporos, mas eles germinaram, e foi o meu primeiro cultivo com carimbo próprio, PESA. Então, nao se desespere ainda, espere mais um pouco. Essa é minha opinião.

Como vc adquiriu a seringa, vc mesmo que preparou ??
Se não me falha a memória acho que o MindState teve uma problema parecido e com a mesma strain, mas a seringa dele ja tinha estourado o prazo de validade do produtor !!!

Good Vibes

A temperatura de incubação estava em torno de 29 graus, e deixei os esporos hidratando durante 4 dias, já que fui eu mesmo que preparei a seringa. Os esporos estavam datados de 19/05/2004, e eu os adquiri em meados de 2005. Os bolos não apresentam excesso de umidade, pelo contrário, estão visualmente mais "secos" que o normal.

Fiquei receoso em utilizar os mesmos bolos, mesmo estando com boa aparência. Estou aguardando para adquirir mais vermiculita e uma nova seringa para recomeçar todo o processo com outras strains e novo substrato.

Ainda me restou 1/4 desse carimbo GT que não deu certo, e em outra oportunidade irei fazer um teste com ele novamente.

Seguindo a dica do nosso amigo Calango, vou esperar mais uns dias antes de descartar esses bolos não colonizados pelo GT.

Valeu amigos e obrigado pelas dicas.

A temperatura de incubação estava em torno de 29 graus, e deixei os esporos hidratando durante 4 dias, já que fui eu mesmo que preparei a seringa. Os esporos estavam datados de 19/05/2004, e eu os adquiri em meados de 2005. Os bolos não apresentam excesso de umidade, pelo contrário, estão visualmente mais "secos" que o normal.

Fiquei receoso em utilizar os mesmos bolos, mesmo estando com boa aparência. Estou aguardando para adquirir mais vermiculita e uma nova seringa para recomeçar todo o processo com outras strains e novo substrato.

Ainda me restou 1/4 desse carimbo GT que não deu certo, e em outra oportunidade irei fazer um teste com ele novamente.

Seguindo a dica do nosso amigo Calango, vou esperar mais uns dias antes de descartar esses bolos não colonizados pelo GT.

Valeu amigos e obrigado pelas dicas.

Essa temp. esta um pouco alta, vc usa algum dispositivo para o controle da temperatura ??

Back