Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ração de pássaros + Arroz int. + Linhaça

Roland

Cogumelo maduro
Cadastrado
01/08/2007
173
71
Boa tarde!
Eu tenho à disposição os seguintes ingredientes para o bolo:

• Ração para pássaros em grãos, sem girassol e sem vitaminas (painço, aveia descascada, semente de linhaça e alpiste), 500g.
  • Arroz Integral "Longo", 1kg.
  • Linhaça integral, 200g.
Infelizmente não consigo achar vermiculite aqui em Recife.
Gostaria de saber se com esses ingerdientes posso fazer um bolo, ou se vou precisar jogar tudo numa marmita depois :rolleyes:

Obrigado!

Cumpade acho que primeiro uma boa apresentação vale mais do perguntas respondidas, quem é vc? de onde vc veio? O que que vc quer, fazer algum bolo pra uma festa de aniversário......
1º se apresenta, depois agente dá uma força.....comece lendo a BIblioteca, lá já te responde quase tudo....valeu seja bem vindo

Cumpade acho que primeiro uma boa apresentação vale mais do perguntas respondidas, quem é vc? de onde vc veio? O que que vc quer, fazer algum bolo pra uma festa de aniversário......
1º se apresenta, depois agente dá uma força.....comece lendo a BIblioteca, lá já te responde quase tudo....valeu seja bem vindo

Me desculpe, mas não sabia que a apresentação era necessária.
Trabalho com plantas enteógenas, mas nunca tive contato com a micocultura.
Já lí bastante na biblioteca, mas a minha pergunta é:
Existe forma de fazer um bolo sem vermiculite? (usar outro composto que absorva água sem se deformar).

Ou com os ingredientes que eu tenho, a única forma será fazer um casing (até por que a humidade presente no bolo se mostra presente, apenas a compactação dessa para ficar no formato citado que não tenho certeza se funcionará.

Essas eram as minhas perguntas, perguntei sério e em nenhum momento falei gracinhas de ninguém.

Peço encarecidamente um bom tratamento neste forum.

Um abraço,

Roland.

1- Já lí bastante na biblioteca, mas a minha pergunta é:
Existe forma de fazer um bolo sem vermiculite? (usar outro composto que absorva água sem se deformar).

Ou com os ingredientes que eu tenho, a única forma será fazer um casing (até por que a humidade presente no bolo se mostra presente, apenas a compactação dessa para ficar no formato citado que não tenho certeza se funcionará.

2-Peço encarecidamente um bom tratamento neste forum.

Um abraço,

Roland.

Seja bem vindo amigo :)
bao vamos AJUDAR que é o que vc pediu:
1- procure por PÒ DE FIBRA DE CASCA DE CÔCO, é um material nao semelhante a vermicultia mas que até serve pra um cultivo.
Ah a UNICA coisa que nao queremos num cultivo é a COMPACTAÇAO, entao se procurar substitutos, procure por substitutos que lhe deem AERAÇAO no substrato.
O FORMATO de bolo se dá pelo preenchimento desses espaços aerados por micelio(fungo vivo, o verdadeiro "ser" fungico- HA ou Micômico^^)

2- Será sim MUITO bem tratado.
acontece que a gente GOSTA de saber com quem está lidando :)
normal entre loucos (e GENIOS) acontecer muitos atritos iniciais, afinal somos todos LOUCOS. ;)
novamente, seja bem Vindo e o que nao conseguir pesquisar por si só pode me procurar por PM que eu lhe darei toda assistencia.

Seja muito bem vindo a loucura amigo...
No que precisar estou aí..Só dar aquele gritinho...:)
michael-hutter-4.jpg

Vocês pegam pesado. Eu não dou a mínima para a apresentação, mesmo porque o forum é anônimo e é impossível saber qual apresentação é verdadeira e qual não é :)

Apresentação é OPCIONAL. Ninguém pode forçar o noobie a fazer isso em troca de ajuda :)

To upando novamente este tópico (depois de pesquisar incontáveis vezes, mesmo sabendo que ainda preciso aprender MUITO), pois uma coisa me chamou a atenção:

Eu fiz o substrato apenas com os items citados, ficou bastante aerado (as sementes etc são bem grandinhas, mas nada exagerado), e está colonizando em diferentes pontos!
em certas partes têm até indício de formação rizomórfica :)

Vou atualizando aqui com as mudanças que aparecerem

Muita luz para vocês todos!

Isso ai garoto...

Parece que o trabalho que fez deu certo, pelo que vimos já está obtendo resposta do crecimento do micélio.... que blz !!!

Acerela ai Roland.....

Paz e Lux....

Fotos tiradas no celular
Desenvolvimento:
indisp.png

A guardiã do terrário/incubadora:
indisp.png

Lembrando que foi apenas um teste de substrato

Última edição por um moderador:
Lembrando que foi apenas um teste de substrato
Que parece ter ficado muito bem feito, por acaso!
pra mim tá certinho.
mas evita manusear isso, mantem na incubadora a 27-29 graus constantemente, evite olhar todo dia, pegar na mao manusear.
nao há nada a faazer senao esperar.
mesmo sendo um testo o micéilio é vivo e sente tudo que for feito a ele.

Que parece ter ficado muito bem feito, por acaso!
pra mim tá certinho.
mas evita manusear isso, mantem na incubadora a 27-29 graus constantemente, evite olhar todo dia, pegar na mao manusear.
nao há nada a faazer senao esperar.
mesmo sendo um testo o micéilio é vivo e sente tudo que for feito a ele.

Pode deixar! cuidarei muito bem dos meus filhos. :p:
ah, lembrando que a strain é MEX.

Isolei o pote dos meus outros:
tem um pequeno contaminante amarelo (vários pontinhos amarelos concentrados).
Vamos ver no que dá :)

Última edição por um moderador:
Gostamos muito de sua guardiã do cultivo.....

Segue o rumo ai roland...

Paz e Luz....

:cool:Primeira vez por aki
Abraços amigo e boa sorte
Estou começando o cltivo agora tbem
estou tendo sorte
Abraços

Jhon Loclk

Agora estou vendo deste mato sair cachorro, o negócio vai virar sim, é só seguir tudo direitinho mlk....dá certo sim, aposto com vc como dá...só não pegue com a mão, exponha na luz..etc...cuidado e assepcia propiciam boas colheitas....vc está bem assessorado continue aí e paciência que eles aparecem pra vc, esse é o trunfo do cultivo....boa sorte

Obrigado à todos pelas boas vibrações :D
Daqui a 2 dias eu abro lá denovo pra ver como está a contaminação/desenvolvimento do micélo.

muita luz para vocês :)

Aqui vai o progresso (clique para ampliar):
indisp.png

Tentei tirar as fotos na mesma posição :)

ps.: o micélio da foto de baixo, que era mais concentrado e denso, se expandiu e se tornou menos expesso. É normal?

Fiz outro copo com os mesmos ingredientes, mas no caso teve mais assepsia e pontos de inoculação.
Em 2 dias já tem sinais do micélio (o que é raro no meu caso com os MEX, o resto só apareceu depois de ums 5 dias.)

Assim que estiver 100% colonizado eu posto uma foto e fecho o tópico :D

Back