Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Querido Mexican (PF TEK e MILHO TEK)

Diário de cultivo completo.
Boa noite professores, peço licença para iniciar um novo diário sobre meu atual cultivo de Mexican. Ganhei de presente um carimbo desta linda espécie de um membro muito querido aqui do fórum, ao qual sou muito grato.

Vamos começar...

Prefácio
Os copos que usarei aqui são potes de conserva novos, são 8 com a mistura FAI + Vermiculita e 7 com Milho + Vermiculita. Usei arroz integral cateto batido no liquidificador misturado com vermiculita, após isso um selo de vermiculita seca. Foram para a panela de pressão e inoculados dentro de uma glovebox. Tudo feito usando o máximo de cuidado que pude contra contaminantes, com ajuda de Lysol, alcool 70, uma boa limpeza de todo o quarto onde os procedimentos acontecem, luvas, máscaras, tocas, Protex e etc... Fato que me garantiu sucesso, pelo menos por ora, dos 4 copos que inoculei dia 15/06. Também troquei totalmente o quarto onde estou trabalhando, uso agora um cômodo dentro de casa, limpo e sem pessoas entrando e saindo, além disso agora conto com um ar condicionado quente, ferramente que ajuda muito aqui no Sul, nos dias de frio, aí uma foto para vocês darem uma olhada:
49822-c62af5ef3b158f29786fc6f1ba53d09e.jpg


Substrato
O substrato feito com FAI + Vermiculita ocorreu bem, comprei o melhor arroz integral que achei e com ajuda do liquidificador triturei os grãos, mas não muito, um meio termo entre farinha e pedacinhos de grão, a vermiculita clássica e água mineral. Na proporção normal: 2 Vermiculita 1 FAI 1 Agua mineral. Colocados nos potes sem compactar, e recebendo uma ultima camada de vermiculita seca.
O milho segui com as dicas do professor Mauricio , alguns grãos acabaram abrindo, mas creio não ter problema, antes de colocar os milho já seco no pote, uma camada de vermiculita seca foi colocada ao fundo para prevenir o pote de ficar molhado.
Após isso, todos para a panela de pressão, contando 1 hora após sair vapor da panela.

Inoculação
As inoculações foram feitas sob uma glovebox limpa com Lysol e alcool 70, 0,25 ml em cada furo dos potes aprox.

Incubação
Para a incubadora usei duas caixas, como neste esquema:

O aquecedor com termostato mantém a água aquecendo a caixa menor, que tem seus 27ºC constantes, seguem as fotos:

caixa1.jpg
A caixa maior possui travas em sua tampa o que torna possível deixar a caixa menor dentro da água aquecida, porém a água evapora um pouco, e deixa bem úmido o interior dela, a caixa pequena (azul) é tampada e não fica úmida desta forma.

49819-36170d0955a613c6d3156bb7b6aa6869.jpg

Aqui o aquecedor.

49820-d6c8aba18468649aae898c5ee4835412.jpg

Aqui os 15 copos, o termômetro mostra 27ºC. Dentro da caixa podem perceber que a umidade não é presente.

49821-002d8fb4f861ee9ca93bdbc5429d959c.jpg

Aqui a tampa da caixa maior, com as travas, vejam que a umidade é bem nítida na caixa maior...

23/06
Hoje que tirei as fotos para iniciar o diário, tenho 15 copos já inoculados e na incubadora. 4 deles foram inoculados no dia 15, e no dia 20, meu aniversário ganhei um presentão, vejam:
49823-b092528974683fc2c5249338ea357fc4.jpg


Os outros fiz entre os dias 20 e 22, estes são mais 4 de FAI + Vermiculita e 7 de Milho:
todos.jpg

Perguntas
Pergunto aos professores, este esquema da incubadora, está bom? Estou gostando pois consigo deixar os 27 º C constantes, o que é bem complicado aqui pelo Sul, hoje por exemplo a temperatura ambiente é de 16º C, porém queria saber se este esquema é um atrativo para possíveis contaminantes. Eu poderia colocar alguma solução para deixar esta água mais limpa? Ou poderia danificar o aquecedor? Ou está bom assim? Lembrando que dentro da incubadora em si, que é a caixa azul, o ambiente não é úmido. Eu posso dar alguns "sprays" de Lysol na incubadora para deixar mais limpa?

Desde já, meus parabéns a comunidade muito querida daqui, enfim, sem palavras para todo o conhecimento que é passado aqui.

Agradecimentos especiais aos mestres: beraldo Mauricio cubensisdedread Ecuador procrastination Anatman

Grande abraço.
waterlevel_small.gifaquecedor.jpgcaixa2.jpgtampa.jpglaboratorio.jpgmicelio.jpg
 
Fiz com uma caixa nova de isopor de 80L, fiz de isopor pq aqui no sul faz muito frio e o isopor seria o melhor isolante. A luz vem de uma lampada fluorescente de 7W ligada num timer 12h no 12 off. Ao lado da luz um compressor de ar POWER 100 3L/h. esses pontinhos escuros é do proprio isopor

Para o tamanho do terrário, 3 litros por hora não me parece ser uma troca de ar suficiente. O gás carbônico vai acabar acumulando.

Cabem 5 bandejas, eu achei um pouco pequeno, mas tudo bem. Acho que consigo ocupar as 5 bandejas com os 5 copos de 250ml né?

Depende da quantidade de mistura para casing/bulk utilizada... pode não ser suficiente um copo somente (de 250 ml ainda) para uma bandeja dessas.

Um termometro à esquerda e na direita uma jarra de vidro com agua, a magueira clara traz o oxigenio pelo compressor de ar e vai para uma pedra porosa, junto disso um aquecedor com termostato...

eu to meio preocupado com isso aqui, as bolhas de ar que saem pela pedra porosa estão respingando na parte de cima do aquecedor, não sei se essa parte pode pegar agua... alguém tem algum desse aquecedor?

Você pode separar o vidro de aquecimento do vidro de umidificação. O respingo vai parar... não é bom deixar umidade na parte superior do aquecedor não.

Fiz dois furos, um em cada lado da caixa e coloquei lã acrilica, tá bom nesse tamanho? precisa de mais furo?

Parece ser suficiente para a troca de ar, mas eu acho que você precisa rever a sua bomba. ;)
 
Acho que não precisa melhorar nada não mano, ta tudo certo parabéns. acho que a água que esta no aquecedor não eh de respingar pela pedra porosa, e sim do ar úmido que sobe por causa do aquecedor., se tem problema eu ja nao sei heheehe, só uma coisa.. se vc for montar casing, acho q 5 copos vc enxer 2 bandejas cara,, se a quentinha for de 700ml cabem 2 copos em cada... pelo menos aqui eu usava quentinha de 750ml e coloca 2 copos de 220ml em cada e fica até em cima certinho!! parabens ai e boa sorte mano
_______
Pelo que o Rain falou esta certo mesmo, pq vai acabar trocando o ar 1 vez ou mais por hora...
 

Opa professores, os copos que fiz com a strain mexican ainda estão incubando, já os outros 5 de pesa completaram 100% muito saudáveis, fiz os casings com uma camada de fibra de coco e vermiculita e agora estão na incubadora, vou aniversariar dia 15 e dai coloco fotos aqui pro pessoal.
Desculpem a demora pra atualizar o diário, mas está tudo bem. estou estudando bastante, conhecendo novas teks, novos substratos enfim, um período de conhecimento ainda

muito obrigado pela ajuda de todos aqui, grande abraço

vocês são especiais
 
... eu to meio preocupado com isso aqui, as bolhas de ar que saem pela pedra porosa estão respingando na parte de cima do aquecedor, não sei se essa parte pode pegar agua... alguém tem algum desse aquecedor?
View attachment 50574
Fiquei na dúvida aqui... (n)
Não pode ser um problema o aquecedor ser colocado em um recipiente aberto?
A evaporação proveniente do vidro aberto já não seria suficiente para umidificar o ambiente?
Se a premissa acima for verdadeira, o ideal não seria que a pedra porosa ficasse d'água, já que, o contrário poderia gerar um excesso de umidade?
Com o recipiente aberto e a constante evaporação, não seria necessário repor a água com muita frequência para evitar uma possível queima do equipamento aquecedor por falta de água?
E por fim, em que pese as chances de contaminação diminuam drasticamente na fase de frutificação, ficar abrindo o terrário para repor água, não acabaria, consequentemente aumentando a probabilidade de que outros organismos invadam o ambiente?

Só algumas perguntinhas, pra variar, né?! :)
 
Fiquei na dúvida aqui... (n)
Não pode ser um problema o aquecedor ser colocado em um recipiente aberto?
A evaporação proveniente do vidro aberto já não seria suficiente para umidificar o ambiente?
Se a premissa acima for verdadeira, o ideal não seria que a pedra porosa ficasse d'água, já que, o contrário poderia gerar um excesso de umidade?
Com o recipiente aberto e a constante evaporação, não seria necessário repor a água com muita frequência para evitar uma possível queima do equipamento aquecedor por falta de água?
E por fim, em que pese as chances de contaminação diminuam drasticamente na fase de frutificação, ficar abrindo o terrário para repor água, não acabaria, consequentemente aumentando a probabilidade de que outros organismos invadam o ambiente?

Só algumas perguntinhas, pra variar, né?! :)

Não pode ser um problema o aquecedor ser colocado em um recipiente aberto?
Penso eu que não tenha problema não, o aquecedor fica debaixo d'agua, para fora do pote fica apenas o termostato, deixo o pote aberto pro vapor poder sair, esquentando o terrário e também umidificando

A evaporação proveniente do vidro aberto já não seria suficiente para umidificar o ambiente?
Eu moro no sul, e aqui na minha cidade estão tendo temporadas de muito frio, então é realmente necessário esse vapor quentinho que sai do pote aquecido, assim consigo manter a temperatura do meu terrário estabilizada. Não fosse isso acho que os cogumelos iriam congelar, estamos agora com 16º C aqui, fora o ciclone que vai trazer uma frente fria bem pesada aqui pro sul, novamente teremos madrugadas de 3~5 ºC. (nevou em Florianópolis e outros locais, já da pra ter uma ideia)

Com o recipiente aberto e a constante evaporação, não seria necessário repor a água com muita frequência para evitar uma possível queima do equipamento aquecedor por falta de água?
Amigo, concordo contigo no que se refere a queimar o aquecedor, nunca devemos deixar esses aquecedores de aquario ligados fora da agua. sobre a constante evaporação, isso não tende a acontecer, já fiz testes e a perca de agua é bem pequena, não seria necessário ficar repondo não! :D

E por fim, em que pese as chances de contaminação diminuam drasticamente na fase de frutificação, ficar abrindo o terrário para repor água, não acabaria, consequentemente aumentando a probabilidade de que outros organismos invadam o ambiente?
Como comentei, já fiz alguns testes e está tudo ok com o terrário mesmo, não vai ser necessário ficar abrindo ele, e se caso tivesse seria mais para uma troca de ar do que reposição da agua, a agua realmente demora pra evaporar por completo já que não fica em temperatura muito alta, é um esquema bem eficiente!

Amigo, sobre minhas perspectivas é isso ok. não garanto que esteja tudo certo, mas foi o que tive notado ultimamente com o funcionamento do terrário! Espero ter ajudado, grande abraço!
 
Amigo, sobre minhas perspectivas é isso ok. não garanto que esteja tudo certo, mas foi o que tive notado ultimamente com o funcionamento do terrário! Espero ter ajudado, grande abraço!
Tudo muito bem explicado, Kamushardt!
Legal teu esquema! Vou acompanhar seu trabalho.
Essa sua opção por deixar o pote aberto pode ser bem interessante em locais onde o frio é mais intenso, como aqui em Curitiba, por exemplo.
Desejo sucesso! Se tudo corer bem, adotarei a ideia!
Grande abraço, velho! :)
 
Qual a potencia desse aquecedor?

Se a perda de água é pequena é porque a água não está fervendo ou por que está condensando dentro do pote. Em qualquer das hipóteses não vejo como isso ajuda na temperatura.

Esse sistema é bem eficiente para controle de temperatura e umidade. Mas no seu caso se a água não está evaporando, funciona IGUAL uma garrafa fechada e não provê umidade. Nesse caso é necessário o oxigenador mesmo.

usei esse sistema ano passado e funcionou muito bem para temp. e umidade, mas a água evaporava bem rápido. No inverno as trocas de água foram dia sim, dia não. Também moro no sul.
Era um termostato de 100w e um terrario de 100L.

Mas ficar trocando de água com o tempo enche o saco...

A galera que mora mais pra cima (sudeste) usa desse jeito, e funciona muito bem. Mas eles precisam trocar menos de agua...
 
( ...) Usei esse sistema ano passado e funcionou muito bem para temp. e umidade, mas a água evaporava bem rápido. No inverno as trocas de água foram dia sim, dia não. Também moro no sul.
(...) ficar trocando de água com o tempo enche o saco...
Esse era o meu receio.
A necessidade de repor água constantemente acaba sendo um problema (já explanei sobre isso).
Mas, fiquei na dúvida com relação à algo que você afirmou, Slade. Como se conseque controlar temperatura e umidade, se a taxa de evaporação da água é muito baixa? Isso não siginificaria que o aquecedor não está esquentando a água suficientemente, e, consequentemente, não está aquecendo o terrário de maneira eficaz. (Valeu, Slade... não havia pensado nessa relação.)o_O

Eu moro no sul, e aqui na minha cidade estão tendo temporadas de muito frio, então é realmente necessário esse vapor quentinho que sai do pote aquecido, assim consigo manter a temperatura do meu terrário estabilizada. Não fosse isso acho que os cogumelos iriam congelar, estamos agora com 16º C aqui...
Minha dúvida, passa por esse ponto aqui: se esse "vapor" quando sai "quentinho" do pote, tende a subir, tocar o "teto" gelado do isopor, perder rapidamente a temperatura, condensando quase que imediatamente, tornando o ambiente muito úmido, e mais frio, não?! Esse excesso de umidade nas paredes, no fundo e no teto do terrário não tornaria mais dificil aquecê-lo? Isso não torna desnecessário o uso do oxigenador na água?

Mas, se a evaporação não é constante, e a perda de água é pequena, conforme você afirma abaixo, kamushradt:
... sobre a constante evaporação, isso não tende a acontecer, já fiz testes e a perca de agua é bem pequena, não seria necessário ficar repondo não! :D
... a agua realmente demora pra evaporar por completo já que não fica em temperatura muito alta, é um esquema bem eficiente!
... pergunto: "Como você consegue manter o ambiente aquecido, aqui no sul, com o pote aberto e sem evaporar a água? Você faz medição da temperatura do terrário de que maneira!? Segundo suas medições, qual a temperatura média do terrário, velho?" Ficou confuso... rsrsrs (n)

Acredito que essas dúvidas passam pela cabeça de vários "esporos"... aguardo suas respostas, guris
Sigo acompanhando!
Forte abraço e com trabalho! :ler:
 
Última edição:
Agradeço muito a atenção de vocês @Paraná e @SladeAbdala , como disse estou em fase de estudos então nada aqui funciona perfeitamente, ainda estou ajeitando as coisas aos pocuos hehe. Peço que vocês continuem comentando e me ajudando a melhorar meus sistemas. Mas vamos lá:

Qual a potencia desse aquecedor?
É um aquecedor da 7 Star de 50w.

A água evapora sim, o que tenho notado é que isso não acontece tão rápido, talvez pela quantidade de água que fica no pote, realmente não sei. Talvez vá acontecer mesmo de acabar evaporando muito rápido e eu acabar mudando o esquema, a princípio quis fazer o esquema igual ao que o Anatman explica, terrário sem mistério este aqui:
https://teonanacatl.org/threads/terrário-sem-mistério.8579/

Os resultados que obtive são bem próximos ao que ele fala no tópico, a temperatura estável em 25~26 ºC, umidade boa, não tenho termohigrometro mas pelo "olhometro" chuto uns 95% e a troca de ar faço com a bomba de ar dentro do mesmo pote com a agua aquecida.

Como você consegue manter o ambiente aquecido, aqui no sul, com o pote aberto e sem evaporar a água? Você faz medição da temperatura do terrário de que maneira!? Segundo suas medições, qual a temperatura média do terrário, velho?
@Paraná a água evapora sim, mas não me pareceu ser algo tão rápido assim, não significa que meu esquema esteja certo também. Mas nos testes que fiz eu consegui manter a temperatura constante na casa dos 25ºC, faço essa medição com um termometro digital.

É isso meus queridos, obrigado pela atenção, continuem com suas opiniões, nada aqui é concreto ainda estou começando ok!

Grande abraço!
 
Última edição por um moderador:
Esse era o meu receio.
A necessidade de repor água constantemente acaba sendo um problema (já explanei sobre isso).
Mas, fiquei na dúvida com relação à algo que você afirmou, Slade. Como se conseque controlar temperatura e umidade, se a taxa de evaporação da água é muito baixa? Isso não siginificaria que o aquecedor não está esquentando a água suficientemente, e, consequentemente, não está aquecendo o terrário de maneira eficaz. (Valeu, Slade... não havia pensado nessa relação.)o_O
:ler:

não sei se entendi direito o que você quis dizer mas é assim: Se a agua evapora provê umidade, se não, irá prover apenas temperatura. (supondo que o termostato esteja regulado corretamente). Nesse caso é necessário o oxigenador na água.

Pensando melhor agora, acho que esse esquema com a garrafa aberta é melhor mesmo para esses termostatos que são embutidos no aquecedor. Esses termostatos normalmente tem um limite de temperatura baixo. Se deixar o sensor fora da garrafa a temperatura medida será do terrário e não de dentro da garrafa.


A água evapora sim, o que tenho notado é que isso não acontece tão rápido, talvez pela quantidade de água que fica no pote, realmente não sei. Talvez vá acontecer mesmo de acabar evaporando muito rápido e eu acabar mudando o esquema, a princípio quis fazer o esquema igual ao que o Anatman explica, terrário sem mistério este aqui:
https://teonanacatl.org/threads/terrário-sem-mistério.8579/

Vai na fé. O modelo do Anatman é excelente!!!
 
não sei se entendi direito o que você quis dizer mas é assim: Se a agua evapora provê umidade, se não, irá prover apenas temperatura. (supondo que o termostato esteja regulado corretamente). Nesse caso é necessário o oxigenador na água.

Entendi o que tu quis dizer... mas, minha dúvida vai um pouco mais "além"...
É o seguinte, se não há evaporação perceptível, o simples aquecimento da água e o calor proveniente da garrafa já é suficiente para elevar de forma significativa a temperatura do terrário em um clima frio como a do Sul?!
Esta é a dúvida! Se não esquentar a ponto de evaporar, poderia não gerar calor suficiente para manter o terrário na temperatura ideal... entretanto, o Kamushradt já garantiu que está tudo perfeitmente sob controle!
Dúvidas sanadas!
Obrigado a todos

Pensando melhor agora, acho que esse esquema com a garrafa aberta é melhor mesmo para esses termostatos que são embutidos no aquecedor. Esses termostatos normalmente tem um limite de temperatura baixo. Se deixar o sensor fora da garrafa a temperatura medida será do terrário e não de dentro da garrafa.
Mas que filho de uma p*** você, Slade! :p
Está coberto de razão!
Como não havíamos pensado nisso antes, velhinho?!
Vou ter que fazer esse teste... também tenho um aquecedor destes e ele está somente com o regulador de temperatura para fora da garrafa ques está vedada com silicone... quem sabe funciona!
:feliz:
 
Entendi o que tu quis dizer... mas, minha dúvida vai um pouco mais "além"...
É o seguinte, se não há evaporação perceptível, o simples aquecimento da água e o calor proveniente da garrafa já é suficiente para elevar de forma significativa a temperatura do terrário em um clima frio como a do Sul?!
Isso irá depender de outras variáveis: tipo do terrário, tamanho do terrário, potência do aquecedor, tamanho do pote de água. A água não precisa chegar a 100C para gerar calor. A temperatura da água irá depender de quanto calor será necessário.

Mas que filho de uma p*** você, Slade! :p
Está coberto de razão!
Como não havíamos pensado nisso antes, velhinho?!
Vou ter que fazer esse teste... também tenho um aquecedor destes e ele está somente com o regulador de temperatura para fora da garrafa ques está vedada com silicone... quem sabe funciona!
:feliz:

kkkkkk....não tinha pensado nisso antes.
 
Oi pessoal, desculpem a ausência aqui pelo fórum, este cultivo deu certo. Infelizmente tirei poucas fotos deles durante os flushs, tenho algumas aqui que vou compartilhar com vocês e finalizo o diário, foi muito bacana mesmo! Este foi meu primeiro cultivo que vingou, logo vou começar de novo, porém no momento estou focado na onda de vestibulares que esta vindo. Agradeço todos aqui por todo o carinho e atenção, vocês são especiais!

1174995_504796602949849_139824700_n.jpg 1234805_496275573799359_1653440284_n.jpg 1237793_504802106282632_1326093166_n.jpg
 
logo vou começar de novo, porém no momento estou focado na onda de vestibulares que esta vindo. ciais!

Dica: fique longe de experiência por pelo menos um mês ( ou mais) antes das provas, vai que você responda alguma coisa estranha nas questões, ou fique muito alto para responder adequadamente, hehehe :D

Boa sorte!
 
Back
Top