Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Querido Mexican (PF TEK e MILHO TEK)

Diário de cultivo completo.
Boa noite professores, peço licença para iniciar um novo diário sobre meu atual cultivo de Mexican. Ganhei de presente um carimbo desta linda espécie de um membro muito querido aqui do fórum, ao qual sou muito grato.

Vamos começar...

Prefácio
Os copos que usarei aqui são potes de conserva novos, são 8 com a mistura FAI + Vermiculita e 7 com Milho + Vermiculita. Usei arroz integral cateto batido no liquidificador misturado com vermiculita, após isso um selo de vermiculita seca. Foram para a panela de pressão e inoculados dentro de uma glovebox. Tudo feito usando o máximo de cuidado que pude contra contaminantes, com ajuda de Lysol, alcool 70, uma boa limpeza de todo o quarto onde os procedimentos acontecem, luvas, máscaras, tocas, Protex e etc... Fato que me garantiu sucesso, pelo menos por ora, dos 4 copos que inoculei dia 15/06. Também troquei totalmente o quarto onde estou trabalhando, uso agora um cômodo dentro de casa, limpo e sem pessoas entrando e saindo, além disso agora conto com um ar condicionado quente, ferramente que ajuda muito aqui no Sul, nos dias de frio, aí uma foto para vocês darem uma olhada:
49822-c62af5ef3b158f29786fc6f1ba53d09e.jpg


Substrato
O substrato feito com FAI + Vermiculita ocorreu bem, comprei o melhor arroz integral que achei e com ajuda do liquidificador triturei os grãos, mas não muito, um meio termo entre farinha e pedacinhos de grão, a vermiculita clássica e água mineral. Na proporção normal: 2 Vermiculita 1 FAI 1 Agua mineral. Colocados nos potes sem compactar, e recebendo uma ultima camada de vermiculita seca.
O milho segui com as dicas do professor Mauricio , alguns grãos acabaram abrindo, mas creio não ter problema, antes de colocar os milho já seco no pote, uma camada de vermiculita seca foi colocada ao fundo para prevenir o pote de ficar molhado.
Após isso, todos para a panela de pressão, contando 1 hora após sair vapor da panela.

Inoculação
As inoculações foram feitas sob uma glovebox limpa com Lysol e alcool 70, 0,25 ml em cada furo dos potes aprox.

Incubação
Para a incubadora usei duas caixas, como neste esquema:

O aquecedor com termostato mantém a água aquecendo a caixa menor, que tem seus 27ºC constantes, seguem as fotos:

caixa1.jpg
A caixa maior possui travas em sua tampa o que torna possível deixar a caixa menor dentro da água aquecida, porém a água evapora um pouco, e deixa bem úmido o interior dela, a caixa pequena (azul) é tampada e não fica úmida desta forma.

49819-36170d0955a613c6d3156bb7b6aa6869.jpg

Aqui o aquecedor.

49820-d6c8aba18468649aae898c5ee4835412.jpg

Aqui os 15 copos, o termômetro mostra 27ºC. Dentro da caixa podem perceber que a umidade não é presente.

49821-002d8fb4f861ee9ca93bdbc5429d959c.jpg

Aqui a tampa da caixa maior, com as travas, vejam que a umidade é bem nítida na caixa maior...

23/06
Hoje que tirei as fotos para iniciar o diário, tenho 15 copos já inoculados e na incubadora. 4 deles foram inoculados no dia 15, e no dia 20, meu aniversário ganhei um presentão, vejam:
49823-b092528974683fc2c5249338ea357fc4.jpg


Os outros fiz entre os dias 20 e 22, estes são mais 4 de FAI + Vermiculita e 7 de Milho:
todos.jpg

Perguntas
Pergunto aos professores, este esquema da incubadora, está bom? Estou gostando pois consigo deixar os 27 º C constantes, o que é bem complicado aqui pelo Sul, hoje por exemplo a temperatura ambiente é de 16º C, porém queria saber se este esquema é um atrativo para possíveis contaminantes. Eu poderia colocar alguma solução para deixar esta água mais limpa? Ou poderia danificar o aquecedor? Ou está bom assim? Lembrando que dentro da incubadora em si, que é a caixa azul, o ambiente não é úmido. Eu posso dar alguns "sprays" de Lysol na incubadora para deixar mais limpa?

Desde já, meus parabéns a comunidade muito querida daqui, enfim, sem palavras para todo o conhecimento que é passado aqui.

Agradecimentos especiais aos mestres: beraldo Mauricio cubensisdedread Ecuador procrastination Anatman

Grande abraço.
waterlevel_small.gifaquecedor.jpgcaixa2.jpgtampa.jpglaboratorio.jpgmicelio.jpg
 
wow, quanto spawn! Tudo muito bem feito e o lab ficou top!
 
Esse cultivo promete hein! Espero que tudo dê certo e que nasçam os frutos merecidos. Aliás, parabéns pelo aniversário, tomara que daqui algumas semanas esses esporos deem um belo presentão!
;)
 
Vai ter material suficiente para vários flushes aí mano, parabéns pela produção! Acompanhando. :)
 
Parabéns Kamushradt está tudo excelente, prevejo uma produção de dar inveja!

Quanto a contaminação na incubadora, não te preocupa, teoricamente os potes estão selados;)!
 
Me amarrei na sua incubadora!
Muita bacana seu cultivo, tudo muito bem planejado, parabéns. Acompanhando!
PS: O aquecedor possui qual potência?
 
Me amarrei na sua incubadora!
Muita bacana seu cultivo, tudo muito bem planejado, parabéns. Acompanhando!
PS: O aquecedor possui qual potência?

Muito obrigado!
25 W amigo, suficiente para aquecer 25 litros, possui termostato até 32 Cº, paguei em torno de 40 reais, deixa a agua bem aquecida e a temperatura da incubadora fica constante.
Abraços
 
Ah, outra coisa que esqueci de perguntar, qual a litragem das duas caixas? Eu pensei eu fazer minha incubadora desse modo, mas aqui na cidade não achei muitos tamanhos de caixa, nenhuma dava pra encaixar nesse esquema.
 
Ah, outra coisa que esqueci de perguntar, qual a litragem das duas caixas? Eu pensei eu fazer minha incubadora desse modo, mas aqui na cidade não achei muitos tamanhos de caixa, nenhuma dava pra encaixar nesse esquema.


Olha cara, agora você me pegou, como são caixas antigas e eu não achei em nenhuma parte não vou saber te responder, mas chuto uns 40~50 L a maior e a menor uns 10~15? Chuto isso. Na maior eu calculei, 18 litros ficou bom para deixar a caixa menor bem submersa na água, como o aquecedor é pra 25, serviu bem. Essa caixa é um modelo antigo pra brinquedos da Sanremo e possui essas travas que são perfeitas, hehe, mas acho que algumas marcas fabricam com travas assim...
 
beleza de preparo, boa sorte no cultivo!
 
Oi pessoal, então

os copos estão indo bem, os 4 primeiros que já davam sinal estão seguindo bem, e os outros de FAI + vermiculita também vingaram. Os de milho ainda não apresentam nada, penso que talvez o milho demore um pouco para dar sinais.

Agora uma preocupação, em uns 3 copos apareceram manchas laranjadas no vidro, em cima da camada de vermiculita. O que achei estranho é que as manchas não estão no substrato, mas no vidro, depois da camada de vermiculita, após a camada de vermiculita não tem nenhum sinal dessas manchas, e o micélio está aparente e se desenvolvendo normalmente... O que pode ser? Uma contaminação que não conseguiu alcançar o substrato? Deve ser só questão de tempo para alcançar ? O estranho é que depois da camada de vermiculita não tem essas manchinhas ... ai as fotos:

DSC03150.JPGDSC03148.JPGDSC03149.JPGDSC03147.JPG

devo descartar?
 
Bom pessoal, gostaria de avisar que estou finalizando o diário, pois no momento estou me dedicando à culturas em agar com contaminantes alaranjados alienígenas, segue foto:

agar.jpg


Brincadeira,

na verdade estou passando um aperto aqui, pois desta vez fiz tudo com todos os cuidados e... como viram no último relado do diário (sobre as manchas laranjas), elas acabaram aparecendo em mais alguns outros copos. Aí vão algumas conclusões que tirei:

- Pequenas manchas laranjas, mas pequenas mesmo, a maior não chega à 0,5cm e não mudam à mais de uma semana, por isto penso que seja algo com desenvolvimento bem lento no meio que está... (copos). Já o micélio do cubensis continua à se desenvolver constantemente, estes que ficam dentro da incubadora à 26º C.
- As manchas se concentram apenas sobre o selo de vermiculita, o substrato apresenta apenas sinal do micélio. Toda essa situação me deixou um pouco preocupado, então peguei o copo que estava com a maior presença do "contaminante" e abri ele para examinar...

Comecei a examinar com máscara, mas depois de um tempo senti que não tem cheiro nenhum, está tudo bem nessa questão, logo que abri vi a imagem da tampa, em cada furo feito para inoculação ao redor deles uma manifestação laranjada:
contaminaçao1.jpg
O que pode ter sido? Talvez o prego que usei para furar as tampas?

contaminaçao2.jpg
A fita isolante? Vejam que é bem ali no furo mesmo...

Tudo bem, vi isso e já pensei que ia ver algo horrível dentro do pote, mas não. O selo de vermiculita não tinha cheiro nenhum, e a cor estava normal. Dispensei o selo, e comecei a examinar o substrato, e igualmente saudável, sem cheiro, e nem sinal do contaminante. Fiquei um pouco triste por ter destruído um micélio que estava se formando bem, mas infelizmente tive que relatar o acontecimento aqui, pois não sei do que se trata. Segue outras fotos:

contaminaçao3.jpg
O substrato estava assim, limpo aparentemente, sem cheiro e sem sinal do contaminante em nenhum lugar, nem no vidro.

contaminaçao4.jpg
As manchas ficavam no vidro após o selo de vermiculita seca, abaixo do selo o vidro estava apenas com sinal do micélio.

contaminaçao5.jpg
Essa era uma das maiores manchas dentre todos os copos manchados, pra verem como eram realmente pequenas. Elas permanecem assim à mais de uma semana, tendo seu desenvolvimento muito menor comparadas ao micélio do cubensis...

O que acham? Devo descartar todos os copos? Será que o cubensis não consegue colonizar o substrato antes que esse contaminante consiga se manifestar o suficiente à ponto de passar o selo de vermiculita (se é que ele consegue) ? Estou preocupado...

Abraços
 
Última edição por um moderador:
caro Kamushradt, os contaminantes não cresceram né? sendo assim não acho necessário descartar todos os copos, manchas coloridas como estas geralmente são leveduras (que também são fungos), não sei exatamente a relação que esta sua contaminação poderia ter com o micélio de cubensis, mas eu esperaria antes de descartar! vai que o micélio avance mais rápido que a contaminação...

sigo acompanhando com expectativa!
 
caro Kamushradt, os contaminantes não cresceram né? sendo assim não acho necessário descartar todos os copos, manchas coloridas como estas geralmente são leveduras (que também são fungos), não sei exatamente a relação que esta sua contaminação poderia ter com o micélio de cubensis, mas eu esperaria antes de descartar! vai que o micélio avance mais rápido que a contaminação...

sigo acompanhando com expectativa!


Atualmente o micélio segue se desenvolvendo muito mais rápido que essa "contaminação" sim, o contaminante se prolifera bem lentamente...

Obrigado pelas informações !
 
O que acham? Devo descartar todos os copos? Será que o cubensis não consegue colonizar o substrato antes que esse contaminante consiga se manifestar o suficiente à ponto de passar o selo de vermiculita (se é que ele consegue) ? Estou preocupado ...

Acho que ainda é cedo (déjà vu!). Não se preocupe à toa, esqueça os potes por alguns dias, deixe o micélio evoluir.

Agora que tirou foto da tampa, começo indagar se o tal "contaminantes alaranjados alienígenas" seja uma gotícula de ferrugem.
 
Acho que ainda é cedo (déjà vu!). Não se preocupe à toa, esqueça os potes por alguns dias, deixe o micélio evoluir.

Agora que tirou foto da tampa, começo indagar se o tal "contaminantes alaranjados alienígenas" seja uma gotícula de ferrugem.


Olha só, bem pensado... Pode ser mesmo. Eu imagino que tenha algo a ver com ferrugem também...
 
Opa pessoal, tudo certo?

Então, sobre os copos eu percebi que usar copos grandes, tipo de conserva não é muito bom não, o melhor é fazer os menores mesmo copinhos pequenos. Eu fiz mais 5 copos de FAI + Vermiculita... copos de 250ml e estão quase 100%, bem bonitos...

Mas queria a opinião do pessoal sobre meu terrário, montei ele e quero criticas e concelhos em algo que eu possa melhorar... Aí vai:

Fiz com uma caixa nova de isopor de 80L, fiz de isopor pq aqui no sul faz muito frio e o isopor seria o melhor isolante. A luz vem de uma lampada fluorescente de 7W ligada num timer 12h no 12 off. Ao lado da luz um compressor de ar POWER 100 3L/h. esses pontinhos escuros é do proprio isopor


Coloquei vidro na tampa para a entrada de luz e num lado para poder dar um visu nos cogus, me inspirei nos terrarios do mestre cubensisdedread kkk



Cabem 5 bandejas, eu achei um pouco pequeno, mas tudo bem. Acho que consigo ocupar as 5 bandejas com os 5 copos de 250ml né? Um termometro à esquerda e na direita uma jarra de vidro com agua, a magueira clara traz o oxigenio pelo compressor de ar e vai para uma pedra porosa, junto disso um aquecedor com termostato...


Fiz dois furos, um em cada lado da caixa e coloquei lã acrilica, tá bom nesse tamanho? precisa de mais furo?


eu to meio preocupado com isso aqui, as bolhas de ar que saem pela pedra porosa estão respingando na parte de cima do aquecedor, não sei se essa parte pode pegar agua... alguém tem algum desse aquecedor?


aí o timer


E então, o que voces acham? assim tá bom? onde eu posso arrumar?

Obrigado a todos, vocês são especiais

abraços!
terrario1.jpgterrario2.jpgterrario3.jpgterrario4.jpgterrario5.jpgterrario6.jpgterrario7.jpg
 
Última edição:
Back
Top