Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Queda na produtividade

MarceloHirosse

Hifa
Membro Ativo
09/03/2022
352
8
54
Fala galera,

Fiz meu primeiro cultivo no qual o 1° flush (imagem em anexo) teve uma produtividade incrível (25 cogumelos).
Após a colheita fiz o dunk por 24 hora na geladeira, no qual vacilei e usei água da torneira.
Ao retornar o bolo para o terrário, decidi colocá-lo de cabeça para baixo, imaginei que poderia render mais dessa forma.
Infelizmente, agora no 2° flush fui surpreendido com uma colheita de apenas 2 cogumelos, os quais nasceram tímidos nas laterais.
Notei também a presença de dois pequenos focos de mofo (cobweb) crescendo na parte inferior do bolo, mas parece estar contido naquela região.

Compreendo que é muito relativo, mas considerando que a temperatura e umidade do terrário foram mantidas, o que pode ter sido a causa desse resultado?
Não deveria ter virado o bolo? A água da torneira contaminou o interior do micélio? O 3° flush tende a ser igual/pior?

Obs: A variedade em questão é a Thai Koh-Samui
 

Anexos

  • psilo02.png
    psilo02.png
    1.8 MB · Visualizações: 14
Não vejo a cobweb na foto.

Virar o bolo de cabeça pra baixo... é hábito de caça? Virar a bosta da vaca... Não teria porque fazer diferença. Mas também não é um erro.

E água da torneira não faz mal ao micélio, pelo menos a água corrente comum.

------

É isso.

Passados quase 1 mês, como renderam os demais flushes?
 
Não vejo a cobweb na foto.

Virar o bolo de cabeça pra baixo... é hábito de caça? Virar a bosta da vaca... Não teria porque fazer diferença. Mas também não é um erro.

E água da torneira não faz mal ao micélio, pelo menos a água corrente comum.

------

É isso.

Passados quase 1 mês, como renderam os demais flushes?
É impressionante o quanto a gente aprende em 1 mês estando motivado kkk
De fato não era cobweb, mas sim um crescimento tomentoso do micélio nos locais onde houve acumulo de água.

Quanto à estratégia de virar o bolo... ainda não sou capaz de opinar quanto à eficácia. Sei que no cultivo doméstico de outras espécies, como o juba de leão, é comum vedar o furo inicial e abrir um novo em outra parte do saco de cultivo. Aparentemente - nesse caso - os resíduos da colheita podem atrapalhar flushes futuros. Alguma chance de que o mesmo seja aplicável aos cubensis?

Por fim, o resultado dos 2 flushes seguintes do meu pequeno casing estão nas fotos em anexo. A produção em si estava dentro do esperado pra um micélio desgastado, mas infelizmente continuaram crescendo nas laterais e quase todos tiveram rachaduras na estirpe.

Nos próximos plantios pretendo preencher os vãos com vermiculita à medida que o bolo for murchando. Minha teoria é que o excesso de umidade induziu a frutificação nessas áreas, mas dicas pra evitar essa situação são muito bem vindas.
 

Anexos

  • 02.jpeg
    02.jpeg
    268.4 KB · Visualizações: 9
  • 03.jpeg
    03.jpeg
    258.3 KB · Visualizações: 9
Aparentemente - nesse caso - os resíduos da colheita podem atrapalhar flushes futuros. Alguma chance de que o mesmo seja aplicável aos cubensis?

Essa deixo aos doutos membros do fórum que possam responder. :cafe:

A produção em si estava dentro do esperado pra um micélio desgastado, mas infelizmente continuaram crescendo nas laterais e quase todos tiveram rachaduras na estirpe.

Crescer nas laterais (me perdoe o negrito) não é um problema. Ainda acho que se liga à questão estética que o povo curte. Mas crescendo em cima ou dos lados, os cogumelos são os mesmos. Em alguns casos, crescer dos lados pode ser chato pra colheita. Fora isso, não faz diferença. Às vezes é melhor aceitar e adaptar:
  1. Aprender a como puxar cogumelos das laterais sem quebra-los, que exige mais delicadeza, mas eles muitas vezes vêm inteiros;
  2. Ou ter a paciência de retirar o bloco de onde está, colher e colocar de volta.

Por exemplo, com base na minha experiência, nos in vitro com material continente que não seja escuro de fábrica e de metal, fatalmente irá haver pinagem lateral. Vem tudo amassado nos primeiros, mas depois o espaço que abre com a redução do micélio faz com que os cogumelos laterais cresçam mais livremente. Eu simplesmente parei de querer controlar esse fator, pois o escurecimento artificial, através de fitas isolantes, não gerava o impedimento desta ocorrência.

Hoje é massa ver os pinos lá no fundo do copo crescerem e irem buscar o ar lá em cima (Completo - Cultura Negligente #3 - In Vitro Tek - Australian - 15º Cultivo). É, afinal, como ocorre na natureza: o cogumelo se vira pra ir pra um local em que sua esporulação seja eficaz, e meio que ele sente quando termina a pressão em volta. Nem sempre ele dá tempo de abrir o chapéu já sobre o copo, mas muitas vezes sim.

---

Observe que seu casing é facilmente removível pra colheita das laterais. Então tá de boa.

Nos próximos plantios pretendo preencher os vãos com vermiculita à medida que o bolo for murchando. Minha teoria é que o excesso de umidade induziu a frutificação nessas áreas, mas dicas pra evitar essa situação são muito bem vindas

Colocar vermiculita nas laterais é interessante, mas na minha experiência pessoal reduz mas não impede que frutifique. Eu prefiro usar o preenchimento de vermiculita nas laterais como forma de dar algumas vemiculitas novas pro micélio rejuvenescer num breve crescimento vegetativo antes da próxima frutificação, ajudando a absorver águas e os minerais da vermiculita - bem como reduzir áreas expostas do micélio pra contaminantes, já que há um casing de proteção. E, num grau menor, pra reduzir pinagens laterais.

E, bem, a tendência a frutificar pelos lados é por conta da umidade ali estar melhor, mas também pode ter a ver com as hifas que se formam ali... não sei dizer.

Tem uma tek na Biblioteca focada nessas frutificações laterais, tirando proveito dessa facilidade pra aumentar o rendimento: Casing - Nova tek - Casing Edging (Bordeando) . Não que você vá usar essa tek, mas apenas serve de parâmetro pra quebrar o paradigma precipitado de haver malefício na pinagem lateral (exceto pelo formato "feio" dos frutos e dificuldade de colheita em alguns casos).
 
Última edição:
Essa deixo aos doutos membros do fórum que possam responder. :cafe:



Crescer nas laterais (me perdoe o negrito) não é um problema. Ainda acho que se liga à questão estética que o povo curte. Mas crescendo em cima ou dos lados, os cogumelos são os mesmos. Em alguns casos, crescer dos lados pode ser chato pra colheita. Fora isso, não faz diferença. Às vezes é melhor aceitar e adaptar:
  1. Aprender a como puxar cogumelos das laterais sem quebra-los, que exige mais delicadeza, mas eles muitas vezes vêm inteiros;
  2. Ou ter a paciência de retirar o bloco de onde está, colher e colocar de volta.

Por exemplo, com base na minha experiência, nos in vitro com material continente que não seja escuro de fábrica e de metal, fatalmente irá haver pinagem lateral. Vem tudo amassado nos primeiros, mas depois o espaço que abre com a redução do micélio faz com que os cogumelos laterais cresçam mais livremente. Eu simplesmente parei de querer controlar esse fator, pois o escurecimento artificial, através de fitas isolantes, não gerava o impedimento desta ocorrência.

Hoje é massa ver os pinos lá no fundo do copo crescerem e irem buscar o ar lá em cima (Completo - Cultura Negligente #3 - In Vitro Tek - Australian - 15º Cultivo). É, afinal, como ocorre na natureza: o cogumelo se vira pra ir pra um local em que sua esporulação seja eficaz, e meio que ele sente quando termina a pressão em volta. Nem sempre ele dá tempo de abrir o chapéu já sobre o copo, mas muitas vezes sim.

---

Observe que seu casing é facilmente removível pra colheita das laterais. Então tá de boa.



Colocar vermiculita nas laterais é interessante, mas na minha experiência pessoal reduz mas não impede que frutifique. Eu prefiro usar o preenchimento de vermiculita nas laterais como forma de dar algumas vemiculitas novas pro micélio rejuvenescer num breve crescimento vegetativo antes da próxima frutificação, ajudando a absorver águas e os minerais da vermiculita - bem como reduzir áreas expostas do micélio pra contaminantes, já que há um casing de proteção. E, num grau menor, pra reduzir pinagens laterais.

E, bem, a tendência a frutificar pelos lados é por conta da umidade ali estar melhor, mas também pode ter a ver com as hifas que se formam ali... não sei dizer.

Tem uma tek na Biblioteca focada nessas frutificações laterais, tirando proveito dessa facilidade pra aumentar o rendimento: Casing - Nova tek - Casing Edging (Bordeando) . Não que você vá usar essa tek, mas apenas serve de parâmetro pra quebrar o paradigma precipitado de haver malefício na pinagem lateral (exceto pelo formato "feio" dos frutos e dificuldade de colheita em alguns casos).
Quanta dica top @ExPoro!

Meu problema com a pinagem lateral não é só estético, mas é que os cogumelos tem se quebrado antes de atingirem a maturidade, ficando com um aspecto murcho.
Vi num post aqui no fórum um membro equilibrando um isqueiro em cima do píleo de um cogu, impossível algo do tipo por aqui, já que a estirpe fica estranhamente larga, com a parede muito fina, translúcida e o interior oco.

Não é um problema da strain, pois ocorreu com o Tai Koh Samui e com um casing de B+ AKM. Sinto que estou falhando em algum outro parâmetro de cultivo.

Obrigado pelas indicações, estou curiosíssimo pra testar o tal do bordeamento!
 
Back
Top