Tem muitas informações erradas e incompletas nesse tópico, eu quero ajudar.
Olhar para o sol não danifica a visão por causa da luz, é por causa do calor. A dor que você sente ao olhar diretamente para o sol é porque sua pupila tenta se fechar completamente para evitar que o calor (em termos menos leigos, a radiação UV) atinja a retina, e a pupila é muito eficiente em proteger sua retina, por isso chega até doer. Nesse caso da pupila dilatada o calor passa, as proteínas na retina ficam agitadas e as ligações se rompem, mas para isso acontecer precisa ter um aumento na temperatura (dentro do seu olho, não o calor que você sente!) próximo a 10c, algo que você não vai conseguir a menos que olhe diretamente para o sol ou um laser, nesse caso entre 5 e 10 segundos seria suficiente para destruir sua visão.
Existe ainda estudos sobre a luz azul danificar a retina em exposição prolongada, mas se você procurar o estudo de onde isso surgiu pode ver que foi um experimento com ratos, em gaiolas fechadas com exposição contínua a luz azul forte, onde apenas alguns tiveram a visão danificada após 7 dias de exposição, esses testes foram feitos em ambientes muito mais extremos do que sua vida cotidiana usando seu celular ou computador, não tem casos de visão humana danificada por "luz".
Mas um adendo, pessoas com problemas oculares geralmente tem mais sensibilidade ocular, e os sintomas são exatamente esses, ver fumaça ou embaçado, pontos ou manchas. Se está tendo esses sintomas pode indicar que seus olhos estão sensíveis e mais vulneráveis, nesse caso eu me preocuparia em usar óculos de sol mesmo sem a dilatação ou cogumelos, porque não é isso que está causando esses sintomas, você só enviou mais estímulos.
Também sobre a relação de pupila dilatada e visão embaçada eu não tenho conhecimento sobre isso para compartilhar, mas sei que alguns medicamentos que eu tomava causavam visão embaçada sem nenhuma dilatação, e sei também que quando cogumelos dilatam meus olhos, eu vejo muito mais nítido e detalhes, então não deve ter relação a dilatação com a visão embaçada (?)
Eu acredito
@Mary09 que você tem uma reação comum de usar cogumelos. Eu tenho estrabismo e consigo ler normalmente, mas no dia seguinte de usar cogumelos está muito pior, vejo letras duplicadas, mas não demora muito para voltar ao normal. No seu caso eu me preocuparia mais com a sensibilidade natural dos seus olhos que já passaram por uma cirurgia, do que com a interferência dos cogumelos nisso.