Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psilocibina Destrói os Neurônios?

E o mucimol dos amanitas?

Alguém já fez check-up depois da trip?

vlw
 
segundo o psiquiatra q me atendeu no hospital das clínicas qdo eu tive q tomar subitramina, ele me disse q psilocibina causa sim danos aos nerônios. Mata neurônios, mas não tem comparação com a "ganja"

uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
Você acha certo acreditar em qualquer coisa que um medico que te receita SIBUTRAMINA- uma MERDA de uma anfetamina que vicia e transforma a pessoa que usa praticamente num viciado em cocaina ??
me diz uma coisa ele era um endocrinologista mesmo ou te receitou assim só porque é MODINHA todos os gordinhos tomarem essa merda agora?
cara se liga, na boa.
isso é MERDA.
nao vai te ajudar emagrecer nada.
e pior, vc vai mudar seu comportamento totalmente e se VICIAR nessa porcaria.
:(SIBUTRAMINA = MERDA MERDA MERDA.
e eu nao to zuando com vc, quero realmente o seu bem.

E o mucimol dos amanitas?

Alguém já fez check-up depois da trip?

vlw
Os amanitas devem sim causar algum tipo de dano pois tem um veneno poderosissimo agregado aos alcaloides.
Durante a volta, ficamos exaustos e no day after, EU fico meio lesadao, lerdo sem vontade alguma.
isso é somente suposiçao.
ja com cubensis até que PROVEM o contrario continuo os julgando como um ELIXIR de saúde. (carrega 9999HP/ 999MP de todos participantes do grupo)
 
Última edição por um moderador:
Eu queria saber como é que se faz essa medição de perda de neurônios, e além disso, que tem de mais perder um ou outro heheheh :D:D
 
bom como Biólogo que sou :luz:
acredito sim que psilocibina mata neurônios:pos:

tudo o que é bom mata neuronios :(:D

hahahaha:)kkkkkkkkkkkkk
quero que se dane se mata ou não


Adorooooooooooooooooo:D:pos:

Jhon lock:cool:
 
Destruir eu acho q destroi sim mas acho tb q para destruir o suficiente para que o camarada fique "afetado" só com o caboco comendo o tenpo todo os cogumas ou tomando lsd direto. Que dai é mais letal para as células(o LSD). Como usamos mais o LSA, supostamente, acho q a perda é bem menor. Imagina todos aqueles mexicanos, astecas e maias na idade mais avançada? Pode velos "retardados"?
 
Destruir eu acho q destroi sim mas acho tb q para destruir o suficiente para que o camarada fique "afetado" só com o caboco comendo o tenpo todo os cogumas ou tomando lsd direto. Que dai é mais letal para as células(o LSD). Como usamos mais o LSA, supostamente, acho q a perda é bem menor. Imagina todos aqueles mexicanos, astecas e maias na idade mais avançada? Pode velos "retardados"?
voce nao deveria usar nem maconha irmao.
ja foi.:pos:
 
Tudo vai ser uma questão de dose.

Mas tenho lido muito acerca de regeneração de neurônios e tenho feito uma espécie de dieta afim de promover uma "reparação" dos danos causados pela coca+álcool, coisas do passado.

Então, sem precisar citar fontes, confirmo o que o Morta postou, já li isso também, o LSD, a Psilocibina, pela similaridade de ação com o DMT e serotonina, estão correlacionados à regeneração de dendritos dos neurônios, até agora, os estudos apontam que eles (lembrem que isso envolve dosagem) aumentam o número de conexões entre os neurônios.

Vocês conhecem o remédio Hydergine??? o princípio ativo do bicho é a ergocripitna, uma das 25 moléculas sitetizadas a partir do ácido lisérgico pelo saudoso Hoffman, então, este remédio é vendido, para recuperação de memória e melhoria geral do comportamento do indivíduo, é vendido a decadas e parece funcionar bem, li em alguns trabalhos científicos que ele aumenta o número de conexões entre os neurônios. Achei que isto era muito interessante pq, por se tratar de medicamento, existem pesquisas e o pessoal tem interesse em divulga-las, já quanto ao LSD e Psilocibina, obviamente haveriam restrições à divulgação.

Realmente, por tudo que já li até hoje, considerando que as doses que são usuais para as viagens são infinitamente pequenas em relação à dose letal da psilocibina, o meu ponto de vista é que a ação dos cogus é benéfica para o cérebro, talvez seja ruim para o fígado, mas nunca encontrei nada (científico) sobre isso.
 
Francamente... Oxigênio mata. Tudo em excesso mata. Uma garota no Texas morreu a um tempo atras intoxicada por agua. É isso mesmo agua!
Ela participava de um concurso pra ver quem conseguia beber mais agua e depois de 4 litros morreu.

Levar esse negócio ao pé da letra é a maior enganação de todos os tempos. Fantasia para você não usar cogumelos e descobrir que a vida proposta pela sociedade é um fiasco total.

Usem o que quiserem... Já conheci um cara que fumava crack a 7 anos e tava vivo... Podre mas vivo. Portanto esse assunto é totalmente relativo.

Provavelmente todos vocês vão conhecer pessoas que usam todo tipo de substancias muito mais inteligentes e espertas que muita gente naturalista saúde total.

Se fossem abrir uma investigação sobre cada substancia que ingerimos no nosso dia-a-dia, porvavelmente descobririam que mais da metade delas matam neurônios. Quem procura acha.
 
é galera, eu acho que a discussão aqui está indo pra um lado muito maior do que a simples 'queima de neurônios'. li um texto um pouco tendencioso esses dias (minhas restrições sobre como se faz ciência não cabem aqui) se quiserem verifiquem aqui . Os efeitos adversos da psilocibina principalmente com outras 'drogas' misturadas, podem levar pessoas a colapsos nervosos e outras disfunções... ninguém sabe ainda a relação com a parte neuronal, disposição psicológica, histórico de pacientes etc. Tem caso de um cidadão que comeu 200 cogumelos e bebeu 2 pints de cerveja - passou um tempão no hospital...
 
Tem caso de um cidadão que comeu 200 cogumelos e bebeu 2 pints de cerveja - passou um tempão no hospital...

caraaajo
200 cogumelos mata de indigestão, né não?
 
A diferença entre remédio e veneno esta na dosagem...
 
Bem...

Quanto mais respiramos, mais radicais livres produzimos, quanto mais radicais livres no corpo, mais rapido as celulas envelhecem consequentemente envelhecemos, quanto mais rapido envelhecemos, mais rapido vamos duma dessa pra melhor, intaum pq os medicos receitam corridas como habito de vida saudavel ? :confused:

È tudo controverso, varia de pessoa pra pessoa

Quanto a psilobina e muscimol, creio EU que so tenha a fortalecer a ligação entre os neuronios, tive consultas com uma noergologista e ela me afirmou em bases de estudos atuais que para vc conseguir fixar uma lembrança em seu cerebro, tem de despertar muitos senaum todos os sentidos de seu corpo, tato, paladar, olfato, etc...:rolleyes:

Ocorrendo isso, seus neuronios formam ligaçoes mais fortes e ativas, ocasionando benefícios, ate onde eu saiba cogumelos provocam uma explosão nos sentidos, fazendo assim fortalecer ainda mais ligaçoes de neuronios em várias áreas do seu cérebro, a não ser que: no muscimol ou psilobina tenha algo que degenere os neuronios, ai essa parte eu deixo para quem entende :D
 
Se psilocibina matasse neurônios eu já deveria estar em cima de uma cama, babando e sendo cuidada por uma enfermeira... Sério, não acredito que li isso.

A Wikipedia não é uma fonte confiável, procure artigos científicos quando precisar de orientação. Qualquer um usa internet, e como a Wiki é uma enciclopédia pública, qualquer um escreve nela o que bem entende.

Sou membro desde o fórum antigo, não costumava postar lá (nem aqui, mas passo de vez em quando para saber como andam as coisas), mas sempre gostei de ler os relatos e foi através do Cogumelos Mágicos que tive a idéia de escrever minha monografia, justamente sobre a psilocibina. O NeuroFX já postou ela aqui há bastante tempo. Sou farmacêutica, estudei o assunto de trás pra frente, pelo avesso e plantando bananeira, e DEFINITIVAMENTE esse lance de que a substância mata neurônios é lenda urbana.

Teve um rapaz que relatou aqui que a sua psiquiatra lhe falou que causa dano neurológico... Se assim fosse seria completamente antiético utilizá-la em experiências científicas com humanos, coisa que é largamente praticada na Suíça e na Alemanha, onde as pesquisas sobre modelos do metabolismo cerebral em esquizofrênicos continuam a ser realizadas.

Aliás esse é o ponto: Como qualquer alucinógeno simula uma condição esquizóide enquanto seus efeitos se fazem valer, o consenso entre os cientistas é de que embora a substância não cause mal algum, caso o usuário já tenha a pré-disposição para a doença (ou seja: é esquizofrêncio só que ainda não surtou), ela será capaz de desencadear o primeiro surto. A psilocibina não deixa ninguém esquizofrênico, quem surta já tinha a doença, só que ela ainda não tinha se revelado. Por isso é preciso que o pretendente avalie seu histórico familiar antes de ingerir cogumelos, a fim de pesquisar casos da doença na família e fazer uma avaliação de risco mais precisa.

É preciso ter muito cuidado com as informações que são passadas adiante à respeito desta substância, sob a pena de que fiquemos ainda mais estigmatizados perante a sociedade. A verdade deve ser buscada sempre, e creio que todo usuário fiel de cogumelos é um buscador dela, mas as vezes ela está escondida atrás de um manto pesado de ignorância.

Abraços.
 
Se psilocibina matasse neurônios eu já deveria estar em cima de uma cama, babando e sendo cuidada por uma enfermeira... Sério, não acredito que li isso.

se maconha matasse neurônios, eu já estaria em cima de uma cama, babando e sendo cuidado por uma enfermeira. AINDA NÃO ACONTECEU, ENTÃO É CLARO QUE POSSO CONCLUIR QUE É VERDADE? discordo do seu modo de fazer ciência :)


Aliás esse é o ponto: Como qualquer alucinógeno simula uma condição esquizóide enquanto seus efeitos se fazem valer, o consenso entre os cientistas é de que embora a substância não cause mal algum, caso o usuário já tenha a pré-disposição para a doença (ou seja: é esquizofrêncio só que ainda não surtou), ela será capaz de desencadear o primeiro surto. A psilocibina não deixa ninguém esquizofrênico, quem surta já tinha a doença, só que ela ainda não tinha se revelado. Por isso é preciso que o pretendente avalie seu histórico familiar antes de ingerir cogumelos, a fim de pesquisar casos da doença na família e fazer uma avaliação de risco mais precisa.

da mesma forma que a ciência diz que 'só quem já tem histórico' pode sofrer uma disfunção, fico muito inclinado a desconsiderar de primeira: uma única pessoa me falando que nunca havia tido problemas, nem tinha histórico, e que sofreu de algo parecido, já derruba a nossa ciência achatada

É preciso ter muito cuidado com as informações que são passadas adiante à respeito desta substância, sob a pena de que fiquemos ainda mais estigmatizados perante a sociedade. A verdade deve ser buscada sempre, e creio que todo usuário fiel de cogumelos é um buscador dela, mas as vezes ela está escondida atrás de um manto pesado de ignorância.

Principalmente precisamos ter muito cuidado com a nossa própria vontade - de que não seja um vetor dessas disfunções. Infelizmente a ciência considera números, e um caso que seja um 'desvio' do padrão (como essa pessoa que não tinha antecedentes e que teve problemas) é só estatística pra ela. Mas não é só isso pra quem tá se sentindo mal - e é nesses que talvez possa me encaixar (por quê não?).
 
tem gente q tem cabeça pra fraca e para encarar a verdade
ou a entendem de maneira errada
eu conheço duas pessoas q tomaram cogumelo e ficaram mal
estao a anos tomando remédios antidepresivo e tal
uma delas ja tinha predisposioçao pois o problema dela era depressao por falta de lítio no celebro
ja o outro era um cara novinho de un16 anos
pirou
chegou na casa dele falando q tava louco desesperado e tinha tomado cogumelo
aí a mae dele pra piorar a situação leovu ele no ppsiquiatra
hoje em dia o cara é um católico fanatico q toma remédio
mas isso nao foi culpa do cogumelo
foi culpa da pessoa q usou ele de maneira errada pois tinha mente fraca e nao tinha preparo
por exemplo
acredito q odos aki ja usaram alguma substancia mais fraca antes de iniciarem nos cubensis
ninguem faz muaythai e jiujitsu sem nunca ter feito capoeira ou judo entende
se fizerem estarao muito mais propicios a lesoes
 
nao existe preparação, treino ou predictibilidade em uma tripp de cogumelos.
tem é gente que é HOMEM pra encarar a si proprio e um bando (99.9999%) de bundoes, que acham que o conforto da sua cadeira + um uísque+ um baseado sao o suficiente pra eles ficarem | numa boa |.
todo mundo quer ficar numa boa.
 
Deixe-me ver se entendi Vinicius... Você está afirmando que a maconha mata neurônios? (Isso não é sarcasmo, estou perguntando mesmo tá? Tenho consciência de que vivemos numa torre de Babel, então eu posso ter te interpretado mal). Bem, isso é outro mito, já derrubado pela ciência. Pode ficar tranquilo, você nunca ficará em cima de uma cama babando e sendo cuidado por uma enfermeira :D. É óbvio que não faço ciência partindo apenas da minha experiência pessoal, como você interpretou. No máximo eu tento aliar o que eu vivo com o saber corrente disponível. Esse foi apenas um modo descontraído de ironizar uma informação incorreta, propagada aos quatro ventos, e que as pessoas teimam em acreditar mesmo quando ela contradiz a sua própria vivência pessoal, esse é um fórum informal e portanto me sinto livre para usar a linguagem coloquial aqui, sem floreios científicos para explicar o que quero dizer.

Conheço uma única pessoa que tem reações violentas quando por acaso ingere alho. Coceiras pelo corpo, febre, vômitos. Logo, seguindo seu raciocínio, eu posso admitir que o alho é nocivo? Essa é a maneira correta de fazer ciência? Segundo você, qual seria a maneira correta de fazer ciência? É verdade que ela se orienta por números, dados frios e sem alma. Mas entre ficar com ela ou com achismos, escolho a primeira opção. Não acho nossa ciência tão achatada, acho que fazemos o melhor que podemos. Desconfiar de tudo que a ciência diz implica em desconfiar que a Terra é redonda ou de que a água ferve a 100°C... E acho que ninguém vai ser tolo o bastante para tal. O problema da ciência, na minha opinião, é a super-especialização: O cientista atual sabe muito sobre quase nada.

Antigamente os cientistas eram químicos, filósofos, arqueólogos, astrônomos (as vezes astrólogos) e até mesmo artistas nas horas vagas (como é o caso de Da Vinci ou Chandra Bose). Eles uniam diferentes vertentes de conhecimento, o que é praticamente impossível fazer hoje, num mundo cada vez mais cartesiano.

Li o estudo que você apontou em um dos posts acima, e acho, sempre achei, que o que falta na ciência é a interatividade entre diferentes disciplinas. Uma abordagem exclusivamente farmacológica dos casos é errada, talvez se uníssemos a psicologia à explanação destes casos, tudo ficasse mais claro. Nos parágrafos abaixo, tento fazer isso:

Leary, nos anos 60, afirmava que tanto o LSD quanto a psilocibina são incapazes de gerar distúrbios psiquiátricos por si mesmos, mas segundo ele o que ocorria é que após uma bad trip muito pronunciada, o indivíduo pode ser acometido por um trauma, semelhante à qualquer outro trauma psicológico a que podemos ser expostos no dia a dia (como um assalto, por exemplo), e que isso sim pode gerar algum psicodistúrbio, não a substância em si. Estou seriamente inclinada a concordar com ele, uma vez que eu mesma, após muito tempo fazendo uso de cogumelos, um belo dia tive uma bad trip violenta, e fiquei um tempo meio... Esquisita, mas me recuperei e voltei a fazer uso, sem nenhuma complicação.

O psicoterapeuta Stanislav Grof utilizou LSD na terapia, e coordenou por volta de 4 mil sessões utilizando o ácido como ferramenta de exploração da consciência, sem relatar casos de distúrbios nelas. Ele confirma a afirmação de Leary, pois uma vez que os pacientes se sentiam seguros e tinham uma ligação de confiança com seu médico (que lhes permitia falar sobre o que estavam vivendo sem o medo do ridículo), não desenvolviam bad trips. Conteúdos subconscientes reprimidos da psique podem vir à tona no momento em que há o efeito da substância, e tomar conhecimento deles pode induzir o paciente a um estado depressivo ou psicótico, mas não é a substância que os causa, compreende? Tudo já estava lá, só esperando a chance para vir à tona. Se o paciente tiver calma para lidar com a situação, estiver em ambiente seguro (respeitando o bom e velho conceito de set e setting), dificilmente terá sequelas traumáticas. No meu caso, algumas 'verdadezinhas' foram jogadas na minha cara no momento da bad trip, coisas que eu não gostaria de ter visto, que doeram e me balançaram durante um tempo. Mas no fim das contas eu entendi que ter conhecimento destas coisas era extremamente necessário, fiz as pazes com meus demônios e tudo ficou bem. Se eu tivesse escolhido dar as costas para essas coisas, aí sim talvez eu estivesse mal até hoje, tentando reprimir e negar novamente o que já não dava mais para esconder ou empurrar para baixo do tapete.

Mesmo considerando os casos do seu post como válidos, isso não quer dizer que os problemas tenham se desenvolvido por conta de morte neuronal. Usando o exemplo da esquizofrenia, quem é acometido por esse mal tem um metabolismo cerebral diferente do padrão, não neurônios mortos dentro da cabeça. Aliás convivi durante um tempo com um esquizofrênico, e confesso que foi fascinante. Fantasmagórico talvez. Explico: Muito embora ele visse coisas que não tinham acontecido, tivesse cismas e manias de perseguição, as vezes relatava para mim coisas que estavam se passando na minha cabeça, dizia o que eu estava pensando... Intrigante. Isso me fez crer que ao mudarmos o metabolismo cerebral, mudamos toda a percepção da realidade à nossa volta, e talvez tenhamos acesso à outra realidade, diferente da que estamos acostumados, mas que nem por isso é menos válida.

Para resumir: O que quis dizer é que a psilocibina, assim como qualquer outro alucinógeno, não é capaz de gerar distúrbio físico. Não mata neurônios, e só pode desencadear um mal crônico se o indivíduo já tiver pré-disposição para tal. O que ocorreu com estas pessoas deve ser analisado segundo a ótica psicológica, não física, e portanto, o caso delas é totalmente passível de recuperação, o que seria mais difícil caso o dano tivesse realmente sido neurológico.

Abraços.
 
Back
Top