Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psilocibina Destrói os Neurônios?

MindStates

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/11/2006
275
73
44
Galera alguem ai que toma o chazinho mágico ja ficou lesado com o tempo?

Sei que o Wikpedia nao é uma fonte muito segura mas olha so o que esta la (ultima linha):

"A Psilocibina é o principal alcaloide presentes em alguns cogumelos. Os efeitos da Psilocibina têm, quase em sua totalidade, de caráter alucinógeno. Após a ingestão da substância (através do chá de cogumelo ou do cogumelo desidratado e moído, por exemplo) o indivíduo leva cerca de 15 a 40 minutos para começar a sentir os efeitos. A primeira impressão costuma ser uma leve tontura, seguida de um possível de desconforto gástrico (que pode ocasionar vômito). Em um segundo momento é possível perceber alterações nas percepções visuais e noção de espaço. Por volta do fim do início da 2º hora após o consumo costuma-se alcançar o topo da "viagem". Neste ponto, dependendo da quantidade ingerida, pode-se estar em um estado totalmente desconexo da realidade. Alucinações intermitentes em todos os sentidos provocando sinestesia e desprendimento do ego são comuns. Este momento pode ser extremamente agradável e, segundo alguns usuários, de um aprendizado considerável. No entanto, algumas pessoas ou em algumas situações pode-se realmente sentir-se desconfortável com as alucinações. Dependendo da intensidade do desconforto (que costuma ser proporcional a quantidade ingerida) a pessoa pode passar por maus momentos. Esta substância destrói os neurônios."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psilocibina
 
Sinceramente ,,, eu acho que não causa a perda de neurônios ,,, talvez aconteça de alguns deles encontrarem outro ser para abitarem no espaço !!

Essa é uma bela questão ,, destrói ou não destrói ??

:D :D :D :D :D
 
alguns anos atráz li num consultorio psiquiatrico de uma amiga MUITO confiável algo assim:


a psilocibina cria novas conexoes entre os neuronios, que sao utilizadas somente quando a pessoa viaja.
a cada nova viagem essas conexoes se fortalecem, e passam a ser incorporadas pelas funçoes motoras/sensitivas do cerebro.
isso era parte de uma compilaçao sobre lsd que eu li na casa dela, por acaso falava sobre coogumelos, salvia divinorium e outras plantas.
infelizmente nao tomei nota do autor na época, mas ela me disse que existiam vários estudos menores e menos divulgados sobre o assunto que levam mesmo a crer nessa "vertente" de BENEFICIOS e nao MAleficios diante do consumo a longo prazo.
 
Sinceramente ,,, eu acho que não causa a perda de neurônios ,,, talvez aconteça de alguns deles encontrarem outro ser para abitarem no espaço !!

Essa é uma bela questão ,, destrói ou não destrói ??

:D :D :D :D :D

alguns anos atráz li num consultorio psiquiatrico de uma amiga MUITO confiável algo assim:


a psilocibina cria novas conexoes entre os neuronios, que sao utilizadas somente quando a pessoa viaja.
a cada nova viagem essas conexoes se fortalecem, e passam a ser incorporadas pelas funçoes motoras/sensitivas do cerebro.
isso era parte de uma compilaçao sobre lsd que eu li na casa dela, por acaso falava sobre coogumelos, salvia divinorium e outras plantas.
infelizmente nao tomei nota do autor na época, mas ela me disse que existiam vários estudos menores e menos divulgados sobre o assunto que levam mesmo a crer nessa "vertente" de BENEFICIOS e nao MAleficios diante do consumo a longo prazo.

Prefiro acreditar nessas idéias mesmo, haja visto que, uma pessoa de idade ja avançada que tomou cogumelos uma boa parte da vida seria praticamente débil ao passar dos anos.....:p:

Peace
 
Prefiro acreditar nessas idéias mesmo, haja visto que, uma pessoa de idade ja avançada que tomou cogumelos uma boa parte da vida seria praticamente débil ao passar dos anos.....:p:

Peace
junte a isso consumo de ervas fumigenas, cerveja, pinga, vodcka , internet enlatados e aí sim isso tudo fica perigoso.
mas o cogumelo em si aparenta ser muito mais benefico que malefico.
Alias é bom demais pra ser verdade, todos os dias quando acordo me belisco pra ver se é verdade mesmo. :)
 
Cara... isso é bem relativo...

Levando em consideração que até um "baque" no corpo leva a morte de neuronios... é um caso complicado de falar.

Temos 3 tipos de neuronios: de associação, aferentes (sensitivos) e eferentes (motores).

São espalhados no encéfalo e na medula espinhal.
Temos axônios que chegam a medir 1metro ou mais (por exemplo os que ligam o dedão do pé)

Um exemplo: vc jogando bola e tal... sofreu uma pancada bem no "nervo" como a gente fala no popular... e fica dolorido por semanas e as vezes até meses. Ali com certeza vc matou vários neuronios.

Então vamos falar de substancias ingeridas... com certeza a Psilocibina age no nosso sistema nervoso central o que mexe com todos os neuronios, por isso temos "alucinações", problemas com cordenação motora e etc...

Mas vamos lembrar tb que um neuronio é nada mais do que uma célula, e as celulas estão sempre se replicando. Há estudos que afirmam que as celulas de neuronio não se replicando ou se recompoem, mas tb já li livros que afirmam que existem replicações. Bom... é um caso muito complexo, pois existem livros e livros de medicina que tentam explicar isso e não consguem. O estudo do nosso cérebro ainda é um mistério apesar de termos muitos dados "concretos".

Quem sabe os neuronios não realizam mitose?! vai saber..


Tem livros bons como: Neuroanatomia Funcional (autor: Angelo Machado), Introdução ao sistema nervoso (autor: Grosman) e vários outros bons por aí.

câmbio.
 
Creio que não "destrua" os neurônios, e sim os transforme. Nunca cheguei a ler algum artigo científico sobre o assunto, mas pessoalmente acho que eles não destroem neurônios, mas os modifiquem, uma evolução mental.
 
Obviamente foi alguém que editou e colocou merda no artigo. A wikipedia em inglês é muito mais confiável.
 
Cara... isso é bem relativo...

Levando em consideração que até um "baque" no corpo leva a morte de neuronios... é um caso complicado de falar.

Temos 3 tipos de neuronios: de associação, aferentes (sensitivos) e eferentes (motores).

São espalhados no encéfalo e na medula espinhal.
Temos axônios que chegam a medir 1metro ou mais (por exemplo os que ligam o dedão do pé)

Um exemplo: vc jogando bola e tal... sofreu uma pancada bem no "nervo" como a gente fala no popular... e fica dolorido por semanas e as vezes até meses. Ali com certeza vc matou vários neuronios.

Então vamos falar de substancias ingeridas... com certeza a Psilocibina age no nosso sistema nervoso central o que mexe com todos os neuronios, por isso temos "alucinações", problemas com cordenação motora e etc...

Mas vamos lembrar tb que um neuronio é nada mais do que uma célula, e as celulas estão sempre se replicando. Há estudos que afirmam que as celulas de neuronio não se replicando ou se recompoem, mas tb já li livros que afirmam que existem replicações. Bom... é um caso muito complexo, pois existem livros e livros de medicina que tentam explicar isso e não consguem. O estudo do nosso cérebro ainda é um mistério apesar de termos muitos dados "concretos".

Quem sabe os neuronios não realizam mitose?! vai saber..


Tem livros bons como: Neuroanatomia Funcional (autor: Angelo Machado), Introdução ao sistema nervoso (autor: Grosman) e vários outros bons por aí.

câmbio.

galera, neurônios são células altamente especializadas para a condução de estímulos. E quanto mais uma célula é diferenciada (especializada), menor a sua potencialidade, ou seja, mais difícil é pra ela se replicar. Existem várias teorias sobre isso, mas é difícil aceitar que as células nervosas se repliquem, vendo por exemplo o que doenças neurodegenerativas fazem... como o Alzheimer. Se os neurônios realmente se dividissem (em grande quantidade e rapidez) essas doenças provavelmente não seriam possíveis, não existiriam "retardados mentais" - odeio essa palavra. Por outro lado, como sendo uma célula, com cromatina e tal, é possivel que ela possa se replicar, mesmo que em pouca quantidade, que não seja suficiente à demanda.

Uma coisa é certa: neurônios possuem um processo reparativo.
 
Palavras de um aspirante a xamã que abole o uso da erva ganja
pois seu uso causa efeitos deletérios no cerebro comprovados com estudos
feitos por um médico de curitiba(se não me engano)com alta tecnologia e revolucionaria "metodologia" se é que possa chamar assim,...

http://www.ceunossasenhoradaconceicao.com.br/maconha/

Paz,Amor e Luz
 
Caraca, nunca houvi falar sobre, e já pesquisei um pouco, e sempre achei coisas, benéficas, neutras, mas maléficas NUNCA!
Nem a maconha prejudica os neurônios, pelo menos não há prova alguma(revista época), dúvido muito que os sagrados cogus possam prejudicar desta forma, me sinto tão "rápido"!:D
 
eu não acredito nos médicos não...
 
Esqueci de dizer o principal,
proibindo o uso da ganja na sua comunidade o xamã
liberou o uso dos cogumelos alegando que não há dano cerebral
algum nesta medicina sagrada.

Palavras de um aspirante a xamã que abole o uso da erva ganja
pois seu uso causa efeitos deletérios no cerebro comprovados com estudos
feitos por um médico de curitiba(se não me engano)com alta tecnologia e revolucionaria "metodologia" se é que possa chamar assim,...

http://www.ceunossasenhoradaconceicao.com.br/maconha/

Paz,Amor e Luz
 
A psilocibina dá neurônios para a cabeça, não tira não!!!!!!!!!!!!!

:D
:pos:
 
Quando perder um braço procure um xamã.
 
esta mensagem foi enviada pelo irmão do corpse
 
segundo o psiquiatra q me atendeu no hospital das clínicas qdo eu tive q tomar subitramina, ele me disse q psilocibina causa sim danos aos nerônios. Mata neurônios, mas não tem comparação com a "ganja"

uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
 
Back
Top