Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Projeto Growroom - Cambodian Monotubes

Diário de cultivo problemático.
Introdução: Bom, essa é a minha segunda experiência no cultivo. A primeira foi feita de modo bem arcaico e que renderam resultados ótimos ao meu ver (por sinal, foi relatado em outro diário), mas agora pretendo dar um passo a frente e montar um setup mais elaborado.

Daí veio a ideia do growroom, um quarto de aproximadamente 3x3m que vai ser utilizado única e exclusivamente para cultivo dos nossos (amados) cogumelos.

Bom, o projeto do grow é o seguinte: 5 a 6 estantes com 6 prateleiras (suportam 12 caixas de 29 L cada); uma lâmpada de led no teto a priori parece ser o suficiente, mas podem ser necessarias lâmpadas verticais nas laterais das paredes do quarto; um climatizador industrial para manutenção da temperatura na faixa de frutificação e umidade corretas e para gerar fluxo de ar adequado (FAE).

Na Prática: na prática, esse cultivo inicial conta com 1 estante, 8 caixas de 29 L, um umidificador ultrassônico e um ventilador comum.

Variedade: Cambodian advindo de seringa MS ou inoculante líquido confeccionado a partir de cultura em ágar.

Técnicas: todas as caixas foram transformadas em monotubes (utilizando substrato padrão bucket TEK) + 2,5-3 L Spawn de milho.
Além disso, foram postos para colonizar por 10 dias pós spawnar o milho. Todos foram cobertos com saco de lixo para abafar o substrato na colonização, com excessão de um, no qual está sendo permitida Troca gasosa (fotos do 3⁰ dia de colonização).
 

Anexos

  • IMG-20200803-WA0008.jpg
    IMG-20200803-WA0008.jpg
    62.5 KB · Visualizações: 49
  • IMG-20200803-WA0014.jpg
    IMG-20200803-WA0014.jpg
    95.7 KB · Visualizações: 49
  • IMG_20200803_112957_148.jpg
    IMG_20200803_112957_148.jpg
    207 KB · Visualizações: 42
  • IMG-20200803-WA0017.jpg
    IMG-20200803-WA0017.jpg
    50.6 KB · Visualizações: 39
  • IMG_20200803_113036_034.jpg
    IMG_20200803_113036_034.jpg
    178.2 KB · Visualizações: 41
  • IMG_20200803_113024_081.jpg
    IMG_20200803_113024_081.jpg
    163 KB · Visualizações: 39
  • IMG-20200803-WA0011.jpg
    IMG-20200803-WA0011.jpg
    51.8 KB · Visualizações: 36
  • IMG-20200803-WA0025.jpg
    IMG-20200803-WA0025.jpg
    40.3 KB · Visualizações: 30
  • IMG-20200803-WA0026.jpg
    IMG-20200803-WA0026.jpg
    32 KB · Visualizações: 34
  • IMG-20200803-WA0013.jpg
    IMG-20200803-WA0013.jpg
    39.9 KB · Visualizações: 32
  • IMG-20200803-WA0028.jpg
    IMG-20200803-WA0028.jpg
    102 KB · Visualizações: 30
  • IMG-20200803-WA0027.jpg
    IMG-20200803-WA0027.jpg
    38.3 KB · Visualizações: 35
Cada caixa de 30l cabem 6 bolos pftek (que rendem menos por volume).

Cada bolo pftek me rende no mínimo 30g (chutando bemmm por baixo).

6x30= 180g por caixa de 30l a cada frutificação. Vamos deixar que é 1 mês por frutificação.

8 caixas x 180g = 1440g por mês.

É muito cogumelo só com uma estante, imagino com todas planejadas.

Ainda mais que meus cultivos rendem em média 50/60g, então seria o dobro.

Monotub então, muito maior o rendimento.

É quase uma indústria de cogumelo.
 
Teus bolos rendem 50g??? 50g frescas né (5g secas)...
Mas é isso mesmo mano, a intenção é elevar a produção a outro nível... Afinal, acredito que n tenha relato de projeto desse tamanho nesse fórum.
Em relação a rendimentos, cada mono desses dá um retorno de 100-150g (secas, ou, 1-1.5kg frescas) pelo menos.
 
Opa, um quarto só pra eles! chique hahahahaa, parabens pelo cultivo!
Pela minha experiencia com essa caixa de 30l, acho que varia muito da quantidade/altura de substrato preparada,
Cada caixa de 30l cabem 6 bolos pftek (que rendem menos por volume).
6 bolos de que tamanho? É relativo, eu fiz com 3 bolos de 250ml, pra 1,5kg de substrato, me rendeu 150g em 1 flush (tive problemas e contaminou depois)
8 caixas x 180g = 1440g por mês.
É quase uma indústria de cogumelo.
Concordo kkk vai vender
cada mono desses dá um retorno de 100-150g (secas, ou, 1-1.5kg frescas) pelo menos.
Acho tudo isso muito relativo, se basear em outros diários ou cálculos de peso substrato+spawn não é garantia, vai por mim, tudo pode variar, no máximo você tem uma média ai.
É isso, estarei acompanhando.
 
Última edição:
Cara, eu pesquisei MT sobre caixas e comparei a área de todas que tivessem pelo menos 25-27 cm de altura... E realmente essas caixas aí são monstros em rendimento (levando em consideração a área máxima que cabe em uma prateleira dessas e o preço por caixa).
Esse valor de rendimento que falei não foi de comparação não. Foi levando em consideração meu monotube passado (btw foi feito com bem menos spawn e de menor qualidade, MT úmido, micélio não tudo...). Mas no geral, qqr coisa acima de 100g vai me deixar bem feliz.
Em relação a usar essas caixas com bolos, não gosto de ouvir nem falar em bolos sério ahshshahs... Essa p*** foi mais difícil de cultivar que um monotube pra mim e rende bem menos kkkk.
 
Sim, frescos.
Os bolos rendem em média 50g com os flushes.


É como eu prefiro consumir, por isso estou sempre cultivando.
Mantenho a ideia de que recém colhidos dão trip mais completa.
Recém colhidos dão uma trip bem melhor, com ctz... Só acho meio ruim pra medir a dose pq, na minha experiência, nem sempre o cogumelo tem 90% de água como a gente imagina
 
A únic
Recém colhidos dão uma trip bem melhor, com ctz... Só acho meio ruim pra medir a dose pq, na minha experiência, nem sempre o cogumelo tem 90% de água como a gente imagina

Varia entre 85 a 95%.

Mas quando se toma frescos, apesar da relação de 10%, se tomam vários psicoativos diversos. Então de certa forma apesar de compararmos frescos e secos e isso ser válido, a dosagem fresca pode ser considerada por si mesmo. Só os cogumelos não estarem encharcados na hora de pesar, não haverá grande discrepância na comparação com peso seco.
 
Passando pra atualizar:
Dos 8 monotubes iniciais (6 feitos com spawn 100% okey e 2 com spawn com 1-2 pontos contendo tricoderma), apenas 6 estão saudáveis (uma das caixas feitas com spawn infectado e outra caixa que aparentemente tinha micélio saudável)... Ou seja, sobraram 6 caixas úteis...
4 delas receberam FC (fruiting conditions) no dia 10/08 e 2 no dia 11/08.
A primeira e única caixa a pinar hoje (15/08) foi do dia 10/08.
Em relação a essa caixa que pinou primeiro, oq ela tem de especial? Não foi utilizado saco de lixo para cobrir as laterais e abafar a incubação do monotube. Simplesmente selei a tampa da caixa organizadora com papel alumínio, oq pode ter proporcionado um "bolsão" de ar maior (e influenciado positivamente? Merece mais testes pra chegar a uma conclusão). Além disso, a caixa sem sacos de lixo tem alguns pins nas laterais...
Em relação aos outros mono, espero que pinem até segunda, ou seja, algo em torno de 1 semana dps de inciar a frutificação.
 

Anexos

  • IMG-20200815-WA0075.jpg
    IMG-20200815-WA0075.jpg
    73 KB · Visualizações: 26
  • IMG-20200815-WA0072.jpg
    IMG-20200815-WA0072.jpg
    75.9 KB · Visualizações: 26
  • IMG-20200815-WA0074.jpg
    IMG-20200815-WA0074.jpg
    69.6 KB · Visualizações: 28
  • IMG-20200815-WA0068.jpg
    IMG-20200815-WA0068.jpg
    112.5 KB · Visualizações: 28
Caramba mano! Que produção insana!
Qual objetivo deste grow?
Parabéns pelo empenho 🍄👽✌️
 
Interessante! Boa sorte
Opa! Idéia super válida! Tenho certeza que com um pensamento assim terá sucesso!
Boa sorte mano✌️👽
Acompanhando
 
Última edição:
A comercialização dos cogumelos será a responsável pela proibição deles.
O dia que a gente entrar no "radar" do proibicionismo todos nós iremos sair perdendo. E a culpa será de quem resolveu ganhar dinheiro com os Ninõs Santos.

Realmente acho que projetos de cultivo com clara intenção de comercialização deveriam ser banidos do fórum por respeito aos cultivadores, aos cogumelos e a todos que são enganados pelas diversas lojinhas que vendem cogumelos prometendo cura pra tudo, sendo que as pesquisas atuais deixam bem claro que não é exatamente a substancia que tem potencial de promover alívio de sofrimento psíquico e melhora em diversos problemas, mas sim a experiencia causada por elas. Essas experiencias vão depender muito do contexto onde a substancia é utilizada, e as lojinhas vendendo cogumelo não tem controle algum sobre isso.

Se pretende proporcionar experiências, estude muito, estude durante anos, se achar que tem capacidade e confiança pra lidar com a situação, abra um espaço que proporcione um ambiente adequado e cuide das pessoas às quais você está oferecendo um psicodélico.
No caso da simples venda, nada se difere do uso de qualquer outra substancia comprada no mercado ilegal pra ser utilizada em contextos absurdamente ruins. E inclusive, com o crescente número de pessoas comercializando em larga escala, o dia da criminalização tá próximo, e quem estiver vendendo vai estar no radar do proibicionismo.
Lembre-se, uma pessoa que teve uma experiencia muito errada pode resolver ferrar com a sua vida, e ela tem tudo na mão pra fazer isso.
 
Última edição:
Yuriblackd, mega prodution!! o segredo é o segredo! se fosse vc nem diário eu teria!
Concordo com o Barratorta, atitudes assim podem ferrar toda uma comunidade, mas aí é escolha sua
 
Última edição:
A comercialização dos cogumelos será a responsável pela proibição deles.
O dia que a gente entrar no "radar" do proibicionismo todos nós iremos sair perdendo. E a culpa será de quem resolveu ganhar dinheiro com os Ninõs Santos.

Realmente acho que projetos de cultivo com clara intenção de comercialização deveriam ser banidos do fórum por respeito aos cultivadores, aos cogumelos e a todos que são enganados pelas diversas lojinhas que vendem cogumelos prometendo cura pra tudo, sendo que as pesquisas atuais deixam bem claro que não é exatamente a substancia que tem potencial de promover alívio de sofrimento psíquico e melhora em diversos problemas, mas sim a experiencia causada por elas. Essas experiencias vão depender muito do contexto onde a substancia é utilizada, e as lojinhas vendendo cogumelo não tem controle algum sobre isso.

Se pretende proporcionar experiências, estude muito, estude durante anos, se achar que tem capacidade e confiança pra lidar com a situação, abra um espaço que proporcione um ambiente adequado e cuide das pessoas às quais você está oferecendo um psicodélico.
No caso da simples venda, nada se difere do uso de qualquer outra substancia comprada no mercado ilegal pra ser utilizada em contextos absurdamente ruins. E inclusive, com o crescente número de pessoas comercializando em larga escala, o dia da criminalização tá próximo, e quem estiver vendendo vai estar no radar do proibicionismo.
Lembre-se, uma pessoa que teve uma experiencia muito errada pode resolver ferrar com a sua vida, e ela tem tudo na mão pra fazer isso.

Bom, o intuito desse posto é outro, mas vamos lá... Eu penso diferente. Enquanto não tiverem pessoas corajosas o suficiente pra dar a cara a tapa e mostrar a sociedade "Ei, os cogumelos existem e muitas pessoas utilizam; não tem relação com o tráfico e é bem diferente de qualquer droga ilícita", sempre vamos continuar estagnados nessa pseudo clandestinidade. Sempre vamos ficar nas sombras da dúvida ou da incerteza de estarmos fazendo algo errado ou ilícito. E, sinto muito em ser bem realista, o proibicionismo é inevitável e é uma das etapas necessárias até ser atingida a liberação. Ou seja, não deixa de ser um "avanço" (me refiro a lançar essa discussão pública que será benéfica a longo prazo).
Além disso, os cogumelos tem tudo pra serem interpretados pelo poder público como a Ayahuasca pelo simples fato de ser inviável impedir que o maior rebanho comercial do mundo pare de defecar...
Outro ponto interessante é o seguinte: Sem os e-shops, vendedores e etc, quem de fato teria acesso aos cogumelos? Quem teria a curiosidade de pesquisar e aprender sobre o cultivo e etc?
Eu respondo: pouquíssimas pessoas teriam acesso a essa experiência seja espiritual, seja recreativa. O consumo de P. Cubensis ainda é extremamente elitizado e todos nós sabemos disso... Então, não busco entregar ao público nenhuma "medicina" especial ou mágica. Simplesmente dou a experiência às pessoas que não querem / não podem cultivar ou que não teriam acesso a essa informação sem uma "ponte".
De fato, cada um faz o uso que bem entender. Não devemos criticar quem faz uso medicinal, espiritual ou quem simplesmente usa pra ficar "muy borracho". Não existe uma forma errada de usar os psicodélicos ou contextos "absurdamente ruins".
Até na época dos maia, dos asteca ou de outros povos que habitavam a mesoamérica, os cogumelos eram utilizados com motivos que não estritamente religiosos ou espirituais. Inclusive, existem descrições e relatos em documentos históricos sobre cerimônias com indivíduos imaginando-se, após a ingestão dos cogumelos, com várias riquezas, com várias mulheres ou, simplesmente,reforçando o ego como guerreiros em batalha...
Então, discordo TOTALMENTE da tua afirmação "No caso da simples venda, nada se difere do uso de qualquer outra substancia comprada no mercado ilegal pra ser utilizada em contextos absurdamente ruins". Lembre-se que nem todo mundo que faz uso de psicodélicos é obrigado a pensar como você, e a pluralidade de pensamentos é extremamente benéfica pro meio. Resumindo, usar esses com intuito religioso/espiritualista não faz "vc" melhor do que a pessoa que usa pra se imaginar como um lobisomem no México.

Por fim, acho meio hipócrita várias pessoas aqui do fórum criticarem a venda de cubensis, mas no fim de semana comprando cerveja e cigarro no supermercado... Em que a produção dos cubensis difere das de outras drogas? Quer dizer que, se eu resolver produzir minha própria cerveja, eu serei um traficante de alta periculosidade? Esse pensamento é de tamanha pequenez

Obs: que fique bem claro q n nesse post nao estou fazendo apologia a compra e venda.
Yuriblackd, mega prodution!! o segredo é o segredo! se fosse vc nem diário eu teria!
Concordo com o Barratorta, atitudes assim podem ferrar toda uma comunidade, mas aí é escolha sua
Não penso assim. Ficar "escondendo" experiências e conhecimento só atrasa a comunidade e o crescimento da área.
As minhas experiências podem ser úteis, futuramente, para algum cultivador caseiro. Então, enquanto eu n estiver ferindo regras do fórum, pretendo continuar contribuindo.
Queria não acreditar nesta hipótese,
Se for isso mesmo. Melhor não postar mais, aqui é um fórum de cultivadores, pra consumo próprio.
Sem ambição de ganhar dinheiro pra sustentar uma vida . ...
Nas regras, não há proibição de postagem de diários de cultivo com determinados intuitos. Seja pra consumo próprio ou pra venda... Além do mais não está sendo feita nenhuma propaganda ou apologia.
 
Última edição:
Entendo seu posicionamento, o conhecimento e a comunidade já existem , a informação também. Não estou te criticando por pensar assim, cada um sabe de si! estou só te dando um toque, ouve se quiser! Mas que pode vir a dar m pra comunidade como um todo isso pode! Abração
 
Última edição:
Entendo seu posicionamento, o conhecimento e a comunidade já existem , a informação também. Não estou te criticando por pensar assim, cada um sabe de si! estou só te dando um toque, ouve se quiser! Mas que pode vir a dar m pra comunidade como um todo isso pode! Abração

Cara, posso estar enganado, mas esse conhecimento/experiência de growroom n tem na comunidade do teonanacatl... O máximo que vi por aqui foi umas green houses bem arcaicas, salve engano.
Já no shroomery a gente vê de "ruma". Então, as coisas que eu costumo aprender lá (que é uma comunidade bem mais evoluída em questão de técnicas, métodos e experiência), tô tentando passar pro fórum brasileiro e deixar acessível a todos, principalmente pra quem n manja do inglês.
 
@yuriblackd

O fórum não tem nem quer ter ingerência sobre o que os cultivadores fazem com os cogumelos dos cultivos.

Mas declarar que um cultivo é para comércio pode ser encarado como uma forma de propaganda. Sabemos que tem muitos novatos que acessam o fórum não para aprender como cultivar ou tirar dúvida sobre efeitos etc., mas porque pensam que podem ter acesso facilitado por aqui. Eventualmente esse novatos escrevem mensagens suficientes e ficam algum tempo até terem acesso a MPs. E aí podem inclusive se comunicar com outros users que tem esses "cultivos comerciais".

Por isso peço que tire a referências à finalidade do cultivo.

Lembrando que qualquer contato para venda ou mesmo doação, se feito através do fórum, inclusive MP, resulta em banimento se houver alguma denúncia.
 
@yuriblackd

O fórum não tem nem quer ter ingerência sobre o que os cultivadores fazem com os cogumelos dos cultivos.

Mas declarar que um cultivo é para comércio pode ser encarado como uma forma de propaganda. Sabemos que tem muitos novatos que acessam o fórum não para aprender como cultivar ou tirar dúvida sobre efeitos etc., mas porque pensam que podem ter acesso facilitado por aqui. Eventualmente esse novatos escrevem mensagens suficientes e ficam algum tempo até terem acesso a MPs. E aí podem inclusive se comunicar com outros users que tem esses "cultivos comerciais".

Por isso peço que tire a referências à finalidade do cultivo.

Lembrando que qualquer contato para venda ou mesmo doação, se feito através do fórum, inclusive MP, resulta em banimento se houver alguma denúncia.
Pode deixar
 
Boa tarde a todos!

Se me permitem fazer algumas observações sobre a discussão, não tenho nenhuma intenção em ditar verdades, mesmo porque nem acredito que elas existam, mas sim apenas pontos de vista que neste momento acredito.

Primeiro, penso que esse tipo de discussão não é apenas boa, mas sim fundamental. É extremamente necessário que tenhamos esse tipo de conversa de coração e mente abertos, sem hipocrisias ou vaidades para que se torne mais enriquecedora.

@yuriblackd eu achei muito interessante o seu quarto de cultivo, eu tenho um projeto de fazer exatamente a mesma coisa mas com comestíveis e medicinais, a princípio com o Pleurotus (pela facilidade e porque é bom mesmo) e com o Hericium Erinaceus (esse mais pelas propriedades medicinais espetaculares e simbiose com os Psilocybe), e sem dúvida no meu caso, a intenção é a princípio como hobby mas não descarto que com a experiência e tempo, além do consumo próprio, pode se tornar comercial de pequena escala, local, tipo para abastecer a lojinha de produtos naturais do meu amigo e dar uma complementada na renda, que pra dizer bem a verdade, tá foda...E é justamente esse "tá foda" que a nossa natureza humana adaptativa e criativa usa para achar as soluções para sobreviver ao meio.

Vivemos num sistema social capitalista, hipócrita, destrutivo, predador, machista, FDP, esmagador de consciências, etc...(Neste caso estou falando do sistema e não de indivíduos). É um sistema orgânico tão complexo que é realmente impossível ter uma noção clara da sua dimensão e apenas combater, ele é invencível por fora, apenas terá seu fim por razões internas, intrínsecas à sua natureza, ou seja, enquanto não implodir, perpetuará e a História mostra muito bem isso.

Isso não impede que façamos nossa parte, que é justamente despertar para um grau um pouco acima de consciência para além desse sistema e passar a agir de acordo com essa consciência. Vejo o despertar não como algo estático, do tipo, pronto cheguei, mas sim como um movimento constante e incessante, uma eterna busca, sendo que um dos catalizadores, como primeiro motor desse movimento, pode ser uma substância enteógena, não sendo necessariamente esse o único caminho, existem infinitos, meditação, experiências religiosas, sonhos, traumas, etc...Então, o despertar muda o ponto de referência, do egocêntrico, individual separado do todo, para algo mais abrangente, conectado e interligado a tudo o que existe, a unicidade.

É muito nobre sua intenção de querer ajudar outras pessoas a buscar esse algo mais, a ir além, mas atenção, existem limites, e aí que mora o problema. Do meu ponto de vista, o limite está em reconhecer que a minha experiência é completamente distinta das experiências das outras pessoas, completamente. Cada um tem sua forma e seu caminho a ser seguido, não acredito que o Cogumelo, Ayahuasca, LSD, sejam o melhor remédio para todos, do tipo, se toda a sociedade experimentar ao menos uma vez, ela vai mudar, não, seria sim o fim e a perseguição total às substâncias enteógenas, o sistema não quer mudar, ele quer a continuidade e a perpetuação. Assim como o corpo regula a acidez do sangue e a temperatura para manter-se vivo, o sistema busca sua regulagem, ele é regido por sua própria homeostasis.

Você, nobre facilitador, será muito bem visto por muitos, não tenho dúvida, mas ao mesmo tempo será uma ameaça ao sistema estabelecido, nem todos verão com bons olhos o causador dos seres questionadores que virão à tona, nem todos ficarão contentes com o dinheiro que você vai ganhar (mesmo que pouco, tá?), com a notoriedade que terá, etc... e toda ameaça, em algum momento será combatida, isso sob um ponto de vista, mas e se alguém tiver uma bad, como bem lembrou o @Barratorta, ou pior, embora seja extremamente raro, e se alguém morrer? Mesmo que esse alguém tenha feito uma merda astronômica do tipo cheirar cocaína, beber litros de álcool, consumir Cogumelos e morrer afogado no próprio vômito...se cai na mídia (pior forum que existe), o que é bem comum, adivinha quem será o protagonista da morte do infeliz? Você junto com o Cogumelo que você forneceu...

Bom, o intuito desse posto é outro, mas vamos lá... Eu penso diferente. Enquanto não tiverem pessoas corajosas o suficiente pra dar a cara a tapa e mostrar a sociedade "Ei, os cogumelos existem e muitas pessoas utilizam; não tem relação com o tráfico e é bem diferente de qualquer droga ilícita", sempre vamos continuar estagnados nessa pseudo clandestinidade. Sempre vamos ficar nas sombras da dúvida ou da incerteza de estarmos fazendo algo errado ou ilícito. E, sinto muito em ser bem realista, o proibicionismo é inevitável e é uma das etapas necessárias até ser atingida a liberação. Ou seja, não deixa de ser um "avanço" (me refiro a lançar essa discussão pública que será benéfica a longo prazo).

Eu também penso diferente. Não basta saber navegar, tem que navegar com sabedoria. Não acredito que para a sociedade estabelecida reconhecer os valores das medicinas sagradas, seja necessário pessoas "corajosas o suficiente para dar a cara a tapa", não é esse o caminho, existem caminhos muito melhores e muito mais eficientes, precisamos de pessoas que queiram se dedicar à pesquisa científica, pois esse é o caminho mais aceito e respeitado pela sociedade, para isso precisamos de mais investimentos em pesquisa e também mais discussões abertas, tabus precisam ser quebrados. Então, para ajudar a a causa em uma escala maior, você pode estudar medicina, biomedicina, psicologia, etc... e entrar no meio acadêmico. Pesquise sobre o trabalho do Sidarta Ribeiro (grande cientista e grande sujeito), ou pode se engajar na política e tentar propor discussões no Legislativo.
Além disso, não é "bem diferente" de qualquer droga ilícita, pois a molécula da Psilocina é muito semelhante à molécula do LSD, DMT (que isolado é ilegal), mescalina, etc...ainda, não vejo que o seu ponto de vista realista seja uma representação condizente com uma realidade mais ampla, pois o proibicionismo não é inevitável e nem necessário. Um exemplo é a Ayahuasca que não chegou a ser proibida por lei e foi diretamente regulamentada mediante estudos e pesquisas multidisciplinares por anos durante a década de 80/90. Nem o álcool foi proibido no Brasil. O proibicionismo é estritamente político, uma defesa do sistema e do seu status quo, que gera crimes e prejuízos de todas as espécies. A discussão pública está avançando muito nos últimos anos e com algumas permissões e altos investimentos em pesquisas em países como EUA, Inglaterra, Espanha, etc... está se presenciando o que é chamada "Renascença" da pesquisa psicodélica e no Brasil também, na medida do possível, está aumentando suas pesquisas. Não fosse por esse governo atual, atrasado, de imbecis, não estaríamos perdendo tanto tempo com tantas pesquisas importantes paradas pelo corte de verbas. Então, para lançar discussões públicas e colaborar com a disseminação de ideias, não é preciso fornecer (cobrando ou não), mas sim ensinar os caminhos para quem tiver interesse.

Além disso, os cogumelos tem tudo pra serem interpretados pelo poder público como a Ayahuasca pelo simples fato de ser inviável impedir que o maior rebanho comercial do mundo pare de defecar...

Não dá para entender muito bem sua comparação, porque você está comparando coisas bem distintas, não só em relação à substância mas em relação ao approach do poder público...A comercialização da Ayahuasca é estritamente proibida, seu uso e comercialização só são permitidos com fins religiosos em ambientes especialmente destinados a esse fim, (set and setting), devidamente estabelecidos com CNPJ e tudo mais (regulamentação bem restrita). Perceba que os lugares que cobram para você ter a experiência (até hoje não vi um que não cobra) chama o pagamento de "energia de troca" ou "contribuição". Ainda, nem todos os pastos são abençoados com os Cubensis.

Outro ponto interessante é o seguinte: Sem os e-shops, vendedores e etc, quem de fato teria acesso aos cogumelos? Quem teria a curiosidade de pesquisar e aprender sobre o cultivo e etc?
Eu respondo: pouquíssimas pessoas teriam acesso a essa experiência seja espiritual, seja recreativa. O consumo de P. Cubensis ainda é extremamente elitizado e todos nós sabemos disso... Então, não busco entregar ao público nenhuma "medicina" especial ou mágica. Simplesmente dou a experiência às pessoas que não querem / não podem cultivar ou que não teriam acesso a essa informação sem uma "ponte".

Existe uma enorme comunidade de cultivo de Cubensis, assim como existe uma enorme comunidade de cultivo de Canabis, entre outras. Agora, essa não é uma discussão sobre o ovo e a galinha, pois não existiriam os e-shops que, no caso dos Cogumelos, começaram vendendo esporos justamente pela demanda do cultivo, em razão dos esporos estarem livres de qualquer substância psicoativa, assim nasceu a Psylocybe Fanaticus do Professor Fanaticus, criador da REVOLUCIONÁRIA e respeitabilíssima PF TEK. Independente das e-shops o interesse das pessoas pelo cultivo sempre será uma constante crescente, eu penso que é um caminho natural a ser seguido.

De fato, cada um faz o uso que bem entender. Não devemos criticar quem faz uso medicinal, espiritual ou quem simplesmente usa pra ficar "muy borracho". Não existe uma forma errada de usar os psicodélicos ou contextos "absurdamente ruins".
Então, discordo TOTALMENTE da tua afirmação "No caso da simples venda, nada se difere do uso de qualquer outra substancia comprada no mercado ilegal pra ser utilizada em contextos absurdamente ruins". Lembre-se que nem todo mundo que faz uso psicodélicos é obrigado a pensar com você, e a pluralidade de pensamentos é extremamente benéfica pro meio.

Concordo que cada um seja totalmente livre para fazer o uso pessoal como bem entender e com os objetivos que quiser, isso é um consenso.
Mas, está bem estabelecido que a medicina tem suas qualidades melhor exploradas se forem utilizadas de uma maneira onde haja uma preparação específica, num lugar bem preparado, com muito respeito e com intenções de crescimento espiritual (o famoso set & setting). E fornecendo (vendendo ou de graça), pode ser que você não tenha controle sobre isso e até mesmo não saiba como conduzir uma sessão que fuja um pouco do comum...e é aí onde mora o problema, como bem lembrado pelo irmão na outra mensagem.

Em relação ao tipo do cultivo, percebo que a única variável diferente do que é encontrada neste fórum, é basicamente quantitativa, uma vez que não está sendo apresentada nenhuma técnica diferente do usual, apenas a dimensão é beeemm diferente, o que torna o post bem interessante, mas nada de revolucionário (estou sendo assertivo, não me entenda mal, não quero te ofender ou qualquer coisa similar a isso).

Portanto, penso que a pluralidade das opiniões é fundamental e cada um de fato é livre para fazer o que bem entender, vou além, cada um não é apenas responsável por sua caminhada mas também por suas influências na caminhada dos seus semelhantes, portanto responsável pelo bem e pelo mal que causa (sendo o bem e mal conceitos completamente abertos).

Não há dúvidas que a legislação anti-drogas permite, por um lapso dos legisladores (que eu acredito seja intencional para fins científicos e interesses da indústria farmacêutica), que cultivemos, portemos os Cogumelos em natura mas não a extração de Psilocibina. Sendo que esta lacuna axiológica na lei permite o funcionamento de e-shops que estão explorando de forma exagerada (ao meu ver) o comércio da medicina, com os dizeres hipócritas: "não destinado ao consumo humano, apenas para fins de pesquisas" e desta maneira, colocando em risco todas as atividades e certa liberdade dos cultivadores.

Sem dúvida (e sem hipocrisia) é tentadora a ideia de uma vida com renda garantida pelo cultivo dos Cubensis, mas não vejo esse como sendo o melhor caminho por todas as consequências negativas que isso pode trazer para o grupo e para a medicina sagrada em si.

A discussão saudável é sempre válida e respeito muito seus pontos de vista. Sem dúvida acompanharei o seu tópico. Abraços!
 
Última edição:
Back
Top