Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Produção estagnada

marcoatjn

Esporo
Cadastrado
02/07/2023
5
2
Olás, Boas tardes.
Já é a segunda vez que isso acontece durante meus estudos de produção de psilocibes.
Preparo o bulk com fibra de coco e vermiculita com pequenas doses de gesso e calcário dolomítico.
Realizo colonização em arroz integral com dosagem adequada de gesso.
A umidade dentro do bulk fica entre 90% e 93% e a temperatura, mais difícil de controlar, fica entre 25ºC e 29ºC.
A primeira leva de produção de cada bulk ocorre de forma bem sucedida, perto de 400 g in natura para 5 L de substrato. Na segunda leva, no entanto, os pins paralisam e são envoltos com uma camada protuberante algodoada, conforme pode ser observado nas fotos anexas.
Já tentei diversas formas de pesquisa, mas não conheço o termo técnico correto para encontrar as devidas informações e soluções.
Alguém tem informações sobre essa condição e o que pode ser feito para evitar ou mitigar tal problema?
Seguem fotos.
Forte abraço!

Anexos

• 1731873486215.jpg
    1731873486215.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 6
  • 1731873486220.jpg
    1731873486220.jpg
  • 1731873486225.jpg
    1731873486225.jpg
  • 1731873486230.jpg
    1731873486230.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 6
Cara, não tenho muita experiencia com bulks muito grandes, sempre tento trabalhar com 1L de spawn para 2L de substrato. Mas olhando as fotos me pareceu um pouco Overlay. é uma camada rigida de micélio que cresce e prejudica muito ou até mesmo impede de crescer os cogumelos. O overlay pode ocorrer por conta de vários motivos, da uma lida aqui no forum sobre.

Além disso, você sabe se o bolo ta saudável? Tem uma parte cortada ali, imagino que vc tenha cortado para evitar contaminação. Mas como eu li uma vez no forum, as contaminações visiveis é quando elas estão num estado avançado, então pode ser que a contaminação esteja presente ainda, mesmo que não a veja. Isso faz com que o micélio do cubensis fique lutando contra a contaminação e perdendo sua força.

Em relação a esse bolo, você pode tentar jogar uma camada de vermiculita em cima do overlay e borrifar água. Mas enfim, reveja suas técnicas de cultivo também e vê se ta tudo certo. Vou encaminhar dois vídeos que o @SpiritualMind me recomendou.

Upvote 0
Cara, não tenho muita experiencia com bulks muito grandes, sempre tento trabalhar com 1L de spawn para 2L de substrato. Mas olhando as fotos me pareceu um pouco Overlay. é uma camada rigida de micélio que cresce e prejudica muito ou até mesmo impede de crescer os cogumelos. O overlay pode ocorrer por conta de vários motivos, da uma lida aqui no forum sobre.

Além disso, você sabe se o bolo ta saudável? Tem uma parte cortada ali, imagino que vc tenha cortado para evitar contaminação. Mas como eu li uma vez no forum, as contaminações visiveis é quando elas estão num estado avançado, então pode ser que a contaminação esteja presente ainda, mesmo que não a veja. Isso faz com que o micélio do cubensis fique lutando contra a contaminação e perdendo sua força.

Em relação a esse bolo, você pode tentar jogar uma camada de vermiculita em cima do overlay e borrifar água. Mas enfim, reveja suas técnicas de cultivo também e vê se ta tudo certo. Vou encaminhar dois vídeos que o @SpiritualMind me recomendou.

Olá, bom dia. Muitíssimo grato pela resposta e pelas indicações. Vou pesquisar a partir de suas dicas e tentar me dedicar mais aos estudos. Tenho trabalhado e estudado muito e está sobrando pouco tempo para uma dedicação maior aos Cubensis. Vamo que vamo! Abraço

Upvote 0
Back