Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Produção caseira "low cost" de Pleurotus ostreatus

Diário de cultivo completo.
Vou tentar arrumar meu umidificador que quebrou, aqui onde moro é muito quente e coloco muito gelo então sempre perco umidade. uma ultima duvida minha é sobre o saco usaco pra inoculação do substrato e esterelização. São sacos de polipropileno certo, eu achei um proprio pra microondas mas é ziploc, o tamanho é grande poderia ser feito nele ? e se nao fosse nos sacos, poderia fazer em copos de vidro igual fazemos com cubensis ? obrigado mais uma vez :D
Qualquer saco serve, pois a função dele é de dar a forma, evitar contaminação com o meio externo e manter a umidade durante o crescimento do micélio. Os melhores são de polipropileno mesmo. No caso de fazer dentro de copos de vidro não acho tão produtivo pois os primórdios de corpo de frutificação podem sair para qquer lado, se for cultivado no copo só terá saída para cima e então perderá muitos cogús. Não há como direcionar os primórdios, eu fiz alguns furos e não surgiram primórdios nesses furos, os primórdios surgiram aleatoreamente e tive que então fazer novos furos em cima dos primórdios para esses poderem crescer.
 
Se retirar eles do saco plastico e colocar num terrário climatizado com umidificador ele poderia term uma Pinagem melhor ? pq vejo q ele nasce sempre onde faz o corte no plastico, fiquei curioso, se tirar o plastico nao nasceria por todo lado hehehe
os cultivos comerciais são assim, eles tiram do recipiente e colocam os bolos em prateleiras e ai vai pinado por todos os lados...

Qualquer saco serve, pois a função dele é de dar a forma, evitar contaminação com o meio externo e manter a umidade durante o crescimento do micélio. Os melhores são de polipropileno mesmo. No caso de fazer dentro de copos de vidro não acho tão produtivo pois os primórdios de corpo de frutificação podem sair para qquer lado, se for cultivado no copo só terá saída para cima e então perderá muitos cogús. Não há como direcionar os primórdios, eu fiz alguns furos e não surgiram primórdios nesses furos, os primórdios surgiram aleatoreamente e tive que então fazer novos furos em cima dos primórdios para esses poderem crescer.
pessoal... tem potes de sorvete de PP, com boca larga, é só virar e cai o bolo perfeitinho, um dia quero fazer um bolão de substrato de shiitake seguindo essa dica... dá para fazer um teste assim, olha ai o pote:
potes-de-sorvete--crop_400_300_fa3ac_pote trans.jpg
o problema desse é que não é transparente para poder visualizar o desenvolvimento do micélio, mas tem em lojas de embalagens kits de potes de pp, que vem com 12 potes de 1 litro cada por exemplo... ai já faz uma produção maior.. o bacana disso é que vira almoço, janta, lanche etc... shiitake é muito bom e saudável... @MicoBiotech , e o sabor desses ai, ficaram bons ?
 
Última edição por um moderador:
e o sabor desses ai, ficaram bons ?
Ficaram ótimos, fritos com manteiga e alho e um bom vinho para acompanhar. E fresquinhos assim ficam mais consistentes. Depois de alguns dias nas prateleiras dos mercados eles ficam um pouco murchos e podem carregar fungos contaminantes que não são visíveis a olho nu mas que produzem micotoxinas.
 
Ficaram ótimos, fritos com manteiga e alho e um bom vinho para acompanhar. E fresquinhos assim ficam mais consistentes. Depois de alguns dias nas prateleiras dos mercados eles ficam um pouco murchos e podem carregar fungos contaminantes que não são visíveis a olho nu mas que produzem micotoxinas.
maravilha hein?! onde moro dá para vender 30,00 o kilo dessa preciosidade ... o problema é ter espaço para produzir 50kilos por exemplo...
 
Voce saberia indicar onde comprar os sacos de PP correto ? tentei com um que dizia ser PP mas não aguentou 15 minutos de Panela de Pressão. Se tiver como comprar on-line vc me manda o link por MP, muito agradecido. abraço
 
Voce saberia indicar onde comprar os sacos de PP correto ? tentei com um que dizia ser PP mas não aguentou 15 minutos de Panela de Pressão. Se tiver como comprar on-line vc me manda o link por MP, muito agradecido. abraço
Cara, andei vendo algumas coisas a respeito... Você pode tentar usar sacos de polietileno de alta densidade. São os que usamos aqui na autoclave, esses não tem erro. O único problema é que são grande, não sei se tem tamanho pequeno, então terá que dobrá-lo. Achei um site brasileiro.
http://www.lojasynth.com/loja/produto-243435-2914-saco_para_autoclave_diversos
Espero ter ajudado.
Abraços.
 
Você pode tentar usar sacos de polietileno de alta densidade. São os que usamos aqui na autoclave, esses não tem erro. O único problema é que são grande, não sei se tem tamanho pequeno, então terá que dobrá-lo.

Tentem ser ecologicamente corretos, e sempre que possível reusem o material. A natureza ficaria feliz. :)
 
Voce saberia indicar onde comprar os sacos de PP correto ? tentei com um que dizia ser PP mas não aguentou 15 minutos de Panela de Pressão. Se tiver como comprar on-line vc me manda o link por MP, muito agradecido. abraço
@cubensisdedread aqui na minha cidade tem um pacotão de sacolas PP, tem da espessura maior e diversos tamanhos, já fiz teste com ela e é garantido que aguenta. Vou ver aqui o nome da loja, se quiser te passo esse contato :)
 
Mto bom mano, parabéns !! tentei procurar o Agar hj e no achei aqui em salvador, nem o comestivel. Ai lembrei q no inicio vc citou q daria pra fazer com gelatina natural, então optei por compra-la. Você sabe dizer se a quantidade usada seria a mesma do Agar ? comprei 4 pacotinhos com 12g de gelatina natural em cada. se tiver como me dar uma luz, ficarei muito agradecido ! abraço e ótima semana
 
Cara, essa gelatina que eu mencionei não é a convencional, de mercado, pois essa não fica sólida a temperatura ambiente. É uma gelatina que se vende em lojas de produtos naturais, não tem açúcar nem sabor (natural) e é a base de ágar-ágar. É muito mais barata que o ágar puro e funciona na mesma. A proporção dessa é mais ou menos 12 gramas por 100 mL, depende da marca. Mas no pacote tem a proporção certa. Caso você não encontre de forma alguma essa gelatina, faça as sementes com milho, ou soja.
 
Cara, essa gelatina que eu mencionei não é a convencional, de mercado, pois essa não fica sólida a temperatura ambiente. É uma gelatina que se vende em lojas de produtos naturais, não tem açúcar nem sabor (natural) e é a base de ágar-ágar. É muito mais barata que o ágar puro e funciona na mesma. A proporção dessa é mais ou menos 12 gramas por 100 mL, depende da marca. Mas no pacote tem a proporção certa. Caso você não encontre de forma alguma essa gelatina, faça as sementes com milho, ou soja.
mas faria a clonarem direto no grão entao ?, cortaria um pedaço do tecido interno e ja colocaria nos grãos esterelizados ? o milho mistura com serragem ? Unica gelatina q consegui foi a de mercado, ágar ágar entao, nem se fala... só se for pela net mesmo
 
É um jeito, mas é bem mais arriscado perder tudo. Pois nas plaquinhas vc logo vê se houve contaminação e joga fora. No caso do milho é mais foda ter que jogar o vidro inteiro fora. É milho puro mesmo, só para fazer as "sementes". Depois que colonizar todo o milho vc coloca umas 3 sementes dentro do substrato de serragem. Mas o milho tem que estar esterilizado também.
 
Hmm entendi, seria mais ou menos o Processo Grain to Grain (g2g) usado para os cubensis.... mas usaria o milho pra colonizar a serragem tbm! se montar só no milho, e montar tipo um Casing, cobrindo o milho colonizado com vermiculita e pó de coco, ele frutifica ? e se eu misturar esse milho colonizado com um bulk ? tipo esterco pó de coco serragem ? obrigado por responder minhas perguntas :)
 
Hmm entendi, seria mais ou menos o Processo Grain to Grain (g2g) usado para os cubensis.... mas usaria o milho pra colonizar a serragem tbm! se montar só no milho, e montar tipo um Casing, cobrindo o milho colonizado com vermiculita e pó de coco, ele frutifica ? e se eu misturar esse milho colonizado com um bulk ? tipo esterco pó de coco serragem ? obrigado por responder minhas perguntas :)
Rola de cobrir o milho com o substrato sim, mas este tem que estar esterilizado. Dessa forma acho um pouco desperdício de sementes, pois só umas 3 ou 4 por saco já serve. E no caso do shiitake tem que ser serragem, casca de árvore ou coisas do gênero porque eles precisam de muita celulose bruta. Diferente do cubensis que na natureza nasce em matéria orgânica tipo esterco.
 
Rola de cobrir o milho com o substrato sim, mas este tem que estar esterilizado. Dessa forma acho um pouco desperdício de sementes, pois só umas 3 ou 4 por saco já serve. E no caso do shiitake tem que ser serragem, casca de árvore ou coisas do gênero porque eles precisam de muita celulose bruta. Diferente do cubensis que na natureza nasce em matéria orgânica tipo esterco.
Entendi, eu estava providenciando serragem em petshop pq foi a que eu achei... Quando for jogar a semente no saco de serragem, essa serragem com farinha de arroz e etc, precisa ser esterelizada ? vou esterelizar na panela de pressão igual faço com substrato dos cubensis.... e no caso de cobrir a semente com substrato bulk, ELE tem que ser Esterelizado ou pode ser Pasteurizado a 80°% igual o processo do bulk de cubensis ? Pelo que estou vendo não é dificil, pra mim o mais dificil vai ser arrumar um fruto fresco pra fazer a clonagem, vai ser minha primeira clonagem hehe! Muito Obrigado :D
PS: a penúltima foto postada, estão demais, um saquinho simples com pouco substrato e varios cogus bonitos. pena que só achei saco de 20litros pra comprar. vai dar uns blocos grandes de substrato hehe
 
Essa serragem de hamster é ideal, mas se puder colocar um pouco de casca de árvore também é bom. O processo de pasteurização pode funcionar também, nunca testei. Esse fresco você pode comprar no mercado mesmo. Não é nada difícil, o processo é praticamente o mesmo do cubensis, só muda o substrato mesmo. Os shiitakes que postei terça feira já estão grandes, vou comer alguns hoje, heheh. Mas antes vou postar uma foto, cresceram pra caramba nesses 3 dias e o terceiro substrato já está mostrando os corpos de frutificação.
cara que coisa mais LINDA esses da 2° foto! bom, se dar pra fazer esterelizando na PP o substrato, nao vou inventar de pasteurizar não. vou fazer igual vc, só estou ansioso pra saber como é o saco de PP de 20 litros, acho q vou ter que fazer uns blocos grandes de substrato hehe! a duvida que ficou pra mim vendo as fotos foi o seguinte, eu percebi que varias bastante a cor do substrato, isso seria o Excremento do micélio ? Eu acho q eu ficaria bem confuso em saber oq era o excremento e oque seria contaminação. Cara obrigado mesmo pelas respostas e por compatilhar! Parabéns pelo cultivo :D
 
cara que coisa mais LINDA esses da 2° foto! bom, se dar pra fazer esterelizando na PP o substrato, nao vou inventar de pasteurizar não. vou fazer igual vc, só estou ansioso pra saber como é o saco de PP de 20 litros, acho q vou ter que fazer uns blocos grandes de substrato hehe! a duvida que ficou pra mim vendo as fotos foi o seguinte, eu percebi que varias bastante a cor do substrato, isso seria o Excremento do micélio ? Eu acho q eu ficaria bem confuso em saber oq era o excremento e oque seria contaminação. Cara obrigado mesmo pelas respostas e por compatilhar! Parabéns pelo cultivo :D
Eu não sabia que isso acontecia com o substrato, mas li algumas coisas a respeito e descobri que é oxidação do substrato, mas não prejudica ele, grave bem a cor para não confundir com contaminação. A contaminação normalmente é verde, e surge em pequenos pontos e depois vai crescendo. O melhor de tudo é que já é a terceira safra com esses substratos, nem sei ainda quantas safras eles vão dar, hehehe. 1,3 Kg de substrato já me rendeu 700 gramas de cogumelo. Vou investir só no shiitake agora, Pleurotus é só perda de tempo. :LOL:
 
Eu não sabia que isso acontecia com o substrato, mas li algumas coisas a respeito e descobri que é oxidação do substrato, mas não prejudica ele, grave bem a cor para não confundir com contaminação. A contaminação normalmente é verde, e surge em pequenos pontos e depois vai crescendo. O melhor de tudo é que já é a terceira safra com esses substratos, nem sei ainda quantas safras eles vão dar, hehehe. 1,3 Kg de substrato já me rendeu 700 gramas de cogumelo. Vou investir só no shiitake agora, Pleurotus é só perda de tempo. :LOL:
Maravilha cara ! Eu por nao conhecer muito de comestíveis não sei o quanto seria ideal render 1kg de substrato, mas 700g parecem ser uma boa quantidade né ? Estou começando agora a ir atras dos comestíveis, mas tenho muito interesse. Logo que chegar o meu saco de PP vou testar, se eu ainda nao tiver o shitake fresco pra clonar vou tentar um cultivo com cubensis mesmo, pra pelo menos ver como vou usar o saco de 20 litros na panela de 11 hehe.
 
Ele rende tanto assim porque 80% dele é água, daí o problema da umidade, tenho que borrifar com água fervida duas vezes por dia
 
Back
Top