Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

problemas com frutificação!

  • Criador do tópico mountainee
  • Data de início
M

mountainee

Visitante
olá galerinha!!!

estou fazendo uma cultura com esporos de uma cepa selvagem e o micélio se desenvolveu muito bem nos bolos... depois que cresceram e tomaram todo o substrato dos bolos, coloquei em um substrato de turfa para começar a etapa de frutificação. deixei o micélio incubando a temperatura de +- 28 graus e ele até começou a aparecer no topo da camda de turfa mas por causa de um imprevisto (uma viagem), desliguei o aquecedor para ver se conseguiria retardar por uns dias o desenvolvimento do micélio para que não frutificasse enquanto eu estivesse fora...

e deu certo! ele retardou tanto que parou o crescimento da superfície já faz mais de mês! e o rpoblema é que mesmo aumentando a temperatura e a umidade do terrário não consigo fazer com que ele retome o crescimento na superfície...

o micélio parece estar tomando completamente a parte de baixo do terrário, porém, como já disse, ele não quer crescer para a superfície do terrário... já tentei dar cold shock mas tb não deu certo...
parece que ele está muito bem crescendo vegetativamente e não quer saber de reprodução...

já cultivei uma vez uma cepa selvagem que foi razoavelmente fácil de frutificar. estou pensando que talvez esta cepa de agora seja mais difícil de frutificar por motivos naturais. talvez os estímulos que ela precise sejam mais específicos.

gostaria de saber se alguém poderia opinar sobre técnicas que poderia utilizar para tentar frutificá-lo.

tem umas coisas que eu acho que podem estar dificultando a frutificação. vou listá-las abaixo:

1) eu não sei direito o que é turfa pois nunca vi. achei um cara na minha cidade que dizia que tinha turfa para vender. comprei um pouco e usei no terrário e talz mas to achando que na real não é turfa.

2) mesmo que for turfa, o cara me disse que eles juntavam matéria vegetal e que ele sempre vendia essa turfa como forma de adubo para canteiros e plantações.

3) eu tenho *certeza* que a turfa está com pH muito baixo (ácido). eu devia ter misturado um pouco de bicarbonato de sódio para basificar antes de colocar no terrário... eu acho que todo o terrário está bem ácido.

se lembrar de mais alguma coisa posto aqui...
DSCF7622.JPGDSCF7623.JPGDSCF7620.JPGCaptura de Tela 2011-08-26 às 13.23.11.png
 
bom, não sei se vai dar pra ver muita coisa, mas vou tirar umas fotos aqui já posto...
 
Upvote 0
Se o problema é o pH já pensou em adicionar calcário agora?
 
Upvote 0
como o micélio já está dominando a turfa, não dá pra eu removê-la e adicionar o calcário ou bicarbonato de sódio...

Dissolva em água e regue a turfa.

E faça alguns furos com um instrumento estéril que permita que a solução entre pelo meio da turfa.
 
Upvote 0
o lance e vc esperar colonizar tudo e fazer uma camada fina com corretor de ph...
 
Upvote 0
Não sei se vai adiantar em muito tentar regular o pH do teu substrato agora.
Eu iria tentar mais mudanças de temperatura, tentar despertar o micélio.
E com um potão desses, tudo fica mais delicado.
 
Upvote 0
@ecuador: vou tentar regar com àgua misturada com calcàrio...

@tchescko: uhmmm... parece uma boa ideia... serà que o micèlio não vai ficar muito bravo omigo??? hahaha

@tupynambá: eu fiz um cold-shock mas ele se baseou em desligar o aquecedor em dias frios (de temperatura +- 20 graus). será que é uma boa colocar na gladeira por 24h?

@agricola: acho que o substrato passa oxigênio sim... inclusive, tem umas rachaduras master no fundo do terràrio que com certeza garante oxigenação e deixa o excesso de àgua passar...

será que alguém pode confirmar que o substrato é turfa mesmo???
 
Upvote 0
... será que alguém pode confirmar que o substrato é turfa mesmo???

Essa turfa está meio estranha... :unsure: Já usei vários tipos de turfas/peat moss, e todas tinham uma característica fibrosa. Como você pode ver abaixo, é parecido com fibra de coco:

800px-Schultz_Sphagnum_Peat_Moss.jpg
 
Upvote 0
um detalhe se nao colocar algo em volta , como um plastico preto sei la...
vai pinar pra todos os lados...
e isso nao e uma boa...
 
Upvote 0
beleza... obrigado por todos os conselhos! vou testá-los aqui e possivelmente volto a deixar aqui os resultados outro dia em breve!

abraços!
 
Upvote 0
Então vamos ver se ajuda.
- a primeira foto mostrando a lateral onde você esta cultivando na parte inferior esquerda a principio, me parece estar contaminada, se estiver certo parece bactéria e a ocorrencia desse tipo de contaminante liberam gases que inibem o crescimento micelial, atrasa a frutificação, causa abortos, e muitas vezes nem pinagem ocorre
- esta turfa esta esquisita mesmo, se parece com uma que utilizei para fazer o ultimo cultivo, que tambem demorou muito para pinar alguns casing ficaram doentes, tive mutações, uma colheita de dar dó, essa turfa quando comprei parecia borra de café bem soltinha, deixei o saco muito tempo parado e quando fui usar estava do mesmo jeito que a sua, com granulosidade muito superior de quando comprei parecia carne moida cheia de pelotinhas(os pequenos não gostaram), oque ocorre é que ela apresenta muita humidade a principio(por fora), mas em seu interior fica seca, de dificil colonização do fungo, perde a humidade facilmente,
- essas terras de cobertura tem que ser coisa de boa qualidade, tipo, se for tirar de algum lugar prefira de barrancos(pasteurização sereva ou alto clavagem), e não essas expostas ao tempo
- terras vindas de restos vegetais ficam muito acida, tem que ter um controle de ph muito certinho
- tente colocar um plastico filme por cima paramanter a humidade mais tempo

- tente dar um choque na geladeira, passe alcool por fora de todo suporte onde esta cultivando,
- depois ferva agua, espere esfriar(deixe tampada a chaleira)
- depois de fria, adicione 9 partes desta agua fervida e 1 parte agua oxigenada(faça isso somente depois da agua estar completamente fria)
- borrife em abundancia mas não deixe encharcar
- passe filme pvc por cima do recepiente de cultivo, e mande pra geladeira por 24Hrs.
- tire da geladeira e torça para temperatura de sua região estar quente para que ocorra o choque termico.
- abane duas vezes ao dia e se preciso regue 2 ou 3 vezes sem encharcar. coloque em um local bem fresco da casa em que pegue claridade e não luz direta do sol, e boa sorte
OBS: repare se fica maior cada vez mais aquela mancha na lateral inferior, se continuar crescendo faça nova inoculação e cuidado na hora de descartar os restos de cultivo
Abraços.
 
Upvote 0
Então vamos ver se ajuda.
- a primeira foto mostrando a lateral onde você esta cultivando na parte inferior esquerda a principio, me parece estar contaminada, se estiver certo parece bactéria e a ocorrencia desse tipo de contaminante liberam gases que inibem o crescimento micelial, atrasa a frutificação, causa abortos, e muitas vezes nem pinagem ocorre
- esta turfa esta esquisita mesmo, se parece com uma que utilizei para fazer o ultimo cultivo, que tambem demorou muito para pinar alguns casing ficaram doentes, tive mutações, uma colheita de dar dó, essa turfa quando comprei parecia borra de café bem soltinha, deixei o saco muito tempo parado e quando fui usar estava .....

nossa cara, valew mesmo! que olho clínico...

=)

agora vamo que vamo!
 
Upvote 0
parece que o azteca estava certo sobre a minha "turfa". mesmo adicionando bicarbonato de sódio, não resolveu em nada. resolvi jogar tudo aqui no canteiro aqui do prédio (vaaaai que nasce -- ninguém vai saber que são os mágicos hahah) e recomeçar hoje mesmo.

mais esterelização, mais afinco, e um casing de *qualidade* dessa vez!

mais uma pergunta, aqui no sul, será que já não tá começando a temporada de cogumelos mágicos nos pastos?

abraço a todos que ajudaram!
 
Upvote 0
Back
Top