Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problema no cultivo de shimeji branco e preto.

gostaria de saber o que pode estar dando errado no meu cultivo (shimeji branco e preto)?

  • contaminação

    Votos: 0 0.0%
  • substrato

    Votos: 0 0.0%

  • Total de votos
    0

Paulo-Cesar

Esporo
Cadastrado
15/02/2019
2
2
53
Bom dia a todos, gostaria de saber o que pode estar dando errado no meu cultivo (shimeji branco e preto).

O substrato predominante de serragem de eucalipto que consigo em uma serralheria que faz palet, estou usando imediatamente (sem descanso no pátio o molhando).

O micélio não desenvolve bem e coloniza em alguns sacos (60 dias muito demorado) outros para no meio e não chega no final do saco (80%).

Não consigo verificar nenhum contaminante (o saco não fica verde, amarelo ou preto).

Temperatura de incubação, ambiente de 15 a 30 graus.

Obs.: Os que ficam bom depois de 60 dias produzem bem mais só 25% chega até o fim da colonização o restantes dos sacos param no meio.

Substrato:
80% Serragem de eucalipto
20% Farelo de trigo
2% gesso agrícola

Esterilização:
Tambor de 200 litros (99 graus por 8 horas).

Imagem:

thumbnail


Desde já agradeço as respostas.
At. Paulo
 

Anexos

  • 20190215_190800.jpg
    20190215_190800.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 21
Última edição por um moderador:
Bom dia a todos, gostaria de saber o que pode estar dando errado no meu cultivo (shimeji branco e preto).
O substrato predominante de serragem de eucalipto que consigo em uma serralheria que faz palet, estou usando imediatamente (sem descanso no pátio o molhando).
O micélio não desenvolve bem e coloniza em alguns sacos (60 dias muito demorado) outros para no meio e não chega no final do saco (80%).
Não consigo verificar nenhum contaminante (o saco não fica verde, amarelo ou preto).
Temperatura de incubação, ambiente de 15 a 30 graus.
Obs.: Os que ficam bom depois de 60 dias produzem bem mais só 25% chega até o fim da colonização o restantes dos sacos param no meio.

Substrato:
80% Serragem de eucalipto
20% Farelo de trigo
2% gesso agrícola

Esterilização:
Tambor de 200 litros (99 graus por 8 horas).

Imagem:

thumbnail


Desde já agradeço as respostas.
At. Paulo

Não dá para ver sua imagem.

Coloque a aqui pelo botão "Carregar Arquivo" ou cole com o ctrl V.
 
Segue a foto.
Amigo, a madeira usada para a fabricação de pallete tende a ser tratada, desta forma, empregada defensivos para que fungos não a ataquem e desta forma o pallete tenha mais tempo de vida util, pode ser que isso esteja prejudicando vosso cultivo. tenta usar, ao invés de serragem, palha seca, qualquer capim que você possa colher proximo a sua casa e secar ao sol vai ser melhor que uma madeira que sabe-se lá o que pode conter !
 
Última edição:
Bom dia obrigado pela sugestão. Mas tava querendo usar a serragem que tem em a vontade. Como estou querendo produzir uma quantidade razoável para poder comercializar. Já tinha feito testes com a panela de pressão e funcionou direitinho mas quando comecei a usar um tambor de 200 litros que começou o problema.

Referente a serragem não tem nenhum defensivo pois e cortado aqui na fazenda ao lado do meu sítio e eles serrão na minha frente pego a serragem em um deposito embaixo da serra.

Lendo aqui no fórum tem pessoas que usam a tindilização (esquentar, esfriar, esquentar esfriar.... ) vou tentar por 3 ciclos e posto o resultado.
 
Última edição por um moderador:
Bom dia obrigado pela sugestão. Mas tava querendo usar a serragem que tem em a vontade. Como estou querendo produzir uma quantidade razoável para poder comercializar. Já tinha feito testes com a panela de pressão e funcionou direitinho mas quando comecei a usar um tambor de 200 litros que começou o problema.
Referente a serragem não tem nenhum defensivo pois e cortado aqui na fazenda ao lado do meu sítio e eles serrão na minha frente pego a serragem em um deposito embaixo da serra.
Lendo aqui no fórum tem pessoas que usam a tindilização (esquentar, esfriar, esquentar esfriar.... ) vou tentar por 3 ciclos e posto o resultado.
Já viu os videos do Roger Rabit ??
Let's Grow Mushrooms
www.mushroomvideos.com
Vale muito à pena
 
Bom dia a todos, gostaria de saber o que pode estar dando errado no meu cultivo (shimeji branco e preto).

O substrato predominante de serragem de eucalipto que consigo em uma serralheria que faz palet, estou usando imediatamente (sem descanso no pátio o molhando).

O micélio não desenvolve bem e coloniza em alguns sacos (60 dias muito demorado) outros para no meio e não chega no final do saco (80%).

Não consigo verificar nenhum contaminante (o saco não fica verde, amarelo ou preto).

Temperatura de incubação, ambiente de 15 a 30 graus.

Obs.: Os que ficam bom depois de 60 dias produzem bem mais só 25% chega até o fim da colonização o restantes dos sacos param no meio.

Substrato:
80% Serragem de eucalipto
20% Farelo de trigo
2% gesso agrícola

Esterilização:
Tambor de 200 litros (99 graus por 8 horas).

Imagem:

thumbnail


Desde já agradeço as respostas.
At. Paulo


Bom dia Amigo! também estou com o mesmo problema, mas penso que nao tem a ver com pasteurizaçao.
Pode ser o (spawn) micelio fraco sem vigor ou baixa umidade no substrato... Voce conseguiu resolver?
 
Back
Top