Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problema durante a frutificação.

carlosxcf

Esporo
Cadastrado
29/09/2023
11
2
24
Boa tarde galera. Estou com um problema na hora da frutificação dos meus bolos . Na hora das pinagens eles vem nascendo estranhos e quando vão crescendo eles ficam deformados e com uma coloração estranha vou apresentar nas imagens. Super agradeço se alguém conseguir me dar algumas dicas se é contaminação de alguma coisa ou algo que não estou conseguindo controlar como humilde e oxigênio.
 

Anexos

  • IMG_20240312_214846.jpg
    IMG_20240312_214846.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 18
  • IMG_20240312_214659.jpg
    IMG_20240312_214659.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 18
  • IMG_20240312_214455.jpg
    IMG_20240312_214455.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 18
  • IMG_20240312_214905.jpg
    IMG_20240312_214905.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 18
Fala amigo!

Rapaz parece que contaminou, essa parte cinza ai no seu bolo.
Mas pelo menos nasceram a tempo!

Em relação ao tamanho suspeito que seja excesso de CO2 no terrario, isso altera o crescimento deles. Precisa rever a troca de ar.
 
Os bolos parece que começaram OK mas depois tiveram muitos abortos.

A parte preta/azul/marrom do estipe do cogumelo parece ser inclusão de vermiculita.

As partes fofas podem ser micélio ou contaminação cobweb, mas estão mais para micélio por enquanto.

Pode ter sido pouca aeração, aliada a excesso ou falta de umidade. Tente manter as condições mais ou menos constantes, aerar 2 ou 3 vezes por dia e manter os bolos sempre úmidos, mas não encharcados (a vermiculita precisa apenas ficar escura, mas sem sinal de água).

Se os bolos estiverem em contato com água no fundo (por exemplo direto em cima da argila, ou água acumulada num prato), coloque sobre um prato furado para a água não acumular.

O formato meio "áspero" dos cogumelos pode ser devido às condições de crescimento ou apenas genética.
 
No começo eu não desconfiava de contaminação, mas dando um zoom na última foto e vendo essas pintas na base da estipe, pode não ser um bom sinal. Tô bem na dúvida agora...
 
Back
Top