Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Ola, sou novo no Fórum e vou compartilhar um cultivo que estou fazendo agora.
na minha cidade não encontra Vermiculita pura de forma alguma, entt o clássico PF-Tek esta fora de questão. Optei por fazer um Spawn e enquanto ele coloniza estou estudando possíveis substratos além de decidir se seria Cassing ou Monotube e adquirir verba para o terrário.

Dia 05/01/2020
enfim, Usei como base para o spawn Alpiste (serve de comida pra pássaros), cozinhei ele por aproximadamente 10 minutos ou ate as semente começarem a abrir e alem de ter adicionado uma colher rasa de café( O café ajuda a fixar nitrogênio no grão )
enquanto isso eu esterilizei os potes que ia usar com umas 5g de Tricloro dissolvidos em água fervente e coloquei os vidros dentro.
enquanto esfriava eu coloquei o alpiste pra escorrer o excesso de água
apos esfriar eu dei uma ultima lavada nos vidros com água corrente e depois com papel toalha e álcool só pra ter certeza, fiz os furos que seriam posteriormente usados para a inoculação na tampa dos vidros e tapei com micropore ( na hora de levar pra pressão passei uma camada de papel alumínio encima da tampa) , completei os vidros com o alpiste e coloquei na panela de pressão por 45 min.
na hora de inocular eu tive que de uma maneira bem macgyver destilar água para fazer as seringas ( não consegui água destilada pra comprar. Interior é tenso)
Inoculação feita e Inicio da Ansiedade.
ps. nao uso incubadora porque moro na bahia, a temperatura ambiente é a temperatura de incubação entao so coloquei em uma prateleira no meu quarto, ate agora funcionando.
IMG-20200105-WA0021.jpg IMG-20200105-WA0028.jpg IMG-20200105-WA0033.jpg IMG-20200105-WA0110.jpg
07/01/2020 MICELIO A VISTA
pote 2 pote 1
14/01/2020 Nesse dia eu quebrei o micelio e misturei o substrato
pote 2 pote 2

pote 1 pote 1
20/01/20200 micelio voltou bem mais intenso apos misturar
pote 2 pote 2

pote 1 pote 1
AGUARDEM ATUALIZAÇÕES
 
Show de bola parceiro!!!!

Atualiza a gente aí dos procedimentos!!! Toppp
 
22/01/2020
Hoje quando fui checar os Spawns notei uma alteração no pote 1.
a humidade dentro do vidro está muito alta e o o micelio em contato com a agua ficou amarelo (suspeito que tenha muito CO2 dentro do virdo. amanha irei trocar a tampa de metal dos dois potes por uma feita com filtro de café ou com T.N.T
espero que a humidade caia e que a troca gasosa melhore
WhatsApp Image 2020-01-22 at 19.36.23.jpeg
 
Eu chutaria que é bactéria, mas não confirmaria ainda.
Quando utilizei WBS (Wild Bird Seed - Alimento pra pássaro) percebi que as bactérias colonizam facilmente.
Foi muito pouco tempo de panela de pressão.

Dicas que eu posso dar:
  1. Pode tentar utilizar pó de fibra de coco para fazer pftek
  2. Usar milho (Eu tenho quase sempre sucesso com ele, tindalizando)
  3. Não precisa todo esse trabalho para limpar o copo, ele vai ser esterilizado na PP.
  4. Deixar mais tempo na pressão, pelo menos 1:15, eu gosto de 1:30, mas não pode deixar secar a água do fundo.
  5. Utilizar água de copinho (Quando utilizei água destilada laboratorial tive contaminação em todas seringas, imagino tendo que inventar em casa)
  6. Utilizar menos o carimbo, além de gastar a toa, como raspa uma área maior, a chance de contaminação proveniente dele aumenta.
  7. Deixar mais espaço vazio dentro do vidro, para permitir uma pequena troca de ar.
  8. Não sei o tamanho do vidro, mas usaria menor e do menor utilizaria para G2G no grande e diminuir o tempo de colonização (Quanto maior, mais tempo leva, mais tempo contaminantes tem pra crescer)

Como eu faço com a água de copinho e nunca tive problemas:
Dentro de uma S.A.B (ou qualquer coisa que ajude a não ter ar circulando),
limpo a tampa do copinho de água com álcool 70,
furo com a seringa e puxo toda a água que preciso,
coloco a tampa na seringa e deixo de lado,
tiro todo o alumínio do copo, passo a água de dentro para um copo (que vou beber depois)
e ai devolvo a água que estava na seringa para o copinho de plastico.
Pego o carimbo que já estava separado e raspo com a lamina de bisturi,
sugo de novo com a seringa.

Pronto, apenas tem que tomar cuidado para não furar o copo com a seringa.
Sobram alguns esporos no copo, mas não tem problema, já tem bem mais do que o suficiente.

-------------------

Alias, pelo amor de deus, não abra o pote e troque a tampa, principalmente pelos materiais que citou.
Vai desperdiçar todo seu trabalho.
 
Eu chutaria que é bactéria, mas não confirmaria ainda.
Quando utilizei WBS (Wild Bird Seed - Alimento pra pássaro) percebi que as bactérias colonizam facilmente.
Foi muito pouco tempo de panela de pressão.

Dicas que eu posso dar:
  1. Pode tentar utilizar pó de fibra de coco para fazer pftek
  2. Usar milho (Eu tenho quase sempre sucesso com ele, tindalizando)
  3. Não precisa todo esse trabalho para limpar o copo, ele vai ser esterilizado na PP.
  4. Deixar mais tempo na pressão, pelo menos 1:15, eu gosto de 1:30, mas não pode deixar secar a água do fundo.
  5. Utilizar água de copinho (Quando utilizei água destilada laboratorial tive contaminação em todas seringas, imagino tendo que inventar em casa)
  6. Utilizar menos o carimbo, além de gastar a toa, como raspa uma área maior, a chance de contaminação proveniente dele aumenta.
  7. Deixar mais espaço vazio dentro do vidro, para permitir uma pequena troca de ar.
  8. Não sei o tamanho do vidro, mas usaria menor e do menor utilizaria para G2G no grande e diminuir o tempo de colonização (Quanto maior, mais tempo leva, mais tempo contaminantes tem pra crescer)

Como eu faço com a água de copinho e nunca tive problemas:
Dentro de uma S.A.B (ou qualquer coisa que ajude a não ter ar circulando),
limpo a tampa do copinho de água com álcool 70,
furo com a seringa e puxo toda a água que preciso,
coloco a tampa na seringa e deixo de lado,
tiro todo o alumínio do copo, passo a água de dentro para um copo (que vou beber depois)
e ai devolvo a água que estava na seringa para o copinho de plastico.
Pego o carimbo que já estava separado e raspo com a lamina de bisturi,
sugo de novo com a seringa.

Pronto, apenas tem que tomar cuidado para não furar o copo com a seringa.
Sobram alguns esporos no copo, mas não tem problema, já tem bem mais do que o suficiente.

-------------------

Alias, pelo amor de deus, não abra o pote e troque a tampa, principalmente pelos materiais que citou.
Vai desperdiçar todo seu trabalho.
Obrigado pela força, vou seguir os conselhos.
1579737997049.png
 
Parabéns pelo cultivo.

Sim, uma seringa dessa eu dividiria em 2

Cada seringa dessas dá pra ser dividida em 20 a 40.

Aliás, excesso de esporos em uma seringa (seringas escuras) podem gerar muitas eclosões não compatíveis e mais disputa pelo micélio, com menor rendimento das frutificações.

Basta ver um ou outro bloco de esporos flutuando na água que 20 ml vão inocular de 10 a 20 bolos com folga.
 
Boa noite irmãos, com pezar venho anunciar que meus potes faleceram kkk
Nao tive tempo de tirar foto, mas o micelio estava com aparência de seco (mesmo com o vidro molhado por dentro) quando tirei a tampa o cheiro era alcoólico, enfim, enterrei no meu quintal pra ver no que dá. Obrigado a todos pela força. Amanhã começo denovo.
 
Boa noite rapazes, a natureza é estranha!
Um amigo me falou que poderia ser uma bactéria aquela contaminação entt decidi isolar um pouco e fazer um "g2g" num substrato de jardins que comprei. E não é que o micelio voltou a crescer nas 2 amostras que separei? Com umas hifas muito bonitas inclusive. Vou mandar algumas fotos e com o passar do tenpo vou atualizando.
Informações extras,
apenas Humidifiquei o substrato e deixei 2min e 30 seg no microondas em temp máxima e mais 5 min com a função manter aquecido.
Estou humidificando 1x por dia com agua com cloro.
Fiz uma postagem falando sobre esse substrato. Podem saber mais olhando meu outro post
P_20200131_184940.jpg
P_20200131_184746.jpgP_20200131_184835.jpg
 
Back
Top