Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Salve irmãos;

numa dessas conversas da vida, quase sem propósito notável, um grande amigo, @Raoul_Duke, eu decidimos por vários motivos cultivar cogumelos, e começaríamos com o mestre Psilocibes.
Decidimos também, na hora da aquisição dos carimbos, que como éramos dois, faríamos tudo duplo!
Variedades adquiridas ('raças'):
  • Mazatapec
  • TKSS
Queríamos sucesso desde a primeira vez, igual a todos que estão encantados com o primeiro cultivo, e como informação é a chave pesquisamos bastante.
Uma idéia surgiu!!
Construir uma glovebox com um dispositivo de luz ultravioleta germicida.
A adaptação foi fácil, toda parte elétrica comprada na sta efigênia por menos de 20 reais, e instalada na tampa de uma caixa separadora, facilitando o uso da lâmpada uv para desinfectar ambientes também. Os poucos furos para a instalação foram vedados com silicone. Duas conexões de canos de esgoto de 100mm foram usadas para dar suporte as luvas.
Custo da glovebox uv aproximadamente 70 reais + um pouco de silicone

IMG_20150726_210428001.jpg IMG_20150726_210443537.jpgIMG_20150726_210522302.jpg IMG_20150726_210549821_HDR.jpg IMG_20150726_210857034.jpg IMG_20150726_210917258_HDR.jpg IMG_20150726_211254610.jpg

E aí está ela!
Já em seu primeiro uso, fazer 3 seringas (uma de 60ml + duas de 20ml) de cada variedade.
**a glove box foi também esterilizada com solução de hipoclorito antes do processo da radiação uv, para atingir as possíveis sombras.
***a seringa com esporos NUNCA foi exposta a radiação uv.

"O micélio não é seu escravo!" mentalizávamos, mas tb não somos escravos dele, tudo tava rolando na mais linda protocooperação.
Já tínhamos a glovebox uv e as seringas hidratando a uma semana, os carimbos a três! Era hora de dar continuidade.
Mas qual seria a técnica PFTek? spawn? mas qual grão?
A empolgação "científica" em experimentar, conhecer, nos fez decidir por todos! Sim, ambas técnicas, spawn com diversos grãos e três recipientes.
Grãos para spawn:
  • centeio
  • arroz
  • alpiste
  • milho
  • aveia (não tínhamos lido nada até então sobre, mas o espírito curioso...)
O PFTek feito com vermiculita e FAI pronta, beneficiada já.
Recipientes testados foram "vidros de azeitonas", e dois tipos de potes plásticos PP, um "descartável" e outro não.
Mãos a obra!!
Recipientes prontos, esterilizados (panelas de pessão), inoculados (glovebox uv), foram pra incubadora.
A incubadora é uma caixa separadora grande, a maior que encontramos, e para deixar na temperatura mais confortável possível ao micélio, instalamos um termostato digital e uma resistência de 2w (se não me engano) em formato de fio emborrachado, bem fraquinha mas o suficiente para o desejado. Os dois adquiridos na r. florêncio de abreu, termostato 80 reais e resistência 11 reais.

IMG_20150810_193745.211.jpgIMG_20150810_193803.730.jpg

E então depois de duas semanas:

IMG_20150815_112728347.jpg IMG_20150815_111811347.jpg IMG_20150815_111919369.jpg IMG_20150815_111829600.jpg IMG_20150815_111950493.jpg IMG_20150815_112031872.jpg IMG_20150815_112043405.jpg IMG_20150815_112225264.jpg IMG_20150815_112259924.jpg IMG_20150815_112301756.jpg IMG_20150815_112341053.jpg

uma pergunta aos amigos mais experientes do fórum, estamos no caminho certo?
parece ter alguma contaminação?

Estamos planejando um terrário controlado por arduíno...
alguma sugestão ou dica?

logo volto com novidades
valew!
 
Última edição:
Ta tudo muito bonito, parabéns.
 
Legal as idéias de vocês, uma dúvida: essa lâmpada UV realmente é eficaz?
Gostei também da ideia de testar varias técnicas, acompanhando!
 
agradecemos as parabenizações pessoal!!
mas somos iniciantes ainda, temos muito a aprender
sobre a luz uv, caro psilosun, na teoria é eficiente, e na prática aparentemente tb, pois ao que parece não tivemos contaminação nenhuma, foram preparadas 6 seringas e inoculados 20 recipientes.
nossa meta, como primeira vez, era de obter sucesso de 50%
mas pelo que pudemos observar, 100% dos potes estão colonizando , uns mais agressivamente, outros sem tanta pressa
quanto ao meio, os PFTeks são os mais bonitos, rizomorficamente falando, assim como a aveia, que apresentou a maior taxa de colonização aparente
alpiste, centeio e milho tb estão bem fortes
arroz integral com casca é o meio q o micélio tá com mais "preguiça", talvez não fomos felizes no preparo, faltou hidratar, penso eu, mas mesmo assim está indo razoável
 
Hoje faz 4 dias que inoculei meus copos com arroz integral, micélio deu as caras :D
Penso que 4 dias é rápido.
Quanto tempo levou pro micélio aparecer no cultivo de vocês ?
 
convoco Raoul_Duke para responder sua pergunta, Hs.Krause, mais precisamente
mas se não me engano com 4 dias já havia sinal do micélio tb, pessoal fala de algodão mas me lembra mais fragmentos de paina...
em uma semana, a aparência era empolgante!
 
É até difícil de perceber ainda, lembra em proporção, metade da parte algodoada de 1 cotonete.
 
resistência de 2w (se não me engano) em formato de fio emborrachado

Você conseguiu comprar uma resistência fraca isolada? Onde??? Resistência isolada normalmente só tem de chuveiro e são potentes demais pra serem úteis em cultivo.

Eu uso lâmpada incandescente pra aquecer minha geladeira-incubadora.

Ah, muito boa a estrutura do cultivo de vocês. Na torcida. :)
 
Nossa, bem legal a glovebox de vocês. Curti bastante! :)
Em relação ao terrário, vocês já tem alguma ideia de como controlarão com Arduíno? O controle de um LED eu acredito que seja bem simples mas em relação a umidade talvez seja um pouco mais complicado, já tem alguma ideia?
 
Você conseguiu comprar uma resistência fraca isolada? Onde??? Resistência isolada normalmente só tem de chuveiro e são potentes demais pra serem úteis em cultivo.
salve @ExPoro , sim na real não procurávamos, encontramos meio que sem querer numa loja da r. florêncio de abreu (ñ sei se é de sampa, mas é uma rua que tem várias lojas de ferramentas e afins) em que procurávamos termostato digital.
custou 11 reais
IMG_20150822_171704464.jpg
só essa parte branca aí é que esquenta, a resistência, ele é meio 'emborrachada'/' siliconada', maleável.
Na loja o atendente garantiu que aguentava umidade tranquilo.
Só não tenho certeza se é 2w ou 4w, mas é bem fraquinha mesmo, não chega a queimar a mão qdo ligada.
Detalhe interessante é que tem igual em 12v tb, pra quem trabalha nessa voltagem. Assim como o termostato.

Em relação ao terrário, vocês já tem alguma ideia de como controlarão com Arduíno? O controle de um LED eu acredito que seja bem simples mas em relação a umidade talvez seja um pouco mais complicado, já tem alguma ideia?
então @arc144 ...
não manjamos nada, pra começar sendo sincero. Na prática, mas já pesquisamos bastantes e esse é o momento ideal pra começarmos a aprender a usar o arduino
temos várias idéias, mas como é legal qdo vc pensa em algo e dá uma 'googleada' e encontra exatamente aquilo que procura!! :sneaky::) mesmo não sendo mto comum...
http://www.instructables.com/id/Environmental-Mushroom-Control-Arduino-Powered/?ALLSTEPS
e de quebra mais do que esperava!!
http://www.instructables.com/id/Experimenting-With-Mushrooms/?ALLSTEPS
***(site mto legal pra quem manja inglês, ou tem paciência como eu! rs, mtas coisas legais inclusive cultivos caseiros de cogumelos)
e por aqui não é difícil achar os sensores, como esses
http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/gas/sensor-de-alcool-mq-5.html CO2 = 37,5Reais
http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/temp-umi/grove-temp-humi-sensor.html temperatua e umidade = 35Reais
***links só a título de exemplo, o site tem todas informações para dar suporte ao uso dos sensores, assim como outros...
estamos ainda na parte do brainstorm, mas assim que avançarmos faço um update.
 
Última edição por um moderador:
então @arc144 ...
não manjamos nada, pra começar sendo sincero. Na prática, mas já pesquisamos bastantes e esse é o momento ideal pra começarmos a aprender a usar o arduino
temos várias idéias, mas como é legal qdo vc pensa em algo e dá uma 'googleada' e encontra exatamente aquilo que procura!! :sneak::) mesmo não sendo mto comum...
http://www.instructables.com/id/Environmental-Mushroom-Control-Arduino-Powered/?ALLSTEPS
e de quebra mais do que esperava!!
http://www.instructables.com/id/Experimenting-With-Mushrooms/?ALLSTEPS
***(site mto legal pra quem manja inglês, ou tem paciência como eu! rs, mtas coisas legais inclusive cultivos caseiros de cogumelos)
e por aqui não é difícil achar os sensores, como esses
http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/gas/sensor-de-alcool-mq-5.html CO2 = 37,5Reais
http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/temp-umi/grove-temp-humi-sensor.html temperatua e umidade = 35Reais
***links só a título de exemplo, o site tem todas informações para dar suporte ao uso dos sensores, assim como outros...
estamos ainda na parte do brainstorm, mas assim que avançarmos faço um update.

Ah ta, dei uma olhada rápida aqui porque estou meio sem tempo. Me pareceu bem legal, eu perguntei pois sou estudante de engenharia elétrica e me interesso por essas coisas... Assim como eu tinha imaginado é bastante trabalhoso, principalmente pelo fato de não existir módulos prontos para tais propósitos (pelo menos não que eu saiba) e ai você tem que fazer tudo from scratch. Mesmo tendo o projeto pronto da um trabalho pra confeccionar e tal..
No geral parece bem legal, assim que tiver mais tempo de sobra e mais experiencia no cultivo pretendo inovar algumas coisas desse tipo! Caso vocês consigam algo postem ai, ficarei feliz em acompanhar e até ajudar se puder! Abração e boa sorte em seus cultivos! :)
 
Hoje faz 4 dias que inoculei meus copos com arroz integral, micélio deu as caras :D
Penso que 4 dias é rápido.
Quanto tempo levou pro micélio aparecer no cultivo de vocês ?
Então, nosso micélio Mazapatec demorou 5-6 dias pra dar as caras, em compensação o TKSS foi por volta de 3-4 dias. Isso variando bastante de acordo com o substrato.
 
Então, nosso micélio Mazapatec demorou 5-6 dias pra dar as caras, em compensação o TKSS foi por volta de 3-4 dias. Isso variando bastante de acordo com o substrato.
De qualquer forma, considero 3 a 4 dias bem rápido.
Além do substrato a temperatura tem bastante influência. Eu havia inoculado 4 copos que só foram apresentar micélio depois de 8 dias sem controle de temperatura (média de 26 graus de dia e uns 17 de noite). Logo que ajustei minha incubadora com controle de temperatura, inoculei mais 3 copos. 4 dias se passaram e o primeiro micélio de um dos copos já começou a dar as caras. Uma boa diferença dos copos primogênitos.

PS: Usei a mesma receita de substrato.
 
De qualquer forma, considero 3 a 4 dias bem rápido.
Além do substrato a temperatura tem bastante influência. Eu havia inoculado 4 copos que só foram apresentar micélio depois de 8 dias sem controle de temperatura (média de 26 graus de dia e uns 17 de noite). Logo que ajustei minha incubadora com controle de temperatura, inoculei mais 3 copos. 4 dias se passaram e o primeiro micélio de um dos copos já começou a dar as caras. Uma boa diferença dos copos primogênitos.

PS: Usei a mesma receita de substrato.
Sim, estávamos com controle de temperatura desde o inicio. Imagino que não só as baixas temperaturas quanto as variações mais elevadas possam afetar o desempenho.
 
Parabéns !!!! Ta muito show...Pra primeira vez vocês estão com uma mão de OURO!! Estou torcendo e acompanhando o cultivo.
Muita atenção na hora de aniversariar essas crianças, é o momento mais critico para iniciantes, apenas 1 descuido e la se vai 1 mes...Mas tenho certeza que vocês não terão problema!! MUITO SUCESSO porque sorte é pra quem não se empenha :whistle::roflmao:;):feliz::p
 
Back
Top