Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Transkei

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera
Depois de algum tempo observando e lendo os fóruns, decidi arranjar meus esporos e começar o cultivo.
Decidi começar o diário apenas se houvessem sinais de micélio, já que cometi alguns erros em alguns dos procedimentos.
Após algumas semanas, com os primeiros sinais de micélio decidi então inciar meus relatos. :):)

Aqui vai:

DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Transkei
PROCEDÊNCIA: Online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( x) Sim ( ) Não

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 12 / 03/ 2019
-----------------------------------------------


( ) Seringa Multiesporos
( x) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x ) Não


Método de preparação e esterilização do substrato:

Para a preparação do substrato (e cultivo em geral) utilizei como base o video "Let's grow mushrooms!" de Marc Keith no outube.
Fiz a mistura completa (2V + 1FAI + 1A) misturando o subtrato seco por volta de 5 minutos, e em seguida adicionei o copo de água e misturei até que se tornasse homogêneo.
Preenchi então 6 copos de 275ml comprados no mercado com a mistura, e retirei os restos de vermiculita das bordas dos copos com alcool 70. Em seguida, tapei com papel alumínio e lacrei com fita isolante, levando para a panela de pressão por volta de 50min (após a água fervida),

Esterilizei a bancada previamente com solução de lsoform, e em logo após limpei com alcool 70.
Para inoculação, fiz apenas 2 furos no meio de cada pote injetando e média 1ml por furo, e em seguida tapei com outa camada de papel alumínio e levei para incubadora com um termostato ligado à 29 graus. Imaginei que o crescimento do micélio fosse ser lento por causa da baixa quantidade de esporos, então decidi dar um boost começo para acelerar o processo.
Durante 2 semanas, nada havia acontecido, até o dia 23/03, aonde vi os primeiros sinais de vida. Depois disso, abaixei a temperatura do termostato para 24 graus, flambei uma agulha e fiz mais alguns furos nos potes e tapei novamente com uma camada de papel alumínio.

Hoje, , reparei que alguns dos bolos aparentam estar meio amarelados (bolo 3 e 2 bolo 3.jpegbolo 2 (2).jpeg), talvez por alta temperatura, talvez por falta furos no pote. Quando percebi, desliguei o termostato, (a que moro em um lugar quente) e estou pensando em fazer mais furos e tapa-los com fita microporo ao inves de outro camada de papel aluminio.

____________________________________________________________________________

Independente do resultado, já estou muito feliz que meus bolos chegaram até esse ponto. Como é meu primeiro cultivo, estou 100% aberto a dicas e sugestões sobre o procedimento.
Assim que os bolos estiverem colonizados, atualizo sobre como montarei meu terrário.


Obrigado pela atenção e boas colheitas! :D:)
 

Anexos

  • bolo 6.jpeg
    bolo 6.jpeg
    102.2 KB · Visualizações: 26
  • bolo 5.jpeg
    bolo 5.jpeg
    104.2 KB · Visualizações: 27
  • bolo 4.jpeg
    bolo 4.jpeg
    111.7 KB · Visualizações: 22
  • bolo 1 (2).jpeg
    bolo 1 (2).jpeg
    126.4 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Fala galera! Bom final de semana pra geral!


Ontem foi dia de colheita! :):)
Colhi no total 90g de cogumelos frescos! Estou muito contente que mesmo azulados, os bolos me presentearam com tantos cogus.
Quanto ao consumo, acredito que também não seja contaminação e decidi assumir o risco e consumi-los. Depois falo aqui o que deu

Abaixo, algumas fotos de meus lindos meninos hehehe

WhatsApp Image 2019-05-05 at 14.51.48.jpegWhatsApp Image 2019-05-05 at 14.51.47.jpegWhatsApp Image 2019-05-05 at 14.51.48 (2).jpeg

Ja dunkei os bolos e rolei na vermiculita de ontem pra hoje. Os bolos ainda aparentam estar um pouco azulados, mas vou deixar no terrário mesmo assim até eu ter tempo de preparar tudo de novo.

Obrigado a todos que acompanham e tiram um tempo pra responder aqui! ??

Tô COMEÇANDO a achar que esse azulado não é contaminação hein. Vc fez um dunk entre os flushes? Se fez, acho que isso melhorou o aspecto dos bolos por hidratar eles. Poderia ser a desidratação que estaria causando o azulado? Não sei! Mas os cogus tão vindo com força ainda, parabéns! Mantém a umidade bem controlada mano. Quanto a ingeri-los, não vou opinar pois não tenho certeza se está ou não contaminado. Se estiver, EU não comeria. Contaminantes são um grande perigo para as vias aéreas mais do que para o trato intestinal. Então, mais perigoso que comer, é inalar. Quando vc come, muitas particulas passam para o trato respiratório. Fica a dica. Grande abraço irmão.

Fiz o dunk sim! Os bolos perderam o azulados depois de uns 3-4 dias no terrário, aos poucos. Eles pinaram normal e prosseguiram normal. Ontem mande brasa no dunk de novo e seja o que Deus quiser!
Olha só! Que belos cogumelos!

Muito obrigado! Estou muito feliz que consegui chegar a esse ponto e produzir estes belos meninos. Estou ansioso pra próxima já! hehehehe
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-05-05 at 14.51.49.jpeg
    WhatsApp Image 2019-05-05 at 14.51.49.jpeg
    118.5 KB · Visualizações: 19
Back
Top