Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Transkei

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera
Depois de algum tempo observando e lendo os fóruns, decidi arranjar meus esporos e começar o cultivo.
Decidi começar o diário apenas se houvessem sinais de micélio, já que cometi alguns erros em alguns dos procedimentos.
Após algumas semanas, com os primeiros sinais de micélio decidi então inciar meus relatos. :):)

Aqui vai:

DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Transkei
PROCEDÊNCIA: Online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( x) Sim ( ) Não

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 12 / 03/ 2019
-----------------------------------------------


( ) Seringa Multiesporos
( x) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x ) Não


Método de preparação e esterilização do substrato:

Para a preparação do substrato (e cultivo em geral) utilizei como base o video "Let's grow mushrooms!" de Marc Keith no outube.
Fiz a mistura completa (2V + 1FAI + 1A) misturando o subtrato seco por volta de 5 minutos, e em seguida adicionei o copo de água e misturei até que se tornasse homogêneo.
Preenchi então 6 copos de 275ml comprados no mercado com a mistura, e retirei os restos de vermiculita das bordas dos copos com alcool 70. Em seguida, tapei com papel alumínio e lacrei com fita isolante, levando para a panela de pressão por volta de 50min (após a água fervida),

Esterilizei a bancada previamente com solução de lsoform, e em logo após limpei com alcool 70.
Para inoculação, fiz apenas 2 furos no meio de cada pote injetando e média 1ml por furo, e em seguida tapei com outa camada de papel alumínio e levei para incubadora com um termostato ligado à 29 graus. Imaginei que o crescimento do micélio fosse ser lento por causa da baixa quantidade de esporos, então decidi dar um boost começo para acelerar o processo.
Durante 2 semanas, nada havia acontecido, até o dia 23/03, aonde vi os primeiros sinais de vida. Depois disso, abaixei a temperatura do termostato para 24 graus, flambei uma agulha e fiz mais alguns furos nos potes e tapei novamente com uma camada de papel alumínio.

Hoje, , reparei que alguns dos bolos aparentam estar meio amarelados (bolo 3 e 2 bolo 3.jpegbolo 2 (2).jpeg), talvez por alta temperatura, talvez por falta furos no pote. Quando percebi, desliguei o termostato, (a que moro em um lugar quente) e estou pensando em fazer mais furos e tapa-los com fita microporo ao inves de outro camada de papel aluminio.

____________________________________________________________________________

Independente do resultado, já estou muito feliz que meus bolos chegaram até esse ponto. Como é meu primeiro cultivo, estou 100% aberto a dicas e sugestões sobre o procedimento.
Assim que os bolos estiverem colonizados, atualizo sobre como montarei meu terrário.


Obrigado pela atenção e boas colheitas! :D:)
 

Anexos

  • bolo 6.jpeg
    bolo 6.jpeg
    102.2 KB · Visualizações: 26
  • bolo 5.jpeg
    bolo 5.jpeg
    104.2 KB · Visualizações: 27
  • bolo 4.jpeg
    bolo 4.jpeg
    111.7 KB · Visualizações: 22
  • bolo 1 (2).jpeg
    bolo 1 (2).jpeg
    126.4 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Galera, acho que não comecei o diário de cultivo da maneira certa aqui no fórum, mas não to conseguindo apagar ou editar o post aqui.
Se alguém puder me dar uma ajuda ai ficaria agradecido! :LOL:
 
dale manoo boa noite. sou iniciante tbm mas ali embaixo do seu post tem um icone pequeno da uma olhada. quando vc clica aparece editar. paz irmão✌✌✌
 
dale manoo boa noite. sou iniciante tbm mas ali embaixo do seu post tem um icone pequeno da uma olhada. quando vc clica aparece editar. paz irmão✌✌✌

O lance é que não consegui botar a tag de "em andamento" igual a outros diários de cultivo que li. Dai não consigo apagar e fazer de novo também.
 
Há fortes indícios de que o micropore não faz diferença, principalmente nessa fase. Recomendaria apenas paciência, além do mais, a falta de troca gasosa não causaria amarelamento. Metabolitos podem ser gerados por diversos motivos, mas nessa fase não há o que se fazer a não ser ajustar a temperatura.

O recomendável são 4 furos equidistantes, com 0,5ml a 1ml em cada furo. Fechar com um papel alumínio adicional, lacrar com fita isolante e deu. Qualquer passo adicional é discutível, alguns põe micropore, já vi gente que simplesmente tirou a tampa completamente (o selo de vermiculita é suficiente em muitos casos pra manter fora de contaminação apesar de não recomendável), tem gente que vira de cabeça pra baixo, etc. Mas nada disso é necessário, apesar de compreensível pra primeiro cultivo. O recomendável é fazer o básico - a inoculação e vedação - e esperar.

O micélio está bem desenvolvido, metade do caminho já está andado. A recomendação pessoal, além de simplificar (menos é mais), é utilizar o papel alumínio e a fita isolante somente até a altura do selo de vermiculita. É possível que durante essas duas primeiras semanas, a colonização tenha começado por cima porém você não tenha visto por ter muito papel alumínio. É só uma recomendação para aumentar a visualização do substrato e ter uma idéia melhor de quando colonizou completamente pra esperar a consolidação no final.
 
Editei o prefixo para "Em Andamento".

Obrigado!


Há fortes indícios de que o micropore não faz diferença, principalmente nessa fase. Recomendaria apenas paciência, além do mais, a falta de troca gasosa não causaria amarelamento. Metabolitos podem ser gerados por diversos motivos, mas nessa fase não há o que se fazer a não ser ajustar a temperatura.

O recomendável são 4 furos equidistantes, com 0,5ml a 1ml em cada furo. Fechar com um papel alumínio adicional, lacrar com fita isolante e deu. Qualquer passo adicional é discutível, alguns põe micropore, já vi gente que simplesmente tirou a tampa completamente (o selo de vermiculita é suficiente em muitos casos pra manter fora de contaminação apesar de não recomendável), tem gente que vira de cabeça pra baixo, etc. Mas nada disso é necessário, apesar de compreensível pra primeiro cultivo. O recomendável é fazer o básico - a inoculação e vedação - e esperar.

O micélio está bem desenvolvido, metade do caminho já está andado. A recomendação pessoal, além de simplificar (menos é mais), é utilizar o papel alumínio e a fita isolante somente até a altura do selo de vermiculita. É possível que durante essas duas primeiras semanas, a colonização tenha começado por cima porém você não tenha visto por ter muito papel alumínio. É só uma recomendação para aumentar a visualização do substrato e ter uma idéia melhor de quando colonizou completamente pra esperar a consolidação no final.

Primeiramente obrigado pela atenção Anão!
Percebi errei em relação aos furos, fiquei ansioso e vacilei quanto à alta temperatura.
Segui seu conselho e retirei o excesso de alumínio, mas fiquei com receio de tirar a fita isolante por causa das contaminações
De fato, não estava conseguindo visualizar o crescimento do micélio, e ai deu pra ver ele estressado e amarelo o_O


Como não tinha visto seu comentário antes, fiz os furos extras, tirei o alumínio e botei a fita microporo. Visualmente percebi uma melhoria na "cara" do micélio, deixando ele mais saudável. Mas depois do seu comentário creio que pode ser coisa da minha cabeça.
No domingo (06/04/2019) eles amanheceram quase 100% colonizados e bem mais saudáveis do que as fotos que postei. (Mais tarde atualizo com fotos)

Estou bem feliz com resultado dos meus micélios, e felizmente não tive nenhuma contaminação.

Quinta-feira vou montar meu terrário, já comprei a argila expandida e os outros materiais.

Vou postando assim que as coisas forem acontecendo.


Muito obrigado pela atenção e prontidão de todos e boas colheitas!:)??
 
Última edição:
Fala galera!

Me enrolei com no trabalho e nao tive tempo te de atualizar o diario mas aqui vai:


No sábado, dia 13/04 dunkei os bolos em uma caixa termica com agua gelada das 21h as 9, totalizando 12h.
Na mesma noite esterilizei um pouco de argila expandida e colocando-a na agua sanitaria pelo mesma quantidade de tempo.

Para o terrario, usei uma caixa organizadora que comprei numa loja aqui na esquina (nao lembro exatamente o tamanho) e fiz furos ao redor dela inteira um pouco acima da altura que colocaria argila.

Assim, inseri a argila no terrario ate que desse uma altura de 3 dedos e coloquei 1 dedo de agua filtrada no fundo. Esterilizei um pouco de vermiculita (5minutos no microondas) e usei para fazer o roll (com ela seca) apos esfriar. Também usei para fazer uma camada em cima de tampas de potes de sorvete, e usei isso colocar os bolos no terrario. Na tampa, fiz 6 furos grandes e tapei eles com fita microporo.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 20.36.31.jpeg WhatsApp Image 2019-04-25 at 20.36.19.jpeg

Também coloquei uma bomba de ar e um higrômetro barato que achei em uma loja de peixes (talvez nao seja o mais preciso de todos hehehehe). Moro no cerrado, então naturalmente aqui eh quente. Quando coloquei o higrômetro, o termômetro media 26 graus. Para diminuir a temperatura utilizei garrafas de gelo, que conseguiam abaixar pra 23 graus. Alem disso, borrifei as paredes e 2 a 3 vezes por dia, com a umidade por volta de 99%.

Coloquei os bolos no domingo (14.04) e em uma semana (20.04) estavam pinando! :):giggle:

WhatsApp Image 2019-04-24 at 16.12.34 (1).jpeg WhatsApp Image 2019-04-23 at 16.59.59.jpeg

Quando tomaram forma, deixei a garrafa de gelo de lado e a temperatura por volta da casa dos 25/26 graus, e passei a borrifar menos agua ate que a umidade ficasse por volte de 95%-98%. Reparei que por algum motivo, a quantidade de agua que estava no fundo agora esta em 3 dedos, o que acho que pode interferir muito na umidade do terrario. Mesmo assim, ate agora me parecem bem saudaveis! Estou muito contente! :LOL::D

WhatsApp Image 2019-04-25 at 20.06.40.jpeg

Reparei que os bolos estao bem azulados, mas li por aqui que talvez isso no seja um problema. De qualquer forma, gostaria muito de saber o que fiz para deixa-los dessa forma.


bolo azulado.jpeg


Hoje, quinta-feira (25.04) percebi que eles deram uma cessada no crescimento e tive certa quantidade de abortos, ja que muitos deles aparecem mais escuros.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 20.06.35.jpeg

Alguém sabe dizer o que fiz pra acontecer isso? Talvez tenha sido mudança dos parâmetros, ou a quantidade de agua que botei no fundo?

De qualquer forma, ja estou extremamente satisfeito que meu cultivo ja me rendeu estes belos frutos!
Muito obrigado pelas dicas e pela atenção !
Boas colheitas! :)
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-04-24 at 16.12.34.jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-24 at 16.12.34.jpeg
    123 KB · Visualizações: 34
Boa noite meu querido. Estou acompanhando o cultivo. Muito bonitos os cogus, parabéns! Sobre as manchas, vou deixar alguém mais experiente dar uma opinião. Depois de pinar, vc manteve a umidade acima de 95% ? Pq acredito que deveria ter diminuído um pouco. Mas mesmo assim saíram belos cogus! Novamente parabéns!
 
Boa noite meu querido. Estou acompanhando o cultivo. Muito bonitos os cogus, parabéns! Sobre as manchas, vou deixar alguém mais experiente dar uma opinião. Depois de pinar, vc manteve a umidade acima de 95% ? Pq acredito que deveria ter diminuído um pouco. Mas mesmo assim saíram belos cogus! Novamente parabéns!

Opa! Muito obrigado amigo!

Mantive a umidade acima de 95% sim, depois que vi seu comentário ontem a noite abaixei a umidade e eles deram uma boa crescida! Obrigado! :)?

Agora estão maturando e se tornando belos cogumelos, quase rompendo o véu.

Acredito que hoje mesmo quando voltar do trabalho estarão prontos pra colher. Aviso aqui como foi, talvez coma eles diretão mesmo hehehe :p:p

Mesmo assim, os bolos continuam meio azulados ? Se alguém puder me auxiliar no que fazer nesse caso, ficaria agradecido
 
Salve @Pedrotcha

Sobre suas dúvidas, vou tentar ajudar (não garanto que seja o correto, é apenas um pouco do que sinto pela experiência nos poucos cultivos que tive até agora).

Em relação aos abortos que você está tendo, acredito que tenham muitos fatores para isso (alguns até desconheço), como você está tendo alguns belos exemplares, que vi pelas fotos, ao meu entender, a limitação de um bolinho de pf tek impede de oferecer para todos os cogumelos jovens o que necessitam. Então, geralmente quando vejo alguns exemplares de maior destaque no bolinho e vejo ao seu lado alguns abortos ou cogus nanicos, nem dou bola (o que não me impede de continuar considerando todos muito saborosos ☕).

Sobre o aspecto azulado, de novo vou associar ao grande crescimento dos cogumelos, já que são 90% água, acredito que o micélio acaba passando muito das suas reservas. Mas nada que um dunk após a colheita não resolva.

Parabéns pela iniciativa e segue ai!
Sucesso.
 
Salve @Pedrotcha

Sobre suas dúvidas, vou tentar ajudar (não garanto que seja o correto, é apenas um pouco do que sinto pela experiência nos poucos cultivos que tive até agora).

Em relação aos abortos que você está tendo, acredito que tenham muitos fatores para isso (alguns até desconheço), como você está tendo alguns belos exemplares, que vi pelas fotos, ao meu entender, a limitação de um bolinho de pf tek impede de oferecer para todos os cogumelos jovens o que necessitam. Então, geralmente quando vejo alguns exemplares de maior destaque no bolinho e vejo ao seu lado alguns abortos ou cogus nanicos, nem dou bola (o que não me impede de continuar considerando todos muito saborosos ☕).

Sobre o aspecto azulado, de novo vou associar ao grande crescimento dos cogumelos, já que são 90% água, acredito que o micélio acaba passando muito das suas reservas. Mas nada que um dunk após a colheita não resolva.

Parabéns pela iniciativa e segue ai!
Sucesso.

Fala @Abzû ! Primeiramente obrigado pelas ideias!

Muitos dos abortos que tive de fato parecem ser por causa de outros cogumelos bem grandes que apareceram. Ainda assim, consegui fazer com que alguns retomassem o crescimento deixando a tampa do terrario entreaberta e abanando mais vezes durante o dia, reduzindo a umidade e aumentando a troca de ar.


Quanto ao aspecto azulado eu ainda nao consegui entender o que eh, hoje tirei eles do dunk apos a colheita do meu primeiro flush e eles estavam extremamente azuis ? Agora estou comecando a suspeitar que contaminaram... (vou postar as fotos um pouco mais abaixo)


_______________

Bom dia e bom final de semana galera!


Ontem, sexta-feira, fiz minha primeira colheita! Estou muito contente com o resultando.:D
Apesar do caráter azulado e o momento que pararam de crescer, ainda assim aparentaram ser saudáveis cogumelos.

Colhi um total de 122g molhado de 6 bolos pftek. Fiquei emocionado com o momento e nao consegui tirar tantas fotos (hehehe)), mas aqui vao algumas.


WhatsApp Image 2019-04-27 at 11.19.42.jpegWhatsApp Image 2019-04-27 at 11.07.35.jpegWhatsApp Image 2019-04-27 at 11.07.38.jpegWhatsApp Image 2019-04-27 at 11.07.39.jpeg

Logos apos a colheita, peguei os bolos e os coloquei em uma bacia com tampa na geladeira durante 24h. Depois que os bolos sairam do dunk, estavam extremamente azuis e fiquei preocupado o_O. Mesmo assim, esterilzei mais vermiculita, fiz o roll e coloquei de volta no terrario pra ver no que ia dar, ja que estavam todos com a mesma cara.
WhatsApp Image 2019-04-27 at 10.51.16 (2).jpegWhatsApp Image 2019-04-27 at 10.51.15.jpegWhatsApp Image 2019-04-27 at 10.51.16 (1).jpegWhatsApp Image 2019-04-27 at 10.51.16.jpeg


Dessa vez, consegui despejar um pouco do excesso de agua que havia no fundo da argila, acredito que pode melhorar meu controle de umidade.

Alguem teria uma luz sobre esse azulamento? Sera que estão contaminados, ou eu foi por causa de algum manuseio incorreto?


Estou muito feliz que consegui chegar ate aqui! Agora e torcer para o proximo flush!
 
Última edição:
Poxa, espero que alguém possa confirmar sobre a suspeita de ser contaminante, não me parece aquele azul por falta de umidade, está mais com cara de contaminante. Quero muito lhe ajudar. Porém após estas fotos, como prudência prefiro tratar deles como contaminados, eu não tive este aspecto ainda nos cultivos, mas se eu enxergasse isso aqui, acredito que não manteria eles.

Até agora só tive o contaminante verde escuro. Este azulão ai parece que não era pra estar aí. Vamos ver se alguém mais dá um parecer.

Uma dica que posso dizer: Nunca pegue os bolos diretamente, luvas limpas é o que sempre uso.
 
Eu não quis opinar sobre a coloração no primeiro momento justamente pra não sair de cara falando que é contaminante, mas eu nunca vi esse tipo de azulado em outros cultivos saudáveis. Concordo com o @Abzû. Se fosse meu cultivo acho que descartaria por não ter certeza de ser ou não contaminante. Abraço amigo.
 
Poxa galera que vacilo! Queria saber aonde errei. Com certeza tomarei mais cuidado com a esterilização e o manuseio do micélio nas próximas vezes.

E os cogumelos que colhi quando os bolos ja estão saudáveis? Será que me farão mal?

Vou deixar os cogumelos a pinarem de qualquer forma, já que todos estão azuis no terrário e tenho o tempo de colonização de novos bolos (além de ser teimoso).

Posto aqui o resultado de meus bolos alienígenas para futuros curiosos.


Muito obrigado por toda ajuda @Poeiraviva e @Abzû !
 
Fala galera! Boa noite!

Trago algumas novidades. Depois de um ou dois dias no terrario, os bolos ficaram menos azulados e voltaram a pinar. Os cogumelos cresceram finos e em pequena quantidade. Mesmo assim fiquei feliz que eles apaceram!

Sera que sao seguros para consumo?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-05-03 at 10.41.25.jpeg
    WhatsApp Image 2019-05-03 at 10.41.25.jpeg
    140 KB · Visualizações: 24
  • WhatsApp Image 2019-05-03 at 20.48.29.jpeg
    WhatsApp Image 2019-05-03 at 20.48.29.jpeg
    119.2 KB · Visualizações: 25
  • WhatsApp Image 2019-05-03 at 20.49.04.jpeg
    WhatsApp Image 2019-05-03 at 20.49.04.jpeg
    173.5 KB · Visualizações: 23
Tô COMEÇANDO a achar que esse azulado não é contaminação hein. Vc fez um dunk entre os flushes? Se fez, acho que isso melhorou o aspecto dos bolos por hidratar eles. Poderia ser a desidratação que estaria causando o azulado? Não sei! Mas os cogus tão vindo com força ainda, parabéns! Mantém a umidade bem controlada mano. Quanto a ingeri-los, não vou opinar pois não tenho certeza se está ou não contaminado. Se estiver, EU não comeria. Contaminantes são um grande perigo para as vias aéreas mais do que para o trato intestinal. Então, mais perigoso que comer, é inalar. Quando vc come, muitas particulas passam para o trato respiratório. Fica a dica. Grande abraço irmão.
 
Realmente, eles estão vindo com força. Também acredito que não vai ser contaminação, deve ter sido "hematomas" da colheita. Eu consumiria, mas não aconselho a fazer o que eu faria :rolleyes:
 
Última edição:
Olha só! Que belos cogumelos!
 
Back
Top