Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Raça Colorado.

Diário de cultivo completo.
Boa note meus caros, venho humildemente compartilhar com vocês meu primeiro cultivo. Depois de muita pesquisa eu decidi comprar um carimbo e cultivar cogumelos, mesmo ainda não tendo nenhuma experiência com eles. O vendedor me recomendou a raça Colorado por que disse ele que ela suporta melhor altas temperaturas, pois, aqui onde estou morando por enquanto, chega a bater 37 graus das 12:00 horas a té as 16:00 horas e cerca de 24 graus a meia noite até começar a subir de novo as 8:00, 9:00 horas da manhã. Eu vou utilizar o método da garrafa de água congelada para baixar a temperatura nos horários de pico. Hoje eu criei as seringas e vou descrever como as fiz.
Eu peguei todos os ingredientes que precisava, desda água destilada que comprei em um posto de gasolina (Essa água é para radiador de carro, mas tem o ph neutro de 7 e não contem sais minerais), até as seringas e o carimbo em um envelope de plástico lacrado. Como eu não tinha uma gloveblox eu criei as seringas sem ela, eu fiz dessa maneira. Coloquei o álcool 70 em um borrifador recém lavado e limpei muito bem a bancada com ele, duas vezes por sinal, depois eu borrifei o álcool no ar da minha cozinha sem poupar álcool para "simular" um ant-fúngico em spray que me esqueci de comprar. A casa não estava limpa, mas eu deixei ela fechada e com as janelas lacradas para não circular nenhum ar de fora. Depois de borrifar álcool no ar da minha cozinha, eu fui tomar um banho para diminuir os riscos de contaminações, demorei cerca de 5 minutos, lavei mais as mãos, rosto e braços e então voltei para a cozinha. Chegando lá o cheiro de álcool já tinha passado e o chão estava úmido por causa dele, então eu coloquei minha máscara no roso, daquelas que se usa quando está gripado e comecei o trabalho. Borrifei bastante álcool por dentro e fora do copo e deixei evaporar depois de espalhar ele com guardanapos de papel. Depois dele secar, eu coloque água destilada no copo e balancei o copo para retirar qualquer resíduo de álcool que poderia matar os esporos, fiz isso duas vezes. peguei um estilete e coloquei fogo nele com um esqueiro até ele fica muito preto e depois de esfriar eu passei álcool nele e espalhei com os guardanapos que eu tinha e deixei evaporar. Agora chegou o momento crítico, eu pequei a embalagem com os esporos e abri, o carimbo não estava tão preto, mas continuei mesmo assim. Eu raspei com muita precisão com o estilete estéril e tirei cerca de 1/4 do carimbo deixando apenas um pequeno rasgo nele. Eu coloquei no copo os esporos e joguei a água destilada e misturei bem com as seringas que vem estéril de fábrica. Depois de fazer as duas seringas de 10ml, sobrou cerca de 7 ml no copo com os esporos e eu guardei o carimbo, então eu percebi que a água das seringas ficaram transparente de mais, pois, a parte do carimbo que raspei era a mais fraca dele, então tive minha brilhante ideia que pode comprometer todo o esforço que fiz até agora. Eu deixei as seringas cheias de lado e abri novamente a embalagem do carimbo e raspei mais um pouco, cerca de mais 0,5/4 do carimbo, totalizando um total de 1,5/4 do carimbo, lembrando que era a parte mais fraca dele, eu coloquei no copo que tinha o resto da água com esporos e joguei toda a água das seringas de volta. Eu misturei novamente e enchi uma seringa sem problema, mas na segunda seringa eu acho que aconteceu meu erro, uma gota de suor da minha testa caiu no meu dedo e eu acho que pode ter respingado na água do copo, mas eu não tenho certeza. Eu rapidamente enchi a seringa que faltava e coloquei ela de lado e chequei na luz para ver se fico bom. Eu percebi que fico muito melhor que antes, nem acinzentado e nem transparente, ficou na cor dos vídeos que eu havia visto antes de me aventurar nessa jornada. Depois fui guardar na geladeira com as agulhas tampando a seringa e percebi que tinha água na capa da agulha que tinha vazado da seringz, ai então eu tirei a capa das duas agulhas e joguei a água fora e as recoloquei, espero que isso não seja outro erro, eu enrolei as seringas em uns 4 ou 5 guardanapos e coloquei dentro da geladeira na parte de baixo onde se coloca frutas, mesmo lá não sendo tão limpo, mas foi por isso que eu coloque os guardanapos nas seringas. Depois descartei o resto da água do copo, uns 7 a 8 ml (Na próxima eu não vou errar a quantidade de água para não desperdiçar).
E foi isso por enquanto, amanhã eu vou inocular. O carimbo é do final do mês passado, então são novos. Assim que fizer o próximo passo eu posto aqui com fotos para apreender cada vez mais com pessoas que conhecem muito mais do que eu, um pequeno iniciante que busca sua primeira viagem e lição com cogumelos. Eu tenho apenas duas três que ficaria muito grato que alguém me respondesse, vou deixar no final do post.

Perguntas:

1 - Se o suor pingou no copo com os esporos, será que poderá surgir alguma infecção futuramente ? Eu lavei o rosto antes de começar, mas acho que o suor acabou caindo do cabelo que eu não achei necessário lavar.

2 - Será que tirar a capa da agulha não foi outro erro ? Pois, ela era estéril e quando eu abri pode ter entrado bactérias ou fungos por fora da agulha e talvez infectado o interior com os esporos.

3 - Esse tipo de copo serve para inocula ? Mesmo ele sendo de boca larga, ele tem um relevo interno para fazer o desenho, então fiquei na dúvida. Seria triste se desse tudo certo, mas eu não conseguisse tirar o micélio dos copos para aniversariar.

Muito obrigado a todos, e muita paz a todos vocês.

Ps: Essa vai ser minha primeira experiência com cogumelo e quero que seja perfeita, de ante mão, eu só fumava cannabis algumas vezes por mês para relaxar, pois no que trabalho é muito estressante.

Anexos

• foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    349.1 KB · Visualizações: 16
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    370.1 KB · Visualizações: 14
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    386.2 KB · Visualizações: 14
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    347.8 KB · Visualizações: 14
Segui a risca a receita pftek. Esterilizarei na panela de pressão. Tomara que não seja contaminações, eu tomei tanto cuidado, só não usei luvas, não tinha na hora e fiz tudo não mão depois de um banho e de muito álcool nelas. Acha que pode ser algum problema ??

Sim, esterilizei antes de inocular na panela de pressão por 1 hora e deixei um dia esfriando. O corretor do celular que corrigiu no tempo errado, mals kkkkkkk

Até próximo sábado eu irei postar as fotos dos copos. A maioria está desenvolvendo tão bem, em uma semana 1 dos copos está quase 70% completo, e o menos desenvolvido está cerca de 10%. Já o copo que estufou na panela de pressão e que o substrato está muito compacto, não apresentou nenhum sinal de micélio, talvez ele esteja coberto pelo alumínio do copo e da fita isolante, que eu exagerei na quantidade e cobriu quase metade do copo :cry:. Mas de resto ta ok, sem sinal de contaminares por hora. A única coisa que eu acho arriscado, é que todos os dias, ou no mínimo uma vez a cada dois dias, eu tenho que tirar todos os copos da incubadora, para poder tirar a água dela, que acaba vazando da garrafa congelada. Espero que não acabe contaminando meus bebês.

Ps: O cheiro doce que eu senti no primeiro dia que eu confundi com fermentação continua, só que mais forte, principalmente depois de eu colocar a garrafa congelada;. Parece que o micélio se desenvolve mais rápido quando está com a garrafa lá dentro, pois a temperatura fica mais amena e por isso o cheiro sai mais forte. Achei isso interessante.

Atualizando o tópico. Até agora sem problemas com contaminações. 3 dos copos estão quase completos. Já 1 está cerca de 20% faltando, o outro está faltando cerca de 40%(esse copo lento foi o que eu injetei menos esporos com a seringa) e o copo que estufou na panela de pressão e eu deixei muito compacto o substrato, até agora nada de micélio e nem sequer uma contaminação. Acho que se esse copo estufado não apresentar nada até o copo mais atrasado ficar pronto, eu vou descartar ele. Talvez porque eu compactei muito o substrato, o micélio não conseguiu se desenvolver. O triste é que esse copo foi o segundo que eu injetei mais carga de esporos, mas faz parte.

Estou muito feliz até agora com tudo ficando bom, ressalva o copo estufado. :morto: Mas tudo bem hehehe

O copo que está faltando uns 40%, aquele da foto que tem um parte intera do copo sem micélio, aquilo pode ser alguma contaminação que não está deixando o micélio progredir ? Aquela parte fica em cima de um dos furos que injetei os esporos, tudo bem que foi o furo que eu injetei menos esporos, eu coloquei uns 0,3 ou 0,4 ml de esporos, que a propósito, era o resto da última seringa.

Deem um olhadinha nas fotos de todos os copos e veja se está tudo ok mesmo. Olhos mais experientes podem perceber algo que os meus deixaram passar.

Um outra perguntar. Eu posso colocar os copos que não completaram o crescimento na geladeira para terminarem de crescer ? Ou será que é melhor eu colocar os copos que não estiverem prontos no terrário com os 3 copos já aniversariados ? Claro que vou limpar eles com álcool antes de colocar juntos com os outros. Digo isso pois, eu só tenho essa caixa organizado que eu está servindo de incubadora e domingo vai servir como terrário.

A sim, eu não tenho argila expandida e nem perlita para forrar a caixa organizadora que será o terrário. Vou colocar apenas água no fundo e tampar, será que tem algum problema ? Eu vou colocar os bolos dentro de potes, e eles não vão encostar na água. Se tudo ocorrer bem, eu pretendo aniversariar os 3 copos desenvolvido domingo agora.

Muito obrigado por tudo a todos e a esse fenomenal fórum. É um Abraço. :)

Anexos

• IMG_5892.JPG
    IMG_5892.JPG
    255.4 KB · Visualizações: 21
  • IMG_5893.JPG
    IMG_5893.JPG
    270.9 KB · Visualizações: 23
  • IMG_5894.JPG
    IMG_5894.JPG
    273.6 KB · Visualizações: 21
  • IMG_5897.JPG
    IMG_5897.JPG
    276.2 KB · Visualizações: 22
  • IMG_5898.JPG
    IMG_5898.JPG
    284.3 KB · Visualizações: 20
  • IMG_5899.JPG
    IMG_5899.JPG
    270.5 KB · Visualizações: 19
  • IMG_5900.JPG
    IMG_5900.JPG
    258 KB · Visualizações: 19
  • IMG_5901.JPG
    IMG_5901.JPG
    284.3 KB · Visualizações: 19
  • IMG_5902.JPG
    IMG_5902.JPG
    272.6 KB · Visualizações: 16
  • IMG_5903.JPG
    IMG_5903.JPG
    298 KB · Visualizações: 17
  • IMG_5904.JPG
    IMG_5904.JPG
    286.4 KB · Visualizações: 16
  • IMG_5905.JPG
    IMG_5905.JPG
    275.8 KB · Visualizações: 16
Cara!! Que rizomorfismo lindo <3

Fico feliz que vai tudo bem, mesmo sabendo da seringa e tal..:brincalhao:

Eu posso colocar os copos que não completaram o crescimento na geladeira para terminarem de crescer ?

Eu acho que isso desacelera o crescimento. Dê uma pesquisada aqui no fórum.:bigode:

Ou será que é melhor eu colocar os copos que não estiverem prontos no terrário com os 3 copos já aniversariados ?

Melhor deixá-los separados.:)

. Vou colocar apenas água no fundo e tampar, será que tem algum problema ?

Problema não, mas creio que o processo de umidificação/evaporação da água (papel da perlita ou argila) não seria eficiente.:eba:

:ler:Ou seja:
Pesquise relação frio-colonização
Deixe cada copo no seu devido lugar (bolo no copo em incubadora, bolo aniversariado em terrário)
Não aniversarie enquanto você não tiver o seu setup todo (terrário com perlita ou argila) (não tem problema eles ficarem um pouco mais no copo)

No mais,
sucesso no seu cultivo!:D

Acompanhando seu diário, também estou pra iniciar o meu primeiro cultivo e seu post me incentivou a também relatar aqui no forum. Bons resultados!

Lembre-se de esperar a consolidação dos copos. Quando os copos atingem 100% de área visível colonizada, espere mais 7 a 10 dias para que o interior seja totalmente colonizado.

Os copos que ainda não estão prontos, você pode colocar em uma caixa de sapatos (devidamente limpa) para terminar a incubação. Ou ainda colocar os copos mais adiantados na geladeira para atrasar o aniversário, e esperar os outro terminarem de colonizar o substrato.

Assim você terá tempo de conseguir perlita ou argila expandida. Já vi alguns diários que usaram a vermiculita no lugar da perlita, apesar de não ser indicada para esse fim.

Já vi alguns diários que usaram a vermiculita no lugar da perlita, apesar de não ser indicada para esse fim.

Pois é, tem membros que tentam, mas não funciona colocar vermiculita. Apesar da casca de coco funcionar tanto para o substrato quanto pra umidificação de terrário, o mesmo não se aplica à vermiculita. Os melhores materiais são perlite e argila expandida pela composição física deles que pega a água e evapora pro ar, e isto não ocorre com a vermiculita, ela apenas retém. :coffee:

Acho que as pessoas colocam vermiculita porque ela parece com perlite. "Ah, isso daqui parece, deve funcionar!" A mesma lógica do médico passar um comprimido pra uma doença e o paciente tomar comprimido que já tem em casa pra outra doença apenas porque os comprimidos são parecidos. :lol:

Hoje eu aniversariei 4 copos saudáveis e o último estava faltando uns 5%. Eu estava esperando todos estarem prontos para colocar eles no terrário, mas, os copos mais rápidos estavam mais de 1 semana prontos e já estava apar aparecendo alguns pins. Eu abri o copo estufado e quase não tinha micélio mesmo, nem sequer uma contaminação, apenas alguma raizes bem fina mesmo do micélio no topo do copo e não tinha mais nada. Eu fiz o terrário, só que faltou um pouco de argila para completar, da para ver nas fotos, a maior parte da argila ficou em baixo do prato, será que tem algum problema ?. Eu esterilizei a vermiculita no fogão com água potável e deixei ferver até ficar apenas humida. Deixei ela esfriar até a temperatura ambiente e rolei os bolos nela. Eu acho que deixei vermiculita de mais nos bolos, será que tem algum problema ??? Da para ver nas fotos.

Eu não fiz furos no terrário por que eu preciso ficar abrindo ele de duas em duas horas para colocar uma garrafa congelada nele e aproveito e borrifo água potável fervida e bem fria e abano ar para ele. Para vocês terem uma ideia, ontem fez 36 graus com sensação térmica de 40 graus. É complicado kkkkkkk. O copo que falta cerca de 5% eu enrolei ele em uma sacola verde, depois de esterilizar o interior dela com alcool 70 e enrolei ele em mais duas sacolas verde bem escuro para não entrar claridade quando abrirem a geladeira. Eu não deixei o álcool evaporar 100% da sacola, o copo ficou meio umido de álcool, mas como ele está fechado e com fita micropore eu acho que não faz muita diferença faltando apenas 5%. Eu coloquei ele na parte de baixo da geladeira, aquela que se coloca frutas. Eu espero que em 3 dias dentro da geladeira seja o suficiente para ele ficar pronto. Estou pensando em tirar ele da geladeira a noite, pois, aqui faz 26 a 28 graus durante a noite e como ele está enrolado na sacola, não deve ter problema ele ficar fora da imcubadora, já que a incubadora virou o terrário.

Acho que é tudo, espero que de tudo certo. Espero não ter feito muita besteira kkkkk vlw pessoal. Estou gostando de compartilhar minha experiência com os senhores, espero que isso acabe ajudando alguém assim como vocês me ajudaram.

Anexos

• IMG_6038.JPG
    IMG_6038.JPG
    285.2 KB · Visualizações: 24
  • IMG_6039.JPG
    IMG_6039.JPG
    244.9 KB · Visualizações: 23
  • IMG_6040.JPG
    IMG_6040.JPG
    234.8 KB · Visualizações: 23
Eu fiz o terrário, só que faltou um pouco de argila para completar, da para ver nas fotos, a maior parte da argila ficou em baixo do prato, será que tem algum problema ?.

Sei que importa o nível de água, que parece adequado. No entanto, o prato em cima deve dificultar em algo a evaporação de se espalhar, mas nada que prejudique a umidificação do terrário pela evaporação das pedras. :coffee:

Eu acho que deixei vermiculita de mais nos bolos, será que tem algum problema ???

Não. :)

Hoje eu aniversariei 4 copos saudáveis e o último estava faltando uns 5%. Eu estava esperando todos estarem prontos para colocar eles no terrário, mas, os copos mais rápidos estavam mais de 1 semana prontos e já estava apar aparecendo alguns pins.

Duas coisas:
  1. Depois de completado 100%, tem que esperar 4-7 dias para consolidar a colonização por dentro.
  2. Você podia aniversariar os mais avançados primeiros e aguardar pra aniversariar os demais depois. No caso querer mesmo aniversariar tudo junto, o melhor teria sido colocar os mais avançados pinando na geladeira para desacelerarem o metabolismo enquanto o mais atrasado ficava se desenvolvendo em temperatura ambiente. E aí quando completasse a consolidação do atrasado, aniversariava tudo junto.

O copo que falta cerca de 5% eu enrolei ele em uma sacola verde, depois de esterilizar o interior dela com alcool 70 e enrolei ele em mais duas sacolas verde bem escuro para não entrar claridade quando abrirem a geladeira. Eu não deixei o álcool evaporar 100% da sacola, o copo ficou meio umido de álcool, mas como ele está fechado e com fita micropore eu acho que não faz muita diferença faltando apenas 5%.

Eu realmente não entendi porque você fez isso. O álcool vai atacar também o micélio. Copo não totalmente colonizado não deve ser aniversariado. Da próxima faça o que sugeri acima. Mas vamos aguardar pra ver no que dá. :bigode:

Muito obrigado ExPoro pela ajuda e paciência. Eu não abri o corpo que fatava 5 % justamente pelo o que voce disse antes e eu esperei os que estavam completos por 7 dias para aniversariar hoje. Eu coloquei o copo que falta cerca de 5% com o micélio lacrado dentro da sacola esterilizada. Eu nem sequer abri ou tirei a fita micropore em cima do copo. Coloquei lá para ele terminar de colonizar e de consolidar. Eu tive que colocar na geladeira pois aqui a temperatura é muito elevada. O copo fico envolvido em 3 sacolas bem escuras e eu estou pensando em tirar ele junto com a sacola e colocar em cima da geladeira, pois aqui faz 26 a 28 graus a noite. Seria uma boa idéia ? Ou deixo terminar dentro da geladeira onde ele está, na parte das frutas que a temperatura é maior ?

Muito obrigado ExPoro pela ajuda e paciência. Eu não abri o corpo que fatava 5 % justamente pelo o que voce disse antes e eu esperei os que estavam completos por 7 dias para aniversariar hoje. Eu coloquei o copo que falta cerca de 5% com o micélio lacrado dentro da sacola esterilizada. Eu nem sequer abri ou tirei a fita micropore em cima do copo. Coloquei lá para ele terminar de colonizar e de consolidar. Eu tive que colocar na geladeira pois aqui a temperatura é muito elevada. O copo fico envolvido em 3 sacolas bem escuras e eu estou pensando em tirar ele junto com a sacola e colocar em cima da geladeira, pois aqui faz 26 a 28 graus a noite. Seria uma boa idéia ? Ou deixo terminar dentro da geladeira onde ele está, na parte das frutas que a temperatura é maior ?

Ah, entendi. :D

Bem, colocar na geladeira vai deixar a colonização muito lenta de finalizar. Acho que seria interessante, mantendo dentro das sacolas, colocar durante o dia num canto mais ameno da sua casa em termos de temperatura (uma superfície de granito ajuda a perder temperatura, ou ainda dentro dos armários), e de noite deixar em qualquer local já que a temperatura está boa. :coffee:

Acho que o copo que eu não aniversariei contaminou. Como da para ver nas fotos, tem uns pontinhos pretos no micélio. E parece que ele está azulando. O engraçado é que esses pontos pretos apareceram só depois do micélio colonizar essa parte do substrato e isso não tinha parado a colonização até então. Depois que eu tirei ele da encubadora, ele parou de se desenvolver rei falta essa pequena parte. Será que aqueles pontos pretos é uma contaminação ?

Os bolos no terrario já fazem 4 dias e nada de pins ainda, mas acho que não vai vingar, pois não estou conseguindo manter a temperatura boa o suficiente para frutificar, mesmo com as garrafas de gelo e eu estou usando umas 8 gafaras ao longo do dia trincando de 2 em 2 horas. Toda vez que eu abro o terrario para trocar as garrafas, eu borrifo bastante água fervida gelada dentro do terrario, para aumentar a umidade e abaixar a temperatura.

Anexos

• image.jpg
    image.jpg
    397 KB · Visualizações: 21
  • image.jpg
    image.jpg
    423.6 KB · Visualizações: 21
  • image.jpg
    image.jpg
    438.5 KB · Visualizações: 22
  • image.jpg
    image.jpg
    439.4 KB · Visualizações: 22
  • image.jpg
    image.jpg
    443.2 KB · Visualizações: 21
  • image.jpg
    image.jpg
    455 KB · Visualizações: 22
  • image.jpg
    image.jpg
    436 KB · Visualizações: 21
  • image.jpg
    image.jpg
    331.7 KB · Visualizações: 20
Seus copos tão todos tranquilos. No máximo a parte azul pode ser algum choque ou leve ressecamento. Mas não se preocupe em adicionar nada de umidade se utilizou a proporção certa de 2:1:1, que vai dar tudo certo. Apenas no caso de ressecamento, faça dunk no aniversário antes de colocar pra frutificar.

Os bolos no terrario já fazem 4 dias e nada de pins ainda, mas acho que não vai vingar, pois não estou conseguindo manter a temperatura boa o suficiente para frutificar, mesmo com as garrafas de gelo e eu estou usando umas 8 gafaras ao longo do dia trincando de 2 em 2 horas. Toda vez que eu abro o terrario para trocar as garrafas, eu borrifo bastante água fervida gelada dentro do terrario, para aumentar a umidade e abaixar a temperatura.

Apenas 4 dias não significam nada, pode ficar tranquilo. Se preocupe a partir de 2 semanas sem pinos.

Mesmo fora de parâmetros ideais o micélio consegue decidir "tá na hora de espalhar meus esporos pelo mundo" e produzir cogumelos.

E acredito que até dentro de parâmetros ideais pode demorar a começar a frutificação.

Sobre a questão de borrifar água fervida gelada, é algo de inovador, mas talvez não ajude em nada. Use as garrafas para o controle da temperatura do ar, e evite esses choques térmicos diretos nos bolos, que pode ser melhor. Salvo engano meu.

Dá uma olhada nesta postagem que poderá ajudá-lo: Fatores que Influenciam na Pinagem. :coffee:

Vou ler sim ExPoro vlw. As fotos que eu postei do copo, é apenas do último copo, só falta esse completar os 5 que o micélio vingou, mas até agora ele congestionou e não avança. Vai fazer 5 dias parado, desde que ele saiu da incubadora que virou o terrário. Ele está fora do terrário e enrolado em umas sacolas escuras. Na hora mais quente aqui, eu estou colocando ele na parte de baixo da geladeira por cerda de 2 horas enrolado nas sacolas, para diminuir a temperatura dele e depois eu tiro e deixo dentro do gurda roupa até o outro dia. Ele pode estar azulando, pois a aguá do substrato pode ter evaporado e saído pelos buracos tapado pela micropore em forma de vapor, pois estava fazendo aqui cerca de 36 graus até ontem. hoje está mais ameno, cerca de 29 graus agora a tarde. Se não avançar até sábado, você acha sábio ferver 100ml de água e deixar ela esfriar e ejetar cerca de 50 ml ou 60 ml de água no micélio do copo ? Eu estou pensando em fazer isso para ver se ele termina de colonizar o substrato.

Se não avançar até sábado, você acha sábio ferver 100ml de água e deixar ela esfriar e ejetar cerca de 50 ml ou 60 ml de água no micélio do copo ?

Não. Em minha visão, melhor esperar mesmo e fazer a submersão em água após o aniversário. :coffee: Mas se te der muita agonia ficar sem fazer nada e não desenvolver em uma ou duas semanas, você é sempre livre pra experimentar.

Atualizando o tópico:

Eu comecei a borrifar água gelada (cerca de 18 graus a temp da água) em cima dos bolos e em apenas 4 dias eles ficaram cheios de cogumelos. Foi incrível como cresceram rápido após isso. É que eu fui rápido na hora de abrir o terrário e só tirei uma foto dos bolos, mas está assim em todo os lados dos 3 bolos. Dos outros lados desses 3 bolos, tem muiiito cogumelos pequenos, eles não são mais pins, mas não estão grandes como esses. Fora que ainda continua nascendo pins por todos eles. O que está meio atrasado no terrário, aquele que só apareceu metade na foto, ele só tem cerca de 6 pins e tem algumas primordias crescendo, mas em comparação com os outros ele está muito atrasado, não sei o poque, talvez seja alguma contaminação por bactéria que ele se recuperou e atrasou o processo, ou talvez seja porque a garrafa de gelo fica bem perto dele(Acho essa hipótese muito improvável, pois ta fazendo muito calor por aqui e não acho que o terrario esteja chegando as 26 graus, deve ficar em tono de 28 a 30 graus a tarde mesmo com 2 garrafas de água grandes congelada dentro). Mas tudo bem, ele está indo, devagar mas está.

O que eu fiz foi uma experiência e pelo que deu a entender ela funciona. Mas como nunca cultivei antes eu posso estar errado e esse crescimento foi normal e eu só desperdicei água ou talvez atrasei um pouco o crescimento com isso. Alguém já fez isso e percebeu que surtiu diferença na velocidade do crescimento dos cogumelos ?

Agora o copo que estava azulando que ainda está incubando, ele começou a ficar feio mesmo, a parte que não estava colonizada, estava com o aspecto de seco. Então eu decidir fazer outra experiência. Eu peguei água potável e fervi e deixei esfriar. Eu peguei uma seringa de 20ml com agulha e enchi ela até o máximo e furei os 4 pontos que eu injetei os esporo e descarreguei água nesses pontos, principalmente na parte que estava ficando roxo, foi quase 10ml só ali. Eu fiz mais um furo no meio e injetei água lá também. Resultado: Em 1 dia o zulamento começou a sumir e o micélio voltou a crescer. Está muito lento o crescimento, mas já é visível o crescimento a cada vez que eu olho, uma vez por dia. Depois de 4 dias o azulamento melhorou muito mesmo, ainda está azul bem fraquinho nos pontos que estavam quase roxo, mas está melhorando.

Por enquanto isso é tudo. Na próxima atualização eu vou mostrar a quantidade que deu no primeiro flush. Uma pergunta, Vocês acham melhor esperar todos os pins crescerem e rasgarem o véu para colher todos os cogumelos ao mesmo tempo e fazer o dunk ? ou acha melhor eu colher só os que estiverem com o véu aberto e os pins que estiverem muito grande e fazer o dunk com os pins menores no micélio ?

Ps: Essa strain colorado realmente suporta o calor. Eu não colocava fé que ia nascer tantos cogumelos, mesmo eu não conseguindo deixar a temperatura a 26 graus, como eu disse antes, ela deve ficar em torno de 28 a 30 graus a tarde e de noite fica a 24 a 26 graus mesmo com 2 garrafas congeladas. Mas a impressão que da, é que eles crescem mais durante o dia que é mais quente do que durante a noite que é mais frio. Interessante.

Anexos

• 18053247_1546642995346342_132498741_o.jpg
    18053247_1546642995346342_132498741_o.jpg
    120.2 KB · Visualizações: 26
Só para terminar, olhem as fotos do primeiro flush. Eles já deram o segundo fush, mas foi menos cogus que o primeiro, mesmo eles já terem sido dunkados na geladeira. Eles já estão no terceiro flush e tem menos cogus que o segundo, tudo bem que eu não dunkei eles do segundo flush para o terceiro pois eu sempre borrifo água em cima bolo, mas acho que eles aquenta mais um pequeno flush se eu fizer outro dunk depois do terceiro flush. O estranho é que eu não colhi alguns Pins do segundo flush para o terceiro pois estavam muito pequenos e eles ficaram com o caule azul escuro para preto agora, massa outros cogus do mesmo bolo continuam crescendo normalmente. O bolo mais lento ainda está no segundo flush, é aquele que foco sozinho no terrario nas fotos, ele da os maiores frutos, mas disparado é o mais lento de todos. É isso aí galera, eu acho que já tenho umas 50gm de cogus secos desses 4 bolos. Vlw pela foça pessoal. Essa strain da cogumelos grandes e em grande quantidade, gostei muito de cultivar ela. A sim, eu comi apenas 7 cogumelos grandes secos e eu fiquei vendo tudo se dilatando e as coisas se mexendo e as cores vivas e com contorno brilhos. Eu ficava feliz e depois em 1 segundo triste e até chorava e parava do nada, mas não passou disso. Será que eu ingeri pouco ? Ou os cogus não estão fortes. É só uma dúvida minha para saber se fiz tudo certinho no cultivo e se eles estão potentes.

Anexos

• image.jpg
    image.jpg
    235.3 KB · Visualizações: 33
  • image.jpg
    image.jpg
    277.2 KB · Visualizações: 33
  • image.jpg
    image.jpg
    367.2 KB · Visualizações: 32
  • image.jpg
    image.jpg