Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Psilocybe Cubensis B+

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, tudo bem?

Acompanho o fórum há alguns meses desde que iniciei meus estudos para o primeiro grow de Cubensis. Decidi optar pelo PF Tek e abaixo vou descrever os passos para o cultivo.

Produtos:
  • 2 seringas de 10ml, preparadas com meio carimbo e hidratadas por 24h
  • 12 copos de 250ml
  • Substrato BRF (2 partes de vermiculita / 1 parte de farinha de arroz integral / 1 parte de agua
  • Papel alumínio
  • Glove box improvisada de papelão
  • Caixa incubadora
  • Aquedecor de aquario (100w + termostato)
Esterelização:
  • O ambiente (quarto pequeno de empregada) foi lavado com lysoforme 2 vezes antes de qualquer processo de inoculação ou preparação das seringas
  • Alcool 90 para limpeza dos utensilios e seringas
  • Copos com substrato esterelizados por 50 minutos dentro da panela de pressão
  • Isqueiro convencional para flambagem da agulha para inoculação entre cada copo
Inoculação:
  • Cada copo foi inoculado em 4 pontos (extremidades formando um "+")
  • Acabei utilizando pouco mais de 1.5ml para cada copo (em uma média, 1,6ml para cada copo) por falta de habilidade com a seringa
Colonização:
  • Todos os copos foram mantidos em uma incubadora improvisada, feita com isolante termico e um aquecedor de aquario. Mantive a temperatura por volta dos 26~27 graus.
  • O micélio só deu as caras após a instalação do aquecedor de aquario, por volta de uma semana depois da inoculação.

Agora começa a parte interessante e pela qual pedirei ajuda dos mais experientes.

Infelizmente, mesmo depois de muito estudo e descoberta de diversos mitos e falsas verdades que circulam pela internet sobre o cultivo de cubensis, cometi o erro de tampar com fita os buracos após realizar a inoculação dos bolos. Creio que em decorrencia disto, meus bolos (sem a troca gasosa necessária) demoraram para evoluir. Hoje, por volta de 4 semanas após a inoculação, a grande maioria aparenta estar entre 90% e 100% colonizados.

Algumas de minhas dúvidas são:
  • Os bolos podem "gerar" contaminação por ficarem muito tempo colozinando? (visto que 1 mês é bem mais do que a média de tempo de colonização que vêmos por ai)
  • Caso eu abra os buracos de inoculação novamente para que haja troca gasosa, eles irão terminar a colonização com sucesso?
Estas dúvidas surgiram basicamente quando identifiquei a contaminação de um dos doze bolos...

Desde a segunda semana de colonização, percebi um ponto preto em um dos copos, mantive ele separado dos demais e durante duas semanas este ponto preto não mostrou mudança, o micélio por outro lado evoluiu normalmente. Ontem decidi aniversariar este bolo contaminado para garantir minha decepção. Dito e feito, apesar de não aparentar, metade do bolo estava preto por dentro.

Mesmo assim o bolo não exalava nenhum odor, cortei a metade contaminada e após hidratar o bolo por 16 horas o coloquei em um terrário separado do que espera os bolos saudaveis.

Fazer este teste, em prol do conhecimento (pois não pretendo consumir nenhum fruto deste bolo), me levantou outras dúvidas:
  • O bolo contaminado, por mais que estivesse colonizado por fora, ainda estava marrom (vermiculita) por dentro. Como posso garantir que os bolos saudaveis estejam de fato colonizados por dentro? Devo cortalos para ter certeza?
  • Quais seriam as consequencias de aniversarias um bolo que ainda não foi completamente colonizado internamente?
  • Após um dia no terrário o bolo contaminado criou uma camada de "algodão" em volta, ainda sem exalar odores, isto é normal? Devo esperar o mesmo dos bolos saudaveis? (a camada de "algodão" parece com a primeira foto anexa a este post)
Agradeço pela leitura e compreensão de todos! Seguem agora algumas fotos do pequeno bolo "preto".

IMG_3047.JPG IMG_3056.JPG IMG_3063.JPG IMG_3065.JPG IMG_3052.JPG IMG_3053.JPG IMG_3054.JPG IMG_3064.JPG

--------------------------------
ATUALIZAÇÃO:

Pessoal, abaixo deixo uma foto de cada bolo:
1: IMG_3090.JPG 2: IMG_3092.JPG 3: IMG_3094.JPG
4: IMG_3096.JPG 5: IMG_3098.JPG 6: IMG_3100.JPG
7: IMG_3102.JPG 8: IMG_3104.JPG 9: IMG_3118.JPG
10: IMG_3120.JPG 11: IMG_3123.JPG

Bônus - O bolo infectado que deixei isolado em um terrário improvisado:
IMG_3129.JPG

Última edição:
Hoje, por volta de 4 semanas após a inoculação, a grande maioria aparenta estar entre 90% e 100% colonizados.

Prazo completamente normal. Só abra os furos para troca gasosa se chegar à conclusão de que os copos realmente estagnaram.

Cuidado que a ansiedade é a maior inimiga dos cultivadores de primeira viagem.

Olá Ecuador! Obrigado pela resposta.

Prazo completamente normal. Só abra os furos para troca gasosa se chegar à conclusão de que os copos realmente estagnaram.
Vi tantas vezes cultivos colonizados em 2~3 semanas que achei o meu completamente deficiente. Bom saber que é um prazo aceitável.

Fiquei na dúvida agora de talvez esperar alguns pins, mas nesta semana já marquei cerca de 7 bolos dos quais não consigo mais ver vermiculita exposta, estes 7 devem ser aniversariados semana que vem. Os demais calculo um prazo de mais duas semanas para colonização + consolidação.

Sobre a estagnação, não vejo parada completa, somente um ritmo muito menor do que ví ocorrer na segunda e terceira semana. Em linhas gerais, acha que os furos devem ficar abertos desde a inoculação ou segue a linha da fita/micropore?

Acho que este assunto (tanto aqui como em alguns foruns da gringa) é pouco debatido. Entendo que a camada de vermiculita seca serve como um "filtro" protetor, permitindo que a troca gasosa ocorra e os furos sejam apenas entrada e saída de ar, mas por outro lado, quando tampei os furos, me mantive com o pé atrás no pensamento "pode entrar ar bom, como pode entrar ar ruim e estragar todos os bolos".

Novamente agradeço pelo apoio! Conforme tudo for acontecendo vou postando mais relatos. (Vou tirar algumas fotos dos copos restantes e atualizar aqui no post.)

Acho que este assunto (tanto aqui como em alguns foruns da gringa) é pouco debatido. Entendo que a camada de vermiculita seca serve como um "filtro" protetor, permitindo que a troca gasosa ocorra e os furos sejam apenas entrada e saída de ar, mas por outro lado, quando tampei os furos, me mantive com o pé atrás no pensamento "pode entrar ar bom, como pode entrar ar ruim e estragar todos os bolos".

Impressão sua. Esse assunto é bem discutido.

Sugiro que leia mais. Você está com idéias inexatas sobre prazo de colonização e sobre os furos para troca gasosas, por exemplo. Não se confia somente na camada superior de vermiculita. Geralmente se usa um tipo qualquer de filtro no furo para troca gasosa.

Provavelmente está com outras ideias que não batem com as regras de como conduzir um cultivo da maneira mais segura. E leia fontes seguras, como a parte básica daqui e os diários marcados como "Sucesso".

12 copos de 250ml
Esse é dos meus :D
Cada copo foi inoculado em 4 pontos...pouco mais de 1.5ml para cada copo
Está uma média boa, menos de 0,5 ml por ponto de inoculação. Com habilidade é possível usar 0,25 ml ou até menos, poucas gotas.
O micélio só deu as caras após a instalação do aquecedor de aquario, por volta de uma semana depois da inoculação.
Sem relação de nexo causal. Germinou porque passou uma semana, e não pela mudança de temperatura.
metade do bolo estava preto por dentro.
...[O bolo] ainda estava marrom (vermiculita) por dentro.
Não entendi bem essa parte. Estava preto (contaminado) ou marrom (não colonizado)? Você cortou a metade contaminada fora e separou?

Como posso garantir que os bolos saudaveis estejam de fato colonizados por dentro? Devo cortalos para ter certeza?
É claro que não!
Quais seriam as consequencias de aniversarias um bolo que ainda não foi completamente colonizado internamente?
Se você cortá-los, essas: :greyalien::blackalien::alien:
(a camada de "algodão" parece com a primeira foto anexa a este post)
Se for igual da primeira foto está bem, mas se não for exatamente, pode ser cobweb.
Se é o desta foto, está embaçada demais para conseguir diferenciar.

Quando fizer os seus próprios carimbos e tiver seringas de sobra, injete 4ml por copo, isso aumenta a velocidade dramaticamente. Faça 8 pontos de inoculação e injete 1/2 de ml por ponto, no máximo em 15 dias seus copos já estarão completamente colonizados. Porém, precisa fazer seu substrato o mais seco possível e quando fizer a seringa, utilize poucos esporos para diminuir a variabilidade genética.

Última edição por um moderador:
Os bolos podem "gerar" contaminação por ficarem muito tempo colozinando?

Eu também tenho essa mesma dúvida. Ainda não vi nenhuma informação do tempo máximo (em média) que o micélio desenvolve sem dar algum problema. Um mês e mais, no entanto, é um período normal. Mas acho que mesmo que passe muito mais tempo não dá problema nenhum porque uma hora vai pinar, quando o micélio decidir que chegou a hora, então você vai aniversariar. Então, acredito que o simples fato de deixar colonizando não gera nenhuma contaminação por si mesmo se for por um tempo excessivamente prolongado. Mas, achou alguma resposta?

Contaminação, só se já estiver dentro do copo. Não existe "gerar" contaminação, existe apenas esporos que resistiram ao processo de esterilização.

Se tiver sido totalmente esterilizado, o micéilio de cubensis morre e se decompõe, mas nenhum outro organismo se manifesta. O mais comum, entretanto, é que demoras ou delongas na colonização enfraqueçam o micélio e permitam que algum contaminante latente se manifeste, isso quando algum contaminante de fora não consegue entrar.

O ideal é esperar colonizar totalmente, e aniversariar os bolos assim que eles começarem a encolher dentro do copo, normalmente mais 1 semana.

Eu também tenho essa mesma dúvida. Ainda não vi nenhuma informação do tempo máximo (em média) que o micélio desenvolve sem dar algum problema. Um mês e mais, no entanto, é um período normal. Mas acho que mesmo que passe muito mais tempo não dá problema nenhum porque uma hora vai pinar, quando o micélio decidir que chegou a hora, então você vai aniversariar. Então, acredito que o simples fato de deixar colonizando não gera nenhuma contaminação por si mesmo se for por um tempo excessivamente prolongado. Mas, achou alguma resposta?

ExPoro, as respostas que tive foram iguais as do amigo Salaam acima, não irá gerar nenhuma contaminação por si próprio, recebi até um link sobre cultivo "in vitro" no qual se "esquece" o copo por demasiado tempo até que o copo esteja cheio de cogumelos dentro. Uma opção mais segura para quem não tem como montar a estrutura de terrário e afins.

Se é o desta foto, está embaçada demais para conseguir diferenciar.

Salaam, é sim igual a da primeira foto, mas hoje já identifiquei um ponto verde. Vou enterrar o bolo em uma praça aqui perto e ver se daqui um tempo os amigos chapeludos nascem.

Não entendi bem essa parte. Estava preto (contaminado) ou marrom (não colonizado)? Você cortou a metade contaminada fora e separou?

Metade estava marrom, não colonizado, com pequenos pontos de colonização, a outra metade estava preta. Cortei todas as partes pretas, mas como previa, não surtiu efeito e 4 dias depois já mostrou o primeiro sinal de mofo/contaminação.

A todos os demais que responderam o tópico, obrigado por todo o apoio! Estou deixando mais tempo para a consolidação e em breve devo aniverssariar os mais maduros :) Assim que tiver novidades volto aqui no tópico para atualizar!!! Pelo menos a estrutura que irá receber os bolos já está preparada, iluminação 6400K com timer para 12/12h, não tenho palavras pra descrever como está sendo legal o cultivo até agora.

Olá pessoal tudo bem?

Ainda não aniversariei nenhum dos outros bolos, mas sinceramente ainda não tive tempo para me dedicar aos shrooms desde a ultima postagem :(

Neste meio tempo estava analisando a melhor forma de montar meus terrários e gostei muito de uma técnica feita com papel toalha molhado, ao redor de todo o terrário e também no "chão" (base). Fiz alguns testes em casa e a humidade fica muito estável por alguns dias (acima de 99%), até que tenha que molhar o papel novamente. Alguém já utilizou essa prática ao invés dos padrões perlita ou argila expandida ?

Independente dos métodos (mas tendendo para o método do papel toalha) acham que o recipiente abaixo serve? Pois teoricamente não precisaria fazer os furos e o tamanho deles é bem legal para cada bolo. (sim eu sei que estes buracos são bem maiores do que o recomendado)

Recipiente:
20150714_183623.jpg

Desde já agradeço o apoio e boas vibes de todos! Cada dia mais perto de postar alguns pins aqui :)

acham que o recipiente abaixo serve?

Se você tiver um lugar bem limpo onde mantê-lo, serve sim. Se não, será a mesma coisa que deixar os bolos expostos.

Quanto ao papel toalha não tenho como opinar.

Você também pode tampar a maioria dos buracos com fita ou plástico, e deixar alguns "abertos" com micropore ou filtro de café, conforme a necessidade.

Só precisa ver como/se vai funcionar com o papel toalha. E achei o recipiente um tanto baixo, não tem muito espaço para os cogumelos crescerem para cima.

Se os furos fossem menores poderia funcionar como um terrário "shotgun", eu fiz com garrafa PET uma vez e funcionou. (fica também a dica :D )

E achei o recipiente um tanto baixo, não tem muito espaço para os cogumelos crescerem para cima.

Pois é Salaam, também me preocupou o tamanho mas na loja onde achei este existem vários outros, talvez eu possa optar por alguns maiores e mais largos e utilize mais de um bolo por terrário (prática normal por ai :p). Sobre cobrir os buracos com fita/micropore vou analisar, me parece razoável! :)

Se você tiver um lugar bem limpo onde mantê-lo, serve sim.

Pois é Ecuador, não sei se eu arriscaria. O ambiente é um quarto pequeno, uma janela que fica um pouco aberta para troca de ar do ambiente e o único a entrar e sair sou eu, não fica perto de banheiros ou ralos, praticamente um quarto vazio. Para mim é limpo mas o medo é maior.

Bom pessoal, novamente obrigado pelos comentários, quem quiser contribuir também, estarei sempre receptivo as criticas e sugestões :)

It's alive!!! Bom pessoal, já tirei algumas fotos mas ainda não tive tempo de as transferir para o computador. Em breve atualizo o tópico aqui com imagens.

2 bolos pinaram dentro dos copos, um já hidratei e transferi para o terrário (em 1 dia de terrário os pequenos frutos já encorparam e começaram a "seguir a luz") e o outro está hidratando neste exato momento com outros 4 bolos que estavam colonizados há algumas semanas. Ou seja, no total terei 6 bolos no terrário amanhã. :feliz::feliz::feliz:

Outros 5 seguem em observação e visto que não evoluiram nas minhas marcações, abri alguns furos de ar na tampa de alumínio (já que havia as fechado após a inoculação), espero que desta forma estes saiam da estagnação e terminem a colonização.

Aliás, já viram algum bolo colonizar de forma "completa" porém com um pequeno local sem colonização? Digo isto pois tenho 2 bolos (fui marcando a evolução do micélio com uma caneta para CD) que desde as primeiras marcações (2 mêses atrás) apresentam um pequeno ponto/área sem colonização, e mesmo quando a colonização avançou para o resto do bolo, aquele pequeno lugar continuou "só vermiculita", sem mudança de coloração, nada atípico. Me pergunto se talvez não seja uma pequena area de vermiculita seca(?).

Vamos ver agora como tudo procede! Wish me luck ;) *dedos cruzados*

=====//=====

Atualização: Para os mais experientes, acham o cultivo em casing muito mais difícil? Será que vale a pena usar o bolo menos promissor para tentar um casing? Quando digo menos promissor digo o bolo que comparado aos amigos inoculados na mesma data ainda não passou de 80% de colonização.

=====//=====

Para não floodar o forum, vou adicionar as fotos mais novas aqui :) Tiradas hoje de manhã durante a troca de ar do terrário. (Olha eu sei que é meio desnecessário colocar uma foto de cada bolo, mas a definição ficou legal e eu amo tanto cada um deles que não resisti *-* hahahahahaha)

20150801_121642.jpg 20150801_121655.jpg 20150801_121657.jpg 20150801_121659.jpg 20150801_121707.jpg 20150801_122221.jpg 20150801_122233.jpg 20150801_122252.jpg

Aguardo comentários. Eles estão agora entre 2 e 3 dias no terrário, trocas de ar são feitas de 3 a 4 vezes por dia. Segundo o higrômetro, as câmaras estão sempre em 100% de humidade relativa do ar. Infelizmente a temperatura do quartinho (por uns problemas que tive recentemente) está variando entre 23 e 26 graus, acham que isso pode estressar os bolos e afetar na pinagem?

Última edição:
Saudações Psiconautas.

Depois deste fim de semana um dos bolos frutificou 2 cogumelos grandes e 1 pequeno, todos eles romperam o véu então fui obrigado a fazer a colheita :) Como não tinha motivos para não aprecia-los, eis minha primeira dose dos cubensis:

20150803_202140.jpg
Não, eu não os pesei, estou planejando comprar uma pequena balança para ter um controle maior das doses. Mas digo que a trip foi uma das melhores experiencias da minha vida! Estou preparando um relato dela daqui a pouco para postar aqui no forum. :) Realmente surpreendido com o poder dos cubensis.

Aproveito para perguntar, quando fiz a colheita, a parte mais próxima ao bolo parecia coberta por algodão, fiquei com nojo/medo de come-la então separei (e minha mulher achou que era lixo e jogou fora). Deveria ter comido? (Vide foto abaixo)
20150803_202153.jpg

Recentemente também fiz uma melhoria em meus terrários (comprei alguns baldes altos e fiz um terrário "shotgun" com perlita), agora já aniverssáriei todos os 11 bolos saudáveis (da "fornada" de 12 bolos no total) e estou esperando pelos frutos. O bolo da colheita ficou 1 dia "secando" no terrário e já passou por um novo dunk, foi recolocado em seu novo terrário hoje. Os demais começaram a apresentar corpos frutiferos recentemente (ultimos 2 dias) mas a grande maioria ainda não pinou :( Como fazem poucos dias que foram aniverssáriados, estou cuidando deles e esperando a mãe natureza mandar um sinal de "boas vindas" !

Fotos dos novos terrários:
20150805_203435.jpg 20150805_203530.jpg 20150805_203539.jpg 20150805_203549.jpg

Obs.: Este chapeludo (ultima foto) cresceu junto ao primeiro bolo mas estagnou. Será um "grande aborto" ? Já fazem uns 3 dias que está do mesmo tamanho, outos pins já apareceram pelo bolo, um deles está até crescendo, mas ele continua na dele, devo me preocupar?

Agradeço pela atenção e apoio de todos! Bom cultivo para vocês :D

Aliás! Estou me preparando para fazer novos cultivos com milho de pipoca para fazer um monotube e dois spawns (para casing em formas de lasanha) para aproveitar um balde que "sobrou" (monotube) e os dois antigos terrários agora inutilizados (por serem mais baixos). Assim que começar a preparação deles criarei um novo diário de cultivo!

UPDATE:
PSX_20150807_010849.jpg
Mais um bolo lindo :)

Última edição:
Pessoal. Se quiserem podem fechar o tópico.

No total colhi algumas centenas de gramas e resta agora minha ultima dúvida. Não tenho como montar um tubo para a secagem ($$$) até o fim do mês e ainda tenho cerca de 200 gramas na geladeira, embaladas em insulfilm dentro de 2 ziplocks com a menor quantidade possível de ar. Alguns estão lá há quase 14 dias agora. Estou preocupado com o apodrecimento e perda de efeito. Sabem me dizer algum método bom para conservar os cubensis frescos ? Além disso, será que estes da geladeira mais antigos ainda estão bons?

Se houver algum artigo sobre conservação deles frescos por favor me avisem, achei só sobre conservação em mel, mas não sou muito fã de mel :(

Obrigado e bom cultivo a todos!

Olá @Pilz_Fritz, beleza?

Segue um trecho da conversa que li na página de perfil do Moderador @Ecuador.
Ecuador disse:
Frescos, sem congelar, na geladeira, duram de alguns dias até uma semana, mais ou menos.
Ecuador disse:
As opinões variam, mas a maioria do pessoal, eu inclusive, considera que o congelamento estraga cogumelos frescos.

E o membro @Arcturus, na mesma conversa, afirmou o seguinte:
Arcturus disse:
Congelar frescos realmente estraga, mas dá pra fazer o chá e congelar.

No total colhi algumas centenas de gramas e resta agora minha ultima dúvida. Não tenho como montar um tubo para a secagem ($$$) até o fim do mês e ainda tenho cerca de 200 gramas na geladeira, embaladas em insulfilm dentro de 2 ziplocks com a menor quantidade possível de ar. Alguns estão lá há quase 14 dias agora.

Caramba cara, 200 gramas no primeiro cultivo! Parabéns!
12 bolos é bastante também, estou começando com 4. Espero que rendam pelo menos um pouco :)
Pelo que vi aqui você não comentou, quantos flushs em média os bolos deram?

Caramba cara, 200 gramas no primeiro cultivo! Parabéns!
12 bolos é bastante também, estou começando com 4. Espero que rendam pelo menos um pouco :)
Pelo que vi aqui você não comentou, quantos flushs em média os bolos deram?
Olha Arc, meus flushes ainda não acabaram mas estão pinando em menor quantidade e demorando mais. 2 contaminaram no 3 flush, alguns bolos estão ou acabaram de terminar a frutificação do 3 flush (cerca de 4) e os outros deram 2 flushes e estão a caminho do terceiro.

E foram no total cerca de 400 gramas, 200 eu e alguns amigos já comemos :) Hahahahaha

Cantaro, que triste saber disso. Mas será que em uma semana eles só perdem a potencia ou será que se tornam perigosos para o consumo ?[/QUOTE]

Back