Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo, Psilocybe Cubensis Australiano

Diário de cultivo problemático.
Eu decidi cultivar psilocybe a uns 3 meses (um pouco menos na verdade), segue o meu relato do que lembro desse inicio de cultivo meio torto.

Fiz o pedido dos esporos, mas deixei eles de lado por umas 2 semanas. Quando finalmente fui fazer a seringa me esbarrei com umas trapalhadas, coloquei muitos esporos e tive umas outras dificuldades, deixei ela hidratando por uma semana mais ou menos por falta de tempo de seguir com o cultivo antes. Nesse ponto fui preparar o substrato, comprei alguns copos cilindricos de 300ml, um saco de arroz integral e um pacote de pó de fibra de coco, coloquei duas partes de arroz (inteiro) pra duas de pó de coco e uma de água. Levei os copos cobertos com papel aluminio ao fogo em panela de pressão por 1h, fechei as frestas com fita isolante e em seguida inoculei em uma ""glovebox"" que não proporcionava isolamento (uma caixa de isopor limpa com agua sanitária por dentro sem qualquer lacre) e tapei os furos com micropore, mas em alguns copos coloquei bem mais liquido que em outros, 2 deles tiveram particularmente pouco.

Nas duas semanas seguintes, mantive os copos dentro de um armário escuro, nenhum sinal de micélio foi visto. Nesse ponto decidi fazer novos cultivos, ja que esses 4 inicial tinham aparentemente falhado, segui o mesmo procedimento com um pouco mais de cuidado e dessa vez fiz 2 com o com o bolo pf (sem moer o arroz integral) e 2 com milho de pipoca. Fazem agora umas 3 semanas que conclui a inoculação, ja tinha perdido as esperanças nesses também, olhava de uns 3 em 3 dias. Dia desses (fazem umas 2 semanas) decidi chacoalhar os 4 copos que eu inoculei primeiro (agora com quase 2 meses), chacoalhei com vontade um pouco pra extravasar a frustração e em parte pra ver no que dava. Hoje, depois de uns 4 dias sem olhar, um desses copos sem qualquer resultado há 2 meses explodiu de micélio, ta uns 80% coberto. Já tinha chegado um ponto que eu nem olhava mais esses, vi de canto de olho uma coisa branca e tive essa surpresa. Todos os outros cultivos ainda não apresentam resultado, fora um dos mais recentes de arroz que no fundo do copo tem pequenas manchinhas brancas com alguma coisa de vermelho (acho que é contaminante), mesmo assim, minhas esperanças agora estão completamente renovadas. Acho que 2 meses pra surgir micélio é um tempo meio longo de mais, mas antes tarde do que nunca. kk

Posto fotos mais tarde pra compartilhar melhor esse cultivo meio torto, kk.

eu pensei que fosse isso, cheguei inclusive a pedir outro, mas eis que de repente um dos frascos explodiu com um monte de micélio de um dia pro outro (foi uma colonização muito "rapida" mesmo, um dia não tinha nada, quando olhei de novo tava cheio)

eu pensei que fosse isso, cheguei inclusive a pedir outro, mas eis que de repente um dos frascos explodiu com um monte de micélio de um dia pro outro (foi uma colonização muito "rapida" mesmo, um dia não tinha nada, quando olhei de novo tava cheio)

Não é pessimismo, mas "explosão" rápida assim de micélio é meio suspeito.

Ibágens, nós queremos ibágens! Põe na tela as ibagens!

Tirei duas fotinhas ai pra ver se vocês podem me dizer mais alguma coisa. O pote do lado foi feito na mesma leva, mas o que colonizou levou um pouco menos de esporo hidratado, foi o restinho da seringa. Não me pareceu muito estranho esteticamente, vocês conseguem ver alguma coisa estranha?

Anexos

• 20140924_210128.jpg
    20140924_210128.jpg
    80.1 KB · Visualizações: 60
  • 20140924_210146.jpg
    20140924_210146.jpg
    73.6 KB · Visualizações: 57
Não me pareceu muito estranho esteticamente, vocês conseguem ver alguma coisa estranha?

A qualidade das fotos não ajudam muito. Tire algumas fotos só desse copo com micélio. Melhore o foco e a iluminação também.

ficou melhor? só tenho a câmera do celular

Anexos

• 20140924_220131.jpg
    20140924_220131.jpg
    75 KB · Visualizações: 58
  • 20140924_220143.jpg
    20140924_220143.jpg
    89.4 KB · Visualizações: 61
  • 20140924_220153.jpg
    20140924_220153.jpg
    79.2 KB · Visualizações: 55
  • 20140924_220214.jpg
    20140924_220214.jpg
    96.7 KB · Visualizações: 58
  • 20140924_220222.jpg
    20140924_220222.jpg
    77.3 KB · Visualizações: 54
ficou melhor? só tenho a câmera do celular

Ainda está indefinido, pelo menos para mim.

Há detalhes que podem ser melhor avaliados ao vivo, sem fotos. Você definiria esse branco do micélio como branco brilhante?

não seria minha primeira opção pra um adjetivo, mas pode-se dizer que sim. ele parece meio envidraçado, eu acho, talvez seja o vidro que dê essa impressão, mas acho que é algo assim. notei umas como se fossem umas goticulas de agua, o pote tava bem seco antes de colonizar

eu usei pó de fibra de coco escuro ao invés de vermiculita, não pode ser isso?

eu usei pó de fibra de coco escuro ao invés de vermiculita, não pode ser isso?

Acredito que não.

Bem, de qualquer forma só resta esperar. Se até lá não houver mudança de cor, você pode arriscar um cultivo.

Bom, esperando pelo melhor, imagino que em uma semana ele deva ter completado a colonização. Sobre o terrário, pensei em um balde com argila expandida e água, uma tampa de plástico transparente com um furo coberto de micropore e um pra entrada da mangueira da bombinha de ar. Parece ok ou preciso pensar em outra coisa?

eu acho que ta normal, pode ser efeito de luz e a câmera do celular que dão esse efeito, passei por isso com meus copos, colonizaram saudaveis, mas o celular não ajudava, o jeito é esperar

Anexos

• IMG_20140813_134953.jpg
    IMG_20140813_134953.jpg
    80.3 KB · Visualizações: 42
Certa vez tive um copo que colonizou bem rápido, o micelio era meio suspeito. Uma cheiradinha foi suficiente pra saber que era outra coisa...não que seja o seu caso, só relatando:D

A "cheiradinha" é uma boa dica. Já sanou minhas dúvidas várias vezes... O problema é que para cheirar é preciso abrir o copo, e se o micélio estiver em crescimento saudável, aí sim pode contaminar. Acho que no momento o melhor é observar com atenção alguma anormalidade visível nesse frasco. :deolho: Boa sorte...

ta bastante parecido, a não ser pelo fato de que não notei em lugar nenhum esses "bracinhos" que aparecem em algumas fotos, não notei nenhuma diferença de ontem pra hoje, nenhuma variação de cor e, aparentemente, não ta com cheiro estranho, imagino que daria pra notar pelos furos cobertos de micropore. só voltando a minha ultima pergunta, um terrário num balde seria uma boa? não to podendo gastar muito no projeto, mas queria conseguir mais uns carimbos (no caso do cultivo dar certo) pra continuar meus experimentos

ta bastante parecido, a não ser pelo fato de que não notei em lugar nenhum esses "bracinhos" que aparecem em algumas fotos, não notei nenhuma diferença de ontem pra hoje, nenhuma variação de cor e, aparentemente, não ta com cheiro estranho, imagino que daria pra notar pelos furos cobertos de micropore. só voltando a minha ultima pergunta, um terrário num balde seria uma boa? não to podendo gastar muito no projeto, mas queria conseguir mais uns carimbos (no caso do cultivo dar certo) pra continuar meus experimentos

Eu não sei, esse seu micélio está meio suspeito. Fatores que apoiam minha hipótese:
  1. Bolos contaminados com cobweb (nome genérico para vários tipo de mofos) geralmente apresentam um desenvolvimento de micélio surpreendente, colonizando totalmente em pouquíssimo tempo.
  2. Bolos contaminados geralmente apresentam essa "textura" que vejo nas fotos: diversos pontinhos de substrato por toda a superfície do micélio. Micélio de cubensis é bem sólido e rizomórfico (termo que se remete ao sistema radicular de plantas, que você referiu como "bracinhos"), e não com aparência leitosa e nebular. O substrato geralmente não é visível através ou por entre o micélio.
  3. Seu material não parece muito asséptico, sugiro utilizar a receita padrão, com vermiculita e farinha de arroz integral moída. ;)
Não descarte ainda, mas inicie imediatamente outros bolos, tomando o maior cuidado possível com a receita original e com a assepsia!!

po, tinha me animado um bocado, mas to vendo que realmente não tem tanto motivo pra isso. será que meu carimbo ta contaminado? vou tentar um novo cultivo assim que tiver tempo, mas ando com visitas em casa e acho que não vai acontecer tão cedo. de qualquer jeito, não custa nada esperar pelo melhor, né?

Back