Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo Pf-Tek

Diário de cultivo completo.
Olá a todos. Gostaria de compartilhar com todos meu primeiro cultivo de cogumelos.
Embora seja o primeiro cultivo eu tenho alguma experiencia prévia sobre o assunto.
Sou frequentador do fórum a 10 anos e com certeza foi por isso que meu primeiro cultivo foi um sucesso!
Por isso queria agradecer a todos aqui, e desejar vida longa a esse site, e as pessoas que fazem dele o que ele é: Fonte de informação séria sobre o assunto.

O ano é 2020, estamos em quarentena. Forçados a ficar em casa, uso de máscara, álcool em gel... Veja, o mundo se tornou um lugar ideal pra se cultivar cogumelos!
Então lá fui eu retirar esse plano da gaveta. E penso: "É agora ou nunca."
Para tanto é necessário mudar algumas coisas, estou precisando de mais espaço. É isso, vou me mudar!
Alugo uma casa, com um quarto sobrando que será dedicado a meus estudos fúngicos. Mudança realizada, coisas organizadas. Agora sim, mãos a obra!

PREPARAÇÃO DE SERINGAS; (strain B+ compradas pela internet)

MATERIAIS: Álcool em gel; Algodão; Papel toalha; Velas; Pequeno frasco de plástico; Bisturi ou estilete esterilizados; Água esterilizada; Carimbo de esporos
CUIDADOS: Janela fechada; Bancada desinfectada; Máscara; Touca de banho.
MODOS: Com 4 velas acesas na bancada abro o carimbo de esporos e com cuidado raspo aproximadamente 0,5 cm² do carimbo de forma que os esporos caiam no frasco; Com a seringa encho o frasco com água esterilizada e faço o processo de mistura, enchendo e esvaziando a seringa com a solução; Pronta a seringa guardo na caixa, fora da geladeira...

PREPARAÇÃO DOS COPOS E INOCULAÇÃO

Dia 19/07 (As seringas foram feitas aproximadamente dois meses antes dessa data, não me lembrei de marcar a data, estava ainda no processo de mudança e por isso elas ficaram fora da geladeira, foi notado o surgimento de hifa nela depois de um tempo. Como a água usada foi da torneira esterilizada, e a água daqui é extremamente rica em calcário, penso que por isso os esporos germinaram dentro da seringa)

MATERIAIS: 4 copos americanos; Arroz integral inteiro; Vermiculita; Água; Fita isolante; Velas; Algodão; Álcool 70%; Fita micróporo.
MÉTODO: Os copos foram enchidos 90% com 2/1/1 de vermiculita, arroz e água. Lacrados com duas folhas de papel alumínio e fita isolante; Levados à pressão por 50 minutos; Após esfriar foi feita a inoculação em uma bancada com velas acesas; Foi inoculado aproximadamente 2ml de solução de esporos em cada copo e tampado com fita microporo; Os copos foram deixados em uma caixa de papelão na bancada sem incubadora. A temperatura média estava entre 25 graus.
Após 4 dias surgimento do primeiro micélio...

ANIVERSÁRIO

Dia 12/08 (Eu tinha dois terrários para uso, um de caixa organizadora de 15 l e o outro de garrafa pet. Primeiro aniversariei um bolo na caixa organizadora, no outro dia aniversariei outro e tbm coloquei lá. Mas após 4 dias meus bolos começaram a secar e azular. Então decidi mudar um dos bolos para o terrário de pet. Por fim, foi o que deu certo e por isso vou focar nele.)

0.jpg1.jpg3.jpg

MATERIAS: Garrafa pet 5L; Argila expandida; lã acrílica; Prato de cerâmica.
MÉTODO: A tampa da garrafa foi cortada para colocar a lã acrílica; A garrafa foi cortada onde começa a curva para o bico. De forma que depois consiga colocar encaixada na garrafa; Com água e argila expandia apenas, o prato ficava meio bambo ali dentro, por isso decidi colocar uma folha de papel alumínio por baixo do prato tbm:

5-2.jpg5-3.jpg


FLUSH. Dia 25/08

6-2.jpg7.jpg

2° FLUSH. Dia 03/09

7-3.jpg7-2.jpg7-5.jpg7-6.jpg

3° FLUSH. Dia 14/09

8.jpg


Continua...
 

Anexos

  • 7-4.jpg
    7-4.jpg
    451.5 KB · Visualizações: 20
Lindos! @Nabis
Parabéns!
Me conta uma coisa? Como coloco as imagens no texto? rsrsrs desculpe a ignorância, procurei e não achei.
 
Olá Nabis,

Antes de qualquer coisa - parabéns pelo teu cultivo bem sucedido!
*qualquer coisa*
Depois de qualquer coisa - algumas dúvidas: noto que tu usasse uma espécie de "cumbuca" de argila (crua?) em paralelo a um marmitex. Penso que a argila pode ajudar a manter e transferir uma certa umidade por conta da natureza porosa que ela tem, em contraste ao refratário do alumínio que apenas contêm. Você teria como confirmar essa diferença? De onde veio essa ideia? Teu marmitex resultou bem-sucedido?

Votos de sucesso em teu próximo cultivar 🍄
 
Olá Nabis,

Antes de qualquer coisa - parabéns pelo teu cultivo bem sucedido!
*qualquer coisa*
Depois de qualquer coisa - algumas dúvidas: noto que tu usasse uma espécie de "cumbuca" de argila (crua?) em paralelo a um marmitex. Penso que a argila pode ajudar a manter e transferir uma certa umidade por conta da natureza porosa que ela tem, em contraste ao refratário do alumínio que apenas contêm. Você teria como confirmar essa diferença? De onde veio essa ideia? Teu marmitex resultou bem-sucedido?

Votos de sucesso em teu próximo cultivar 🍄
Então mano, usei um prato de argila queimada, não crua. Eu mesmo que fiz o pratinho :positivo: por isso achei interessante testar. O marmitex contaminou com trichoderma... Eu acho que o seu pensamento está correto. Por ser poroso o pratim de ceramica tem essa qualidade de trocar umidade com o meio...A folha de papel aluminio por baixo é pra manter ele mais estabilizado nas bolinhas de argila expandida...
 
Back
Top