Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo/PF TEK/ Psylocibe Cubensis B+/

Diário de cultivo problemático.
Raças
Psylocibe cubensis B+
Inoculação
24/07/2021
Inoculação via
Cultura liquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Terrário
caixa organizadora
Técnicas
Pf tek
Substratos
Arroz
Depois de conhecer a medicina sagrada da ayahuasca decidi me aprofundar no mundo psicodélico, passei algum tempo lendo decidi que era hora de começar um cultivo teste
Ps. estou sem ter como tirar fotos =(
Materiais de referencia: The mushroom cultivator por Paul Stamets e Jeff S. Chilton/ e vários diários e artigos deste lindo fórum.

Infelizmente não consegui registrar com imagens o preparo dos bolos nem a inoculação, mas registrei em um caderno as etapas que realizei, os próximos estágios farei o possível para fotografar o progresso.

23/07/21
Fiz o higienização na pia da cozinha e nos materiais usados como potes, copos e talheres, usei um produto de limpeza pesada e depois álcool isopropílico e papel toalha, liguei duas bocas do fogão(fica do lado da pia) pra tentar diminuir os contaminantes pelo ar(talvez em vão)

Preparo dos bolos.
vermiculita
de arroz integral
agua mineral ( creio que exagerei na quantidade de agua, tentei compensar com a vermiculita)
Substrato
Triturei o arroz num liquidificador, e separei num pote a vermiculita e o arroz, fui adicionando aproximadamente 200ml de agua mineral na vermiculita até ficar toda úmida, (nessa parte deveria ter colocado mais agua acredito) depois adicionei o arroz, a mistura parecia meio seca então adicionei mais 150ml de agua(por conta disso o substrato ficou com alguns "torroes" na hora de colocar nos copos tentei separar o máximo possível).
Com luvas nitrílicas e uma colher coloquei o substrato em 4 copos previamente esterilizados numa panela de agua fervente com um pano no fundo por quinze minutos, coloquei uma camada de vermiculita, limpei as bordas com um papel tolha e cobri a boca deles com papel alumínio, levei os copos à uma panela de pressão e depois da panela pegar pressão deixei por uma hora e meia então desliguei e deixei ela descansar no pernoite(o processo terminou 20:30).

24/07/21
Fear inoculum

Seringa cultura liquida B+ 10ml

Novamente fiz a higienização do local e a tentativa de esterilização do ar com o fogão, com luvas, tirei os copos da panela um a um, eles estavam levemente mornos, injetei aproximadamente 2,5ml em cada copo, dividindo em dois pontos opostos das borda e um no meio, feito isso, coloquei outro papel alumínio sob a boca com o aluminio furado e selei com fita isolante.
Levei os copos a uma caixa de isopor de 15L com um termostato e o deixei a 26º.

26/07/21
Fiz a verificação dos copos e alterei a temperatura para 27º, não havia nenhuma alteração em nenhum dos 4 copos.
Pretendo trazer imagens assim que eu conseguir por minhas mãos em um aparelho que tire fotos

31/07/21
copos 1 e 3 estão com inoculação aparente, incubadora estava muito úmida, então mudei a configuração do termostato, coloquei em uma garrafa selada de maneira mais eficiente, e troquei a posição deles para ficarem ao redor do termostato

09/08/21
Todos os copos estão com hifas , porem, estão levando muito tempo, como mencionado pelo colega @ExPoro,na próxima farei com proporções e não medidas,.

12/08/21
adicionei novas fotos, tudo corre bem

01/09/21
Terrario feito e coloquei o primeiro bolo nele, um bolo estava 100% colonizado então decidi levar ele ao terrario
Usei álcool isopropilico para higienizar uma caixa organizadora com furos e fita micro porosa, tem um termostato e um borbulhador
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.19.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.19.jpeg
    92.7 KB · Visualizações: 375
  • WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.20.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.20.jpeg
    98 KB · Visualizações: 11
  • WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.19 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.19 (1).jpeg
    89.9 KB · Visualizações: 10
  • WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.16.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-31 at 13.35.16.jpeg
    89.6 KB · Visualizações: 9
  • copo 1.jpeg
    copo 1.jpeg
    57.4 KB · Visualizações: 7
  • copo 2.jpeg
    copo 2.jpeg
    61.5 KB · Visualizações: 7
  • copo 3.jpeg
    copo 3.jpeg
    131.6 KB · Visualizações: 7
  • copo 4.jpeg
    copo 4.jpeg
    59.2 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2021-09-01 at 16.35.31.jpeg
    WhatsApp Image 2021-09-01 at 16.35.31.jpeg
    102.1 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Parabens pelo Diario e cultivo.

Mas... Você realmente usou medidas de peso e não de volume no cálculo do substrato? :O

O correto é 2:1:1 em volume e não em massa. Calcular em massa erroneamente (o que é provável a menos que saiba a densidade do material!) pode ter resultado em uma variação muito grande na proporção, o que pode afetar a velocidade de colonização e o rendimento da frutificação.

Mas que bom que já coloniza! Parece que vai tudo OK.
 
Última edição:
Parabens pelo Diario e cultivo.

Mas... Você realmente usou medidas de peso e não de volume no cálculo do substrato? :O

O correto é 2:1:1 em volume e não em massa. Calcular em massa erroneamente (o que é provável a menos que saiba a densidade do material!) pode ter resultado em uma variação muito grande na proporção, o que pode afetar a velocidade de colonização e o rendimento da frutificação.

Mas que bom que já coloniza! Parece que vai tudo OK.
Eu fiz meio que no olhometro, essas medidas são mais especulações kekeke talvez eu deva tirar do diário pois pode passar desinformação né.
Eu tentei colocar por um copo de medida, pois nao tinha uma balança, mas mesmo assim eu extrapolei o copo de medidas e tentei deixar o substrato não tão umido quanto estava adicionando vermiculita seca e um pouco de pó de arroz.
Vou corrigir isso no diário.
 
Parabens pelo Diario e cultivo.

Mas... Você realmente usou medidas de peso e não de volume no cálculo do substrato? :O

O correto é 2:1:1 em volume e não em massa. Calcular em massa erroneamente (o que é provável a menos que saiba a densidade do material!) pode ter resultado em uma variação muito grande na proporção, o que pode afetar a velocidade de colonização e o rendimento da frutificação.

Mas que bom que já coloniza! Parece que vai tudo OK.
só uma duvida, quando tu se refere em proporçao 2:1:1 é vermiculita, arroz e agua certo?
 
Back
Top