Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo PF tek Equador

Diário de cultivo problemático.
Salve família, depois de alguma pesquisa aqui e em outras fontes digitais resolvi iniciar meu cultivo. Já rodei muito pasto quando era mais novo e apesar de não consumir cogumelos mágicos há muitos anos, tenho fascinação pelo Funghi e pretendo cultivar comestíveis também. Inoculei meus bolos há 13 dias e vou iniciar meu diário agora. Conto com a ajuda de vcs!

DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Equador
PROCEDÊNCIA: seringa de cultura comprada em site

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X ) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X ) Outro:arroz integral orgânico

Método de preparação e esterilização do substrato:
Triturei o arroz integral no liquidificador aos poucos sem deixar virar pó e fui peneirando pra padronizar o a granulometria da farinha. Misturei bem a vermiculita com a farinha e adicionei a água (2:1:1)
Lavei bem os copos, coloquei 1cm de vermiculita no fundo e preenchi com a mistura sem compactar até 1 dedo da borda.
Limpei bem as bordas com papel e álcool. Completei com vermiculita e selei com 2 folhas de papel alumínio e fita isolante. Aqui eu dei uma inventada kkkk. Coloquei o primeiro disco de alumínio e vedei com fita, depois coloquei o segundo e mais fita. Minha intenção era que fossem dois lacres independentes.
Coloquei um terceiro disco de alumínio em cada copo mas sem fita.
Forrei a panela de pressão com 1 pano de prato, pus 8 copos, completei com água até a metade dos copos. Depois que pegou pressão, baixei o fogo e deixei 50 minutos.
Deixei esfriar até o dia seguinte com a panela fechada.
Não tirei fotos dessa parte, malz aê 😳

INOCULAÇÃO: Data 13/ 11 /20

( ) Seringa Multiesporos
(X) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Fiz meu setup num banheirinho que não usamos. Borrifei água com água sanitária (1 col. sopa pra 1 litro), depois de 15 min borrifei álcool 70 e depois de mais 15 borrifei meio tubo de lysoform.
Tomei banho, coloquei roupas limpas e borrifei todo o material com álcool 70 antes de levar para o banheiro.
Montei uma bancada com 3 velas e 1 mini lamparina com álcool.

Procedi a inoculação em 4 pontos eqüidistantes em cada copo, usando o mínimo possível de solução em cada ponto, quando eu via a gotinha formando na parede interna do o copo já parava.
Levantava o terceiro disco de papel alumínio e
Após cada injeção, cobria o furo com micropore. Dúvida, vcs fazem as 4 injeções antes de botar o micropore ou cobrem logo após cada inoculação???
Entre os copos eu esterelizava a agulha na chama.
Coloquei os copos numa cx de isopor com o termostato de aquário numa garrafa de vidro tudo previamente esterilizado.
Optei por manter o 3° alumínio por cima dos copos durante toda a primeira semana. Não abri a cx durante esse período.
No sétimo dia abri, inspecionei e tudo parecia lindo. Decidi afrouxar a 3 camada de alumínio pro mycelio respirar.
Hj fiz outra inspeção e tirei fotos. Não vi nada muito colorido ou feio. Mas parece que tem muita água condensada nos copos!!!!
Tô preocupado, não sei se é normal ou o que pode ter acontecido. Ajuda please
Essas fotos são de hoje. 13° dia

Além da ááguaque parece ter acumulado o bolo 7 também tá me preocupando um pouco. Ele parece que deu uma amarelada. Não sei se o mycelio deslocou alguma vermiculita ou se é contaminação. Tirei ele da caixa. No aguardo da opinião dos parceiros!
Brigadão
 

Anexos

  • 20201127_151841.jpg
    20201127_151841.jpg
    970.1 KB · Visualizações: 10
  • 20201127_151804.jpg
    20201127_151804.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 8
  • 20201127_151758.jpg
    20201127_151758.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 8
  • 20201127_151725.jpg
    20201127_151725.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 9
  • 20201127_151659.jpg
    20201127_151659.jpg
    1 MB · Visualizações: 9
  • 20201127_151543.jpg
    20201127_151543.jpg
    1 MB · Visualizações: 9
  • 20201127_151458.jpg
    20201127_151458.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 9
  • 20201127_151258.jpg
    20201127_151258.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 10
  • 20201127_151428.jpg
    20201127_151428.jpg
    1,011.2 KB · Visualizações: 9
  • 20201127_151324.jpg
    20201127_151324.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 10
  • 20201127_123738.jpg
    20201127_123738.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 11
  • 20201127_123732.jpg
    20201127_123732.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 10
Última edição:
Opa meu querido! Espero que o primeiro cultivo lhe ensine bem o que rola com os cogumelos durante o desenvolvimento :)
Dúvida, vcs fazem as 4 injeções antes de botar o micropore ou cobrem logo após cada inoculação???
Eu geralmente corto tudo antes e deixo grudada numa superfície limpa pra sempre só pregar uma logo em seguida a furar o buraco hehe

Sobre a questão da umidade, aqui isso é bem comum! Rola quando o micélio começa a puxar o substrato mais pro meio e por conta da contração ele desgruda um pouco das paredes dai dá sempre esse aspecto de molhado :p

já aquela mancha amarela pode ser muita coisa... na melhor das hipóteses é só o xixi do micélio que deve ter passado por algum pequeno estresse no desenvolvimento ^^

Sigo acompanhando e na torcida viu o/
 
Valeu grako e Morgan! Nao sei se demorei demais pra aniversariar os bolos depois de 100% colonizados ou se alguma outra parada deu errado. Como tava numa correria doida aqui, não abri a cx de isopor por 1 semana após a colonização. Eu pretendia esperar 4 a 5 dias mas me enrolei e quando abri todos os bolos apresentavam pontinhos negros 😔
Resolvi enterra -los no quintal pra ver se sai alguma coisa 🙁
Ainda tenho bastante cultura líquida e vou tentar de novo. Vou continuar minha aventura nesse diário mesmo.
Valeu pelas dicas família! Boas festas
 
Valeu grako e Morgan! Nao sei se demorei demais pra aniversariar os bolos depois de 100% colonizados ou se alguma outra parada deu errado. Como tava numa correria doida aqui, não abri a cx de isopor por 1 semana após a colonização. Eu pretendia esperar 4 a 5 dias mas me enrolei e quando abri todos os bolos apresentavam pontinhos negros 😔
Resolvi enterra -los no quintal pra ver se sai alguma coisa 🙁
Ainda tenho bastante cultura líquida e vou tentar de novo. Vou continuar minha aventura nesse diário mesmo.
Valeu pelas dicas família! Boas festas
Esses pontinhos não podiam ser os nós hifais não? Quando passa muito tempo assim pode rolar deles pinarem dentro do copo... tenta puxar da memória aí hehe ^^
E boa sorte nos próximos cultivos 😄
 
Esses pontinhos não podiam ser os nós hifais não? Quando passa muito tempo assim pode rolar deles pinarem dentro do copo... tenta puxar da memória aí hehe ^^
E boa sorte nos próximos cultivos 😄
Putz será? Na verdade nem reparei direto, presumi que era contaminante
 
Back
Top