Salve família, depois de alguma pesquisa aqui e em outras fontes digitais resolvi iniciar meu cultivo. Já rodei muito pasto quando era mais novo e apesar de não consumir cogumelos mágicos há muitos anos, tenho fascinação pelo Funghi e pretendo cultivar comestíveis também. Inoculei meus bolos há 13 dias e vou iniciar meu diário agora. Conto com a ajuda de vcs!
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Equador
PROCEDÊNCIA: seringa de cultura comprada em site
---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
(X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X ) Sim ( ) Não
GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X ) Outro:arroz integral orgânico
Método de preparação e esterilização do substrato:
Triturei o arroz integral no liquidificador aos poucos sem deixar virar pó e fui peneirando pra padronizar o a granulometria da farinha. Misturei bem a vermiculita com a farinha e adicionei a água (2:1:1)
Lavei bem os copos, coloquei 1cm de vermiculita no fundo e preenchi com a mistura sem compactar até 1 dedo da borda.
Limpei bem as bordas com papel e álcool. Completei com vermiculita e selei com 2 folhas de papel alumínio e fita isolante. Aqui eu dei uma inventada kkkk. Coloquei o primeiro disco de alumínio e vedei com fita, depois coloquei o segundo e mais fita. Minha intenção era que fossem dois lacres independentes.
Coloquei um terceiro disco de alumínio em cada copo mas sem fita.
Forrei a panela de pressão com 1 pano de prato, pus 8 copos, completei com água até a metade dos copos. Depois que pegou pressão, baixei o fogo e deixei 50 minutos.
Deixei esfriar até o dia seguinte com a panela fechada.
Não tirei fotos dessa parte, malz aê
INOCULAÇÃO: Data 13/ 11 /20
( ) Seringa Multiesporos
(X) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________
GloverBox?
( ) Sim (x) Não
Fiz meu setup num banheirinho que não usamos. Borrifei água com água sanitária (1 col. sopa pra 1 litro), depois de 15 min borrifei álcool 70 e depois de mais 15 borrifei meio tubo de lysoform.
Tomei banho, coloquei roupas limpas e borrifei todo o material com álcool 70 antes de levar para o banheiro.
Montei uma bancada com 3 velas e 1 mini lamparina com álcool.
Procedi a inoculação em 4 pontos eqüidistantes em cada copo, usando o mínimo possível de solução em cada ponto, quando eu via a gotinha formando na parede interna do o copo já parava.
Levantava o terceiro disco de papel alumínio e
Após cada injeção, cobria o furo com micropore. Dúvida, vcs fazem as 4 injeções antes de botar o micropore ou cobrem logo após cada inoculação???
Entre os copos eu esterelizava a agulha na chama.
Coloquei os copos numa cx de isopor com o termostato de aquário numa garrafa de vidro tudo previamente esterilizado.
Optei por manter o 3° alumínio por cima dos copos durante toda a primeira semana. Não abri a cx durante esse período.
No sétimo dia abri, inspecionei e tudo parecia lindo. Decidi afrouxar a 3 camada de alumínio pro mycelio respirar.
Hj fiz outra inspeção e tirei fotos. Não vi nada muito colorido ou feio. Mas parece que tem muita água condensada nos copos!!!!
Tô preocupado, não sei se é normal ou o que pode ter acontecido. Ajuda please
Essas fotos são de hoje. 13° dia
Além da ááguaque parece ter acumulado o bolo 7 também tá me preocupando um pouco. Ele parece que deu uma amarelada. Não sei se o mycelio deslocou alguma vermiculita ou se é contaminação. Tirei ele da caixa. No aguardo da opinião dos parceiros!
Brigadão
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Equador
PROCEDÊNCIA: seringa de cultura comprada em site
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
(X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X ) Sim ( ) Não
GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X ) Outro:arroz integral orgânico
Método de preparação e esterilização do substrato:
Triturei o arroz integral no liquidificador aos poucos sem deixar virar pó e fui peneirando pra padronizar o a granulometria da farinha. Misturei bem a vermiculita com a farinha e adicionei a água (2:1:1)
Lavei bem os copos, coloquei 1cm de vermiculita no fundo e preenchi com a mistura sem compactar até 1 dedo da borda.
Limpei bem as bordas com papel e álcool. Completei com vermiculita e selei com 2 folhas de papel alumínio e fita isolante. Aqui eu dei uma inventada kkkk. Coloquei o primeiro disco de alumínio e vedei com fita, depois coloquei o segundo e mais fita. Minha intenção era que fossem dois lacres independentes.
Coloquei um terceiro disco de alumínio em cada copo mas sem fita.
Forrei a panela de pressão com 1 pano de prato, pus 8 copos, completei com água até a metade dos copos. Depois que pegou pressão, baixei o fogo e deixei 50 minutos.
Deixei esfriar até o dia seguinte com a panela fechada.
Não tirei fotos dessa parte, malz aê

INOCULAÇÃO: Data 13/ 11 /20
( ) Seringa Multiesporos
(X) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________
GloverBox?
( ) Sim (x) Não
Fiz meu setup num banheirinho que não usamos. Borrifei água com água sanitária (1 col. sopa pra 1 litro), depois de 15 min borrifei álcool 70 e depois de mais 15 borrifei meio tubo de lysoform.
Tomei banho, coloquei roupas limpas e borrifei todo o material com álcool 70 antes de levar para o banheiro.
Montei uma bancada com 3 velas e 1 mini lamparina com álcool.
Procedi a inoculação em 4 pontos eqüidistantes em cada copo, usando o mínimo possível de solução em cada ponto, quando eu via a gotinha formando na parede interna do o copo já parava.
Levantava o terceiro disco de papel alumínio e
Após cada injeção, cobria o furo com micropore. Dúvida, vcs fazem as 4 injeções antes de botar o micropore ou cobrem logo após cada inoculação???
Entre os copos eu esterelizava a agulha na chama.
Coloquei os copos numa cx de isopor com o termostato de aquário numa garrafa de vidro tudo previamente esterilizado.
Optei por manter o 3° alumínio por cima dos copos durante toda a primeira semana. Não abri a cx durante esse período.
No sétimo dia abri, inspecionei e tudo parecia lindo. Decidi afrouxar a 3 camada de alumínio pro mycelio respirar.
Hj fiz outra inspeção e tirei fotos. Não vi nada muito colorido ou feio. Mas parece que tem muita água condensada nos copos!!!!
Tô preocupado, não sei se é normal ou o que pode ter acontecido. Ajuda please
Essas fotos são de hoje. 13° dia
Além da ááguaque parece ter acumulado o bolo 7 também tá me preocupando um pouco. Ele parece que deu uma amarelada. Não sei se o mycelio deslocou alguma vermiculita ou se é contaminação. Tirei ele da caixa. No aguardo da opinião dos parceiros!
Brigadão
Anexos
-
20201127_151841.jpg970.1 KB · Visualizações: 10
-
20201127_151804.jpg1.1 MB · Visualizações: 8
-
20201127_151758.jpg1.2 MB · Visualizações: 8
-
20201127_151725.jpg1.1 MB · Visualizações: 9
-
20201127_151659.jpg1 MB · Visualizações: 9