Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo. P.cubensis Gandarela.

Diário de cultivo completo.
Bom dia galera,

Sou novo aqui é meu primeiro post, então qualquer vacilo ai perdoem-me.

Ganhei o carimbo e algumas dicar do nosso membro Tchesco, me ajudou pra caramba nesse cultivo que foi cheio de vacilos meus kkkk.

Os produtos que usei pra esterilização foram Álcool 70% e uma solução de água e cloro.
Como é meu primeiro cultivo não quis das sorte pro azar e usei o máximo de cuidados possíveis com higiene, minha irmã é micro-bióloga e me deu muitas dicas sobre higiene e métodos de esterilização, esterilizando tudo direitinho comecei a trabalhar, foi preparar as seringas de esporos, segue fotos do processo abaixo:

Começo do cultivo dia 14/01/2016

12705508_1203374379680588_6051230422524547934_n.jpg12795353_1203374263013933_2828785829381794128_n.jpgView attachment 88988

_______________________________________________________________________________________________________________________________
ESTERILIZAÇÃO
_______________________________________________________________________________________________________________________________

Usei apenas milho, fiz o inoculo colocando o milho na água com cloro por 3 dias, durante 3 dias eu troquei a solução de água e coloro de 12 em 12 horas.

20160116_084221.jpg

Escorri e lavei o milho, preparei 6 copos lagoianha de 300ml, lavados e fervidos coloquei o milho dentro para esterilização na pressão.

20160213_110616.jpg

Coloquei na panela de pressão com um pano no fundo, água até um terço da panela, e deixei na pressão por uma hora e meia.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
INOCULANDO
_______________________________________________________________________________________________________________________________

20/01/2016
Ai que vem a parte do vacilo, Como o carimbo havia ficado guardado por mais ou menos um ano, fiz a seringa de esporos e deixei ela descansar na geladeira por 6 dias, até ai tudo bem...fiz uma seringa de 20ml e 3 de 10ml tendo assim 50 ml de liquido contendo o esporo hidratado na seringa, por imaturidade minha, inoculei 6 potes com quase 8.3ml de água com esporos em cada copo, ( sei que coloquei muito e isso deu muito problema ).

Segue Imagem das seringas:
20160114_222300.jpg

23/01/2016
Aparecimento do primeiro micélio, como o milho ficou encharcado pela água em excesso e eu não queria abrir o copo e escorrer a água, deitei o copo e girei ele pra que a água com o micélio se espalhasse pelo milho seco acima, na esperança pra não perder os copos pro excesso de água.

Segue Imagens do aparecimento do micélio:
20160123_220350.jpg 20160123_220512.jpg

_______________________________________________________________________________________________________________________________
COLONIZAÇÃO
_______________________________________________________________________________________________________________________________

02/02/2016

Colonização 50%. dos 6 copos inoculados 5 começaram uma colônia boa, alguns colonizaram só a parte de cima e a parte de baixo ficou uma gosma de milho em decomposição encharcado pela água em excesso.

Segue Imagens de copos Semi colonizados
20160202_092606.jpg 20160202_092705.jpg

09/02/2016

Perdi mais 2 copos, um para a umidade excessiva e outro para uma bacteria desconhecida:

1° copo perdido pela umidade:
20160210_222903.jpg

2° copo perdido pra uma bacteria desconhecida:
20160209_180155.jpg

Depois disso percebi que não estava mais colonizando com a velocidade que estava antes, Resolvi adiantar o processo e utilizar os copos semi-colonizados mesmo, então por conselho do nosso amigo Tchesco optei pela técnica, Monotube/Casing.



_______________________________________________________________________________________________________________________________PREPARO DO CASING
_______________________________________________________________________________________________________________________________

12/02/2016

Usei como substrato para o casing, uma mistura de:
Uma parte de pó de coco, meia parte de vermiculita expandida, meia parte de água, e para regular o Ph eu optei por usar borra do café da manha ( não sei exatamente a quantidade de café, coloquei o que estava no coador)
Coloquei todo o conteúdo em sacos de Polipropileno e pasteurizei o substrato, deixando na panela de pressão por meia hora de pressão, ai desligava deixava esfriar, depois deixei na fervura por mais meia hora, esperei esfriar novamente, depois deixei mais 10 minutos e deixei esfriar novamente.
Usei para o Casing uma vasilha organizadora de 35 litros fiz 2 entradas de ar, uma de cada lado, tampadas por filtros de café Melita.
Abri os copos semi-colonizados, e quebrei os bolos de micélio misturando junto com o substrato do casing e deixando descansar por 3 dias.

Segue abaixo Imagem do Casing no quarda roupas junto com Hidro-termometro.
20160214_220537.jpg

22/02/2016

Por 10 dias deixei o casing no guarda roupas, assim colonizou completamente o substrato, ficando pronto para a frutificação.
20160222_060658.jpg

_______________________________________________________________________________________________________________________________
FRUTIFICAÇÃO
_______________________________________________________________________________________________________________________________

24/02/2016

Do dia 22 eu Tinha deixado o casing dentro do guarda roupas ( Outro vacilo, o casing ficou sem oxigênio e o primeiro fush veio com cogumelos pequenos), depois disso no dia 24 tirei ele do guarda roupas coloquei ele com um abajur sobre o casing e cm um saco preto tampando o substrato colonizado da luz e fiz uma camada de vermiculita com água esterilizada, pros pins começarem a subir em direção da luz.

Segue imagem do casing antes da frutificação:
20160224_090114.jpg

01/03/2016

Aparecimento dos primeiros Pins:
20160303_083022.jpg

05\03\2016
Colhendo o primeiro Flush, os Pins nasceram meio desforme e pequenos porque deixei eles sem oxigênio no começo da colonização, colhido então 105 gramas de cogumelos frescos:
20160304_214430.jpg 20160305_075906.jpg
Logo após colher, molhei o casing de novo e aguardei o segundo Flush.

10\03\2016
Estou colhendo o segundo Flush ainda, o segundo Flush ja deu cogumelos mais robustos e dando carimbos, estou extraindo carimbo dos chapels e desidratando alguns cogumelos que já estão maduros.

Segue Imagem do segundo Flush:
2016-03-10_11-54-44_HDR.jpg 20160310_115554.jpg

Obrigado a todos pelos posts e Tópicos que tanto me ajudaram a conseguir de primeira, Apesar dos tropeções consegui colher uma quantia boa de cogumelos e ainda tirar carimbos, um agradecimento especial a meu brother Tchesco que me cedeu o carimbo, lembrando que essa strain é domesticada colhida por ele na floresta da Gandarela.

Segue ultima Imagem dos carimbos sendo extraídos.
20160310_134303.jpg

OBRIGADO A TODOS
 
Última edição:
como eu disse , com todos os vacilos ainda conseguiu de primeira, agora e e aprimorar as tecnicas...
 
Parabéns pelo seu cultivo, ficou muito bem explicado os passos que você seguiu.
Gostei bastante também do fato de vc ter colocado as datas, deu uma noção muito boa do tempo de processo.
Dúvida: Desculpe a nubice, quantos flush da pra tirar de uma caixa organizadora dessas? (Sem ter que limpar tudo e começar o processo do zero).
 
Parabéns pelo seu cultivo, ficou muito bem explicado os passos que você seguiu.
Gostei bastante também do fato de vc ter colocado as datas, deu uma noção muito boa do tempo de processo.
Dúvida: Desculpe a nubice, quantos flush da pra tirar de uma caixa organizadora dessas? (Sem ter que limpar tudo e começar o processo do zero).
cara eu já colhi 4 flushes, só que agora ta dando só um 2 ou 3 cogumelos por flush, mas tao vendo grandes.
 
Back
Top