Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo - milho de pipoca + fibra de coco

chicomarx

Cogumelo maduro
Cadastrado
28/08/2008
2
56
Oi pessoal,

estou tentando cultivar cogumelos pela primeira vez e começaram a surgir algumas dúvidas. Estou fazendo com milho de pipoca, talvez eu devesse ter começado com um bolo, mas eu queria levar o processo com os ingrediente mais simples possíveis. Daqui pra frente estou pensando em usar vermiculita pelo menos para a camada de casing.

Eu inoculei três potes de geléia com milho, dois deles ficaram muito úmidos e não foram pra frente, mas um vingou e foi totalmente colonizado. Eu ainda estou aprendendo, então cometi alguns erros no caminho, mas em geral estou prestando bastante atenção na esterilização e assepsia em todas as etapas para evitar contaminação.

Depois de ter o pote colonizado eu passei o milho para uma quentinha e cobri com a fibra de coco, que eu preparei seguindo instruções aqui do Fórum. Nesse ponto eu cometi um erro, em vez de deixar a quentinha incubando por um tempo para colonizar o casing, eu passei pro terrário direto. Dois dias depois eu percebi o meu erro, tirei a quentinha do terrário e coloquei ela no escuro. A fibra de coco colonizou muito bem, tudo parecia estar indo como planejado.

Voltei a quentinha pro terrário para tentar frutificar, isso foi há um pouco mais de uma semana. Por enquanto nenhum sinal de contaminação, mas também nenhum sinal de pins. Eu sei que pode demorar bem mais que isso, não estou postando por pressa, mas estou com uma dúvida.

Meu terrário é um cooler de plástico transparente com argila expandida, bomba de aquário e pedra-pomes. Eu estou tentando manter a umidade alta e a temperatura baixa, o que tem sido bem fácil, porque está chovendo a beça por aqui.

A minha grande questão é a seguinte, como a umidade está alta, tem água condensando em cima do casing colonizado. Tudo dentro do terrário está coberto de gotículas de água, inclusive minha quentinha com micélio. O que eu devo fazer? Essa água condensada vai impedir a frutificação? Eu deveria secar as coisas ao Sol? E se eu secar, como eu impeço a água de condensar novamente se eu devo manter a umidade alta?

Espero que minha dúvidas não sejam muito óbvias, eu tentei encontrar uma resposta mas não dei muita sorte por enquanto. Quando eu conseguir tirar umas fotos eu posto aqui pra vocês.

obrigado!
chico.
 
E ae chicomarx! Poxa gostei de tudo, começando pelo seu 'apelido' !

Começar com o milho foi um pouco mais ousado, mas pelo que você falou, deu certo.:pos:
Sobre as dúvidas: a quentinha, quando coberta com a fibra de coco, foi fechada com plástico filme?
:seta:Se sim, as gotículas do plástico são só umidade da camada casing, não tem problema de pingar 'de volta' (se pensarmos bem, a umidade só volta para o substrato).
:seta:Se não, a umidade do terrário todo está pingando na quentinha, o que eu não acharia tão legal, porque por mais esterilizado que ele esteja por dentro, nunca é 100%...e água contaminada pingando em bolo/casing não é legal...tem algumas coisas que você pode fazer: 1-cobrir a quentinha com o plástico filme 2- tombar a caixa do terrário um pouco, para que as gotículas se acumulem do lado oposto ao que está a quentinha.

A água condensada não impede a frutificação-pelo contrário, a lógica da camada casing é manter a umidade do micélio entre todo o processo pré-pinagem até a maturidade dos frutos.

Eu não cogitaria secar tudo ao sol, pois ele inibe, a alguma proporção, o crescimento do micélio (quando o atinge diretamente)... A umidade deve ser mantida alta quase sempre, mas neste momento de colonização da camada casing a umidade do próprio substrato já é suficiente.

:luz:boa sorte no cultivo e traga as fotos prometidas ;)
 
Upvote 0
Back
Top