Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo indoor - Strain: Austrália

Diário de cultivo problemático.
Saudações a todos. Segue aqui o meu diário de cultivo. Conto com a ajuda dos mestres e iniciantes que sei que estão por aí. :)

Strain escolhida: Austrália
Spawn: Milho de pipoca
Objetivo: Técnica do Monotube
Obs: esporos obtidos por meio de carimbo

Informações sobre a Strain:
Psilocbe Cubensis
Strain: Australia

Origem: Austrália
Dificuldade: Fácil
Tamanho: Grande
Taxa de Crescimento: Rápida
Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
Substrato(s): Esterco, Grãos e Solos Enriquecidos

Frutos grandes e carnudos com o topo do chapéu redondo. Strain que produz grandes safras. Suas estirpes são grossas e carnudas. Os Frutos se tornarão rapidamente maduros uma vez que os pins se formam.
Grande depositor de Esporos. O véu separa-se do Chapéu permitindo um ótimo carimbo.

Australian Amaral CM 100_6410.jpg

Quanto a higiene com o ambiente de trabalho, recipientes, e instrumentos em geral:
De Recipientes: Sabonete Protex e Álcool 70% ou 92%
De instrumentos: Álcool 70% ou 92%
Do ambiente: Cloro ativo diluído em água na proporção 1:10

Fazendo a seringa de esporos (feita no dia 27/07/14)
(em tudo que utilizo faço a higienização conforme citado na postagem anterior)

Materiais utilizados:
água mineral
panela
seringa de 10ml
agulhas
copo de cachaça
papel toalha
álcool
sabonete protex
carimbo de esporos
papel alumínio
vasilhame de boa vedação
IMPORTANTE: uma boa música :musica:

1. Em uma panela foi colocada a água mineral, sendo fervida por 15 minutos
2. A agulha foi colocada na seringa e a água fervendo foi sugada até enche-la
3. A água permaneceu na seringa até atingir a temperatura ambiente
4. Troquei a agulha da seringa por uma sem uso
5. O carimbo de esporos foi aberto e raspado para dentro do copo de cachaça (utilizei a própria agulha da seringa pra raspar)
6. O carimbo tinha um diâmetro de uns 2cm, então raspei metade, até pq achei ele bem "ralo" e pequeno.
7. Liberei um pouco de água da seringa nos esporos que estavam no copo, puxei a água e repeti esse processo por algumas vezes, e então, por fim puxei tudo que estava no copo e tampei a agulha
8. No fim já dava pra perceber que a água ficou levemente cinza, e dava pra ver alguns esporos se movendo lá dentro
9. Enrolei a seringa em papel alumínio e coloquei dentro do vasilhame, tampei e coloquei na geladeira para hidratar os esporos por 3 dias
10. De vez em quando eu dava umas viradas no vasilhame para remexer os esporos da seringa e não grudarem nas bordas

Processo finalizado! :roflmao:

Tindalização do Milho (Iniciada em 27/07)

Aqui utilizei 500g de milho, e segui as técnicas do Maurício: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/
A aparência final foi essa ai da foto: milho.png, terminei no dia 30 a tindalização.
 
Última edição por um moderador:
É triste mesmo, sei como é. Ja trabalhei com tres carimbos que ganhei, nem um era viável... Foi-se tempo, dinheiro......
 
É triste mesmo, sei como é. Ja trabalhei com tres carimbos que ganhei, nem um era viável... Foi-se tempo, dinheiro......


Três carimbos diferentes e não deu certo? Foram carimbos da mesma fonte, retirados na mesma época?

Porque quando as tentativas de cultivo começam a falhar sistematicamente desse modo pode ser um problema nos seus procedimentos ou no ambiente, que pode estar saturado de contaminantes.
 
Três carimbos diferentes e não deu certo? Foram carimbos da mesma fonte, retirados na mesma época?

Porque quando as tentativas de cultivo começam a falhar sistematicamente desse modo pode ser um problema nos seus procedimentos ou no ambiente, que pode estar saturado de contaminantes.

Tres carimbos feitos só com um dia de diferença, tres strain diferentes. Um tinha cobweb e os outros os esporos só nao germinavam. Cheguei a inocular várias vezes e nada de micelio.
 
Tres carimbos feitos só com um dia de diferença, tres strain diferentes. Um tinha cobweb e os outros os esporos só nao germinavam. Cheguei a inocular várias vezes e nada de micelio.
Tentou hidratar os esporos?
Pode acontecer do meio nutritivo ficar muito seco e não germinar ou alguma bactéria azedar ou fermentar o meio nutritivo.
 
Três carimbos diferentes e não deu certo? Foram carimbos da mesma fonte, retirados na mesma época?

Porque quando as tentativas de cultivo começam a falhar sistematicamente desse modo pode ser um problema nos seus procedimentos ou no ambiente, que pode estar saturado de contaminantes.
Obs: Não foram 3 carimbos, foi um só. Tinha uns 2cm. Fiz 2 seringas de 10ml com eles. Usei técnicas de CL, PK TEK, Centeio, e Milho. Descartei o centeio ontem (após 1 mês). Descartei o PF e hj vou descartar o milho pq preciso dos copos pra sábado.

Acredito que carimbos lacrados sem a devida secagem (guardados úmidos) podem levar ao deterioramento do esporos.
Pois é. Depois que eu fizer meu primeiro carimbo eu tiro essa dúvida quanto a causa ser o carimbo ou os procedimentos.
 
Última edição por um moderador:
Obs: Não foram 3 carimbos, foi um só. Tinha uns 2cm. Fiz 2 seringas de 10ml com eles. Usei técnicas de CL, PK TEK, Centeio, e Milho. Descartei o centeio ontem (após 1 mês). Descartei o PF e hj vou descartar o milho pq preciso dos copos pra sábado.
Foi mal ai, desvio de assunto by @ELSelf

Não tem haver com o seu cultivo! ;)
 
Ganhei de um colega. Tres strains, carimbadas em 2011, nao sei como era armazenada na casa dele, mas aqui, guardei em um pote com um pouco de sillica.
 
Tentou hidratar os esporos?
Pode acontecer do meio nutritivo ficar muito seco e não germinar ou alguma bactéria azedar ou fermentar o meio nutritivo.
Sim. Foram hidratados por 3 dias antes do uso. e no dia do uso ficou o dia todo fora da geladeira pra voltar pra temperatura ambiente antes de inocular. QUanto ao substrato, os PF TEK estavam bons de umidade, o milho tb, pois está aqui e da pra ver um pouco de umidade na parede do copo, o centeio eu descartei ontem e dava pra sentir a umidade no grao quando esmagado.
 
Ganhei de um colega. Tres strains, carimbadas em 2011, nao sei como era armazenada na casa dele, mas aqui, guardei em um pote com um pouco de sillica.
Não é sobre a umidade do ambiente até porque os carimbos lacrados pouco importa isso. Estou falando sobre quando coletados os esporos estes assim que coletados estão "molhados" e devem ser secados com ajuda de sílica por exemplo antes de lacrar-los.
 
Ganhei de um colega. Tres strains, carimbadas em 2011, nao sei como era armazenada na casa dele, mas aqui, guardei em um pote com um pouco de sillica.


Com essa idade, se os carimbos não foram armazenados de forma correta, os esporos se tornaram inviáveis.
 
Back
Top