Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo indoor - Strain: Austrália

Diário de cultivo problemático.
Saudações a todos. Segue aqui o meu diário de cultivo. Conto com a ajuda dos mestres e iniciantes que sei que estão por aí. :)

Strain escolhida: Austrália
Spawn: Milho de pipoca
Objetivo: Técnica do Monotube
Obs: esporos obtidos por meio de carimbo

Informações sobre a Strain:
Psilocbe Cubensis
Strain: Australia

Origem: Austrália
Dificuldade: Fácil
Tamanho: Grande
Taxa de Crescimento: Rápida
Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
Substrato(s): Esterco, Grãos e Solos Enriquecidos

Frutos grandes e carnudos com o topo do chapéu redondo. Strain que produz grandes safras. Suas estirpes são grossas e carnudas. Os Frutos se tornarão rapidamente maduros uma vez que os pins se formam.
Grande depositor de Esporos. O véu separa-se do Chapéu permitindo um ótimo carimbo.

Australian Amaral CM 100_6410.jpg

Quanto a higiene com o ambiente de trabalho, recipientes, e instrumentos em geral:
De Recipientes: Sabonete Protex e Álcool 70% ou 92%
De instrumentos: Álcool 70% ou 92%
Do ambiente: Cloro ativo diluído em água na proporção 1:10

Fazendo a seringa de esporos (feita no dia 27/07/14)
(em tudo que utilizo faço a higienização conforme citado na postagem anterior)

Materiais utilizados:
água mineral
panela
seringa de 10ml
agulhas
copo de cachaça
papel toalha
álcool
sabonete protex
carimbo de esporos
papel alumínio
vasilhame de boa vedação
IMPORTANTE: uma boa música :musica:

1. Em uma panela foi colocada a água mineral, sendo fervida por 15 minutos
2. A agulha foi colocada na seringa e a água fervendo foi sugada até enche-la
3. A água permaneceu na seringa até atingir a temperatura ambiente
4. Troquei a agulha da seringa por uma sem uso
5. O carimbo de esporos foi aberto e raspado para dentro do copo de cachaça (utilizei a própria agulha da seringa pra raspar)
6. O carimbo tinha um diâmetro de uns 2cm, então raspei metade, até pq achei ele bem "ralo" e pequeno.
7. Liberei um pouco de água da seringa nos esporos que estavam no copo, puxei a água e repeti esse processo por algumas vezes, e então, por fim puxei tudo que estava no copo e tampei a agulha
8. No fim já dava pra perceber que a água ficou levemente cinza, e dava pra ver alguns esporos se movendo lá dentro
9. Enrolei a seringa em papel alumínio e coloquei dentro do vasilhame, tampei e coloquei na geladeira para hidratar os esporos por 3 dias
10. De vez em quando eu dava umas viradas no vasilhame para remexer os esporos da seringa e não grudarem nas bordas

Processo finalizado! :roflmao:

Tindalização do Milho (Iniciada em 27/07)

Aqui utilizei 500g de milho, e segui as técnicas do Maurício: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/
A aparência final foi essa ai da foto: milho.png, terminei no dia 30 a tindalização.
 
Última edição por um moderador:
Esterilização do Milho na PP (30/07)

Materiais utilizados
:
panela comum
agulha usada
4 copos de whisky
papel toalha
álcool
água
sabonete protex
fita isolante
papel alumínio
papel toalha
vermiculita
peneira
tesoura
toalha pequena
panela de pressão
milho já tindalizado
uma boa música :musica:

1. Tirei o milho q estava de molho na água, lavei e coloquei pra escorrer na peneira
peneira.png

2. Enquanto isso fui fazendo a higiene e limpeza dos materiais q iria utilizar

3. peguei os copos de whisky e coloquei uma fina camada de vermiculita em cada um (orientação de um mestre F.S aqui do grupo CM)
comocamada.png

4. coloquei o milho já bem escorrido nos copos de whisky, porém não enchi eles completamente
mio1.png mio2.png mio3.png

5. fiz as tampas com papel alumínio, cada uma utilizando duas folhas, e vedei com fita isolante
tampa1.png tampa2.png tampa3.png

6. fiz 4 furos nas tampas de alumínio, utilizei a agulha usada para furar. apesar de orientações de não vedar as folhas, eu vedei para não acontecer de entrar água, e fiz os furos pra entrar vapor durante a esterilização na PP
tampa.png

7. coloquei a terceira folha de alumínio nos copos, essa folha não foi vedada, apenas dobrada em volta para proteger os furos e permitir a passagem do vapor na PP
8. dessa vez, coloquei um pequeno pedaço de fita isolante em duas partes da terceira folha de papel alumínio, isso pq uma vez aconteceu q quando fui esterilizar centeio (o qual ainda está em incubação sem micélio e tb nao fiz diário de cultivo) o forte vapor da panela de pressão moveu a terceira folha e um dos copos de centeio encharcou e virou uma papa auahuhau.
vedando mais.png

9. Coloquei uma toalha no fundo da PP (fervi a toalha em água quente pra tirar as impurezas de sabão, etc). o bom da toalha é que impede q os copos fiquem batendo no fundo da panela, além dos copos ficarem mais altos em relação a água. SEEEEElva. panela guerreira do Rambo!!!
selva.png


10. inseri os copos na PP e adicionei água até a metade deles.
enfim.png

11. Esterilizei por 50 minutos, caso contrário correria o risco da água acabar.

No momento estou aguardando a panela esfriar para eu fazer a inoculação, pelo jeito só após as 19h.
Processo concluído!!!:D obs: transtorno de TOC

show de bola cara, boas vibrações pra vc !
Valeu!!!! pra todos nós!!!:)
 

Anexos

  • furos.png
    furos.png
    347.4 KB · Visualizações: 25
Última edição:
Me parece tudo ok com os procedimentos, boa sorte!
vlw Amaral. vou tentar descrever ao máximo pq, SE der pau da pra saber onde foi o erro!

Inoculação com a seringa de esporos (30/07)

Materiais utilizados:
papel toalha
álcool
sabonete protex
fita isolante
tesoura
potes com o milho
seringa de esporos
agulha sem uso
fita micropore
p/ a incubadora:
caixa de isopor
fita isolante
sacos de lixo de cor preta
papel alumínio
água
garrafa de água
termômetro
aquecedor de aquário

1. os copos foram retirados da PP e os furos foram tapados com fita micropore

2. a aparência depois de retirados da panela era essa: b2.png b3.png b5.png apresentavam bastante umidade, porém a vermiculita no fundo não estava saturada de água.

3. a agulha da seringa de esporos foi trocada por uma nova, sem uso
4. foi injetado em torno de 2,5ml de esporos por copo, em 5 pontos da da tampa de alumínio, sendo 4 equidistantes e um no centro.

5. depois de injetado, os furos foram tapados com fita isolante, resolvi passar fita isolante em toda superfície pq tinha ficado zoado e cheio de furo
b1.png

6. os copos foram colocados na incubadora que montei utilizando uma caixa de isopor, aquecedor de aquário 50w com termostato, termômetro com sensor interno, e garrafa de água de 2,5l. com ela consigo os 28 graus que preciso deixando o termostato do aquecedor de aquário ajustado em 32graus.
c4.png c1.png c2.png c3.png c5.png

7. até então permanecem na incubadora, a temperatura fica em torno de 28 graus, variando entre 27, 5 C e 28,8 C, e só irei verificar no domingo se está correndo tudo bem (à esquerda tenho na esperança, 3 copos com centeio que estão lá há 10 dias sem micélio algum, tem 1 bolo PF tek há 3 dias e 2 CL tb há 3 dias).
 
Última edição por um moderador:
Oi @Chapatti, bem-vindo à CM!
Australian também foi a strain do meu primeiro cultivo. Achei uma strain muito fácil de cultivar, ótima para iniciantes!

Boa sorte!
 
Muito bom trabalho @Chapatti , parece que esse milho vai render um ótimo spawn. Sucesso aí!
Valeu Ashtar Sherry. qq coisa de errado q vc notar, puxa a oreia e me corrije!

Oi @Chapatti, bem-vindo à CM!
Australian também foi a strain do meu primeiro cultivo. Achei uma strain muito fácil de cultivar, ótima para iniciantes!

Boa sorte!
obrigado Champis! no seu cultivo do Australia, levou qtos dias pro micélio aparecer?
 
Última edição por um moderador:
obrigado Champis! no seu cultivo do Australia, levou qtos dias pro micélio aparecer?
Oi Chapatti, se bem me lembro, acho que levou uns 5 ou 6 dias para a primeira fumacinha de micélio aparecer. Parece um embaçamento no vidro, mas aos poucos vai tomando forma de micélio.
Porém, não considere isso uma verdade universal para todos os Australian. São vários fatores que afetam o desenvolvimento do micélio, assim como: substrato, temperatura, genética, etc., então pode ser que os seus levem um pouco mais de tempo ou menos.
Cultivar cogumelos ensina a gente a ter paciência. Tente vencer a ansiedade. :)
 
Estamos junto, boa sorte no cultivo, não se sinta acanhado em perguntar !
 
Estamos junto, boa sorte no cultivo, não se sinta acanhado em perguntar !
Obrigado tupy, aproveitando aí, estava vendo um cultivo seu com milho e, aquela umidade que ficou nos meus copos depois de fazer a esterilização na PP é normal? o que não pode é acumular água no fundo, é isso?

ac0mpanhand0 aqui e n0 face!
vlw Mortandello, é uma honra!
 
Última edição:
@Chapatti, por favor não poste várias vezes seguidas. Leia as regras do fórum!

:teo_seta_direita: Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo. Isso quer dizer, não postem novas mensagens com pouco espaço de tempo entre elas ou sem mensagens de outros usuários entre elas.
 
@Chapatti, por favor não poste várias vezes seguidas. Leia as regras do fórum!
ok! postei a mensagem duas vezes sem querer, tentei apagar e não consegui! to ligado aqui agora!
>> 3 DIAS APÓS A INOCULAÇÃO, E NA INCUBADORA: Todos os copos apresentam metade úmida e metade seca. Isso é normal ou geralmente o lado que fica virado para a garrafa de agua tende a ficar úmido devido o calor? Seria o micélio desenvolvendo-se ou o q? seguem as fotos! (temperatura em torno de 28C)
dia3a.pngdia3b.png dia 7 vou dar outra olhada pra ver se o micélio apareceu por lá!
 
Última edição:
Isso é normal ou geralmente o lado que fica virado para a garrafa de agua tende a ficar úmido devido o calor? Seria o micélio desenvolvendo-se ou o q?

Essa umidade é perfeitamente normal. Problema é quando nota-se uma "poça" d'água no fundo dos potes. Ambiente ideal para bactérias.

OBS moderador>> não abandonei o cultivo, mas é que não tem micélio nenhum ainda...

2 semanas e sem nenhum sinal? A germinação está um pouco mais atrasada do que a média. Se em mais 2 semanas não germinar, acho que pode começar perder as esperanças. Se você ainda tiver esporos, tenta germiná-los em cultura liquida.
 
Cara, seus passos foram perfeitos , ao meu ver ( sou iniciante) , se o seu nao gerar micélio eu paro a minha tentativa hoje!

Boa sorte, tamo junto nessa caminhada
 
Essa umidade é perfeitamente normal. Problema é quando nota-se uma "poça" d'água no fundo dos potes. Ambiente ideal para bactérias.



2 semanas e sem nenhum sinal? A germinação está um pouco mais atrasada do que a média. Se em mais 2 semanas não germinar, acho que pode começar perder as esperanças. Se você ainda tiver esporos, tenta germiná-los em cultura liquida.
>> ...tenho 2 CL que tb foram feitas no dia 30. Ja estou providenciando outra cultura pra seguir junto com essa. será uma de Puerto Rico. Com essa outra, usarei o centeio. Devo abrir outro diário de cultivo para essa strain ou rodo ela junto com essa do Austrália?

Cara, seus passos foram perfeitos , ao meu ver ( sou iniciante) , se o seu nao gerar micélio eu paro a minha tentativa hoje!

Boa sorte, tamo junto nessa caminhada
Então, o milho ta 100%, porém nada de micélio. tirei os copos da incubadora. a temperatura agora fica em torno de 24 graus. fiz furos tb em todas as tampas, que antes estavam sem, e tampei com fita micropore. Os copos agora ficam em lugar ventilado, e com o micropore, agora tem troca de ar. Mas não desanime, pode ser erro meu, posso ter pegado carimbo zoado, não da pra saber ainda. Bom cultivo aí!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top