Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo, GT (PF Tek)

Diário de cultivo problemático.
Boa Noite Amigos, estou já faz alguns meses estudando, e lendo diários de cultivo e finalmente decidi começar o cultivo, eu pedi um B+ para prófungos à 4 meses e até agora nada, ai q eu decidi comprar um carimbo de GT que saiu $17,00 com o frete praticamente oq eu gastaria com a prófungos, pelas primeiras impressões (o carimbo veio muito bem embalado ), acho que foi feito com assepsia e não terei problemas com contaminantes provenientes do carimbo, eu li em algum lugar q é 1/4 do carimbo para fazer uma seringa, mas como o carimbo era muito grande ia ficar muitos esporos na seringa, fiz o seguinte comprei um copo de coleta a seringa e água mineral e na minha glovebox improvisada(caixa de papelão) raspei 1/4 do carimbo no copo e coloquei 50ml de água, achei q foi a proporção ideal na seringa deu para ver uma aspecto limpo mais com alguns esporos boiando, guardei a seringa na geladeira e o copo envolvido em alumínio.
Hoje fiz a receita PFtek nas seguintes proporções
1/4 Arroz integral (bati no liquidificador, não ao ponto de virar farinha mas quebrou bem)
1/4 água
2/4 vermiculita

com essas proporções fiz 4 bolos sendo 3 delas bolos mesmo e uma um pote q irei fazer um casing (sei q geralmente não se faz casing de pftek mas é bom para pelo menos alguma experiencia)

deixei 50min na PP das 11:00 à 11:50
às 19:00 cheguei em casa e a PP estava totalmente fria então preparei tudo p inoculação
inoculei os copos normalmente e coloquei micropore para tampar, só tive problema com o pote pois não enchi até a tampa então a seringa não alcançou
oq eu fiz foi virar o bolo de ponta cabeça e bater um pouco para o substrato subir, dpois inoculei normalmente e bati para ele descer, gostaria de saber como faz quem cultiva com milho e deixa pouco milho no pote

Observações:
1 - Quando estava fazendo a seringa fiz uma seringa adicional com 10ml e coloquei essas 10ml's em um Spray de água adicionei mais água mineral e fui espalhando os esporos em um parque ecológico perto de casa(Não custa nada né hahaha)

GloveBox: 2015-01-26 18.42.16.jpg 2015-01-26 18.42.12.jpg 2015-01-26 18.41.36.jpg

Seringa : 2015-01-26 19.35.14.jpg
Copos Antes de Inocular:2015-01-26 18.41.31.jpg 2015-01-26 18.41.29.jpg 2015-01-26 18.41.27.jpg

Última edição por um moderador:
Me considero ainda um novato e por experiência de muitas tentativas frustadas e algumas de sucesso, te aconselho a não tentar um casing agora e muito menos qualquer tentativa com o milho, já consegui superar todas as formas de cultivo e decididamente fiz a opção em permanecer na Pftek por ser mais prática e objetiva, se vc conseguir colonizar e aniversariar esse bolos sem contaminações, já será um feito digno de aplausos.

Última edição:
Os potes devem lacrados logo ao abrir a panela de pressão, o mais ágil possível.

Você colocou selo de vermiculita (seca) nos bolos?

só tive problema com o pote pois não enchi até a tampa então a seringa não alcançou
oq eu fiz foi virar o bolo de ponta cabeça e bater um pouco para o substrato subir, dpois inoculei normalmente e bati para ele descer, gostaria de saber como faz quem cultiva com milho e deixa pouco milho no pote
Basta direcionar o jato da seringa em direção a parte lateral do pote.

o copo envolvido em alumínio
Seria legal filme PVC ai!

Última edição:
Me considero ainda um novato e por experiência de muitas tentativas frustadas e algumas de sucesso, te aconselho a não tentar um casing agora e muito menos qualquer tentativa com o milho, já consegui superar todas as formas de cultivo e decididamente fiz a opção em permanecer na Pftek por ser mais prática e objetiva, se vc conseguir colonizar e aniversariar esse bolos sem contaminações, já será um feito digno de aplausos.
Eu estou com poucos copos em casa por isso coloquei no pote, esse FDS vou comprar alguns de whisky, realmente é bem fácil de fazer e não gastou quase nada do pacote de arroz q tenho aqui

Os potes devem serem lacrados logo ao abrir a panela de pressão, o mais ágil possível.
Você colocou selo de vermiculita (seca) nos bolos?
Coloquei sim +/- 1cm
Os potes devem serem lacrados logo ao abrir a panela de pressão, o mais ágil possível.
Basta direcionar o jato da seringa em direção a parte lateral do pote.
Bom saber eu fiquei meio sem saber oq fazer e virei o pote :morto:

Seria legal filme PVC ai!
Eu lacrei com fita adesiva bem forte e depois dessa foto eu passei uma fita isolante, e coloquei micropore nos furos, se eu colocar pvc não vai tampar a "respiração" do micélio?

Eu estou com poucos copos em casa por isso coloquei no pote, esse FDS vou comprar alguns de whisky,

Dificilmente você conseguirá tirar o micélio inteiro desses potes. Você terá que quebrar o micélio ou o pote. Se quebrar o micélio não será mais PF Tek, porque o micélio precisará reestabelecer a rede micelial. Então nesse caso será necessário fazer um casing. Ou, você pode quebrar o vidro e continuar com o bolo inteiro, seguindo a clássica PF Tek.

Dificilmente você conseguirá tirar o micélio inteiro desses potes. Você terá que quebrar o micélio ou o pote

É verdade.

E olhando com mais atenção agora o meio está com uma aparência estranha. Parece supercompactado.

Back