Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo - Ghost

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
38
3
23
Olá, no dia 07/03/2024 comecei meu primeiro cultivo, comprei um kit pronto na internet. Me enviaram a genética "Ghost". O kit conta com uma "marmita" de 1L. Fui pesquisar um pouco sobre essa genética e descobri que ela é recomendada para cultivadores mais experientes e demora um certo tempo pra crescer. Por ser a primeira vez, estou com bastante medo e ansioso.

Deixo o kit no meu quarto em cima de uma mesa próximo a janela, em um local em que o sol não pega de forma direta. Passo álcool na mesa de 8h em 8h, esquento um isqueiro perto da mesa também (Sabem me dizer se isso tem algum efeito mesmo?). Alguma dica para essa minha primeira colheita? Visto o tempo prolongado de crescimento e frutificação. Em qual dia posso começar ver um pequeno surgimento do caule? (perdão se esses não forem os nomes corretos, ainda estou aprendendo). Em breve pretendo publicar fotos do cultivo

Ah, outra coisa. O cultivo está sendo realizado dentro de uma bag (que veio no kit). Sempre que está sem gotículas de água dentro, eu borrifo mais. A perda dessa água é um sinal que está dando "certo"? Ou é um processo normal
 
Essa strain, Ghost, realmente é mais complicada de cultivar. É uma combinação genética de outras strains que a deixa com uma potência maior mas também tem essas "complicações" no cultivo.

Todo esse processo que você tá fazendo de passar álcool na mesa, isqueiro perto e etc... São desnecessários se o substrato já estiver 100% colonizado. Recomendaria você postar algumas fotos para que a gente dê uma olhada.
Em relação a questão da umidade: Se a água está sumindo, ela está evaporando por algum lugar. Normalmente essas bags tem um furo de respiro e o restante é selado. Observe se realmente está assim. Caso tenha mais algum local que o ar possa estar escapando além do furo do respiro, pode explicar a perca frequente de umidade.

Em relação a quanto tempo você pode começar a ver o surgimento dos pins, isso tem várias variáveis: temperatura, umidade, troca gasosa... Infelizmente nesse ponto não tem muito o que se fazer a não ser esperar. Fique observando a questão da umidade sempre borrifando nas laterais da bag (NUNCA borrife diretamente no bolo, ou isso pode prejudicar o desenvolvimento dos pins e também favorecer contaminantes). Além disso não tem muito o que fazer, apenas esperar.

Uma dica: Nas próximas vezes que pensar em cultivar, não compre kits prontos. Existem várias técnicas de cultivo que são baratas e acessíveis. Recomendo dar uma olhada no cultivo via PF TEK. Verá que é simples e que é desnecessário comprar kits na internet.

Um abraço e sucesso no cultivo!
 
Muito obrigado @Constantine pelo tempo para me responder! Vou postar sim uma foto, é o kit daquele site famoso, ainda não consegui ler todas as regras do fórum para saber se pode mencionar ou não. Mas existe sim dois furos para respirar, além das frestas que ficam abertas na parte de cima, ela é semi fechada com dois clipes (conforme recomendação do site). É melhor dobrar essa abertura e fechar com clipe? Deixando apenas os furos respirarem?

E sim, futuramente pretendo fazer todo o processo de cultivo, o kit foi só para ter uma experiência um pouco mais "rápida"
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    61.4 KB · Visualizações: 6
  • 2.jpg
    2.jpg
    67.4 KB · Visualizações: 6
  • 3.jpg
    3.jpg
    56.6 KB · Visualizações: 6
É uma combinação genética de outras strains
So corrigindo, a strain Ghost não é uma combinação genética/cruzamento de strains. Ela é um isolamento de uma mutação albina da Golden Teacher

A linhagem seria:
Strain original - Golden Teacher
•Mutação albina -TAT OG "True Albino Teacher" { iso por Jik Fibs}
•Isolamento - Ghost {iso por Jik Fins}

Geralmente strains mais potente são as de cultivos demorado, não necessariamente sendo um cruzamento.

Essa e outras strains são criação do grupo de cultivadores "TAT Syndicate"
Screenshot_2024-03-08-20-04-50-323_com.miui.gallery-edit.jpg
 
Olá, que interessante @SpiritualMind. Você pode me explicar o que é mutação, combinação genética e isolamento? Imagino que mutação e combinação genética seja parecida com o que a gente aprende em biologia. Mas tenho mais dúvidas o que seria o isolamento

E sobre a recomendação de abrir a bag 2x ao dia para "respirar"? É necessário? Visto que já tem esses furos feitos
 
So corrigindo, a strain Ghost não é uma combinação genética/cruzamento de strains. Ela é um isolamento de uma mutação albina da Golden Teacher

A linhagem seria:
Strain original - Golden Teacher
•Mutação albina -TAT OG "True Albino Teacher" { iso por Jik Fibs}
•Isolamento - Ghost {iso por Jik Fins}

Geralmente strains mais potente são as de cultivos demorado, não necessariamente sendo um cruzamento.

Essa e outras strains são criação do grupo de cultivadores "TAT Syndicate"
View attachment 213022
Excelente informação! Agradeço a correção.

Muito obrigado @Constantine pelo tempo para me responder! Vou postar sim uma foto, é o kit daquele site famoso, ainda não consegui ler todas as regras do fórum para saber se pode mencionar ou não. Mas existe sim dois furos para respirar, além das frestas que ficam abertas na parte de cima, ela é semi fechada com dois clipes (conforme recomendação do site). É melhor dobrar essa abertura e fechar com clipe? Deixando apenas os furos respirarem?

E sim, futuramente pretendo fazer todo o processo de cultivo, o kit foi só para ter uma experiência um pouco mais "rápida"

Cara, pelo que dá pra ver no bolo, aparenta não estar colonizado 100%. Parece que o micélio colonizou os cantos mas o meio ainda está sem micélio nenhum. Posso estar errado e ele esteja assim por uma layer de casing, mas acredito que seja falta de colonização mesmo.
Recomendo você lacrar o máximo possível essa abertura superior e esperar que o bolo seja colonizado por completo. Depois que colonizar, se você ver que precisa aumentar a troca gasosa, aí você abre um pouco, mas creio que os respiros que já existem e que estão cobertos com a micropore sejam suficientes pra uma troca gasosa favorável a frutificação.
 
Olá, que interessante @SpiritualMind. Você pode me explicar o que é mutação, combinação genética e isolamento? Imagino que mutação e combinação genética seja parecida com o que a gente aprende em biologia. Mas tenho mais dúvidas o que seria o isolamento
Mais fácil explicar dando exemplos:

Vou lá no pasto e pego um cogumelo e consigo cultivar via esporos ou clonagem "Domesticação", desse cultivo nascem cogumelos com aspectos diferentes, se eu conseguir clonar eles e repetir essas características na próximas próximas gerações "Isolamento", por exemplo vem um cogumelo com chapéu mais curvado outro menor e gordinho, outro maior e chapeludo se eu conseguir estabilizar cada um deles, terei vários "isolamentos" da mesma strain, então num desses cultivos aparece um cogumelo albino "mutação" caso eu consiga isolar e estabilizar tenho uma nova strains, aí eu pego essa strain albina e cruzo com outra qualquer, por exemplo um Camboja. Caso eu consiga sucesso e isolar nas próximas gerações, terei uma outra nova strains "cruzamento"
 
Última edição:
Excelente informação! Agradeço a correção.



Cara, pelo que dá pra ver no bolo, aparenta não estar colonizado 100%. Parece que o micélio colonizou os cantos mas o meio ainda está sem micélio nenhum. Posso estar errado e ele esteja assim por uma layer de casing, mas acredito que seja falta de colonização mesmo.
Recomendo você lacrar o máximo possível essa abertura superior e esperar que o bolo seja colonizado por completo. Depois que colonizar, se você ver que precisa aumentar a troca gasosa, aí você abre um pouco, mas creio que os respiros que já existem e que estão cobertos com a micropore sejam suficientes pra uma troca gasosa favorável a frutificação.
Opa, esqueci de avisar. Na verdade ele ta colonizado. O kit vem com recomendação de colocar uma camada de vermiculita por cima, então é por isso que não esta branco, mas abaixo da camada tava tudo branquinho. Acredito que esteja tudo certo, só ansiedade do primeiro cultivo. Obrigado pelos esclarecimentos

Conforme o tempo passar, pretendo postar fotos, vi que não tem muitas do Ghost no fórum
 
Opa, esqueci de avisar. Na verdade ele ta colonizado. O kit vem com recomendação de colocar uma camada de vermiculita por cima, então é por isso que não esta branco, mas abaixo da camada tava tudo branquinho. Acredito que esteja tudo certo, só ansiedade do primeiro cultivo. Obrigado pelos esclarecimentos

Conforme o tempo passar, pretendo postar fotos, vi que não tem muitas do Ghost no fórum
Entendi. Ainda assim, recomendaria fechar essa abertura superior aí e deixar o respiro apenas pelos furos com filtro. Além de segurar mais a umidade, vai ser bem mais difícil de entrar contaminação.
Realmente bate a ansiedade, o jeito é se segurar, ficar acompanhando e torcendo pra dar tudo certo!
Posta fotos sim. Apesar de ser uma strain não muito atrativa aos meus olhos, são belos cogumelos e exemplares de esforço do pessoal que foi isolando a strain até estabilizar ela para cultivos.

Um abraço!
 
10 dias ainda e nada de pin. Ta me dando bastante ansiedade. Mas já vi alguns lugares dizendo que pode chegar até 25 dias para a pinagem. Pelas fotos da pra saber se o micelio ta saudavel? Minha camera não é boa
 

Anexos

  • 20240317_185319.jpg
    20240317_185319.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 9
  • 20240317_185311.jpg
    20240317_185311.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 9
10 dias ainda e nada de pin. Ta me dando bastante ansiedade. Mas já vi alguns lugares dizendo que pode chegar até 25 dias para a pinagem. Pelas fotos da pra saber se o micelio ta saudavel? Minha camera não é boa
Opa!
Pela cor do micélio, acredito que possa estar desidratado. Normalmente micélio quando está mais acinzentado assim pode ser falta de água no bolo. As paredes da bag aparentam estar secas... Recomendo dar uma boa borrifada nas paredes e ir mantendo a umidade alta pra tentar forçar os pins.
 
Muito obrigado. Colocar uma garrafa de agua gelada dentro da bag ajuda? Ja vi esse metodo com caixas organizadoras
Isso seria para controle de temperatura em regiões muito quentes. Não é vantajoso em relação a umidade em si. Recomendaria apenas a abrir a bag, usar um borrifador e borrifar nos lados da bag, depois fechar novamente.
 
Olá, andei pesquisando sobre o Ghost, vi que pode demorar até 25 dias para pinar. Nos ultimos dias a temperatura deu uma acalmada onde eu moro, andava bem quente a região. Hoje (após 18 dias), percebi que o micelio aparentava pequenas (não sei como dizer) poeiras (?) Algumas coisinhas brancas, vi alguns cogumelos desenvolvidos que apresentavam uma camada branca parecida com essa, mas sei que existe também uma contaminação (teia de aranha). Minha camera não é boa, mas queria saber se meu micelio esta saudavel ou apresenta uma possivel contaminação

Olá, andei pesquisando sobre o Ghost, vi que pode demorar até 25 dias para pinar. Nos ultimos dias a temperatura deu uma acalmada onde eu moro, andava bem quente a região. Hoje (após 18 dias), percebi que o micelio aparentava pequenas (não sei como dizer) poeiras (?) Algumas coisinhas brancas, vi alguns cogumelos desenvolvidos que apresentavam uma camada branca parecida com essa, mas sei que existe também uma contaminação (teia de aranha). Minha camera não é boa, mas queria saber se meu micelio esta saudavel ou apresenta uma possivel contaminação
Algumas partes do micelio também apresentam protuberancias, como se fosse nascer algo

Agora de tarde consigo ver alguns pontinhos brancos no micelio, acredito que sejam os primordios
 

Anexos

  • 20240325_112221.jpg
    20240325_112221.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 9
  • 20240325_112231.jpg
    20240325_112231.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 10
  • 20240325_112242.jpg
    20240325_112242.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 9
  • 20240325_112247.jpg
    20240325_112247.jpg
    3.9 MB · Visualizações: 11
Em alguns posts e vídeos vi a recomendação de diminuir a umidade durante a frutificação (de modo generalizado, sem considerar strains). Você recomenda, durante a frutificação manter a umidade alta?
Então, tem que tomar muito cuidado com o ambiente, umidade muito alta + temperatura favorece a proliferação de contaminantes...

Eu, particularmente, consigo e gosto de cultivar no ambiente mais úmido possível.

Isso pq tenho como controlar bem o ambiente, inclusive filtrando o ar que vai pra dentro da estufa
 
Então, tem que tomar muito cuidado com o ambiente, umidade muito alta + temperatura favorece a proliferação de contaminantes...

Eu, particularmente, consigo e gosto de cultivar no ambiente mais úmido possível.

Isso pq tenho como controlar bem o ambiente, inclusive filtrando o ar que vai pra dentro da estufa
Entendi, vou tentar manter o básico então. Por enquanto não pretendo continuar cultivando Ghost, acho que o tempo acaba sendo um problema para os iniciantes (principalmente os ansiosos). Das próximas vezes vou tentar a strain cambodian.

Pelas imagens, você sabe me dizer se aparenta estar tudo certo com o micelio?
 
Sim, comece por strain de velocidade mais rápida/padrão. Até por conta da ansiedade pra ver tudo desenvolver logo.

Olhando as imagens, o micelio está com uma textura estranha, mas acho que é justamente falta de umidade

Vou linkar dois vídeo sobre condições de superfície pra frutificação.



 
Vou assistir. Mas outra pergunta (perdão se estiver no vídeo). Mas dessa vez estou usando uma bag para cultivo, quando eu for borrifar água, eu borrifo toda a bag? Até o mais baixo que eu conseguir? No inicio eu acaba só borrifando a parte de cima
 
Back
Top