Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo de Flórida White

Diário de cultivo completo.
Hello,

Vim por meio desta, postar mais um diário de cultivo.

Desta vez recebi doação de um carimbo do nosso ilustre amigo @PsychoEvie, na qual agradeço enormemente.

Strain é um F+, o Micélio é descrito como predominantemente Algodoado para linear, embora possa crescer muito Rizomórfico.

Método utilizado: PF Tek.

Logo após ter recebido o carimbo, me preparei para fazer a seringa na tampa do forno, após os esporos ter passado 24 horas dentro da seringa, fiz a inoculação no dia 27/11/2016.

4º Dia - O copo 5 mostrou uma pequena coloração verde, na parte de cima do copo na qual não bate fotos. (Separei ele dos demais)

11º Dia -
(Fotos dos copos)...percebe uma leve coloração amarela, pode ser secreção do micélio.
O Copo 5 pareceu ter cobrido o contaminante verde, na qual era de 0,5 cm, passou pra menos de 0,2 cm. creio que o micélio ira vence-lo, mas não sei se ele pode mata-lo totalmente...O que vocês acham?

Copo 01:
copo 1-2.jpg Copo 1 -1.jpg

Copo 02:
copo 2-1.jpg copo 2-2.jpg

Copo 03:
copo 3-1.jpg copo 3-2.jpg

Copo 04:
copo 4-1.jpg copo 4-3.jpg

Copo 05:
copo 5-1.jpg copo 5-2.jpg copo 5-3.jpg
 
Tirando o copo que está contaminado como você disse, o resto esta indo bem. O micélio está bem rizo :D

Acho difícil o micélio vencer o copo contaminado, e se vencer pode contaminar os outros. Recomendo manter ele separado de tudo para não correr este risco!

Boa sorte ;)
 
Strain é um F+, o Micélio é descrito como predominantemente Algodoado para linear, embora possa crescer muito Rizomórfico.
Esse carimbo é fruto de um cultivo que foi feito a partir de um isolamento genético. Talvez tenha contribuido, mas todas as outras caracteristicas tipicas da strain pude notar nos frutos, principalmente a densidade que costumam não serem ocos internamente como muitos cubensis são.

O Copo 5 pareceu ter cobrido o contaminante verde, na qual era de 0,5 cm, passou pra menos de 0,2 cm.
creio que o micélio ira vence-lo, mas não sei se ele pode mata-lo totalmente...O que vocês acham?
É possivel que ganhe, boa sorte :)

Enfim, parabéns pelo inicio do cultivo, e é sempre bom saber que contribui em algo. :feliz:
 
Muito rizo mesmo, parabéns @PsychoEvie e @Abstrato

Concordo com o amigo @gldtn, poderia colocar numa pet se o clima for favorável.

Paz.
 
Copo 03:

15º dia -
100% colonizado.

Quebrei o bolo em pedaços, coloquei em um pote com vermiculita que ficou 5 min no micro-ondas.

Terrário: Caixa de Isopor 13L com argila expandida no fundo.
Temperatura media da cidade: 28º

Temperatura "Media" do terrário: 22º => Utilizo duas garrafas de gelo de 280 ml que são trocadas 3 vezes ao dia(aproveito para abanar e retirar o CO2).

8º dia após o aniversário, apareceram Pins.

9º dia (Hoje) Estou deixando a temperatura aumentar novamente para 28º, para aumentar a umidade já que apareceram muitos pins e estou com medo deles dificultarem o crescimento dos outros.

Outros copos: 20º dia
estavam todos colonizados inclusive o contaminado...o micélio dominou completamente o copo, agora sem sinal de contaminação. Por causa do fim de ano, estou mantendo todos congelados por falta de tempo e pouco espaço no terrário.

Espero que eles me perdoem...

Congelar ou mante-los na geladeira? Qual a melhor opção para preservá-los melhor?

IMG_20161222_081013180.jpg
 
Última edição:
Congelar retarda mais o crescimento, é melhor pra conservação, porém quando você congela direto, a água cria uns cristais grandes que furam as células e matam o micélio. Pra congelar sem que isso ocorra você precisa de um crioprotetor, o mais barato é glicerina (glicerol). Teria que deixar totalmente molhado com o crioprotetor, pra isso seria bom você separar só um tubo pequeno pra congelar e não um copão inteiro.

Os copos inteiros eu faria como o @ExPoro falou: só põe na geladeira, eles devem durar alguns meses tranquilo.
 
Congelar ou mante-los na geladeira? Qual a melhor opção para preservá-los melhor?
A dica é: Embrulhe os copos em papel alumínio e deixe na geladeira. Eu deixei dois copos na gaveta de frutas desde o meu ultimo cultivo e o micélio ta branquinho até hoje. Usarei no próximo.
 
Sim, fiquei com medo exatamente dos cristais, vou mante-los na geladeira já que até hoje estão bem branquinhos e no escuro para evitar a pinagem.
Não pretendo mante-los por muito tempo lá. :D
Hoje no 10º dia de frutificação, eles apresentaram estar muito maiores do que ontem. Talvez amanhã já estejam maduros.
IMG_20161223_104938821_HDR.jpg
IMG_20161223_104953280.jpg <= Tem um aqui que já está "loko" pra abrir o chapéu.:roflmao:
 
Nossa! Como eles estão nascendo !!

Quais as condições de seu terrário? Fiquei curioso com o fato de nascerem tantos do mesmo lugar.
 
Última edição por um moderador:
Nossa! Como eles estão nascendo !!
Quais as condições de seu terrário? Fiquei curioso com o fato de nascerem tantos do mesmo lugar.

Até aparecer os pins, eles ficavam numa temperatura entorno dos 22ºC, mas depois que eles apareceram eu subi a temperatura para 28ºC.

Creio que a quantidade seja mais por causa das características da stain do que as condições :p.

Colhe no 11º dia de frutificação.

O bolo foi pro dunk (24 horas).

Do flash, eu fiz um chá (cogumelos+aguá), que está guardado no congelador com pedaços dos chapéus e totalmente protegido da luz.:whistle:



IMG_20161224_240759795.jpg IMG_20161223_234509424.jpg
 

Anexos

  • IMG_20161223_234503044.jpg
    IMG_20161223_234503044.jpg
    334.8 KB · Visualizações: 30
Última edição:
Amigo, eu estou querendo começar um cultivo, e quero fazer um terrário mais ou menos igual ao seu, porém, durante os finais de semana não vou poder cuidar do terrário. Contudo, estou projetando um terrário "automatizado", e já consegui idealizar solução para temperatura, CO2 e luminosidade, usando arduino (Começando eu e dando certo eu faço um diário e coloco o esquema), porém não ainda não idealizei sobre a umidade. Você teve algum problema com a umidade ? Borrifou água ou só a água inicial com a perlita foram o suficiente ?
 
Amigo, eu estou querendo começar um cultivo, e quero fazer um terrário mais ou menos igual ao seu, porém, durante os finais de semana não vou poder cuidar do terrário. Contudo, estou projetando um terrário "automatizado", e já consegui idealizar solução para temperatura, CO2 e luminosidade, usando arduino (Começando eu e dando certo eu faço um diário e coloco o esquema), porém não ainda não idealizei sobre a umidade. Você teve algum problema com a umidade ? Borrifou água ou só a água inicial com a perlita foram o suficiente ?

Tive problemas com a umidade por causa da temperatura muito baixa(causada pelo gelo) e pelo fato de abrir a tampa para trocar as garrafas, por isso borrifava sempre que trocava as garrafas, no entanto se conseguir manter a temperatura em 25ºC-26ºC,usando a argila expandida ou perlita, fica com umidade suficiente para o cogumelo crescer saudável.


17º Dia de frutificação tive outra colheita de 31 gramas, mas dessa vez veio menos cogumelos, mas com maior tamanho.

Sérios problemas com o lado interno da caixa de isopor, por ser branco...tentarei pintala de preto.

Após essa ultima colheita, o copo foi adormecer na geladeira junto com os outros.

Estipe densa é uma característica dessa strain. :contente:
 

Anexos

  • IMG_20161230_085531262.jpg
    IMG_20161230_085531262.jpg
    211.6 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20161230_085212227.jpg
    IMG_20161230_085212227.jpg
    173.3 KB · Visualizações: 21
Última edição:
Sérios problemas com o lado interno da caixa de isopor, por ser branco...tentarei pintala de preto.

Seria por causa da orientação de crescimento dos cogumelos?
 
Então cuidado ao escolher a tinta para pintar isopor. A tinta pode derreter o isopor e colocar a perder seu terrário.

Tente usar aquele adesivo usado em envelopamento de carro (escolheria o preto fosco) talvez dê certo.
 
Exatamente, a luz refletida no interior da caixa, acabou confundindo a orientação de crescimento deles... :facewall:

Na minha opinião isso não tem nada a ver com a cor do isopor e sim com a troca de ar que não está adequada. Estes cogumelos estão asfixiados com CO2 amigo. Estão se contorcendo para tudo que é lado tentando achar algum lugar com mais oxigênio. Pode postar fotos sobre como é feita a troca de ar? Além disso, como está a iluminação?
 
Na minha opinião isso não tem nada a ver com a cor do isopor e sim com a troca de ar que não está adequada. Estes cogumelos estão asfixiados com CO2 amigo. Estão se contorcendo para tudo que é lado tentando achar algum lugar com mais oxigênio. Pode postar fotos sobre como é feita a troca de ar? Além disso, como está a iluminação?
Apenas abano 2 vezes ao dia, realmente deve ser essa a causa...o ideal é 3, mas naquele tempo estava com pouco tempo...
 
Back
Top