Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Cambodian em balde

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos, embora eu acompanhe o CM há vários meses, só resolvi começar a postar agora pois queria ter alguma experiência com cultivo e com o uso de cogumelos antes de sair dando opiniões.
Aproveito para me apresentar: tenho 20 anos, sou gaúcho, estudo geologia, sou amante da natureza e dos conhecimentos naturais. Quero aprender muito com todos vocês, e quem sabe compartilhar o que já aprendi.

Bom, agora vamos ao cultivo:

Dia 21/08 - inoculação dos potes com milho, a esterilização do milho foi feito de acordo com a técnica do Maurício, de esterilização por etapas, depois mais uma hora e meia na PP. Foram inoculados 5 potes, e nenhum deles foi perdido pra contaminações.

Dia 23/09 - potes 95% colonizados, começo a preparar o substrato dos baldes enquanto termina a colonização.

Dia 30/09 - divido um pote colonizado em dois baldes, cada balde com um substrato diferente.
Balde1: 1/4 de vermiculita, 1/4 de humus de minhoca, 1/4 de pó de pinus, 1/4 de fibra de coco
Balde2: 1/3 de vermiculita, 1/3 de esterco bovino coletado nos pastos, 1/3 de fibra de coco

Dia 08/10 - camada casing: ambos os baldes uma camada de +-2cm de 1/2 vermiculita 1/2 fibra de coco

Dia 15/10 - chego de viagem, balde1 já está cheio de cogumelos esporulando

Dia 20/10 - volto da minha cidade natal (cultivo na cidade onde estudo) e o balde2 já está com muitos cogumelos esporulando, mais ou menos o dobro de cogus que o balde1

Raspei a camada superficial dos dois baldes para tirar todos os esporos, dei uma boa umedecida com spray (no modo de jato de água) e adicionei mais uma camada de casing, e no momento aguardando o segundo flush.

Foto0053.jpg pote utilizado nos baldes
Foto0067.jpgFoto0068.jpg Foto0071.jpgFoto0072.jpg balde1 - maior cogu 23 cm
Foto0075.jpgFoto0077.jpgFoto0078.jpgFoto0079.jpg balde2 - obs: a 3a foto é uma única "raíz" de cogus,
e o maior cogu chegou a 25cm
Foto0064.jpg experiência em vidro, rendeu 5 cogus com +- 12 cm
Foto0074.jpg uma mini estufa, com metade de um outro pote inoculado, mais camada de vermiculita e fibra de coco

Espero que tenham gostado do meu primeiro cultivo, que acabou saindo muito melhor do que eu imaginava, pois não houve grande controle de temperatura, na incubação oscilou entre 25-29°C,
na frutificação oscilou entre 23-29°C.. a assepsia não foi a mais rígida do mundo, apenas sempre borrifei alcool em todos processos de inoculação e manutenção do micélio, e todas operações com o terrário usei alcool em gel nas mãos..
Me surpreendi um pouco com o tamanho dos chapeludos, pois cambodian é para ser uma strain de tamanho médio..
e aproveito para questionar, que não tenho muita noção de dose,
mas um cogu desses de 25cm já dá uma brisa legal, não?

Agradeço a paciência de vocês,
paz e sabedoria a todos.
 
Lindões mano!
parabéns !
o ideal é pesar.. eu peso os meus na padaria (coloco em uma sacola escura e peço a balconista pra pesar).
A dose vai de cada um... voce vai descobrir a sua com o uso mas o ideal é começar com pouco; 30-40 gramas frescos (ou 3-4 gramas secos).
 
Cara vou te dar uma dica mto util, entra no mercado livre e compra uma balança digital dessas de bolso eu comprei uma por 25 mangos com o frete incluso !!
Aahhhh e a propósito lindo cultivo !
 
Gostei do balde, chegou chegando!!
 
carambolis!!!! tomilicibina!!

lindo flush, parabens e como ja disseram, seja bemvindo!!
 
Lindões mano!
parabéns !
o ideal é pesar.. eu peso os meus na padaria (coloco em uma sacola escura e peço a balconista pra pesar).
A dose vai de cada um... voce vai descobrir a sua com o uso mas o ideal é começar com pouco; 30-40 gramas frescos (ou 3-4 gramas secos).

brigado rodrigokvar, o teu cultivo foi uma das minhas referências hehe... e realmente, já que ainda nao tenho balança, vo esperar secar todos e depois pesar numa balança de padaria.. só espero que a mulher nao fique desconfiada hehe..

Cara vou te dar uma dica mto util, entra no mercado livre e compra uma balança digital dessas de bolso eu comprei uma por 25 mangos com o frete incluso !!
Aahhhh e a propósito lindo cultivo !
realmente to precisando cara, obrigado pela dica...

Agradeço a boa recepção de todos, e também aos elogios, mas acho que os elogios devem ser pra essa strain,
que me surpreendeu em todos os aspectos.. Tá certo que eu ainda nao tenho como comparar pois é meu primeiro cultivo, mas deu para ver que Cambodian é extremamente agressivo, rápido colonizador, extremamente resistente aos contaminantes (cometi alguns erros imperdoáveis de assepsia e nao houve problemas) e ainda, gerou pins muito facilmente...
e fico feliz que tenha dado certo, pois há tempo que acomponho os cultivos de todos vocês, e queria ter algo que chegasse aos pés daquilo que apreciava hehe

em breve foto do gigante do 2 flush do balde1
 
é, esqueci de mencionar, mas os baldes estavam cobertos com touca de tomar banho transparente... o unico problema foi que os cogus ficaram tao altos que encostaram na touca e começaram a empurrá-la..
 
é que imaginei que alguma resistência física ao crescimento poderia dificultá-lo.. opinião de novato claro..
 
Se ele não consegue crescer na direção que quer ele se dobra e cresce onde tiver espaço.
 
éé, agora que tu falou eu tinha mesmo notado algo do gênero.. porque todos os maiores que tive são meio tortos hehe
 
Agradeço a boa recepção de todos, e também aos elogios, mas acho que os elogios devem ser pra essa strain,
que me surpreendeu em todos os aspectos.. Tá certo que eu ainda nao tenho como comparar pois é meu primeiro cultivo, mas deu para ver que Cambodian é extremamente agressivo, rápido colonizador, extremamente resistente aos contaminantes (cometi alguns erros imperdoáveis de assepsia e nao houve problemas) e ainda, gerou pins muito facilmente...
e fico feliz que tenha dado certo, pois há tempo que acomponho os cultivos de todos vocês, e queria ter algo que chegasse aos pés daquilo que apreciava hehe

em breve foto do gigante do 2 flush do balde1

Também fiquei muito surpreso com os cambodian's por aqui, pelos mesmos motivos seus...
Depois relata a trip pra galera!
abraço
 
valeu DreamHunter continue com essa força nos cultivos :)
 
Back
Top