Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - Cambodian... (Bulk em balde)

Diário de cultivo problemático.
Eae galera, dps de muito ler no forum em busca de conhecimento em relaçao ao cultivo finalmente dei o primeiro passo, acabei de unocular 4 copos(tomei uma surra), abaixo os detalhes.

Seringa: Eu havia preparado a seringa 2 semanas antes em um local desinfetado e dps guardei a seringa na geladeira.

Esterilizaçao: Depois de mto procurar uma boa tecnica para esterilizar o milho encontrei uma do mauricio que me pareceu mto boa, n lembro agora onde ta o topico mas salvei o post em um documento de texto onde ele diz.

'O ideal é deixar a água ferver e colocar o milho, tampar, deixar 1 hora e escorrer.
No dia seguinte fazer o mesmo: ferver água, colocar o milho, deixar 1 hora e escorrer
No 3º dia: ferver água, colocar o milho, deixar 1 hora e escorrer, deixar esfriar e por no frost free por 1 dia.
Retire o milho do frost free e esterilize em panela de pressão por 1 hora.
O grãos de milho não devem abrir, por isso eu indico escorrer após 1 hora, senão no 3º dia os grãos estão estourados.'

Por medo de contaminaçao eu acabei acrescentando 1 fervura a mais por dia ou seja eu fervia 2 vezes e nao 1 como o mauricio havia dito, mas acredito q nao foi mto bom pois no 3ª dia eu fui ver muitos graos estavam abertos ¬¬, entao aconselho a seguir a tecnica como o mauricio fala.

Apos esse processo ficou 1h na PP.
Inoculaçao: Aqui sim o bicho pego feio... Banho tomado, quarto desinfetado(2 vezes), luvas , fita, mascara(uma camiseta na cara) , papel aluminio , seringa enfim seis sabem...
Galera reparei que os copos estavam suados por dentro e um deles tava ate com bastantinha agua em baixo ate tive q abri rapidao o papel aluminio e escorrer a agua ligeirinho... ...sera que vai atrapalhar mto na colonizaçao?:(
Pra passa a fita meuu chapeu, q surra feia , a fita grudava na luva e nao saia mais ai passei a fita do jeito q dava fico meio q bem ruim ta ligado(cabasetion in cultivation) e um outro problema eh q o papel aluminio tampo metado dos potes e eu ja tinha passado a fita tipo na paranoia de algum contaminante chega perto, mas ai eu percebi q agora vai ficar ruim de enchergar a colonizaçao, mas enfim...:(

Outra coisa na hora de inocula eu usei seila 1ml no maximo da seringa por pote pq ja tava meio q mto molhado ai n queria injeta mto, sera q 1ml vinga? a seringa tava meio roxinha...
e outra q no 3º copo eu acho, a seringa entupiu ai tive q apertar mais forte e desperdicei alguns esporos na panela :( , mas no fim da inoculaçao tampei com micropore e fita.(usei 3 papeis de aluminio em cada pote).

E guardei os potes em uma caixa de exopor e coloquei dentro do meu armario(nao tirei fotos pq ja tava nervoso de mais e ai nao tinha um bom clima e talz), outra coisa agora eh a temperatura, tipo eu n tenho encubadora pois estava contando com o clima aki na cit mas dps de 2 temporais fortes(granizo e pa) a temperatura esfriou, antes ficava pelos 25Cºmin a 30Cºmax e agora caiu pra uns 18Cºmin e max 30Cº , agora pelo meu termometro de mercurio(meio vagabundo) aki ta 28Cº o problema eh demadrugada, se bem que aqui em casa mantem bem a temperatura no meu quarto, mas se alguem tiver alguma dica a respeito da temperatura, tamo ai.

Substrato Bulk - Bem simples, esterco de aves e casca de coco, e taca no balde!

Bom galera conto com as boas vibraçoes ae, e dicas,enfim... vlw:)
 
Bah cara, hahah... :hilario:

Trapalhadas no primeiro cultivo são normais, todo mundo passa por elas. O que realmente preocupa é a água acumulada nos potes. Você secou os grãos antes de esterilizá-los na pressão? Colocou-os na geladeira como recomendado?

Escorrer os potes pode não ser uma boa ideia, quando você levanta o alumínio, milhares de esporos entram.

Aconselho a começar paralelamente uma nova leva de grãos, tomando cuidado agora com os erros cometidos na primeira tentativa.

Acompanhando.
 
Como sempre recomendamos por aqui, você deveria ter começado pela PF Tek, seguindo à risca o cultivo básico sem invenções. Desculpe-me a sinceridade (e o tom irônico a seguir) mas toda a "surra" é reflexo da sua ansiedade, falta de planejamento e principalmente, indica que você não leu tanto como diz ter lido. A pior mentira é aquela que contamos a nós mesmos.

Galera reparei que os copos estavam suados por dentro e um deles tava ate com bastantinha agua em baixo ate tive q abri rapidao o papel aluminio e escorrer a agua ligeirinho... ...sera que vai atrapalhar mto na colonizaçao?

Não tem lógica abrir os potes recém esterilizados, não importa o quão rápido seja, as chances de contaminar são grandes.

Como o @RainSpirit disse acima, você deveria ter secado os grãos antes de esterilizar. Também pode ser consequência do excesso das fervuras anteriores. Como você mesmo disse, vários grãos estavam abertos. Uma alternativa seria por uma pequena camada de vermiculita no fundo dos potes, mas tenho certeza que você já leu sobre isso, certo?!

Outra coisa na hora de inocula eu usei seila 1ml no maximo da seringa por pote pq ja tava meio q mto molhado ai n queria injeta mto, sera q 1ml vinga? a seringa tava meio roxinha...

Existe algum tutorial em que diz para deixar a seringa "roxinha"? Por acaso você usou o carimbo inteiro? Se tivesse lido mesmo, saberia que bastava uma leve raspagem no carimbo, algo praticamente insignificante aos olhos nus. O resultado seria uma seringa quase transparente.

Leia a biblioteca de novo, com calma e atenção. Bons estudos e boa sorte no cultivo, você vai precisar. :)
 
Eu tinha todas as informações na mão na primeira inoculação, na primeira confecção de seringa e mesmo assim algumas coisas deram errado. Além do tempo excessivo que levou para fazer as coisas, o que pode aumentar a janela para as contaminações.
Porém, parto do princípio de que a prática leva a perfeição. Hoje em dia, com os métodos corretos, faço tudo em alguns minutos de uma forma meio automática, tudo flui. O mais importante é não desistir e não criar falsas expectativas.

Pode ser impressão minha mas acho que a parte mais complexa é a da seringa. Faça a mesma com tudo esterilizado: Pote de coleta universal com pazinha, copinho d'agua, seringa 20ml e carimbo. Mantenha todos lacrados até a exata hora em que for usar, pois todos já vem esterilizados de fábrica. Procedimento cirúrgico, assim não haverá erro. Raspe os esporos com a propria pazinha do pote de coleta, puxe a água do copo d'agua e injete com força algumas vezes para misturar. 2-4cm de conteúdo de esporos já é mais do que adequado.
Um carimbo faz mais de 30 seringas. Use-o bem.

E como recomendaram acima, substrato bulk com esterco de aves não é "bem simples", não. Mesmo com o controle de pH adequado. Pó-de-côco + vermiculita é o substrato "bulk" (não vou entrar na discussão das aspas porque seria muita informação, mas digamos que nem todos consideram bulk então você pode ver alguns se referirem a essa mistura como casing) mais amigável aos iniciantes, por ser relativamente dificil de contaminar. Esterco requer pasteurização adequada o que não se consegue com tanta facilidade.
Bulk/casing é considerado por muitas pessoas e por mim, um "nível 2" do cultivo, sendo a PFTek o nível 1.
 
Última edição:
Como sempre recomendamos por aqui, você deveria ter começado pela PF Tek, seguindo à risca o cultivo básico sem invenções. Desculpe-me a sinceridade (e o tom irônico a seguir) mas toda a "surra" é reflexo da sua ansiedade, falta de planejamento e principalmente, indica que você não leu tanto como diz ter lido. A pior mentira é aquela que contamos a nós mesmos.

Poise, mas eh q pra faze a PFtek eu necessitaria de uma incubadora e nao tenho essa opçao ainda...:unsure:

Não tem lógica abrir os potes recém esterilizados, não importa o quão rápido seja, as chances de contaminar são grandes.

Como o @RainSpirit disse acima, você deveria ter secado os grãos antes de esterilizar. Também pode ser consequência do excesso das fervuras anteriores. Como você mesmo disse, vários grãos estavam abertos. Uma alternativa seria por uma pequena camada de vermiculita no fundo dos potes, mas tenho certeza que você já leu sobre isso, certo?!

Sim eu sequei os graos antes de por na PP com um pano de fralda, e a vermiculita nao tem por aqui...

Existe algum tutorial em que diz para deixar a seringa "roxinha"? Por acaso você usou o carimbo inteiro? Se tivesse lido mesmo, saberia que bastava uma leve raspagem no carimbo, algo praticamente insignificante aos olhos nus. O resultado seria uma seringa quase transparente.

Nao usei o carimbo inteiro nem metade dele, e sim eu ja tinha visto sobre a agua transparente ja ser o suficiente mas so perguntei por precauçao, foi mal.
Leia a biblioteca de novo, com calma e atenção. Bons estudos e boa sorte no cultivo, você vai precisar. :)
Pode creres!!:)
 
Última edição por um moderador:
Poise, mas eh q pra faze a PFtek eu necessitaria de uma incubadora e nao tenho essa opçao ainda...:unsure:

Assim como no PF Tek, na maioria dos cultivos em grãostambém é necessário incubadora. Como está temperatura por aí? Qual é a média em grau Celsius?
 
cara, dependendo a temperatura q está, a incubadora pode ser dentro de um saco preto, caixa de sapato, gaveta qualquer lugar escuro.... no meu primeiro cultivo foram 16 copos, a incubadora era minha gaveta q estava perto dos 31°c, todos deram certo.
 
Assim como no PF Tek, na maioria dos cultivos em grãos também é necessário incubadora. Como está temperatura por aí? Qual é a média em grau Celsius?

Poise agora a temperatura ta uns 24ºC, 25Cº , pior eh demanha q chega a uns 18Cº,20ºC...:(
Tive um azar com esses temporais, mes passado derretendo e agora ta fresquinho, mas acho q pelo menos nos pastos aqui perto vai vinga alguma coisa;).
 
Poise agora a temperatura ta uns 24ºC, 25Cº , pior eh demanha q chega a uns 18Cº,20ºC...:(

Durante o dia a temperatura está ideal. Segue a dica do @cubensisdedread. Outra dica seria cobrir os potes com papel alumínio (com a parte brilhante para dentro), isso ajudaria manter a temperatura. Por em uma gaveta com panos limpos também ajuda.
 
Entao pessoal, poise eh mais dificil q eu pensei , 3 potes contaminaram e tenho duvidas do 4.
Lembrando q esse cultivo foi mais pra teste pratico e assim ao tentar um proximo ja saberei melhor o caminho... (começando com PF tek logico).

o 4 pote como vcs podem ver na imagem abaixo esta qse completamente colonizado uns 80% talvez, mas parece q tem algum acumulo de alguma coisa ao redor do milho, n sei se eh contaminaçao ou nao, parece meio gelatinoso com uma cor meio marrom caramelo seila.
PS: tirei foto com a filmadora(n tenho camera) dai a imagem n eh mto boa.

DSC00285.JPG DSC00286.JPG DSC00287.JPG
 
Com o excesso de umidade no fundo do vidro, o micélio não conseguiu colonizar, e pode ter ocorrido a formação de bactérias.

Eu descartaria, não me parece muito saudável o micélio aí não.
 
o 4 pote como vcs podem ver na imagem abaixo esta qse completamente colonizado uns 80% talvez, mas parece q tem algum acumulo de alguma coisa ao redor do milho, n sei se eh contaminaçao ou nao, parece meio gelatinoso com uma cor meio marrom caramelo seila.



Contaminou. Bactéria.

Status modificado para problemático.

Boa sorte no próximo, @illustrati. Aconselho tentar uma PfTek básica, para variar ;)
 
Achar o ponto do milho é cansativo, ele não pode estar nem muito seco nem muito molhado, é um meio termo. Se seguir a risca a técnica de secagem do milho (tem aqui no fórum) mesmo assim pode acontecer de acumular um pouquinho de água no fundo, quase nada, mas que para o microclima dentro dos copos já aumenta em muito as chances de bactérias.
 
Boa sorte no cultivo, irei acompanhar

Paz
 
Valeu gente!
Bom, por sentir mta pena de jogar fora aquele micelio eu enterrei aqui nos fundos de casa pra ve se tem esperanças de vingar alguma coisa... sera q vinga?
e se vingar sera bom para consumo?
 
Valeu gente!
Bom, por sentir mta pena de jogar fora aquele micelio eu enterrei aqui nos fundos de casa pra ve se tem esperanças de vingar alguma coisa... sera q vinga?
e se vingar sera bom para consumo?

Que bom que levou a terra, temos que respeitar, é um ser vivo, jogar no lixo, na minha opinião é uma falta de respeito. É bom para consumo sim, mas seria bom ir de chá, pra garantir sua segurança.
 
Back
Top