Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - B+ PF Tek.

Diário de cultivo problemático.
Olá,

Esse não é bem um diário de cultivo porque eu estou começando a escreve-lo com os bolos já inoculados. Mas vou descrever o que eu fiz.

Adquiri um carimbo do Psilocybe Cubensis B+ pela PróFungos em Setembro de 2010.
Até então ele ficou guardado, mas como li em alguns posts, ele pode durar bastante tempo.

Fiz duas seringas de 20ml cada com água mineral fervida (não tinha conseguido água destilada) e com o carimbo todo. Preparei as seringas e deixei hidratar por 28 horas.

Fiz farinha de arroz integral (sem casca, no dia não sabia que com casta era melhor) e segui a receita para preparar os bolos, com água mineral e vermiculita que comprei na internet.

Foto da Vermiculita:

110502_162112.jpg

Coloquei a receita pronta em 5 copos de vidro e não enchi todo, deixei para preencher com o selo de vermiculita seca e tampei com 3 folhas de papel alumínio.

Levei à panela de pressão e deixei em fogo alto até a panela chiar, então coloquei fogo baixo e deixei fervendo por 90 minutos.

Esperei esfriar e parti para a inoculação.

Limpei a mesa com Lysol e papel toalha, fechei as janelas, coloquei luva e deixei uma vela acesa.
Tirei a primeira folha do bolo e inoculava cerca de 2,5ml em cada furo. (4 furos por copo).
Entre um copo e outro eu esquentava a agulha na vela e colocava a primeira folha de volta.

Depois disso coloquei os bolos em baixo de uma toalha preta (para impedir a passagem de luz) com um termômetro monitorando.

110502_161837.jpg

A temperatura fica em torno dos 27ºC / 28ºC.
Já fazem 5 dias e nenhum sinal de nada, nem de micélio nem de contaminação.

Foto dos bolos em baixo da toalha:

110502_161931.jpg

Foto do bolo de perto:

110502_162008.jpg

Estou na expectativa para que apareça algo de bom.

A propósito, se nascer algo, este será meu terrário:

110502_162305.jpg

É uma caixa de plástico com argila expandida e água.
Também comprei este borrifador para ficar controlando a umidade dele quando tiver cogumelos.

Estou muito preocupado pois já tenho alguns dias e nada.
De acordo com a biblioteca está dentro do prazo, mas continuo preocupado, rsrs.

Têm alguma dica/conselho para me dar?
Fiz algo de muito errado?
 
fschuindt,

qual as proporções usada pro substrato? (agua, vermiculita, e FAI)

Me da a impressão de que o substrato esta meio compacto.

De qualquer maneira, ainda esta tudo dentro do normal, os esporos podem demorar até 1 semana pra germinarem, dentro dos padrões normal.
 
fschuindt,

qual as proporções usada pro substrato? (agua, vermiculita, e FAI)

Me da a impressão de que o substrato esta meio compacto.

De qualquer maneira, ainda esta tudo dentro do normal, os esporos podem demorar até 1 semana pra germinarem, dentro dos padrões normal.
Eu fiz com:

1/2 vermiculita
1/4 farinha de arroz integral
1/4 água

Espero que dê tudo certo. :x
 
Em principio ta tudo OK então, é só esperar =)

Uma coisa que facilita muito a colonização é o uso de filtros pra troca gasosa, mas isso é feito na hora da confecção dos bolos, recomendo na proxima vez que fizer.

Sorte!
 
Em principio ta tudo OK então, é só esperar =)

Uma coisa que facilita muito a colonização é o uso de filtros pra troca gasosa, mas isso é feito na hora da confecção dos bolos, recomendo na proxima vez que fizer.

Sorte!
Ok! Valeu pela dica, vou pesquisar sobre e fazer na próxima.
Enquanto isso fico aqui torcendo :)
 
Por enquanto não há motivo par se preocupar, pois ainda é cedo para os esporos eclodirem.
Aguarde, se em 10 dias nada, aí já começa a ser preocupante.
 
seus carimbos estavam guardados ha um bom tempo pelo q eu li sobre guardar carimbos por ae, pode ser que demore um pouco mais para reidrata-los do q se estivessem recem secados e guardados
mas é isso ae espera mais
vamo que vmoooo!! :)
 
Back
Top