Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo! Ajudem-me, please!

• Criador do tópico Criador do tópico Carolina
  • Data de início Data de início

Carolina

Hifa
Cadastrado
28/10/2015
5
8
28
Olá! Acompanho o site a dois meses, li vários sobre vários tipos de cultivo e escolhi começar com arroz integral e vermiculita. Vou explicar todo o processo que fiz e no fim, o problema pelo qual estou passando.
Fiz o substrato, esterilizado. Fiz a inoculação dos esporos, tudo feito com luvas, álcool 70 na base onde realizei os processos e fiz a incubação dentro de uma caixa isopora e deixei eles crescerem por um mês e meio, até completarem os copos. Já completos, estavam abrindo espaço pelas bordas do alumínio (mesmo vedado com durex) fiz o terrário mais simples, por ser o primeiro cultivo, com garrafas pet limpas com álcool 70, com substrato e vermiculita no fundo e coloquei em cada garrafa, um bolo, envolto com vermiculita seca. Já fazem 3 semanas que estão no terrário e o micélio não para de se expandir. Não vi nenhum cogumelo se formar ainda. Queria saber o que fiz de errado e se é normal o micélio continuar se desenvolvendo, quanto tempo demora pra aparecerem os cogumelos e se puderem, me deem dicas para o próximo cultivo que pretendo iniciar essa semana com o restante dos esporos.
Ajudem-mee!!!

Olá, @Carolina. Bem-vinda ao CM.
Temos uma seção de Diários de Cultivo, onde você poderia postar fotos e relatar os procedimentos feitos, com maior riqueza de detalhes.
Se seu bolo já está 100% colonizado, e há 3 semanas no terrário, sem formar primórdias, é possível que ele ainda não tenha entendido que chegou a hora de frutificar. Talvez por algum problema na temperatura, umidade, troca gasosa, ou iluminação.
Contaminações costumam estimular a frutificação prematura, e esse não parece ser seu caso.
Anyway... posta fotos e detalha bem como você ta tratando esses bolos no terrario, pra gente poder te ajudar melhor.

Última edição:
Upvote 0
Upvote 0
com substrato e vermiculita no fundo

Não entendi! Que tipo de substrato?

O problema com garrafas PET é a temperatura ambiente e o controle da umidade. Se a temperatura da sua região for em torno de 28 à 30 graus Celsius, não haverá tanto problema. Quanto a umidade, pode-se borrifar água mineral todo dia em cima dos cogumelos. Mas mesmo assim o cultivo não será nem a metade da produtividade que seria em um terrário com bomba de aquário e termostato.

Você fez um dunk antes de pô-los nas PETS? Isso seria muito importante também, se tratando de cultivo em PETS.

Mande mais informações para tentarmos ajudá-la melhor! Boa sorte!

Upvote 0
Olá AI-C! O substrato foi feito de vermiculita e arroz integral. Eu fiz o dunk antes de coloca-los nas pets sim e a umidade até agora não é problema, as pets estão sempre com aparência umida e quando não estão, eu borrifo um pouco de água. Quanto a temperatura, hoje o dia está mais quente, uns 31°C, mas em média, ficam a 27, 28°C.

Upvote 0
Upvote 0
Perdão, mas isso me parece completamente impossível.:roflmao:

A garrafa tem furos pra toca de ar?
Tem furos sim, tapados com micropore.
Desculpem a ignorancia, estou tentando anexar fotos aqui, mas ainda não descobri como.
Sobre a impossibilidade do micélio ter invadido todo e qualquer espaço, inclusive pelo meio do durex, lhe digo que é verdade e eu tenho uma foto como prova, só não consegui ainda... Mas esse ocorrido foi na fase de incubação, agora o micélio só continua se expandindo livremente nas garrafas.

Upvote 0
Ele continua se expandindo porque você adicionou vermiculita e substrato no fundo da pet, o micélio "come" a vermiculita e qualquer fonte de carboidrato, que usamos para o substrato. No fundo da garrafa pet você deve colocar Argila Expandida, ou Perlita.

Upvote 0
Isso vai contaminar com quase toda certeza! Coloca somente vermiculita e água mineral nas PETs.

Se a temperatura está na média e a umidade também, só te resta aguardar então.

Boa sorte!
Imaginei que a possibilidade de contaminaçao fosse maior, mas ainda queria uma solução para que ao menos eles iniciem a floração.
Irei montar o terrário de maneira correta e torcer para na próxima não cometer os mesmos erros.
Obrigado!

Upvote 0
Desculpem a ignorancia, estou tentando anexar fotos aqui, mas ainda não descobri como.

Não precisa se desculpar. No começo a gente se atrapalha por aqui mesmo com esse monte de funções do fórum.

É só ir em " Enviar Arquivo", botão na direita inferior na caixa de mensagens.

Aproveita e dá uma olhada em "Assistência do Site" e na "Biblioteca". Vai te sanar várias dúvidas fazendo isso.

Upvote 0
Back