Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo – PFTEK MDK

Diário de cultivo problemático.
Oi Pessoal

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à comunidade do forum pela riqueza de informação que tá disponível a quem se der o trabalho de usar aquela maravilhosa ferramenta de “pesquisar o fórum”.

Posso dizer que tudo que aprendi sobre cultivo, aprendi aqui e no shroomery.

Sou praticante de meditação – e foi essa prática meditativa, associada à minha curiosidade (desde muito, muito jovenzinho) com substâncias psicodélicas que acabaram por me trazer aos cogumelos.

Não tenho a intenção de substituir uma coisa por outra – mas acredito que o consumo de cogumelos possa trazer benefícios relacionados ao auto-conhecimento e à mudança de perspectiva de visão quanto ao mundo que me rodeia. Veremos ;)

Enfim, ao que interessa: essa narração de cultivo começa com o bonde andando. Explico:

Adquiri, no início de junho, um par de seringas (não por preguiça, mas por receio de fazer m*rda com um carimbo) de MDK.


___Preparo + incubação:

No dia 22 de junho, preparei o substrato vermiculita + água + arroz integral moído.

Não usei farinha de arroz, moí o arroz integral levemente no liquidificador, o suficiente pra quebrar a maioria dos grãos em dois ou três pedaços.

Deixei o arroz de molho durante uma noite pra fazer a mistura do substrato na manhã seguinte. Dividi o substrato em 5 copos de requeijão, sobre os quais coloquei um selo duplo de papel alumínio. Os copos foram devidamente esterilizados na panela de pressão por uma hora.

Enquanto esterilizava a panela, esterilizei um quartinho que tenho no apto e que não é usado pra nada. Passei lysol nas paredes, no chão, nas superfícies todas. A Virgem Maria poderia lamber o chão/paredes ali, e continuaria pura.

Após o fim da esterilização, levei a panela pro meu quarto seguro, selei os bolos nos copos com fita crepe, papel alumínio + as tampas dos potes de requeijão (tudo isso foi esterilizado junto). Como os copos ainda estavam mornos, coloquei-os num tupperware cujo interior foi limpo com lysol, levei à geladeira por algumas horas.

Horas depois, noite: todos os copos frios, retornei ao quarto seguro, inoculei com uma das seringas e coloquei-os na incubadora.

A temperatura dentro do apartamento estava ao redor de 21ºC – com os bolos lá dentro da incubadora, a temperatura era a mesma.

Coloquei um aquecedor de aquário de 2.5W dentro de uma garrafa plástica de 600ml de Coca Cola® no meio da caixa incubadora e distribuí os bolos ao redor. Fiz um furo na incubadora para passar um termômetro de cozinha e… na manhã seguinte a Tº era de ca. 27.5ºC, que se manteve variando ± 1ºC ao longo dos 15 dias seguintes.

Em 5 de julho verifiquei que um dos bolos estava contaminado. Descartado. Sobraram quatro.

Enfim, em 8 de julho os bolos aparentavam estar totalmente colonizados. Deixei-os consolidando até 13 e passaram a noite no dunk. Hoje (14) fiz o roll e aniversariei no terrário.

A Tº hoje está ao redor de 25~26ºC, portanto, apesar de ter reservado espaço pro aquecedor, não se faz necessário. Umidade externa ao redor de 42%.

____Terrário

O Terrário é uma caixa plástica de arquivo. Num dos lados fiz um slot horizontal com ca. 2 cm de altura e 10cm de largura coberto com micropore rosa (pq rosa é uma cor linda). No outro lado tenho um buraco por onde faço a umidificação.

Optei por não colocar perlita no fundo mas sim usar um umidificador ultrassônico, no esquema:

1) abro o terrário e abano com a tampa,
2)fecho o terrário, abro a portinhola e aciono o umidificador por 15 minutos,
3)desconecto o umidificador, fecho a portinhola.

A intenção é repetir estes procedimentos 4 vezes ao dia, das 10 da manhã até as duas da manhã.

Hoje é o primeiro dia dos bolos no terrário ;)

Edit: Não consigo mudar a orientação das fotos. Peço desculpas por qualquer inconveniente e por eventuais torcicolos…
 

Anexos

  • IMG_3266.JPG
    IMG_3266.JPG
    85.8 KB · Visualizações: 12
  • IMG_3267.JPG
    IMG_3267.JPG
    110.3 KB · Visualizações: 12
  • IMG_3255.JPG
    IMG_3255.JPG
    96.6 KB · Visualizações: 12
  • IMG_3256.JPG
    IMG_3256.JPG
    187.8 KB · Visualizações: 13
  • IMG_3264.JPG
    IMG_3264.JPG
    95.6 KB · Visualizações: 11
  • IMG_3257.JPG
    IMG_3257.JPG
    178.1 KB · Visualizações: 11
  • IMG_3259.JPG
    IMG_3259.JPG
    176.7 KB · Visualizações: 10
  • IMG_3260.JPG
    IMG_3260.JPG
    155.4 KB · Visualizações: 12
  • IMG_3261.JPG
    IMG_3261.JPG
    167 KB · Visualizações: 9
Back
Top