Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Casing

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera!
Como meu primeiro cultivo pf me rendeu muitas alegrias e um aprendizado ao qual nunca tinha me submetido resolvi expandir meus horizontes micológicos e começar além do cultivo básico com pftek um casing, e logo um isolamento quem sabe, até arrumei uma placa de petri no laboratório da facul.
SAM_0763.JPG
Enfim usei o básico pra começar, vermiculita+pó de fibra de coco+pó de casca de ovo no lugar do carbonato de cálcio, já que aqui em casa tenho alguns potes de cerâmica que não estou usando aproveitei pra fazer nele mesmo.
SAM_0756.JPG
Spawn utilizado foi 1 de 3 copos PF que fiz, procedi com a mistura do jeito que li aqui no fórum, montei o casing dia 24/10 esperei 5 dias cobri com mais uma camada, tava lindão o micélio mais não tirei fotos, hoje 10 dias após a montagem coloquei o casing no terrário.
SAM_0774.JPG
De manha colocarei mais 1 bolo no terrário e farei dunk+coldshok em outro. Resolvi tirar aquele que está do lado do casing, ele já deu 7 flush e to percebendo que ele ja ta meio gasto, pensando melhor devia ter tirado ele antes de colocar o casing no terrário, mas isso ai espero que tudo ocorra bem obrigado a todas as infos no fórum.
 

Anexos

  • SAM_0761.JPG
    SAM_0761.JPG
    132.5 KB · Visualizações: 87
  • SAM_0764.JPG
    SAM_0764.JPG
    153.8 KB · Visualizações: 81
  • SAM_0765.JPG
    SAM_0765.JPG
    146 KB · Visualizações: 87
  • SAM_0766.JPG
    SAM_0766.JPG
    118.5 KB · Visualizações: 87
  • SAM_0771.JPG
    SAM_0771.JPG
    84.5 KB · Visualizações: 80
  • SAM_0773.JPG
    SAM_0773.JPG
    63.7 KB · Visualizações: 83
  • SAM_0776.JPG
    SAM_0776.JPG
    119.1 KB · Visualizações: 84
Última edição:
O substrato de FAI com vermiculita é bom pra praticar o casing por ser bem confiável e fácil de executar, mas particularmente, tirando a finalidade do aprendizado, acho que um bolo de pf e um casing com um copo de PF rendem a mesma coisa, talvez o casing renda até menos, porque o micélio precisa usar energia (umidade) pra reunificar a cadeia.
Se quiser melhores resultados no casing ou bulk, agora que você ja tem a experiência prática, tente usar grãos de centeio. Parabéns pelo empenho.
 
Sim @Anão a maior finalidade desse processo é começar a praticar a tecnica de casing né, já que exige um pouco mais de estudos e assepsia decidi começar com o que ja tinha, obrigado pela dica, já estou pensando em fazer um com arroz integral+pó de fibra de coco e depois montar um casing, ou talvez começar a usar o milho mesmo, vou montar um de arroz e outro de centeio, pra começar a ver o resultado em outro spawn.
 
Aproveitando estar em casa hoje tirei uma foto do casing e acabei achando mais algumas da faze de colonização :feliz:
Usei o copo grande e hexagonal para fazer o casing.
Faz 3 dias que o casing está no terrário e me parece estar tudo bem. Amanha vou me ausentar de casa e volto só no domingo anoite com tudo controlado acho que não tem problema. Acho até melhor pra não acabar abrindo sempre e contaminar.
Aguardar e ver o que eles reservaram para nós
 

Anexos

  • SAM_0737.JPG
    SAM_0737.JPG
    139.9 KB · Visualizações: 66
  • SAM_0738.JPG
    SAM_0738.JPG
    155 KB · Visualizações: 62
  • SAM_0755.JPG
    SAM_0755.JPG
    122 KB · Visualizações: 58
  • SAM_0784.JPG
    SAM_0784.JPG
    118 KB · Visualizações: 66
  • SAM_0785.JPG
    SAM_0785.JPG
    147.1 KB · Visualizações: 63
Tá perfeito esse micélio ai, já está até subindo pelas laterais, voraz! Vai colher belos frutos! Domingo já deve ter primórdias.
 
Pequena atualização galera!
Cheguei ontem em casa e me deparei com algo muito ruim, apareceu uma manchinha ali no lado, me parece muito contaminação, vou comprar milho ou centeio pra tentar fazer algo novo essa semana, vou pedir 2 carimbos da prófungos então começar os testes ja é uma boa, esse acredito que já era, mas valeu a experiencia :)
 

Anexos

  • SAM_0706.JPG
    SAM_0706.JPG
    159.2 KB · Visualizações: 60
  • SAM_0707.JPG
    SAM_0707.JPG
    155.5 KB · Visualizações: 52
Não vejo contaminação alguma :)
Que cor é essa manchinha? Verde?
 
Não vi com os olhos, vi na foto @Amaral, canto superior esquerdo olha lá, ACHO que é né
 

Anexos

  • SAM_0705.JPG
    SAM_0705.JPG
    154.7 KB · Visualizações: 48
Realmente, parece de um foco de trichoderma :(
Aguarde mais 24hrs para ver se evolui, e ae ter crtza da contaminação.
 
De ontem pra hoje teve uma mudança bem significativa, estou um pouco triste com a contaminação mas estou feliz porque fiz o processo certo e infelizmente não foi dessa vez, acho que vale colocar um pouco mais de carbonato de cálcio, pra ver se consigo deixar o meio um pouco mais base, deve ter acontecido aquele problema talvez foi que ficou muito acido o substrato, proporcionando uma meio mais favorável a contaminações. Me parece que ia sair quase uma floresta dali. :contente: :contente: :contente:
Uma foto de agora da uma ideia melhor do estado atual do casing, da dó mais vou retirar ele do terrário antes que vá parar nos móveis e na casa toda. :(:(
Ontem comecei um trabalho com o milho, amanha ele vai pra PP pra começar um novo projeto, alguma dica galera??
 

Anexos

  • SAM_0710.JPG
    SAM_0710.JPG
    132.9 KB · Visualizações: 60
  • SAM_0711.JPG
    SAM_0711.JPG
    144.8 KB · Visualizações: 62
  • SAM_0712.JPG
    SAM_0712.JPG
    158.8 KB · Visualizações: 61
@Cho;] se fosse mesmo trichoderma, ela já teria dominado grande parte do substrato.
Eu continuo vendo o mesmo pontinho verde ali, sem evolução, procede?
 
Isso @Amaral esse pontinho verde que você esta vendo, você teria alguma ideia do que poderia ser?? Tirando a tricho claro
 
Estou pra te contar que aparenta ser de tudo, menos tricho :D
Notei tbem que iniciou um flush com muita harmonia, coisa que não acontece quando há um foco de tricho atuando no meio!!!
Eu não dispensaria, manteria no terrário!
 
Última edição:
Boa tarde pessoal!! [Pequena atualização]
Parece que temos alguns apressadinhos por aqui que estão crescendo bem rápido, tirando esses grandões os outros me parecem estarem indo um pouco mais devagar. Estou acompanhando esse ponto verde e ele não sai disso, não tenho ideia do que pode ser.
Estou vendo que a luz natural faz bem para eles, estou deixando o dia inteiro perto da minha janela onde entra luz o dia inteiro e eles estão agradecendo, mais do que quando usava lampada, e não tenho que me preocupar com o calor da lampada ligada. Também notei que o casing ajuda na umidade do terrário, antes estava seco, agora está sempre com as laterias suadas. Talvez seja coincidência, mas depois de tirar hoje um bolo contaminado do terrário, vou observar ou outros para ver se não se espalhou para os outros.
Enfim, não consegui fazer a tyndalização no milho, segui do jeitinho que li mas parece que não deu muito resultados desta vez, muitos abriram, hoje vou tentar mais uma vez trabalhar com eles, espero ter mais sucesso desta vez.
 

Anexos

  • SAM_0721.JPG
    SAM_0721.JPG
    157.4 KB · Visualizações: 70
  • SAM_0723.JPG
    SAM_0723.JPG
    110.6 KB · Visualizações: 83
  • SAM_0722.JPG
    SAM_0722.JPG
    99.6 KB · Visualizações: 74
É assim mesmo. Já tentei tindalizar milho de todas as formas possíveis. Não sei se varia de marca, origem, região, mas não me parece uma técnica tão confiável, só não sei o porque. O melhor mesmo é o grão de centeio, o famoso "rye".
 
Vou arrumar o centeio, mas no momento só estou tendo o milho, mas to pensando em usar arroz integral inteiro, fazer mais uns 4 ou 6 copos, misturar com pó de fibra de coco, fazer metade arroz integral+ pó de fibra de coco e metade vermiculita+arroz integral.
 
metade vermiculita+arroz integral

Essa mistura funciona, se você medir o arroz após cozido.

Ou, para ser mais prático, considerar que ele dobra de volume com um cozimento de 15 a 20 minutos de fervura. Então, se você ferver 2 copos de arroz deixe secar por uma meia hora em um escorredor de macarrão e depois misture com 4 copos de vermiculita.
 
Valeu pelo toque @Ecuador, ainda nao tinha lido essa parte que eles dobram de volume e pensando bem, é só lembrar de quando se ta fazendo arroz, como eles crescem. Eu ia perceber só depois de cozido :roflmao:
Vou fazer isso só semana que vem, acho que ja terei arrumado também o centeio, ai vai ser festa!
 
Bom dia galera!! Acordei hoje com uma surpresa deliciosa me aguardando...
Primeiro casing feito com sucesso, frutos estão lindos, vou tirar pelo menos uns 2 carimbos desse chapelão, tem até um "murshroom ass" hahahaha
Muito agradecido pelos infos do fórum e bora continuar os trabalhos! @Amaral realmente o ponto verde não se desenvolveu, tem ideia do que pode ter ocorrido??
Vocês acham que devo fazer o dunk+coldshock ou só o coldshock já está bom?? Bom fim de semana a todos! :D:)
 

Anexos

  • SAM_0733.JPG
    SAM_0733.JPG
    74.5 KB · Visualizações: 68
  • SAM_0739.JPG
    SAM_0739.JPG
    129.9 KB · Visualizações: 66
  • SAM_0740.JPG
    SAM_0740.JPG
    101.2 KB · Visualizações: 56
  • SAM_0743.JPG
    SAM_0743.JPG
    134 KB · Visualizações: 61
  • SAM_0745.JPG
    SAM_0745.JPG
    83.7 KB · Visualizações: 56
Agora fazer uma boa limpeza da superfície, hidratar e esperar pela próxima colheita!
 
Back
Top