Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiras experiências - PF Tek & Spawn de aveia em paralelo

Diário de cultivo completo.
Raças
True Albino Teacher
Inoculação
19/06/2023
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Sobre a tampa aberta do forno aceso
Terrário
Minitub/Shoebox
Técnicas
PF TEK, Bucket TEK, Casing, Spawn to bulk
Substratos
Fibra de Coco
Vermiculita
Gesso
Salve camaradas! Como vão?

Tô vindo hoje compartilhar minhas primeiras experiências envolvendo o cultivo de cogus. Vou começar com um breve relato sobre o início do processo e algumas escolhas que fiz até aqui e depois parto pro diário em si, que vou atualizando a partir de agora.

Recebi no dia 16/06, sexta-feira, uma seringa com 10ml de cultura liquida de True Albino Teacher. Já vinha assistindo vídeos no youtube e lendo artigos aqui no portal enquanto aguardava a chegada da bonita rs. Após mais alguns dias de leituras (e buscas pelos materiais que ainda não tinha) resolvi começar a inoculação na segunda-feira, dia 19/06.

Decidi tentar duas coisas: 1) fazer essa seringa render o máximo que eu conseguisse e 2) usá-la pra já experimentar mais de uma técnica diferente ao mesmo tempo.
Não sei se foram as melhores escolhas pra uma primeira seringa, mas agora já estão feitas hahaha.

Usei essa seringa em três ocasiões diferentes:
A primeira foi no dia 19/06, pra inocular 4 potes de PF TEK, com 350ml cada, totalizando 1,4l.
A segunda no dia 20/06 pra inocular 3 potes de aveia, 1 com 500 ml, outro com 340 ml e o último com 160ml, totalizando 1 litro.
Nesses 7 potes utilizei 9 ml da cultura, o que equivale a aproximadamente 3,75ml de cultura liquida por litro de substrato.
A terceira e última foi no dia 28/06, quando usei o 1ml restante na seringa pra inocular 100ml de caldo de batata com dextrose.


Diário de Cultivo
Daqui em diante detalho um pouco mais cada etapa. Vou atualizando essa seção conforme for dando os próximos passos.


19/06/2023
Preparei os potes de PF TEK de manhã cedo, misturando 2 partes de vermiculita com uma parte de água até ficar homogêneo e depois adicionando mais uma parte de arroz integral que triturei no liquidificador. Distribuí nos potes e botei para esterilizar na panela de pressão por 1h30 min.

A noite, com a panela já totalmente fria, fiz a primeira inoculação. Fiz uma assepsia bem básica, limpando tudo que foi utilizado com alcool 70 e depois realizando a inoculação sobre a tampa aberta do forno. Esterilizei a agulha na chama do fogão antes de inocular cada pote em dois pontos opostos diagonalmente.


20/06/2023
Repeti o processo de esterilização e inoculação dos potes, dessa vez com algumas diferenças: Utilizei aveia em vez do PF TEK e inoculei os dois potes maiores em 4 pontos ao invés de 2.

Ao tirar os potes da panela de pressão notei que um deles havia se deformado levemente, rompendo a vedação da fita isolante. Cobri com mais fita assim que notei e fiquei na torcida.


25/06/2023 - 6 dias após a inoculação dos bolos PF TEK e 5 dias após a inoculação dos potes de aveia.
Dos 7 potes, apenas 3 apresentavam sinais de colonização.

[Video removido por questões de privacidade]


28/06/2023 - 9 dias após a inoculação dos bolos PF TEK e 8 dias após a inoculação dos potes de aveia.
5 potes apresentavam sinais de colonização: os 3 potes de aveia e 2 dos 4 potes de PF TEK

[Video removido por questões de privacidade]

Nesse mesmo dia inoculei 100ml de solução estéril de caldo de batata com dextrose, preparados na noite anterior, com o 1ml de cultura liquida que havia sobrado na seringa. Separei os pedacinhos de vidro pra colocar dentro do pote, mas esqueci!


02/07/2023 - 13 dias após a inoculação dos bolos PF TEK, 12 dias após a inoculação dos potes de aveia e 4 dias após a inoculação do pote de cultura liquida.
Todos os potes com sinais de colonização e micelios bem bonitos, parecendo saudáveis. Achei que o pote com a vedação soltando tava um pouco esquisito, mas deixei ele quieto lá.

Potes de aveia:
_DSC2256.jpg_DSC2260.jpg
_DSC2272.jpg_DSC2274.jpg_DSC2276.jpg
_DSC2263.jpg_DSC2268.jpg

Aqui o lado esquisito:
_DSC2261.jpg


Potes PF TEK:
_DSC2287.jpg_DSC2289.jpg_DSC2293.jpg

Tb é possível notar bastante umidade por dentro dos potes de PF TEK nos locais onde o micelio já está estabelecido. Não sei se é normal, nem se cria um risco de contaminação, mas fiquei com a impressão de ter a ver com a respiração do fungo.

_DSC2277.jpg_DSC2281.jpg_DSC2283.jpg


A cultura liquida, que no dia da inoculação estava quase invísivel, começou a se manifestar rs
_DSC2303.jpg_DSC2323.jpg

Nesse dia movi toda a caixa incubadora de cima da geladeira para o meu quarto pra facilitar o acesso.


08/07/2023 - 19 dias após a inoculação dos bolos PF TEK, 18 dias após a inoculação dos potes de aveia e 10 dias após a inoculação do pote de cultura liquida.
O pote com problemas de vedação estava mesmo contaminado e foi separado dos demais.

[Video removido por questões de privacidade]

O pote de vidro redondo parece totalmente (ou muito quase) colonizado.

[Video removido por questões de privacidade]

Os 5 restantes seguem colonizando, mas tenho a impressão de estarem mais lentos do que deveriam. Acho que trazer a caixa para o quarto não foi uma boa ideia, mas como é um pouco grande, não é tão simples deixar sobre a geladeira. Ainda estou pensando em como resolver.

Os potes de PF TEK seguem com bastante umidade sobre as áreas já colonizadas.

[Videos removidos por questões de privacidade]

A cultura liquida me parece estar crescendo saudável, bem mais visível do que nas imagens anteriores.
SGCAM_20230708_153443383.MP.jpgSGCAM_20230708_153448227.MP.jpg


11/07/2023 - 22 dias após a inoculação dos bolos PF TEK, 21 dias após a inoculação dos potes de aveia e 13 dias após a inoculação do pote de cultura liquida.
Pretendia olhar e fotografar a incubadora hoje, mas ainda não tive tempo. se rolar volto aqui mais tarde pra atualizar.

Nesse momento estou tentando entender se posso manter o pote ja colonizado na incubadora até o outro tb estar pronto, ou se preciso usá-lo assim que fica pronto. Por enquanto ele segue lá.


[ATUALIZAÇÂO]
13/07/23 - 24 dias após a inoculação dos bolos PF TEK, 23 dias após a inoculação dos potes de aveia e 15 dias após a inoculação do pote de cultura liquida.

Fui dar uma olhada na incubadora depois de tê-la movido pra um cômodo um pouco menos frio e a primeira coisa que notei foi uma possível contaminação na cultura líquida.
Funghi_13_07_23-1.jpgFunghi_13_07_23-2.jpg

O que acham?

Esse é o estado dos dois potes saudáveis de spawn de aveia:

Funghi_13_07_23-3.jpgFunghi_13_07_23-4.jpgFunghi_13_07_23-5.jpg


Funghi_13_07_23-6.jpgFunghi_13_07_23-7.jpg


O terceiro pote está definitivamente contaminado e já separado dos demais

Funghi_13_07_23-17.jpg


Os potes PF TEK continuam colonizando. Alguns bem bonitos

Funghi_13_07_23-8.jpgFunghi_13_07_23-9.jpgFunghi_13_07_23-10.jpg


Outros nem tanto
Funghi_13_07_23-11.jpgFunghi_13_07_23-12.jpgFunghi_13_07_23-13.jpg

A umidade segue bem presente em alguns potes, mas por enquanto sem sinal de contaminação
Funghi_13_07_23-14.jpgFunghi_13_07_23-15.jpgFunghi_13_07_23-16.jpg



Meus próximos passos:

- Seguir acompanhando a colonização dos potes.
- Comprar um aquecedor de aquário pra aumentar um pouco a temperatura da incubadora.


Até breve!
 
Última edição:
Salve salve, galere!

dessa vez resolvi tentar uma abordagem diferente e postar as atualizações como respostas ao tópico inicial. Pelo que entendi isso talvez me ajude a obter algumas respostas pras dúvidas que tenho tido.


19/07/23 - 30 dias após a inoculação dos bolos PF TEK, 29 dias após a inoculação dos potes de aveia e 21 dias após a inoculação do pote de cultura liquida.

A cultura liquida tá bem diferente do que eu esperava rs.
_DSC2943.jpg
De cara achei que estava totalmente contaminada, mas depois fiquei pensando se isso branco em cima dela poderia ser o proprio micelio se espalhando de uma forma diferente. Isso é possível?


Um dos potes de aveia eu embalei e levei pra geladeira pq me parece 100% colonizado.
_DSC2948.jpg_DSC2950.jpg_DSC2952.jpg

O outro tá indo, mas acho que tá mais devagar do que devia:
_DSC2946.jpg_DSC2947.jpg



Nos potes PF TEK a expansão do micélio também me parece mais lenta do que devia, apesar de estar bem bonita em alguns dos potes.
_DSC2954.jpg_DSC2958.jpg_DSC2962.jpg_DSC2963.jpg

O problema da água acumulada dentro dos potes continua. Antes ela só era visivel na parede dos potes, sobre áreas já colonizadas. Agora ela tá começando a escorrer e até a se acumular no fundo, como dá pra ver bem na primeira foto da sequência abaixo:
_DSC2955.jpg_DSC2956.jpg_DSC2957.jpg_DSC2965.jpg



Dúvidas atuais:

- A Cultura Liquida está ou não contaminada?

- Há algo que eu possa/deva fazer para resolver o acúmulo de água?


Meus próximos passos:

- Seguir acompanhando a colonização dos potes.

- Comprar um aquecedor de aquário pra aumentar um pouco a temperatura da incubadora.

para, na sequência:

Com os potes de aveia -> fazer um spawn to bulk usando CVG (fibra de coco, vermiculita e gesso) dentro de uma caixa plastica de 11,7L como uma "minitub" (ou shoebox).

Com os bolos PF TEK -> fazer um PF casing, quebrando os bolos e cobrindo com CVG, em outra minitub.



Até breve!
 
Última edição:
Salve salve, galere!

Voltando, finalmente, com atualizações depois de uma leeeeenta colonização!

Ontem, 10/08/2023, os potes PF Tek finalmente atingiram 100% de colonização e comecei as minitubs!
Segue o relato com imagens:

10/08/23 - Spawn to Bulk (Potes de Aveia)

Finalmente iniciei a primeira minitub!
Utilizei CVG (Fibra de coco, Vermiculita e Gesso), 'pasteurizada' utilizando a Bucket Tek. A proporção Spawn:Substrato utilizada foi 1:2.
A proporção C:V:G utilizada, em volume, foi 5:4:1, e pra cada litro de substrato adicionei 450ml de água fervendo. Notei uma perda de aproximadamente 15% no volume final do substrato úmido. (2 litros de substrato seco + 900ml de água deram aproximadamente 2500 ml de substrato úmido).

Soltei os grãos de aveia tomados pelo micelio batendo e sacudindo os potes antes de abri-los.
Spawn to Bulk - 007.jpgSpawn to Bulk - 008.jpg

Depois de totalmente frio, espalhei 3/4 do substrato na caixa de plastico e misturei com os grãos de aveia. Nessa etapa utilizei assepsia básica. limpei os recipientes e superfícies com lysoform e as mãos com álcoool 70.
Spawn to Bulk - 013.jpg

Após misturar com a mão, cobri com o substrato restante...
Spawn to Bulk - 015.jpg

borrifei as paredes da shoebox com água mineral e tampei a caixa.
Spawn to Bulk - 022.jpg


11/08/23 - PF Tek to bulk (🤪) - 53 dias(!!) após a inoculação dos bolos PF TEK.

Hoje foi a vez de fazer a segunda shoebox! Repeti a mesma receita de CVG, mas dessa vez quebrei os bolos PF Tek em pedaços bem pequenos e misturei com o substrato.

Aqui uma imagem do substrato pronto, assim que abri o balde, 12 horas após a Bucket Tek:
Spawn to Bulk - 059.jpg

Após espalhar 3/4 do substrato na caixa, comecei a tirar os bolos dos potes.
Spawn to Bulk - 060.jpgSpawn to Bulk - 067.jpgSpawn to Bulk - 068.jpg

Desfiz os bolos com as mãos em pedaços pequenos, misturei no substrato e depois cobri com o substrato restante. Nessa hora dei uma focada no processo e acabei só voltando a fotografar com a caixa já fechada. Tava meio tenso botando as mãos pela primeira vez nessa coisa incrível <3

Ainda não tenho uma caixa grande onde caibam as duas dentro, então deixei elas lado a lado no meu quartinho de cultivo.
Spawn to Bulk - 075.jpg


Meus próximos passos:

Agora é aguardar a colonização do substrato pra colocar as minitubs em condições de frutificação!



Volto assim que tiver novidades!

Até breve!
 
Última edição:
Boa noite, galere!

Atualização rápida pra mostrar como andam as minitubs

20/08/23 - 10 dias de colonização do substrato bulk
As caixas parecem estar mantendo bem a umidade interna, que é visível nas laterais e na tampa da caixa.

A caixa com o spawn de aveia tá assim:
2023_08_20-colonizacaoBulk-1.jpg2023_08_20-colonizacaoBulk-2.jpg

e a caixa com o PF Tek tá assim:
2023_08_20-colonizacaoBulk-3.jpg2023_08_20-colonizacaoBulk-4.jpg


Meus próximos passos:

Pelo andamento da colonização acredito que durante essa semana as duas caixas fiquem prontas para a frutificação.



Volto assim que tiver novidades!

Até breve!
 
Salve salve, camaradas! Como estão?

Por aqui novamente as coisas demoraram um pouco mais do que o esperado, mas finalmente trago atualizações!

4 dias após a última postagem as duas caixas pareciam estar colonizando num ritmo bom, mas depois deu uma desandada rs

24/08/23 - 13 dias de colonização do substrato bulk

Tudo no esquema com as duas caixas.
_DSC4172.jpg_DSC4165.jpg


11/09/23 - 31 dias de colonização do spawn

Aqui passaram-se muitos dias sem que nada acontecesse. As caixas deram uma estagnada. Fizeram uns dias um pouco mais frescos por aqui e achei que isso estava interferindo na velocidade de colonização. Tentei mudar ela de cômodo algumas vezes, sem sucesso. Comecei a achar que a umidade poderia estar abaixo do ideal, impedindo a expansão do micelio. Depois de 18 dias com uma expansão praticamente estagnada resolvi abrir as caixas pela primeira vez, pra dar uma borrifada.

Uma das caixas, a colonizada com spawn de aveia, parecia saudável, enquanto a outra, colonizada com bolos PF Tek quebrados, estava totalmente contaminada.
_DSC5882.jpg_DSC5880.jpg

A caixa saudável tinha um cheiro ainda não muito forte de micelio. A caixa contaminada tinha um cheiro MUITO forte de mofo.
Borrifei água na caixa boa como planejado e tirei a caixa ruim do quarto.

18/09/23 - 7 dias após introduzir umidade na caixa

fui olhar como tava e UM ÚNICO cogumelo tinha surgido na caixa, bem no cantinho! hahahaha
SGCAM_20230918_020255153.MP.jpgSGCAM_20230918_020428292.jpg

Além de achar curioso um único fruto ter surgido, 3 coisas me chamaram a atenção:
- Os "pelinhos", parecendo um veludo, bem na base do fruto. Isso é normal? É o próprio micelio subindo pela haste, ou é uma característica dos TAT mesmo?
- Não consegui enxergar nenhum vestígio do anel que fica na haste após o rompimento do véu. Os TAT não tem veu?
- Algumas rebarbinhas bem na borda do chapeu, bem visiveis na segunda foto. São resquicios do veu? Os TAT tem veu? rsrsrs

19/09/23 - A grande colheita! 8 dias após introduzir umidade na caixa

Colhi o filho único e botei pra secar debaixo do ventilador, em uma peneira.
SGCAM_20230919_120544027.jpgSGCAM_20230919_130330759.jpg

Como dá pra ver nessa foto o chapéu já parecia um pouco deteriorado. Acho que devia ter tirado no dia anterior, quando o encontrei.
SGCAM_20230919_120712910.jpg

Depois de seco o bonito ficou 0.4g
SGCAM_20230920_113530125.MP.jpg_DSC6325.jpg

Após colher esse fruto entendi a comunicação do micelio (rs) e passei a abrir a caixa diariamente pra ventilar.

21/09/23 - 2 dias após o início da troca gasosa

Mais pins surgiram!
SGCAM_20230921_125600301.MP.jpgSGCAM_20230921_125551947.MP.jpg

22/09/23 - Terceiro dia em condições de frutificação

SGCAM_20230922_100637758.MP.jpg

23/09/23 - Quarto dia em condições de frutificação

IMG_20230923_162040.jpgIMG_20230923_162052.jpg

24/09/23 - Quinto dia em condições de frutificação

SGCAM_20230924_145259264.MP.jpgSGCAM_20230924_145312003.MP.jpg

25/09/23 - Colheita! Sexto dia em condições de frutificação

Hoje! Abri a caixa e achei engraçado todos os frutos deitados como se estivessem desmaiados rs
SGCAM_20230925_143523176.MP.jpg

depois pensando sobre isso cheguei a conclusao de que deveria ter deixado a tampa da caixa meio aberta pro gás carbônico poder sair ja que ela não tem buracos de ventilação. Imagino que o CO2 possa ter acumulado no topo da caixa, fazendo com que eles se curvassem pra baixo em busca do oxigênio. Faz sentido?

Após limpos e separados os 20 frutos frescos pesavam 49g
SGCAM_20230925_150531957.MP.jpgSGCAM_20230925_150210472.MP.jpg

Coloquei novamente pra secar debaixo do ventilador, na peneira. Como dessa vez tem mais, to dando uma mexida neles de tempos em tempos pra evitar que fiquem pontos úmidos.
SGCAM_20230925_150714721.MP.jpg

Amanhã volto aqui com imagens deles secos!



Dúvidas atuais:

- Não sei bem como fazer agora pros próximos flushes. Será que boto água direto dentro da caixa e depois escorro? Alguém tem ideia? rs
- Tb to tentando entender a melhor forma de manter um fluxo pra ser "auto-suficiente". Se alguém tiver dicas nesse sentido, aceito ;)
- Sobre os True Albino Teacher: Eles tem mesmo uma formação que parece um veludo na base da haste ou é apenas micelio subindo pelo fruto? Eles formam ou não veu?


Bônus! :p

Aquele pote de Spawn de aveia contamina que mostrei no início do cultivo ficou um tempão fechado em um saco no fundo da minha geladeira. Esses dias fui abrir pra descartar e estava desse jeito:
_DSC4150.jpg_DSC4154.jpg_DSC4156.jpg

Achei bonito :)



Grande abraço!

Até Breve!
 
Última edição:
Boa tarde, amigos e amigas!

Trago breves atualizações.

26/09/23 - Frutos do primeiro flush desidratados

Após 24 horas secando na peneira, sob o ventilador, os 49g de cogumelos frescos viraram 3,6g de cogumelos secos rs
image.jpg

Ontem depois da colheita fechei a caixa novamente e deixei ela quieta lá. Hoje fui olhar e não parecia ter nada de novo acontecendo.
SGCAM_20230926_150901116.MP.jpgSGCAM_20230926_150909836.MP.jpg

Resolvi fazer um dunk na caixa inteira. Coloquei água dentro da caixa até cobrir o substrato colonizado, depois coloquei outra caixa igual por cima e coloquei água dentro dela tb pra manter o substrato submerso.

Ficou assim:
SGCAM_20230926_153726073.MP.jpg

Hoje não vou dormir em casa então só vou tirar da água amanhã qd voltar. Espero que consiga mais flushes.



Volto assim que tiver novidades.

Até breve!
 
Back
Top