Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Primeira vez tentando no Japão

Diário de cultivo em andamento.
Raças
Blue meanie
Inoculação
08/03/2024
Inoculação via
Esporos
Assepsia (Inoculação)
Local sem circulação de ar e velas
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Casing
Substratos
Grão de trigo
Dia 05/03

O grão escolhido foi o trigo.

Hidratei o grão e deixei secar por 24+hr.

Hidratei muito, cozinhei por aproximadamente 1h.
Fui aconselhada a misturar 250 ml de vermiculita para 1 litro de grão hidratado para absorver a umidade do grão

Dia 06/03

Esterilizar o grão

Misturei 1 litro de grão de trigo, com 200 ml vermiculita.

Envasei 6 copos de 230 ml

Cozinhei por 1 hora e ficou fechado na panela de pressão até o dia de inocular


Dia 08/03

Inoculação

Espécie escolhida: Blue meanie

Diluí 110ml de água destilada para um carimbo.

2,5 ml de esporo diluído por copo.



Incubadora, temperatura variando entre 23 e 26 graus



Dia 13/ tirei as pampas de alumínio e deixei apenas com a fita micro poro sacudi dois dos 6 primeiros copos.
 
As 3 primeiras fotos são do mesmo pote, e como é a minha primeira vez no cultivo, gostaria da opinião de vcs para saber se está tudo certo. A última foto é pote que eu sacudi a mais ou menos uma semana.
Na opinião de vcs o crescimento está saudável?
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 12
  • image.jpg
    image.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 12
  • image.jpg
    image.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 11
  • image.jpg
    image.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 12
Uma dúvida, os potes que sacudi, aparentemente está todo colonizado, parece estar apenas com a vermiculita que misturei, quando eu sei que é a hora de aniversariar?
E outra dúvida, depois de todo colonizado quanto tempo ele dura dentro do pote sem abrir, e se não abrir o que acontece? Ele de perde?

Tirei fotos de todos os angolanos para vcs poderem me ajudar!

Gratidão imensa por esse grupo!
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 7
  • image.jpg
    image.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 7
  • image.jpg
    image.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 7
  • image.jpg
    image.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 7
  • image.jpg
    image.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 7
  • image.jpg
    image.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 7
Dia 05/03

O grão escolhido foi o trigo.

Hidratei o grão e deixei secar por 24+hr.

Hidratei muito, cozinhei por aproximadamente 1h.
Fui aconselhada a misturar 250 ml de vermiculita para 1 litro de grão hidratado para absorver a umidade do grão

Dia 06/03

Esterilizar o grão

Misturei 1 litro de grão de trigo, com 200 ml vermiculita.

Envasei 6 copos de 230 ml

Cozinhei por 1 hora e ficou fechado na panela de pressão até o dia de inocular


Dia 08/03

Inoculação

Espécie escolhida: Blue meanie

Diluí 110ml de água destilada para um carimbo.

2,5 ml de esporo diluído por copo.



Incubadora, temperatura variando entre 23 e 26 graus



Dia 13/ tirei as pampas de alumínio e deixei apenas
Uma dúvida, os potes que sacudi, aparentemente está todo colonizado, parece estar apenas com a vermiculita que misturei, quando eu sei que é a hora de aniversariar?
E outra dúvida, depois de todo colonizado quanto tempo ele dura dentro do pote sem abrir, e se não abrir o que acontece? Ele de perde?

Tirei fotos de todos os angolanos para vcs poderem me ajudar!

Gratidão imensa por esse grupo!

com a fita micro poro sacudi dois dos 6 primeiros copos.

Decide que vou esperar mais um dia, mas já vou dar início ao preparo para aniversariar, como escolhi copos maiores que a boca do copo, optei por fazer casing, pois vou ter que quebrar os grãos.

Me surgiu uma dúvida quanto a esterilização do substrato para aniversariar, depois de esterilizado qual a melhor forma de manter sem contaminação? Tenho algum tempo para usar?

Gratidão
 
Olá!

Não sou expert, ainda estou iniciando, mas já tenho alguma experiência com bolos e bulk.

Sobre os jarros, parecem estar saudáveis, mas não da pra ver direito nas fotos por conta da sombra, a princípio, se tudo estiver colonizado e não tiver pontos sem colonizar, muito amarelados ou com cores diferentes de branco (verde, roxo etc) então tá tudo bem.
Dá uma olhada aqui: Quais são os contaminantes mais comuns?, vai te dar uma ideia se teu jarro tem ou não contaminante.

Com relação à hora de aniversariar, com grãos, a partir do momento que ele aparece todo colonizado você já pode aniversariar, não é igual a bolos que você precisa esperar ele consolidar. Se você deixar ele refrigerado, ouvi dizer que pode ficar até 3 meses sem perder porque ele provavelmente vai começar a frutificar caso fique tanto tempo assim, então pelo menos 1 mês acredito que seja seguro, mais que isso não sei opinar.

Grãos não são bolos, então mesmo que você tivesse escolhido copos com a boca maior que o corpo, você ainda teria que fazer bulk. Casing é a camada de proteção colocada sobre os grãos misturados com o substrato, ela ajuda a manter o microclima e proteger contra contaminantes.

O substrato, até onde eu sei, não precisa ser esterilizado, você pasteuriza ele, no caso de coco coir / fibra de coco, você coloca uma certa medida em um balde e depois adiciona agua fervendo nele, tampa o balde e enrola com uma toalha e deixa por pelo menos umas 8 horas até esfriar, depois você mistura bem até chegar na capacidade de campo / field capacity, que seria o máximo de água que o substrato pode absorver sem ficar encharcado. Muito molhado e você pode acabar contaminando tudo já que a agua vai descer e ficar parada no fundo da bandeja. Tem vários posts explicando mais a fundo sobre como fazer isso.

Não posso falar com certeza, pois nunca deixei o substrato guardado, quando fiz já usei logo em seguida, mas já vi alguns canais no youtube dizendo que você pode usar o substrato e o que sobrar pode deixar guardado tampado que não vai contaminar, já que o substrato não é uma fonte de nutriente, imagino que seja verdade caso não deixe acumular água no fundo.

Como eu disse, não sou expert no assunto mas espero ter ajudado em algo.
 
Dia 05/03

O grão escolhido foi o trigo.

Hidratei o grão e deixei secar por 24+hr.

Hidratei muito, cozinhei por aproximadamente 1h.
Fui aconselhada a misturar 250 ml de vermiculita para 1 litro de grão hidratado para absorver a umidade do grão

Dia 06/03

Esterilizar o grão

Misturei 1 litro de grão de trigo, com 200 ml vermiculita.

Envasei 6 copos de 230 ml

Cozinhei por 1 hora e ficou fechado na panela de pressão até o dia de inocular


Dia 08/03

Inoculação

Espécie escolhida: Blue meanie

Diluí 110ml de água destilada para um carimbo.

2,5 ml de esporo diluído por copo.



Incubadora, temperatura variando entre 23 e 26 graus



Dia 13/ tirei as pampas de alumínio e deixei apenas
Uma dúvida, os potes que sacudi, aparentemente está todo colonizado, parece estar apenas com a vermiculita que misturei, quando eu sei que é a hora de aniversariar?
E outra dúvida, depois de todo colonizado quanto tempo ele dura dentro do pote sem abrir, e se não abrir o que acontece? Ele de perde?

Tirei fotos de todos os angolanos para vcs poderem me ajudar!

Gratidão imensa por esse grupo!

com a fita micro poro sacudi dois dos 6 primeiros copos.

Decide que vou esperar mais um dia, mas já vou dar início ao preparo para aniversariar, como escolhi copos maiores que a boca do copo, optei por fazer casing, pois vou ter que quebrar os grãos.

Me surgiu uma dúvida quanto a esterilização do substrato para aniversariar, depois de esterilizado qual a melhor forma de manter sem contaminação? Tenho algum tempo para usar?

Gratidão
Olá!

Não sou expert, ainda estou iniciando, mas já tenho alguma experiência com bolos e bulk.

Sobre os jarros, parecem estar saudáveis, mas não da pra ver direito nas fotos por conta da sombra, a princípio, se tudo estiver colonizado e não tiver pontos sem colonizar, muito amarelados ou com cores diferentes de branco (verde, roxo etc) então tá tudo bem.
Dá uma olhada aqui: Quais são os contaminantes mais comuns?, vai te dar uma ideia se teu jarro tem ou não contaminante.

Com relação à hora de aniversariar, com grãos, a partir do momento que ele aparece todo colonizado você já pode aniversariar, não é igual a bolos que você precisa esperar ele consolidar. Se você deixar ele refrigerado, ouvi dizer que pode ficar até 3 meses sem perder porque ele provavelmente vai começar a frutificar caso fique tanto tempo assim, então pelo menos 1 mês acredito que seja seguro, mais que isso não sei opinar.

Grãos não são bolos, então mesmo que você tivesse escolhido copos com a boca maior que o corpo, você ainda teria que fazer bulk. Casing é a camada de proteção colocada sobre os grãos misturados com o substrato, ela ajuda a manter o microclima e proteger contra contaminantes.

O substrato, até onde eu sei, não precisa ser esterilizado, você pasteuriza ele, no caso de coco coir / fibra de coco, você coloca uma certa medida em um balde e depois adiciona agua fervendo nele, tampa o balde e enrola com uma toalha e deixa por pelo menos umas 8 horas até esfriar, depois você mistura bem até chegar na capacidade de campo / field capacity, que seria o máximo de água que o substrato pode absorver sem ficar encharcado. Muito molhado e você pode acabar contaminando tudo já que a agua vai descer e ficar parada no fundo da bandeja. Tem vários posts explicando mais a fundo sobre como fazer isso.

Não posso falar com certeza, pois nunca deixei o substrato guardado, quando fiz já usei logo em seguida, mas já vi alguns canais no youtube dizendo que você pode usar o substrato e o que sobrar pode deixar guardado tampado que não vai contaminar, já que o substrato não é uma fonte de nutriente, imagino que seja verdade caso não deixe acumular água no fundo.

Como eu disse, não sou expert no assunto mas espero ter ajudado em algo
Olá!

Não sou expert, ainda estou iniciando, mas já tenho alguma experiência com bolos e bulk.

Sobre os jarros, parecem estar saudáveis, mas não da pra ver direito nas fotos por conta da sombra, a princípio, se tudo estiver colonizado e não tiver pontos sem colonizar, muito amarelados ou com cores diferentes de branco (verde, roxo etc) então tá tudo bem.
Dá uma olhada aqui: Quais são os contaminantes mais comuns?, vai te dar uma ideia se teu jarro tem ou não contaminante.

Com relação à hora de aniversariar, com grãos, a partir do momento que ele aparece todo colonizado você já pode aniversariar, não é igual a bolos que você precisa esperar ele consolidar. Se você deixar ele refrigerado, ouvi dizer que pode ficar até 3 meses sem perder porque ele provavelmente vai começar a frutificar caso fique tanto tempo assim, então pelo menos 1 mês acredito que seja seguro, mais que isso não sei opinar.

Grãos não são bolos, então mesmo que você tivesse escolhido copos com a boca maior que o corpo, você ainda teria que fazer bulk. Casing é a camada de proteção colocada sobre os grãos misturados com o substrato, ela ajuda a manter o microclima e proteger contra contaminantes.

O substrato, até onde eu sei, não precisa ser esterilizado, você pasteuriza ele, no caso de coco coir / fibra de coco, você coloca uma certa medida em um balde e depois adiciona agua fervendo nele, tampa o balde e enrola com uma toalha e deixa por pelo menos umas 8 horas até esfriar, depois você mistura bem até chegar na capacidade de campo / field capacity, que seria o máximo de água que o substrato pode absorver sem ficar encharcado. Muito molhado e você pode acabar contaminando tudo já que a agua vai descer e ficar parada no fundo da bandeja. Tem vários posts explicando mais a fundo sobre como fazer isso.

Não posso falar com certeza, pois nunca deixei o substrato guardado, quando fiz já usei logo em seguida, mas já vi alguns canais no youtube dizendo que você pode usar o substrato e o que sobrar pode deixar guardado tampado que não vai contaminar, já que o substrato não é uma fonte de nutriente, imagino que seja verdade caso não deixe acumular água no fundo.

Como eu disse, não sou expert no assunto mas espero ter ajudado em algo.
Gratidão!!!!
Vc ajudou de mais!!! Muito obrigada!
Vou espera mais um ou dois dias pois notei que ainda tem uns grãos que não colonizaram ainda.
Mas vou seguir suas dicas!
Assim que eu tiver novidades eu venho contar!!!
 
Alguém por favor me tira uma duvida, por favor?
Pq quando faz o casing tem que deixar fechado por 10 dias e mono tudo que seria o mesmo processo já vai direto para o terrário?
Acredito que amanhã eu já vá aniversariar, e cara como tudo isso é mágico né amanhã é o meu aniversário!! Então vamos aniversariar juntos 🥰

Grata a todos por me orientar nessa jornada do cultivo
 
Alguém por favor me tira uma duvida, por favor?
Pq quando faz o casing tem que deixar fechado por 10 dias e mono tudo que seria o mesmo processo já vai direto para o terrário?
Acredito que amanhã eu já vá aniversariar, e cara como tudo isso é mágico né amanhã é o meu aniversário!! Então vamos aniversariar juntos 🥰

Grata a todos por me orientar nessa jornada do cultivo
Tô no mesmo processo que vc, fazendo meus primeiros cultivos e vou aniversáriar amanhã também uns pontinhos, também usando trigo como grão e casing como tec kkkkkkk

Então, até onde eu sei, vc n precisa deixar por 10 dias ainda na marmita, apenas até o micélio aparecer bem por cima da camada de vermiculita, então vc já pode levar pro terrário e começar o processo de absorver e manter úmido.

Se vc procurar nos artigos do Mortandello e do spiritualmind, eles falam bastante sobre casing, outro que tem um método de casing muito legal é o barrrdo, ele já não interage mais aqui, mas vale a pena olhar os diários dele sobre casing
 
Tô no mesmo processo que vc, fazendo meus primeiros cultivos e vou aniversáriar amanhã também uns pontinhos, também usando trigo como grão e casing como tec kkkkkkk

Então, até onde eu sei, vc n precisa deixar por 10 dias ainda na marmita, apenas até o micélio aparecer bem por cima da camada de vermiculita, então vc já pode levar pro terrário e começar o processo de absorver e manter úmido.

Se vc procurar nos artigos do Mortandello e do spiritualmind, eles falam bastante sobre casing, outro que tem um método de casing muito legal é o barrrdo, ele já não interage mais aqui, mas vale a pena olhar os diários dele sobre casing
Que de mais!!!
Vc conseguiu aniversariar?
O meu ainda não deu, estou na expectativa!!
Eu esterilizei a vermiculita com fibra de coco na terça e eu li em algum lugar que depois de cinco dias não pode mais usar, vc sabe se isso é verdade?

Gratidão!!!!
 
Que de mais!!!
Vc conseguiu aniversariar?
O meu ainda não deu, estou na expectativa!!
Eu esterilizei a vermiculita com fibra de coco na terça e eu li em algum lugar que depois de cinco dias não pode mais usar, vc sabe se isso é verdade?

Gratidão!!!!
Vou fazer agora a noite, tô nos preparativos pra passar pras bandejas o spawn!
Então, aniversariar se não me engano é só a parte de levar pro terrário pra frutificar, o q vou fazer agora é dar dunk no spawn por 12 horas e depois montar o casing só com a vermiculita, vou usar um pouco de esterco de coelho também, cerca de 10 porcento só pro substrato. Mas acho que se vc esterilizou certinho e guardou bem n tem problema (eu acho), e eu tô bem em dúvida de como vou esterilizar o esterco de coelho kkkkkk
 
Alguém pode me ajudar por gentileza?
Meu pote está assim, faltando apenas esse grão, e já faz dois dias que está assim, e tem essa camada de cima que está mas “grossa” e levemente amarelinho.
Está tudo bem?

Devo esperar?
Como achei que daria para fazer o casing, já tinha esterilizado a vermiculita com fibra de coco, ela está fechada dentro do saco que usei para esterilizar na panela de pressão.
Posso usar ela mesmo ou devo descartar?
Ou esterilizo de novo?

Como é meu primeiro cultivo estou perdidinha, mesmo lendo muita coisa ainda estou confusa.

Grata pela ajuda!

Vou fazer agora a noite, tô nos preparativos pra passar pras bandejas o spawn!
Então, aniversariar se não me engano é só a parte de levar pro terrário pra frutificar, o q vou fazer agora é dar dunk no spawn por 12 horas e depois montar o casing só com a vermiculita, vou usar um pouco de esterco de coelho também, cerca de 10 porcento só pro substrato. Mas acho que se vc esterilizou certinho e guardou bem n tem problema (eu acho), e eu tô bem em dúvida de como vou esterilizar o esterco de coelho kkkkkk
Vc não montou um diário?
Quero acompanhar o seu processo, já que estamos nos mesmos processos, e usando praticamente as mesmas coisas.

Não tenho noção de como te ajudar com o esterco, desculpe 😞

Gratidão por responder!
 

Anexos

  • IMG_6454.jpeg
    IMG_6454.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 1
Socorro alguém me ajuda!!!
Será que estão contaminados?

Ou está tudo bem e posso ir para a próxima fase?
 

Anexos

  • IMG_6466.jpeg
    IMG_6466.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 8
  • IMG_6467.jpeg
    IMG_6467.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 8
  • IMG_6468.jpeg
    IMG_6468.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 8
  • IMG_6469.jpeg
    IMG_6469.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 8
Boa noite. Essa parte amarelada parece um pouco estranha, mas não tenho conhecimento suficiente pra dizer se é uma contaminação. Já ouvi falar um pouco sobre "xixi" de micelio, entendi que era uma excreção amarelada. Talvez dar uma pesquisada sobre o "xixi" seja uma boa. Se não, esperar alguma outra pessoa dizer
 
Boa noite. Essa parte amarelada parece um pouco estranha, mas não tenho conhecimento suficiente pra dizer se é uma contaminação. Já ouvi falar um pouco sobre "xixi" de micelio, entendi que era uma excreção amarelada. Talvez dar uma pesquisada sobre o "xixi" seja uma boa. Se não, esperar alguma outra pessoa dizer
Gratidão, resolvi abrir e seguir assim mesmo.
Tirei a parte de cima, e fiz casing separado para cada pote.
Vamos de torcer para dar tudo certo!
Se não terei que começar de novo.

Grata a todos!
 
Gratidão, resolvi abrir e seguir assim mesmo.
Tirei a parte de cima, e fiz casing separado para cada pote.
Vamos de torcer para dar tudo certo!
Se não terei que começar de novo.

Grata a todos!
Para deixar registrado de como está.
Estou mandando muita energia positiva para que dê certo! Estou ansiosa para vê-los!
Estou a 2 anos esperando esse momento.
E cada fase desse processo já está me ensinando muito.

Gratidão a todos do grupo, por compartilhar suas experiências e nos auxiliarem!
Assim que tiver novidades volto aqui!
 

Anexos

  • IMG_6507.jpeg
    IMG_6507.jpeg
    2.5 MB · Visualizações: 8
Alguém pode me ajudar por favor 🙏🏼
Faz 3 dias que montei o casing e está assim.
Rápido de mais ou tem algo de errado?
Está acumulando água na tampa do casing.
Estou com medo de olhar o micélio.

Me ajudem por favor!
 

Anexos

  • IMG_6544.jpeg
    IMG_6544.jpeg
    710.2 KB · Visualizações: 9
  • IMG_6543.jpeg
    IMG_6543.jpeg
    665.3 KB · Visualizações: 9
  • IMG_6542.jpeg
    IMG_6542.jpeg
    709.9 KB · Visualizações: 9
  • IMG_6540.jpeg
    IMG_6540.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 9
Preciso de ajuda urgente 🚨
Eu tinha feito 4 casing, e dos 4, 1 parece estar bom eu já havia montado um terrário separado menor, e um maior para colocar os outros 3. Fiz o primeiro, estava tudo certo, coloquei uma camada fina de vermiculita em cima, e coloquei no terrário.
Quando abri a segunda estava cheio de água. Está como nessa foto, com o casing branco, e agora? Já era? Não tem nada que dê para salvar? Por favor me ajudem!!!! 🙏🏼
 

Anexos

  • IMG_6756.jpeg
    IMG_6756.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 8
  • IMG_6757.jpeg
    IMG_6757.jpeg
    405.6 KB · Visualizações: 8
  • IMG_6759.jpeg
    IMG_6759.jpeg
    836.8 KB · Visualizações: 5
  • IMG_6760.jpeg
    IMG_6760.jpeg
    701.9 KB · Visualizações: 5
  • IMG_6761.jpeg
    IMG_6761.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 8
Boa sorte. Agora falando de inexperiente para inexperiente, então não leve como 100% verdade. A ultima imagem, a do micelio, ele parece estar bem cinza (pelo menos na foto parece). Geralmente o micelio é bem branco msm, e a cor cinza pode ser um contaminante cobweb, entretanto é bem dificil contaminar, pelo o que eu andei lendo. E também ele se desenvolve bem rapido. Mas caso queira tirar a duvida, já vi que você pode borrifar agua oxigenada em cima, se começar a "borbulhar" o micelio, pode ser contaminação por cobweb. Enfim, posso ta viajando na maionese

Boa sorte. Agora falando de inexperiente para inexperiente, então não leve como 100% verdade. A ultima imagem, a do micelio, ele parece estar bem cinza (pelo menos na foto parece). Geralmente o micelio é bem branco msm, e a cor cinza pode ser um contaminante cobweb, entretanto é bem dificil contaminar, pelo o que eu andei lendo. E também ele se desenvolve bem rapido. Mas caso queira tirar a duvida, já vi que você pode borrifar agua oxigenada em cima, se começar a "borbulhar" o micelio, pode ser contaminação por cobweb. Enfim, posso ta viajando na maionese
E como você disse, parecia estar bem molhado. Esse contaminante gosta de umidade alta. Enfim, torcendo bastante aqui por você. Recentemente fiz minha primeira colheita com casing, e agora estou na minha segunda tentativa usando um monotub
 
Alguém me ajuda por favor!
Ontem começaram a nascer! 🥰
Porém tem algo estranho no chapel dele.
Será que tem algo de errado com o terrário?
Ou está tudo certo e é só esperar 🤣
Gente eu estou tão feliz em poder acompanhar cada parte desse cultivo, as dicas e diários de vcs me ajudaram de mais!
Arigatou
 

Anexos

  • IMG_6948.jpeg
    IMG_6948.jpeg
    322.6 KB · Visualizações: 8
  • IMG_6954.jpeg
    IMG_6954.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 8
Back
Top