Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeira inoculação!

Diário de cultivo problemático.
Hoje tomei coragem e vou fazer minha primeira inoculação!
Vou fazer no sistema mushbag e já que tenho duas seringas de 20ml., já com tudo prontinho, estou na dúvida entre usar o Dutch King ou Koh Samui.
Qual seria melhor para uma primeira experiencia?
Depois vou passar para o sistema bolo PF, com a fibra de coco, já que achar vermiculita aqui em ssa, não está sendo nada fácil.
Volto aqui para contar como foi o processo.
Abraços!
 
Esse sistema mushbag com muito substrato é mais complicado para iniciar, talvez deve-se rever o 1º passo.
A strain nao faz diferença uma ou outra nao vai influenciar.
 
Beleza!!!
Fechei o salão agora e vou lá para minha iniciação!
Coincidiu, a hora q encerrei aqui no comércio, com esse estimulo, essa resposta a dúvida que eu estava tendo, e foi legal pq. fui lá e pesquisei o q era "strain" e já ciente, vou tentar o mexicano!

A escolha do passo 1 com o sistema mushbag, Maurição, se deve por eu estar com uma unidade dessa aqui já por quase um mês, toda fechada já com o centeio e tudo!
Tenho receio q estrague, sei que não foi fácil para quem me deu esse presente, trazer tudo isso pessoalmente para o Brasil!
É muito uma coisa de mostrar reconhecimento também e confesso q uma certa ansiedade em dar o pontapé inicial.
Minha embalagem consiste apenas ( pelo que eu entendo e me é visível) em um saco fechado a vácuo, com centeio compactado, e uma marcação emborrachada, com tres pontos para inoculação.
Vou lá tentar!!
 

Anexos

  • upload_2015-5-29_23-35-20.png
    upload_2015-5-29_23-35-20.png
    210.4 KB · Visualizações: 23
Feito
Nem tem muito o q dividir, da experiencia, ( foi um ritual, para mim ..) pq entre outras coisas, o tempo foi bem curto. Mas intenso!
Tem um banheiro bem pequeno, q eu já tinha lavado e levado uma geladeira bem limpa, lá pra dentro.
O banheiro e a geladeira, limpei separadamente com água sanitária e depois borrifadas de álcool, 92.2 graus...e antes da inoculação, banho nas paredes do banheiro com água sanitária e depois borrifadas com álcool!
Entrei com máscara, luvas e uma camisa limpa.
Queimei a ponta da agulha e segui os três caminhos da mush
O que acontecer daqui pra frente, conto para vocês
 
Bom dia,
Ontem pela manhã me confundi e acabei deixando o cultivo exposto a luz por mais ou menos umas duas horas. Será que foi fatal?
Grande abraço pessoal!
 
Você não imagina o alivio que foi ler isso Mauricio!
Obrigado meu irmão.
Ótima semana
 
Vai organizando um segundo plano @Cid, se sobrou algo ainda nas suas seringas, aconselho a investir nos bolos pf-tek, com pó de coco ou vermiculita.
Você encontra vermiculita/argina expandida/esterco em Lauros de Freitas, na estrada do coco, por ali tem muitas lojas de jardinagem.
Parabéns pela iniciativa, e quando for postar coloca fotos pra ficar melhor a visualização.
 
Olá Mauricio é que ele falou ser de Salvador "ssa".
Lauro de Freitas é um município que fica a 25min de salvador, conhecido também como o litoral norte, onde o pessoal vai pegar uma praia nos finais de semana.
Tem varias lojas de jardinagem é só dar uma pesquisada, ligar antes e confirmar a disponibilidade, eu compro sempre por la.
 
Última edição:
Vai organizando um segundo plano @Cid, se sobrou algo ainda nas suas seringas, aconselho a investir nos bolos pf-tek, com pó de coco ou vermiculita.
Você encontra vermiculita/argina expandida/esterco em Lauros de Freitas, na estrada do coco, por ali tem muitas lojas de jardinagem.
Parabéns pela iniciativa, e quando for postar coloca fotos pra ficar melhor a visualização.
Valeu Paranoid!
Vou colocar umas fotos na próxima postagem.
Confesso que ainda estou meio inseguro no cultivo e aí fico querendo manusear o material o minimo possível, mas tomarei os cuidados e vou tirar algumas fotos!
E sim: Ainda tenho uma seringa já pronta para inoculação e quatro carimbos variados, que eu ainda vou pesquisar como fazer a transferência para as seringas e aí, partir para o método bolo pf-tek.
Ps: É meu primeiro contato aqui, com alguém de Salvador. Legal isso!!!
Grande abraço
 
Boa tarde, pessoal

Já estava querendo vir aqui a uns dias, mas estava esperando me animar mas um pouquinho.
Acho que minha primeira tentativa, (na verdade tenho certeza) não foi bem sucedida.
Constatei isso na quinta feira passada, só que mesmo ciente dos riscos, eu tomei uma porradinha com a contaminação!
Contava com o cuidado que tive e a tal "sorte de iniciante", sei que sorte não cabe nesse processo e sim as técnicas corretas. Mas enfim..
De qualquer maneira tinha que vir aqui fazer esse relato, mesmo não sendo no contexto que eu esperava, pq com toda a ajuda, votos de sucesso e estimulo, que vcs me passaram, não poderia ser diferente. Uma questão de consideração!
Sei também que falhas relatadas, podem ser uteis para que tais erros não se repitam e essa tbm. é minha intenção.
Já que escrevi antes como fiz minha primeira inoculação, citarei aqui apenas o que eu imagino ter sido o motivo da contaminação.

1- Passei mais de um mês com o centeio dentro da mushbag, e antes de inocular, percebi que alguns grãos tinham a aparência meio melada, tipo uma pasta!

2- Apenas flambei a agulha, sem deixar q ela ficasse incandescente e não passei um guardanapo com álcool!
Fora isso, imagino que segui todas as orientações de higiene e manuseio.
Vou tentar agora o sistema bolo PF.
Tenho uma seringa pronta e cinco carimbos na geladeira, já a uns 40 dias. Espero que estejam bons ainda!!
Continuo determinado.
Obrigado e grande abraço gente!
 

Anexos

  • CENTEIO 1.JPG
    CENTEIO 1.JPG
    86.5 KB · Visualizações: 22
  • CENTEIO 2.JPG
    CENTEIO 2.JPG
    122.3 KB · Visualizações: 21
  • CENTEIO 2.JPG
    CENTEIO 2.JPG
    122.3 KB · Visualizações: 23
  • CENTEIO 3.JPG
    CENTEIO 3.JPG
    80.8 KB · Visualizações: 23
Gente:
Não conseguir achar lá no guia de cultivo, uma informação.
A fibra de coco, deve ser cortada em tamanhos específicos, e a proporção?
E a devo ferver separadamente e depois de enxugar num pano de prato limpo, misturar no centeio já fervido, ou fervo ela antes e depois misturo e coloco na panela de pressão, junto com o centeio?
Lembro que Equador me orientou a esse repeito, mas não consegui achar a postagem!
Obrigado!
 
Última edição:
corta a fibra o menor possível, 1 ou 2 cm tá bom, pode ferver tudo separado antes ou junto pra amolecer o grão e umedecer a fibra de coco ou só misturar tudo e adicionar umidade até o ponto certo, mas nos dois casos precisa por na pressão pra esterilizar (ou pasteurizar) antes de inocular

fiz com arroz inteiro cru mesmo, com centeio não sei se dá pra usar cru ou se é muito duro pra ser digerido pelo micélio, mas se cozinhar o grão absorve água que é bom
 
Gente:
Não conseguir achar lá no guia de cultivo, uma informação.
A fibra de coco, deve ser cortada em tamanhos específicos, e a proporção?
E a devo ferver separadamente e depois de enxugar num pano de prato limpo, misturar no centeio já fervido, ou fervo ela antes e depois misturo e coloco na panela de pressão, junto com o centeio?
Lembro que Equador me orientou a esse repeito, mas não consegui achar a postagem!
Obrigado!
Boa tarde, pessoal

Já estava querendo vir aqui a uns dias, mas estava esperando me animar mas um pouquinho.
Acho que minha primeira tentativa, (na verdade tenho certeza) não foi bem sucedida.
Constatei isso na quinta feira passada, só que mesmo ciente dos riscos, eu tomei uma porradinha com a contaminação!
Contava com o cuidado que tive e a tal "sorte de iniciante", sei que sorte não cabe nesse processo e sim as técnicas corretas. Mas enfim..
De qualquer maneira tinha que vir aqui fazer esse relato, mesmo não sendo no contexto que eu esperava, pq com toda a ajuda, votos de sucesso e estimulo, que vcs me passaram, não poderia ser diferente. Uma questão de consideração!
Sei também que falhas relatadas, podem ser uteis para que tais erros não se repitam e essa tbm. é minha intenção.
Já que escrevi antes como fiz minha primeira inoculação, citarei aqui apenas o que eu imagino ter sido o motivo da contaminação.

1- Passei mais de um mês com o centeio dentro da mushbag, e antes de inocular, percebi que alguns grãos tinham a aparência meio melada, tipo uma pasta!

2- Apenas flambei a agulha, sem deixar q ela ficasse incandescente e não passei um guardanapo com álcool!
Fora isso, imagino que segui todas as orientações de higiene e manuseio.
Vou tentar agora o sistema bolo PF.
Tenho uma seringa pronta e cinco carimbos na geladeira, já a uns 40 dias. Espero que estejam bons ainda!!
Continuo determinado.
Obrigado e grande abraço gente!
"consegui"

corta a fibra o menor possível, 1 ou 2 cm tá bom, pode ferver tudo separado antes ou junto pra amolecer o grão e umedecer a fibra de coco ou só misturar tudo e adicionar umidade até o ponto certo, mas nos dois casos precisa por na pressão pra esterilizar (ou pasteurizar) antes de inocular

fiz com arroz inteiro cru mesmo, com centeio não sei se dá pra usar cru ou se é muito duro pra ser digerido pelo micélio, mas se cozinhar o grão absorve água que é bom
Valeu Icehair!!
Esse detalhe do tamanho da fibra de coco, estava quebrando minha cabeça.
Obrigadão!

corta a fibra o menor possível, 1 ou 2 cm tá bom, pode ferver tudo separado antes ou junto pra amolecer o grão e umedecer a fibra de coco ou só misturar tudo e adicionar umidade até o ponto certo, mas nos dois casos precisa por na pressão pra esterilizar (ou pasteurizar) antes de inocular

fiz com arroz inteiro cru mesmo, com centeio não sei se dá pra usar cru ou se é muito duro pra ser digerido pelo micélio, mas se cozinhar o grão absorve água que é bom
 
Última edição por um moderador:
Back
Top